Carla Zambelli está na Itália, livre, leve e solta, fora do alcance da Interpol

Entenda quais são as chances de Zambelli ser presa no exterior

Carla Zambelli escapou por pouco, muito pouco, mesmo

Elijonas Maia
da CNN

Integrantes da Polícia Federal, da polícia italiana e da embaixada confirmaram à CNN que a deputada Carla Zambelli (PL-SP) está na Itália e desembarcou no Aeroporto de Roma Fiumicino, na manhã desta quinta-feira (dia 5).

A parlamentar saiu do Brasil para a Argentina, depois foi para os Estados Unidos e, em seguida, rumo à Europa após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 10 anos de prisão por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

PRISÃO E BLOQUEIO – Zambelli anunciou na terça-feira (3) em suas redes sociais que estava fora do Brasil e que iria para a Europa. Na quarta-feira (4), o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão da deputada, a suspensão de seu passaporte e a inclusão de seu nome na lista de foragidos internacionais da Interpol.

A Polícia Federal enviou o pedido à Interpol ainda na quarta-feira, e a inclusão do nome dela foi aceita às 12h45 do mesmo dia, quando a deputada já estava em solo italiano, onde tem cidadania.

Conforme apurou a CNN, a Polícia Federal, com apoio da Interpol e da polícia da Itália, chegou a organizar a prisão da deputada no aeroporto de Roma.

ESCAPOU POR POUCO – A detenção, porém, não foi cumprida porque a parlamentar desembarcou na Europa às 11h, horário em que o nome dela ainda não constava como foragida internacional na lista vermelha da Interpol.

O nome dela só foi repassado a todas as polícias do mundo como alerta às 12h45. Neste horário, não havia mais como a operação ter êxito e o plano foi desfeito, segundo fontes.

O empecilho para a prisão se explica no fato de que a deputada era foragida da Justiça apenas no Brasil naquele momento, e não poderia ser presa em outro país. Com a inclusão na Interpol, ela passou a ser uma foragida que pode ser presa por outra força policial em qualquer cidade do mundo – a depender das regras de cada país.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Carla Zambelli escapou por pouco. Mas agora está tranquila, porque a legislação italiana a protege os cidadãos, de forma praticamente absoluta. Depois, voltaremos ao assunto. (C.N.)

13 thoughts on “Carla Zambelli está na Itália, livre, leve e solta, fora do alcance da Interpol

  1. A Organização Petista, para perseguir alguns desafetos bolsonaristas, tentando até quebrar, por exemplo, a Democracia mais estável do mundo, a norte-americana, criando exilados políticos, não está sequer de longe derrotando o bolsonarismo.
    Está é o fortalecendo, como uma massa de pão, que, quanto mais apanha, mais cresce.

    Não adianta terceirizar pros adversários o processo irreversível de sua decadência moral, civilizacional e temporal e sua incapacidade de resolver, e sequer abordar, nossos problemas estruturais.

    Antes os preservam, como forma de preservar sua própria existência. Não subsistiriam com a derrocada da Indústria da Miséria e da Exclusão, de onde extraem sua seiva vital, a mais valia absolutíssima.

    Todos sabemos que ações políticas, diferentemente das verdadeiramente jurídicas, são etéreis, passageiras, exoneráveis e superáveis, pelo menos se quisermos nos dizer Democracia.

    Estão criando, – uma vez que são incapazes de gestarem novas lideranças com expressão eleitoral – sua juventude é uma trupe de militontos alienados, acrítcos e inférteis – e tentando obstar que surjam em outros campos, – futuros campeõs de voto do lado bolsonarista, que sua fúria exterminadora inócua tira do quase anonimato pra o estrelado, inclusive internacional.

    A produção de exilados não se coaduna com a contemporaneidade.

    • Esquecem que somos dependentes e insignificantes do ponto de vista econômico e geopolítico e que, portanto, nenhuma Nação vá correr pra defender nossos interesses escusos, colocando em risco suas relações internacionais, notadamente as econômicas.

      Creio que nem aloprados, como os venezuelanos e cubanos, estariam dispostos a servir de escudo pros nossos delirantes oligarcas estatais e governamentais.

      Não é preciso lhes dar a corda pra enforcarem

  2. Agora, ela vai ter que passar um período longo na Itália, e como cidadã, coisa que no Brasil já não somos mais, vai poder usufruir da boa comida e dos bons vinhos. Talvez todos nós, que não aturamos mais a Ditadura do Judiciário, deveríamos nos exilar na Itália, também.

  3. Enquanto isso aqui nesse Sul Global, com o Brasil de cabeça para baixo no mapa, mais um traficante preso com 400 quilo de drogas foi solto pela nossa gloriosa justiça

  4. Lindo!
    Um monte de imbecis comemorando a fuga de uma bandida.
    Igual fizeram aqui com o tal MC Poze.
    Esse Brasil dessa gente que pensa assim é uma m… mesmo!
    Zorra!!

  5. O que se entende pelo princípio da personalidade da pena?

    Tal princípio está previsto no art. 5º , XLV , da Constituição Federal , que assim dispõe: “nenhuma pena passará da pessoa do condenado, podendo a obrigação de reparar o dano e a decretação do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, até o limite do valor do patrimônio transferido“.

    No caso Zambelli, foi criado o Princípio da Hereditariedade da Pena.

  6. Como a esquerda reagiria se toda essa maré de ataques fosse dirigida a ela.
    Colocar Dom Curro e o resto da ladroagem dos velhinhos na cadeia?

  7. É por essas e outras que sou contra a dupla ” nacionalidade ” dos nacionais Brasileiros , sendo que o nacional que optou por outra ” nacionalidade ” deveria perde todos os direitos pátrios automaticamente e convidado a se retirar país de forma irrevogável , assim quaisquer parlamentar Brasileiro deviria perder sua ” imunidade ” automaticamente ” ao se envolver em quaisquer crimes previstos nas leis Brasileiras .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *