98,4% rejeitam proposta de reeleição de Maia e Alcolumbre, aponta pesquisa do Senado

Alcolumbre e Maia insistem em manipular Constituição para se reelegerem. Foto: Will Shutter/Câmara dos Deputados

Alcolumbre e Maia estão forçando a barra com a reeleição

Tiago Vasconcelos
Diário do Poder

No mesmo dia em que foi publicada a PEC 33/2020, que permite a reeleição dos presidentes da Câmara e do Senado, o site “eCidadania”, que realiza enquetes sobre cada projeto em tramitação na Casa, já registrava exatos 97,7%) de rejeição à proposta, em menos de 24 horas. Esse percentual só aumenta.

Às 11h10 desta quinta-feira (10), 3.755 cidadãos (98,4% do total) já rejeitavam a proposta apresentada por aliados do atual presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que juntamente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, tenta desesperadamente alterar a Constituição para atender a ambição de se manter no cargo. Nessa enquete, apenas 1,6% (ou 61 votantes) se manifestavam favoráveis à proposta.

ROSE DE FREITAS – Nas primeiras horas de publicação, a rejeição à PEC já era acima de 90%. Quase todos os votos foram registrados contra o projeto da senadora Rose de Freitas (Pode-ES). A autora da PEC da reeleição, apesar de ter votado contra Davi Alcolumbre na eleição para o comando do Senado, em 2019, agora faz parte da bancada que o agrada, introduzindo oficialmente a ideia da reeleição.

A proposta vem sendo articulada há meses pela dupla de parlamentares do DEM, Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Agora Rose Freitas justifica a ideia: a “[reeleição] já se incorporou à nossa cultura política”.

Membro do grupo “Muda, Senado”, o senador Oriovisto Guimarães (Pode-PR), que foi eleitor de Alcolumbre em 2019, hoje é contra o projeto quer permitiria a eleição para os cargos da Mesa Diretora. Para ele, “a democracia é linda e sua beleza maior está na alternância do poder,” como alertou em carta aberta ao presidente do Senado, esta semana.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
O partido Podemos já se prepara para expulsar a senadora Rose de Freitas, que cometeu um erro grotesco de estratégia política ao apoiar essa farsa de Davi Alcolumbre e Rodrigo Maia. (C.N.)  

5 thoughts on “98,4% rejeitam proposta de reeleição de Maia e Alcolumbre, aponta pesquisa do Senado

  1. A constituição é clara e veda à reeleição para as presidências das casas legislativas numa mesma legislatura. O povo está totalmente contra. Ontem o Kajuru disse numa “live” do Antagonista que os presidentes das casas legislativas detém poder “Imperial” e que SP estava levando 8% das verbas destinadas ao estado do AP que receberá mais de 1 bilhão em verbas públicas nessa pandemia segundo ele. Em 2019 não houve sequer uma reunião da comissão diretora do SF (“nunca antes” havia acontecido tal fato). O presidente decide tudo sozinho, principalmente as pautas. Davi colocou o perdão da dívida bilionária das igrejas em pauta para votação (votação simbólica) em 5 segundos sem que o próprio Kajuru ou outros senadores tivessem percebido. Maia e Davi requisitaram um jatinho da FAB em horário de sessão legislativa para irem a SP encontrar o carequinha do Temer (STF). Total absurdo! Dinheiro público e sequer aceitam questionamentos sobre a pauta tratada na tal “reunião”. À reeleição para as presidências das casas legislativas fará muito mal ao país . A regra é clara e deve ser cumprida! Há 80 senadores aptos a ocupar a cadeira de presidente do SF menos um e justamente esse, faz questão!

  2. a senadora extrapolou em puxa saquismo. lembro que meu artigo publicado aqui na tribuna da internet, sobre o indecoroso e imoral assunto, permanece mais atual do que nunca. analiso. não torço nem distorço.

  3. A pesquisa diz que: o “povo” não quer Alcolumbre com novo mandato de presidente da casa mais cara do Brasil!
    Que amesquinha sem vergonha! Deveriam ter feito duas perguntas:
    – em quem voce votou para o senado?
    – qual a posição de seu senador?
    Ora, dizer agora que Alcolumbre é ruim não vale. Os senadores tiveram a chance de escolher um melhor. Entre o “demónio e o diabo” ficaram com esta coisa. |O grupo que deseja mudança no senado não conseguiu votos para lava-toga!
    Esta senadora é débil, insuportavelmente manobrista. Perdemos mais um voto. Quantos que votaram nela agora votam contra Alcolumbre?
    Eleitor sem qualidade elege gente assim!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *