Mario Sabino
Metrópoles
É inconvincente a parte do relatório da PF que tenta ligar o 8 de Janeiro de 2023 ao plano de golpe de Estado dos kids pretos. A julgar pelo mesmo relatório e pelas provas nele incluídas, já estava claro para os golpistas, em meados de dezembro, que o Alto Comando das Forças Armadas não embarcaria na aventura e que, portanto, ela era impossível.
Em mensagem de 8 de dezembro de 2022 ao tenente-coronel Mauro Cid, ajudante de ordens de Jair Bolsonaro, o general Mário Fernandes afirmou que “a gente não pode perder a oportunidade”, porque “a partir da semana que vem, eu cheguei a citar isso para ele (Jair Bolsonaro), das duas uma, ou os movimentos de manifestação na rua, ou eles vão esmaecer ou vão recrudescer. Recrudescer com radicalismos e a gente perde o controle, né?”.
SEM GOLPE – O fato é que a manifestação recrudesceu mesmo com radicalismo, como protesto por seus participantes não terem conseguido promover uma quartelada. O 8 de janeiro ocorreu porque não houve e não haveria golpe militar.
Pela mensagem de Mário Fernandes, os kids pretos até tentaram instrumentalizar as pessoas que acampavam na frente dos quartéis, mas não tinham controle nenhum sobre elas.
A menos que surjam provas concretas em contrário, a invasão na Praça dos Três Poderes foi um movimento espontâneo de gente desapontada e com falta de parafuso na cabeça, não uma ação coordenada pelos kids pretos.
FUGA PARA EUA – De acordo com a PF, Jair Bolsonaro fugiu para os Estados Unidos, em dezembro de 2022, ainda com a expectativa de que o golpe seria possível com um evento como o 8 de Janeiro, apesar da recusa prévia do Alto Comando de derrubar Lula. Fugiu para não ser preso caso o desfecho fosse negativo, segundo os investigadores.
Quando essa ilação veio à tona, em fevereiro deste ano, perguntei se Jair Bolsonaro era o sujeito mais estúpido da história brasileira. Afinal de contas, ele enviou todo o seu dinheiro líquido para os Estados Unidos (foi o que a PF escreveu na ocasião), mas voltou para o Brasil em março de 2023, correndo o mesmo risco de ser preso de quando partiu daqui, se o problema fosse o quebra-quebra em Brasília.
O que enxergo é que o 8 de Janeiro não entra nesse roteiro, em que pesem os esforços da PF para encaixá-lo no plano golpista. Ao ir para os Estados Unidos, Jair Bolsonaro estava com medo é de o implicarem com os kids pretos. Voltou para o Brasil noventa dias mais tarde porque achou que não surgiria nada contra ele.
POR QUE FICOU – Um mês depois da volta de Jair Bolsonaro ao país, Alexandre de Moraes mandou prender e apreender o celular de Mauro Cid. Por que o ex-presidente não fugiu outra vez? Porque confiava que o seu ex-ajudante de ordens não abriria a boca e não imaginava que seria possível recuperar tantas provas no celular do moço.
A ficha de Jair Bolsonaro só caiu quando o seu passaporte foi apreendido em fevereiro deste ano. Quatro dias depois da apreensão, ele protagonizaria aquele episódio ridículo de dormir na embaixada da Hungria, temendo a prisão, conforme revelado pelo New York Times.
Há muita coisa a ser esclarecida, e não se pode dizer que tudo será colocado a limpo, embora a imprensa já tome o relatório da PF como verdade absoluta.
Esse cara só pode estar de sacanagem!
Faz o seguinte, sabe tudo:
Vai lá bater um papo de bar com o Ministro Alexandre de Moraes e convence ele que o Bozo é um santo.
Um verdadeiro democrata!
Só posso levar esses garranchos na sacanagem!.
Então, toma, distraído!.
José Luis
https://x.com/GugaNoblat/status/1861798048445211019?t=QsSRcWIsI6s_36euCxfY5g&s=08
Não tem jeito, Espectro,
Quando o cara é burro ou da extrema direita, o que é, em Matemática, Contingente e Conteúdo, porque o primeiro contém o segundo – todo extrema destra é burro, mas a reciproca não é verdadeira -, não há argumento que o convença.
Não sabem, ou “esquecem” (por conveniência, claro), os poucos que sabem, que de indício em indício chega-se à prova.
Afinal, a burrice tem limites, mas o programa israelense não.
Ninguém escreve e guarda um bilhete incriminador, nem fala, “o golpe será dado no dia X”. Como provar? Pelos indícios, até a probabilidade de a conclusão ser falsa se tornar inverossímil,
Bem verdade, que esses patetas chegaram perto desse tipo de sandice, mas – admitamos – não acreditavam que um programa de computador da terra de Jesus fosse capaz de trazer à tona o que supostamente teria se tornado inexistente.
Essa a verdadeira ressurreição!
Com a delação premiada, então, os indícios são turbinados em direção à prova absoluta. É o que vai acontecer.
Quando o laço começar a apertar o pescoço desses golpistas de araque, e eles estiverem na corrida pela delação – já que delatar o que se faz conhecido é ineficaz -, sendo necessário ser pioneiro no bater dos dentes, delatarão até as próprias mãezinhas.
Sr. Alvair,
Eles não são burros. São idiotas que adoram chupar um coturno.
Acham que uma ditadura opressora é a solução de todos os problemas.
Os loucos estão assanhados!
Só de saber que o SEU MITO, VAI PRESO, estão com uma afliceta danada.
Tem que levar esses caras na sacanagem.
É a única solução.
rsrs
Os caras negam escritos e gravações.
É inacreditável!
Um abraço,
José Luis
Queria que preparassem a cama pra ele deitar
Bolsonaro pressionava os 3 comandantes das forças para que dessem o golpe por ele, assinando, inclusive, a chamada minuta do ato.
Supunha, certamente, que fossem tão estúpidos quanto ele.
Era muita pretensão.