Movimento Passe Livre anuncia que os protestos vão continuar em São Paulo

Carlos Newton

O Movimento Passe Livre (MPL) informa que não vai deixar de sair às ruas. Em nota divulgada no Facebook, diz que que “ao longo dos seus 8 anos, o MPL nunca deixou de se organizar e sair às ruas, e não vai ser agora que isso vai mudar”.

Segundo a nota, o movimento não suspendeu os protestos em São Paulo. “Sempre afirmamos que a luta contra o aumento ia continuar até a revogação. Agora que a tarifa baixou, vamos dar continuidade à luta, pela tarifa zero. Só a luta muda a vida!”, conclama o MPL.

TUMULTO EM BH

Em Belo Horizonte, o protesto reuniu cerca de 65 mil pessoas e foi o mais tenso do dia. Um jovem de 16 anos caiu do viaduto José de Alencar e está com suspeita de traumatismo craniano. Há 12 feridos e cinco manifestantes foram detidos.

Segundo O Globo, confronto com a Tropa de Choque da PM mineira foi perto do Mineirão, onde jogaram México e Japão pela Copa das Confederações. A confusão começou depois que parte dos manifestantes tentou furar o bloqueio, jogando pedras contra os policiais.

Os agentes revidaram com bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta. Um carro foi incendiado e vândalos invadiram a garagem da Universidade Federal de Minas (UFMG), destruindo veículos estacionados no local.

Cinco policiais militares, seis manifestantes — um deles uma jovem atingida na cabeça — e um repórter fotográfico ficaram feridos.

EM SALVADOR, TAMBÉM

Em Salvador, na Bahia, manifestantes enfrentaram a polícia perto da Arena Fonte Nova durante o jogo Brasil e Itália. A PM atirou com balas de borracha e usou bombas de gás lacrimogêneo após um manifestante ter disparado um rojão. A confusão teria começado depois que um manifestante disparou um rojão contra a barreira criada pela tropa de choque da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe). Não há informações de feridos.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

11 thoughts on “Movimento Passe Livre anuncia que os protestos vão continuar em São Paulo

  1. Há agentes infiltrados, os velhos integrantes da QUINTA COLUNA, destruindo e desmoralizando o movimento pelas ruas. São os velhos golpistas que querem usar o povo e desestabilizar o governo. Seus interesses são econômicos e políticos.

    Existe uma enorme diferença entre o movimento pacífico e os que tentam destruí-lo com sua violência.

    Hoje, enquanto estava na academia em que pratico artes marciais, presenciei a abordagem de agentes financiadores que ofereciam remuneração para quem estivesse disposto a atuar na depredação e vandalização do movimento.

    Muitos aceitam dinheiro para participar de depredações. Precisamos estar atentos e identificar e enfrentar esses traidores da pátria.

  2. Chamar os QUINTA-COLUNISTAS que preparam o golpe ou a desmoralização do movimento de VÂNDALOS é uma terrível ofensa, injustiça histórica, àqueles povos bárbaros.

  3. Muito boa a notícia de Zé Fidelis. Tem muita gente paga para desmoralizar o movimento de revolta popular contra esse governo de 10 anos de mentiras e corrupção. Tudo indica que é gente a serviço do PT, pois o PT é que está no governo.

  4. A Extrema-Direita e os Nazi-Fascistas adoram quando movimentos reivindicatórios desaguam em baderna, violência e vandalismo, pois usam isso para justificar Golpes de Estado e a instalação de Ditaduras Militares.

    Movimentos reivindicatórios são justos e legítimos, mas quando promovem baderna, violência e vandalismo eles perdem a razão de existir.

    E aposto que está cheio de agentes infiltrados, de extrema-direita, neste tal de ‘Movimento Passe Livre’, estimulando fatos deste tipo.

    Antes dos Golpes de Estado de 1964, no Brasil, e de 1973, no Chile, tivemos inúmeros casos assim, com movimentos populares, inclusive de Extrema-Esquerda, sendo infiltrados por agentes provocadores de Direita e Extrema-Direita. O caso mais notório foi o do Cabo Anselmo, que estimulava os marinheiros a se revoltarem, quebrando a hierarquia dentro das Forças Armadas, o que jogou os militares legalistas da época no braço do movimento golpista que derrubou o governo Jango.

    No Chile, durante o governo de Salvador Allende, aconteceu a mesma coisa.

    Os resultados disso foram Golpes de Estado vitoriosos, que contaram, sim, com expressivo apoio popular (principalmente das classes médias e empresariais) num primeiro momento, quando as pessoas estavam cansadas do fato de que inúmeros movimentos reivindicatórios começaram a desembocar em casos de baderna e vandalismo sem nenhum controle.

    Não duvido nada que o mesmo processo esteja começando agora, no Brasil, novamente.

    Por isso, é mais do que correta a ação do Ministro da Justiça em pedir para a Polícia Federal investigar esses casos recentes de violência envolvendo o Movimento Passe Livre.

    Que se descubra quem são os responsáveis por esse absurdo e que os mesmos respondam pelos seus atos perante a Justiça, pagando por seus crimes.

    Assim, evitaremos de cometer os mesmo erros que ocorreram no Brasil, em 1964, e no Chile, em 1973.

    Ditadura Nunca Mais!

    A Democracia e o povo brasileiro agradecem.

  5. Foram inventar de exumar o corpo de João Goulart, veja só no que deu.

    O POVO BRASILEIRO É MAIS UMA VEZ USADO COMO MASSA DE MANOBRA DE TENEBROSAS TRANSAÇÕES…

  6. Meu caro e incansável Newton,
    Doce ilusão imaginar que o atual governo irá permitir que seja substituído LEGALMENTE – através das urnas, lógico – e perderá o poder!
    As manifestações dos últimos dias dão conta da queda de prestígio da presidente Dilma. Se a intenção verdadeira dos petistas seria Lula em seu lugar às eleições do ano que vem, o ex-presidente já deve estar percebendo que terá uma empreitada difícil pela frente, haja vista que ele representa também o lado corrupto do PT, e o responsável por trazer a Copa ao Brasil, nada fazendo em benefício da Educação, Saúde e Segurança.
    O PT deve estar de cabelo em pé.
    Seus milhões de eleitores contabilizados como fiéis através do Bolsa Família, certamente uma parcela deles será influenciada pelas passeatas, por um amigo, parente, colega, enfim, que mudará o voto diante dos protestos instalados em todo o território nacional.
    O Partido dos Trabalhadores está entre a cruz e a espada:
    Se atende as reivindicações dos manifestantes fortalecerá o movimento; se não o atender, possibilitará que se torne mais denso, mais consistente, mais forte que o início!
    A política do PT para com o povo e País – menos por aqueles que cooptou de forma paternalista – mostra que chegou ao fim, exauriu-se.
    Não existem áreas que não estejam deficientes, enquanto que os parlamentares e SEUS partidos politicos se locupletam a céu aberto de todas as maneiras desonestas e sórdidas, possíveis e imagináveis.
    Se não entenderam as passeatas ainda, a razão primordial é que a população CONSCIENTE não mais acredita que as soluções aos seus clamores parta de seus representantes, venha da política, mas somente através das ruas e dos gritos dos interessados em quererem efetivamente mudar o Brasil enquanto há tempo!

  7. O Chagas está viajando na maionese. Estive na manifestação de BH, nesse sábado. Acontece que a polícia, quando começou a lançar as bombas de “efeito moral” e as de gás lacrimogêneo, atiçou a todos, e não apenas o “pequeno grupo de vândalos e baderneiros”. Basta ver que a multidão inteira gritou slogans contra a PM. E, após o confronto iniciado, foi consequência direta as investidas contra os estabelecimentos, em represália. Ninguém houve que dissesse aos manifestantes responsáveis pelo ataque: “pára com isso, meu filho”. E a impressão que tive é que, quanto mais a polícia reprime, mas a multidão quer investir contra ela, mesmo sabendo que pode sair no prejuízo.

  8. Nem no tempo da CMTC, que era a “empresa de ônibus” da prefeitura de São Paulo, era de graça.
    Como vai ser agora nestes tempo de PRIVATIDOAÇÔES.?
    Será que os empresários que compraram a empresa vou trabalhar de graça.?
    Interessante é verificar que os mesmos que sempre quiseram a privatização da “CMTC” agora vem com o papinho que tem de ESTATIZAR os ônibus…..eh!eh!eh!eh

  9. “TARIFA ZERO”?

    Que ideia linda!!!

    Perguntinha ingênua, inócua e inútil (royalties para Helio Fernandes):

    Quem vai custear isso???

    Você, contribuinte-cidadão-eleitor, que já custeia subsídio dos transportes públicos, passagem de estudante e de idoso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *