Praticamente todos os militares queriam o golpe, mas poucos serão condenados

Arte: Daniel Medeiros/PlatôBR

Militares tiveram de suportar Lula em três mandatos

Carlos Newton

A discussão do tal golpe de estado que ia acontecer, mas ninguém teve coragem de tentar, é uma pós-moderna guerra de narrativas, que nenhum observador estrangeiro consegue entender, tal o elevado grau de surrealismo ambulante.

É por isso que não há mais brasilianistas, como chamávamos os cientistas políticos estrangeiros que se ocupavam em tentar compreender o Brasil que resultou dos 21 anos da ditadura militar.

ENORME EXPECTATIVA – Agora, na primeira fase do julgamento dos réus da conspiração, reina uma enorme expectativa quanto a situação dos chefes militares que apoiavam o golpe e até se envolveram na preparação, que o ministro-relator Alexandre de Moraes insiste em classificar como tentativa.

Bem, é preciso entender que praticamente todos os oficiais superiores das três Armas não suportam Lula da Silva, o sindicalista que foi cooptado pelo regime militar para se contrapor a Leonel Brizola e evitar que o principal líder trabalhista pós-Vargas chegasse ao poder.

Nenhum oficial superior aceita o fato de um corrupto como Lula da Silva ter sido tirado irregularmente da prisão e conseguido anulação ilegal de suas condenações, para que pudesse sair novamente candidato.

JAMAIS CONCORDARAM – Os militares aceitaram as esdrúxulas decisões do Supremo, porém jamais concordaram com elas. E a imagem que eles têm do Judiciário é cada vez pior.

Assim, quando surgiu a falsa denúncia de que as urnas seriam fraudadas, todos os chefes militares se animaram e estavam dispostos a reconduzir Lula da Silva aos aposentos presidenciais da Polícia Federal em Curitiba, para cumprir a pena que jamais deveria ter sido suspensa.

Mas vontade é coisa que dá e passa, diz o ditado. Os chefes militares queriam se livrar de Lula, mas a motivação que os poderia conduzir era furada.

SEM GOLPE – Antes da eleição, a animação com a possibilidade de enjaular novamente Lula mobilizava os quartéis. Portanto, foi uma tremenda frustração quando ficou claro que não tinha havido sequer tentativa de fraude eleitoral.

Mesmo assim, Jair Bolsonaro e Braga Netto tentaram dar seguimento à conspiração, mas houve reação, com o Alto Comando do Exército entrando em cena para liquidar o golpe de uma só tacada.

A decisão do Alto Comando foi comunicada ao então presidente Bolsonaro pelos próprios oficiais que conspiravam com ele, como o ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, o comandante do Exército, general Freire Gomes, e o comandante das tropas terrestres, general Estevam Theophilo.

BRAGA NETTO INSISTE – Aí deu-se a cisão – a cúpula das Forças Armadas afastou-se de Bolsonaro e do golpe, mas alguns oficiais, sob a liderança de Braga Netto, insistiram em levar adiante a conspiração, embora não houvesse a menor chance de êxito.

Segundo o jornalista Elio Gaspari, “Bolsonaro era um mau militar”, no dizer do ex-presidente Ernesto Geisel. Mas não é só isso, pois falta-lhe também a coragem para o combate. Por isso, abandonou o golpe e viajou para os Estados Unidos no dia 30 de dezembro de 2021.

Antes da viagem, o então presidente já estava afastado da conspiração, assumida por Braga Netto, que mantinha acesa a moral dos acampados no Quartel-General do Exército, com a conivência do Comando Militar do Planalto.

DECRETO DECISIVO – Assim, o vandalismo do 8 de Janeiro foi a derradeira cartada dos golpistas, que confiavam num Decreto de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) do próprio presidente Lula, para assumir o poder. Mas deu tudo errado e agora os que insistiram com o golpe estão sendo julgados.

Alguém tem de pagar por essa bagaça toda, é claro, e o Supremo será inclemente. Todos pegarão cadeia, à exceção de dois generais que foram indiciados equivocadamente e poderão se explicar no decorrer do processo. E talvez Alexandre Ramagem escape, porque deixou o governo em março de 2022 e foi morar no Rio, para fazer campanha eleitoral. Condená-lo por conspiração à distância será um erro monumental.

Por fim, a última esperança de Bolsonaro e dos demais é a Anistia, a ser votada pelo Congresso. A maioria dos parlamentares é claramente a favor. Isso significa que será aprovada.

###
P.S.
Mesmo anistiado, Bolsonaro não poderá ser candidato, devido às duas condenações eleitorais. Por isso ele quer eleger Michelle, que seria uma Isabelita com Perón vivo, para transformar o Brasil numa gigantesca Argentina. (C.N.) 

11 thoughts on “Praticamente todos os militares queriam o golpe, mas poucos serão condenados

  1. P.S. – Mesmo anistiado, Bolsonaro não poderá ser candidato, devido às duas condenações eleitorais. Por isso ele quer eleger Michelle, que seria uma Isabelita com Perón vivo, para transformar o Brasil numa gigantesca Argentina. (C.N.)

    Sr. Newton

    O Bolsonersú é além de ser um jegão é um maluco.

    Ele tem os parafusos, só que não tem a peça para segurá-los então ficam todos boiando no seu cérebro de ostra…

    Ao invés de deixar o Páis seguir em frente, ainda tenta deixá-lo mais atrasado do que é…

    Saúde é o que interessa o resto não tem pressa.

    aquele abraço

  2. Sr. Newton

    Mas uma “intentona comunista” que não dá certo.

    Os “filhotes” dos comunitalhas Narco-Kin Jun Mento IX e o seu “cumpanhero” Sinistrão Sancho Panceta fora “comunistar” o mercadinho e foram neutralizados pelas azeitonas voadoras….

    SP: dono de mercado mata homens a tiros após tentativa de assalto

    A casa do comerciante foi alvo de vandalismo por parte de familiares de um dos suspeitos..

    https://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/sp/2025-05-19/sp–dono-de-mercado-mata-homens-a-tiros-apos-tentativa-de-assalto.html

    aquele abraço….

    • Caro Carlos Newton: Quer dizer que não surtiu o maquinando sucesso o destrambelhado multilateral evento de “Falsas Bandeiras”, incluindo a brasileira e a norte-americana, para “Estancar a Sangria”?
      O mirabolante feliz resultado é a incontestável prova!!!
      Para que serviu a armação dos blindados trapalhões envolvidos?

  3. Não sei não, seu Newton, mas acho que dá para inferir que a única coisa que nossa terra tem de grande é a extensão territorial!
    Meu Deus das alturas, por que isso? O Japão foi atacado na segunda guerra com bomba atômica! E está aí, bombando, considerado como um país avançado. E nós, onde ficamos?
    No grande pais do norte, já nos anos 50 bombava Chuckberry com sua guitarra tocando o seu sucesso Johny B Good. Nós aqui nem perto de bom chegamos em 2025!
    È a vida … espero que não seja marcação de Deus contra nós!

  4. A discussão do tal golpe de estado que ia acontecer, mas ninguém teve coragem de tentar

    Respondeu, obrigado. De forma indireta, mas respondeu. Contradiz-se em “Decreto Decisivo”, tal como o general interpelado, mas a vida é assim.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *