Cadê o Lula?

Eliane Cantanhêde (Folha)

Acossados pela pressão popular, Executivo, Legislativo e Judiciário sacodem e despertam num estalar de dedos, ou em votações simbólicas, uma lista quilométrica de reivindicações adormecidas. Além do tomate, há um outro grande ausente: o ex-presidente Lula.

O Brasil está de pernas para o ar e os Poderes estão atônitos diante da maior manifestação em décadas, mas o personagem mais popular do país, famoso no mundo inteiro, praticamente não disse nada até ontem.

Confirma assim uma sábia ironia do senador e ex-petista Cristovam Buarque: “Tudo o que é bom foi Lula quem fez; o que dá errado a culpa é dos outros”. Hoje, a “outra” é Dilma Rousseff, herdeira do que houve de bom e de ruim na era Lula.

Na estreia de Haddad, Lula roubou a cena e a foto, refestelado no centro da mesa, dando ordens e assumindo a vitória como sua. Nos melhores momentos de Dilma, lá está Lula exibindo a própria genialidade até na escolha da sucessora. E agora?

Haddad foi obrigado a engolir o recuo das passagens, Dilma se atrapalha, errática, sem rumo. Nessas horas, cadê o padrinho? O que ele tem a dizer ao mais de 1 milhão de pessoas que estão nas ruas e, especialmente, aos 80% que o veneram no país?

Goste-se ou não de FHC, concorde-se ou não com o que diz, ele se expõe, analisa, dá sua cota de responsabilidade para o debate. Dá a cara a tapa, digamos assim. Já Lula, como no mensalão, não sabe, não viu.

Desde o estouro das primeiras pipocas, afundou-se no sofá e dali não saiu mais, nem para ouvir a voz rouca das ruas. Recolheu-se, preservou-se, deixou o pau quebrar sem se envolver. As festas pelo aniversário do PT e pelos dez anos do partido no poder? Não se fala mais nisso.

Como marido e mulher, companheiros e partidários prometem lealdade “na alegria e na tristeza”. Mas isso soa meio antiquado e Lula é pós-moderno. Deve estar se preparando para quando o Carnaval chegar.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

21 thoughts on “Cadê o Lula?

  1. Valeu Dª Eliane, o “LULALAU” é o maior safado/corruPTo que o Brasil possui, só consegue enganar os pobres coitados que “ELLE” e a “ASSALTANTE DE BANCO” mantém no cabresto com as bolsas esmolas.

  2. DEVE ESTAR COM A ROUSE, ESSE LULADRÃO TARADÃO É UM VERDADEIRO 171, MAS O POVO AINDA VAI PEGÁ-LO, É QUESTÃO DE TEMPO. EM OUTROS PAÍSES PRESIDENTE SÃO PRESOS AQUI TAMBÉM ISSO VAI MUDAR, ESPEREMOS OS RESULTADOS DAS RUAS. OUTRA COISA ESSA ESTÓRIA DE QUE ELE TEM 80% DE APOIO POPULAR É COISA DO IBOPE, ALTAMENTE CORRUPTO, VENDIDO, COMO TODOS SABEM. ESSE CANALHA VAI PAGAR PELO QUE FEZ AO BRASIL.

  3. O nome que se da pra isso eh COVARDE,nada mais do que um COVARDE mesquinho, que abandona os companheiros no campo de batalha e deixa a gerentrona a deriva, pois ele sabia que ela nao sabe administrar nem loja de r$ 1,99.

  4. O finado Romeu Tuma ja dizia que o vulgo BOI marcava as greves e nao aparecia.
    Hoje se comprova que isso era a verdade, na hora que a porca torce o rabo o
    BOI some.

  5. Engraçado, essa jornalista amestrada da Globo durante esses 10 anos ADULOU E BAJULOU Lulapapudão e sua gang do PT!
    Agora que a nau dos insensatos esta indo a pique , vem ela cobrar a ausencia do seu”idolo” lula .
    Ora,ora que papelão nojento esse tipo de jornalismo!

  6. Só enganou os pobres coitados com essa bolsa esmola. Um ladrão disfarçado de bonzinho. Mas tenho muita fé em Deus que este safado travestido de cordeiro vai acabar na sarjeta. Nosso povo não precisa das artimanhas desse covarde. Acordou Brasil.

  7. Lula foi um extraordinário líder sindical.
    Ele mudou as relações dos empregados com os patrões, e fez crescer o sindicalismo em todo o território nacional.
    Suas várias tentativas à presidência da República antes de se eleger foram acompanhadas pelo fortalecimento do PT. A cada derrota, mais o partido arrebanhava adeptos, inclusive trazendo para suas fileiras muitos intelectuais de esquerda, que, na década de sessenta, eram conhecidos como pertencentes à “esquerda festiva”.
    Mas o PT foi engrossando as suas fileiras, e na razão direta deste desenvolvimento o conceito do Lula como líder popular também aumentava.
    Ao se eleger presidente, Lula era unanimidade nacional, um fenômeno.
    Além de ter apenas o Ensino Fundamental e incompleto, notabilizava-se pelo conhecimento dos problemas brasileiros, suas desenvoltura, seu inegável carisma.
    Em solo estrangeiro, o ex-presidente passou a viver seu conto de fadas. Se jamais sonhou em ser presidente nos seus tempos de sindicalista, muito menos que iria frequentar palácios e viajaria pelo mundo encontrar-se com os líderes internacionais, presidentes, primeiros-ministros, chanceles, embaixadores…
    Paralelamente à fama de vir do povo, Lula implanta o Bolsa Família, um projeto de cunho social gigantesco e extremamente importante, indiscutivelmente.
    Lula crescia interna e externamente.
    Obama, que havia atraído para si os holofotes do mundo por ser o primeiro presidente negro dos Estados Unidos, admitiu que, “Lula é o cara”!
    Somos obrigados a entender que o ex-presidente teve a sua personalidade inflada de tal forma que se julgava acima dos mortais comuns.
    Apesar de eleger quem ele quis à sua sucessão, não se afastou do poder. Seu passo mais importante e porque sabia da sua influência em nível nacional, foi se dedicar à eleição de Haddad aliando-se ao arqui-inimigo Paulo Maluf.
    Venceu.
    O escãndalo do mensalão não o afetou diretamente, mesmo com alguns respingos fortes no terno bem cortado e sob medida.
    O surgimento da Rose e novo envolvimento do Lula com esta senhora, fez com que ele se retirasse do cenário brasileiro, praticamente, preferindo viajar que dar entrevistas sobre esta questão delicada.
    Nesse meio tempo a fama de Lula diminuía. Passava a ser questionado pela sua conduta reprovável, amargando um retiro que certamente lhe doía as entranhas pelo fato de estar acostumado em ser bajulado, admirado, ser reconhecido como um mito, inclusive.
    O início das manifestações populares e a negativa em permitir que bandeiras de partidos políticos fossem desfraldadas, as críticas severas contra a administração do PT, as redes sociais rejeitando os próceres petistas e pedindo a prisão dos mensaleiros, o nome Lula esquecido ou lembrado pelos escândalos em seu governo e a corrupção que foi institucionalizada, seguramente devem ter ocasionado em Lula uma depressão profunda.
    O seu mundo caiu.
    O mito, o salvador da pátria, o “cara”, deixara de ser bem antes que imaginasse um dia acontecer a sua queda e, no entanto, ela foi inevitável.
    Lula viveu impunemente as delícias dos extremos, esquecendo-se que é impossível que tais prazeres sejam permanentes. Se ele esteve no auge no cenário político nacional e internacional, se desfilou por inúmeras nações e era aclamado como um nome forte que surgia e até mesmo cogitado para a ONU, este universo feérico deu lugar aos berros, às reivindicações, às passeatas que exigiam exatamente o que Lula não fez porque o seu tempo era gasto com homenagens, viagens, palestras, enquanto que o Brasil via aumentar seus problemas com a Educação, Saúde e Segurança.
    Lula teve o desplante de dizer após uma inauguração de um Posto de Saúde do INSS, que o sistema era “perfeito”.
    Acometido de uma doença grave, Lula recorreu à assistência médica particular que, se não era perfeita quanto à pública, era infinitamente mais rápida e eficiente!
    Lula tem vergonha de sair às ruas e ser vaiado.
    Não saberia o que discursar para esta platéia diferente, que não iria lhe agradar e nem bater palmas, mas lhe cobrar o que a sua negligência e vaidade impediram que ele fosse mesmo, o “cara”.
    Lula não saberia a cara a ser usada com relação à verdade, de dar a sua cara para bater, de se declarar culpado pelo Brasil hoje fervilhar em passeatas e quebra-quebra na maioria das grandes cidades brasileiras.
    Lula, dez anos após ser levado nos ombros pelos brasileiros ao Palácio do Planalto, quebrou a cara!

  8. Pessoas de idade e mulher me travam (fico sem reação). No entanto eu tenho uma desagradável lembrança da dona Eliane Cantanhede no final do ano de 1.998 e começo de 1.999.
    Profundamente lamentável sua conduta. Simplesmente não é Jornalista.
    E os Jornalistas (todos gênios) estão sempre querendo dar ensinamentos ao analfabeto do Lula.

  9. Esperamos que a contagem regressiva seja rápida para todos fichas sujas, seja dentro do JUDICIÁRIO, LEGISLATIVO E EXECUTIVO, a IMPRENSA SEBOSA também chegará a sua vez…

    “Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas você não pode enganar todas as pessoas o tempo todo.”

    Abraham Lincoln

    As pessoas que estão em solo Brasileiro não vai parar até cobrar toda a fatura! Olha a marolinha…

  10. Um fato nas manifestações foi ao repúdio a partidos ou a bandeiras deles. Foram rasgadas ou impedidas de aproveitar a revolta popular.
    A nossa bandeira é verde e amarela.
    Já, os aproveitadores carregam a bandeiras vermelhas.Temos que ter muito cuidado com elas. Foi com essas bandeiras que o povão de Cuba hoje ganha 20 dólares por mês, mas seus dirigentes vivem nos palácios usufruindo os prazeres do poder com as bênçãos de Beto & Boff.

  11. Não devemos falar o nome desse covarde. Ele sempre se acovardou e se escondeu de problemas. Para ele so existe o bum das vitorias. E um tremendo Cara de Pau, Esse Canalha deveria estar preso por ter desviado dinheiro do povo brasileiro para favorecer Cuba, Venezuela e Iram. A sua vaquinha de Presepio D. Dilma até então fazia tudo que seu mestre mandava. E mais uma vez colocou o Pais no esgoto de sua incapacidade. Cadeia para eles é muito pouco eles teriam de ser exposto ao povo e condenados a buscarem e devolverem todo o dinheiro desviado.

  12. Mais que raios de líder popular é esse que quando o povão vai para as ruas elle se esconde, simplesmente desaparece? Afinal, o que esse elemento representa? É espantoso constatar-se que em pleno século XXI, uma falácia, um embuste, uma mentira como Lulla ainda é levado a sério por parcela da sociedade. Dez anos de PT no governo e o pior momento da história republicana brasileira.

  13. Andei muito pelo Brasil afora, e nunca vi ou conheci uma figura tão desqualificada, corrupto e ladrão como Lula, esse peste ( a lula ) nem de coco se consegue comer, é um baita veneno. O que mais mim deixa triste é que ele e toda família roubou e graças aos outros políticos que o protegem e também são ladrões como ele, vai continuar numa “boa”.A Dilma a grande companheira dele tenta enganar com um dinheiro do pré-sal que no mínimo vai passar 10 anos para ser liberado, até lá a saúde, educação segurança etc. já era, além de guerrilheira, ladra, etc,etc. é outra grande mentirosa. Torna-se ainda mais necessário os manifestos ( sem badernas), pois ela vai enrolar até as próximas eleições e nada vai fazer. O que vejo atualmente é que os homens de bem não querem entrar na política e os candidatos atuais, mil vezes as forças armadas, que podem fechar o senado, congresso e colocar eles na cadeia e confiscar os bens adquiridos com o nosso dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *