Charge de Thiago Lucas (Jornal do Commercio)
João Rosa
da CNN
O governo federal quer que as entidades envolvidas em descontos indevidos de mensalidades associativas em aposentadorias e pensões sejam responsáveis pelo ressarcimento dos valores aos beneficiários prejudicados.
A proposta faz parte de um plano elaborado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com apoio da Advocacia-Geral da União (AGU) e da Dataprev. De acordo com a AGU, o projeto está em fase final de elaboração e será enviado ao Palácio do Planalto nos próximos dias.
PRIMEIRO, COBRAR – De acordo com fontes ouvidas pela CNN, o plano prevê que, em um primeiro momento, o governo cobre das entidades os valores descontados irregularmente. Caso haja resistência por parte das associações, o governo ressarcirá os aposentados diretamente e, depois, buscará recuperar os recursos por meio de ações judiciais.
A medida busca agilizar a devolução do dinheiro e responsabilizar as entidades que obtiveram os pagamentos de forma irregular.
A elaboração do plano de ressarcimento acontece após a Operação Sem Desconto, deflagrada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) no dia 23 de abril. A investigação revelou um esquema que pode ter desviado até R$ 6,3 bilhões de aposentadorias e pensões entre 2019 e 2024.
SINDICATOS E ENTIDADES – De acordo com as investigações, foram identificados descontos associativos em aposentadorias e pensões que não foram autorizados. Os valores são pagos mensalmente a entidades e sindicatos que representam os aposentados e pensionistas.
Nesta segunda-feira (5), o governo convocou uma reunião em busca de solução para a crise no Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).
A Casa Civil convocou para irem ao Palácio do Planalto os ministros da Previdência, Wolney Queiroz; da Controladoria Geral da União (CGU), Vinicius Marques; e o presidente do INSS, Gilberto Waller. Além deles, também deve participar um representante da Advocacia Geral da União (AGU). Esse será o primeiro encontro entre todas as áreas envolvidas para tratar do tema.
TRABALHO GIGANTESCO – A CNN apurou que o governo enfrenta dificuldade para levantar as informações sobre o alcance da fraude e quem deve ser ressarcido. O trabalho é descrito como “gigantesco” e “complexo” por técnicos envolvidos no levantamento.
Ainda na proposta, o governo pretende criar um canal específico para que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos de mensalidades associativas possam solicitar diretamente o ressarcimento dos valores.
Segundo fontes envolvidas na elaboração do plano, os pedidos serão feitos diretamente pelos beneficiários, e o governo pretende ressarcir os valores o mais rápido possível. A medida busca agilizar a devolução do dinheiro e eliminar a necessidade de intermediários.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – É com o coração partido que Lula pede que os sindicatos petistas devolvam o dinheiro subtraído de aposentados e pensionistas. Sem os sindicatos, Lula não existe nem jamais teria existido. (C.N.)
LAVA JATO / O MAIOR SISTEMA DE JUSTIÇA EM AÇÃO.
————————-
O Brasil / Só Vai Moralizar Seus Valores em uma Sociedade / Quando a Lava Jato Voltar a Operar Dentro do Poder Judiciário Brasileiro. que Saudade de Ver a Lava Jato Prendendo os Grandes Tubarões de Dinheiro Público. Obs; [ Guardai – Vos de Praticar Vossos Atos de Justiça Diante dos Homem / a Graça do Senhor Jesus Cristo Seja com Todos / Amém ].
ATENÇÃO: POR FAVOR, ATIVA A LAVA JATO NOVAMENTE / O POVO VIU O MAIOR SISTEMA DE JUSTIÇA EM AÇÃO.
E NINGUÉM VAI PRESO ? Tá bom …
O dinheiro já se evaporou e saiu em milhares de bolsas para o exterior. A Rose levava sempre a sacolinha para Portugal. Nem vou falar de aviões levando e trazendo pessoas que nada têm a ver com a administração pública.
Já bateu asas e voou para o Banco do Vaticano.
O escândalo do empréstimo consignado que no ano de 2023 foi contestado por 35 mil pensionistas do INSS num valor de 90 bilhões de reais mostra o tamanho do buraco que o Lula se meteu. Aliás, rato gosta de estar escondido dentro de um buraco.
Dom Curro está com o coração estraçalhado com essa bagaça feita por seus apaniguados.
Os sindicatos estão mais desconfortáveis que menino que botou lombriga grande.
Os ladrões estão mais satisfeitos que pinto no lixo.
Os velhinhos do INSS estão mais sofridos que sovaco de aleijado.
Os petralhas estão mais escabreados que fiscais de gafieira.
Tiraram o ladrão chefe e nomearam o ladrão adjunto.
A justiça está mais calada que menino cagado.
Num país sério essa patota estaria cagando um metro sem quebrar.
Que venha logo o Nibiru para desgraçar essa bagaça, se esse Nibiru for fake pode vir um bom asteroide para fazer o serviço limpo.