Protestos no Brasil repercutem na Europa com intensidade

Protestos

Chico Maia (O Tempo)

As confusões na Turquia e as eleições no Irã vinham dominando o noticiário internacional na Europa. Porém, quando fui despertado pela TV aqui na França, as imagens eram do pau quebrando no Rio. Repetidas quase o dia todo nos canais de notícias.

Quase todos os canais exclusivos de notícias que sintonizei ontem aqui na França mostraram as manifestações de rua no Rio e lembraram que no sábado a presidente Dilma e o presidente da Fifa, Joseph Blatter, foram vaiados na abertura da Copa das Confederações, em Brasília.

Na realidade, o destaque da imprensa é mais para a repressão violenta do governo, que, se não tivesse reagido dessa forma, não teria provocado novas reações nem a solidariedade aos que foram reprimidos.

Num país democrático, que história é essa de dar porrada em manifestantes pacíficos? Tanto que, na segunda-feira, não saiu nada aqui sobre as vaias à presidente Dilma no sábado, pois se trata de coisa normal em qualquer democracia.

Vala comum

As imagens da confusão com a polícia do Rio foram mostradas no mesmo bloco de notícias dos protestos contra o presidente da Turquia em Istambul, onde a repressão foi mais violenta ainda. Um comentarista da BMFTV chegou a dizer que “cresce a insatisfação popular contra o governo brasileiro”.

Pensei: esse é um dos comentaristas mais exagerados, e pouco informado sobre o Brasil e o comportamento da maioria dos brasileiros. Porém, abrindo as páginas dos principais jornais brasileiros, vi que novas manifestações estavam programadas para ontem, em Minas, São Paulo, Distrito Federal e novamente no Rio, e que brasileiros espalhados pelo mundo estão se manifestando também.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

One thought on “Protestos no Brasil repercutem na Europa com intensidade

  1. Caro Jornalista,

    Agora está explicado o real motivo do DESARMAMENTO DAS PESSOAS DE BEM enquanto se fazia vista grossa com os bandidos armados!

    Agora está explicado o motivo da existência do ESTATUTO DO DESARMAMENTO, gerado e parido pelos nossos democratas do PT e do PSDB!

    Já pensou o PERIGO PARA A DEMOCRACIA que representaria MILHÕES de descontentes armados, protestando por aí?
    Galinha sem bico não bica! Cacareja, mas não bica, já sabem os avicultores, que lhe amputam o bico de antemão!

    Abraços.

    (PS: “O homem armado é um cidadão. Desarmado é um súdito.”)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *