PT planeja acionar de novo o Supremo para suspender a inelegibilidade de Lula

Resultado de imagem para lula no debate charges

Charge do Miguel (Jornal do Comercio/PE)

Mônica Bergamo
Folha

O PT planeja acionar também o STF (Supremo Tribunal Federal) nos próximos dias para tentar a suspensão da inelegibilidade de Lula. A defesa já tinha decidido recorrer ao STJ (Superior Tribunal de Justiça). A ideia é dar início ao debate nas cortes superiores para tentar desacelerar a tramitação do julgamento do registro de Lula no TSE (Tribunal Superior Eleitoral): enquanto STF e STJ não derem seu veredicto, Lula não poderia ser retirado da disputa, dizem os petistas.

EM SÉRIE – Diversos recursos devem ser apresentados para retardar o mais possível qualquer decisão definitiva nos dois tribunais. Do outro lado, a PGR (Procuradoria-Geral da República) tentava desde a quinta (16) acelerar o processo.

A estratégia do PT é não apenas ganhar tempo, empurrando a candidatura até o começo da propaganda eleitoral na TV, como mostrar que Lula foi “arrancado da disputa”, nas palavras de um dirigente.

CIRO CAMPEÃO - O trecho do debate dos presidenciáveis na TV Bandeirantes mais visto desde a quinta (9) no YouTube é o que Ciro Gomes, num confronto com Jair Bolsonaro, se dirige aos eleitores e diz: “Eu vou tirar o seu nome do SPC”.

Ele já tinha sido visto por 1,2 milhões de pessoas até a tarde desta quinta-feira (16). E o trecho em que o cabo Daciolo pergunta a Ciro sobre a Ursal ficou em segundo lugar, com 662 mil visitas.

No total, entre a íntegra e trechos destacados, o debate já tinha mais de 7,1 milhões de views. É o evento com o maior número de visualizações simultâneas do YouTube no Brasil.

SORTEIO – A ministra Maria Thereza de Assis Moura foi sorteada para relatar o caso do desembargador Rogério Favretto no STJ. Ela é considerada uma juíza dura, mas ao mesmo tempo garantista, pelos colegas.

A PGR (Procuradoria-Geral da República) pediu investigação contra Favretto, a quem acusa de agir por interesse pessoal ao conceder habeas corpus para soltar Lula, em julho, durante plantão de fim de semana.

11 thoughts on “PT planeja acionar de novo o Supremo para suspender a inelegibilidade de Lula

  1. O que a Folha escreve não se repete – essa é a sua credibilidade entre os que sabem ler. Também a dona Monica Bergamo não esconde o seu viés petista. Se fosse uma brincadeira seria de mau gosto, mas em realidade serve para confundir um povo que foi destruído pelo porco guru da seita que a jornalista professa.

    • Que país desgraçado é Brasil. Tudo porque parte da Nação – eu fora – colocou um baderneiro, comunista e ladrão no poder. O Brasil era um país feliz antes desse sujeito no poder.

  2. Uma pergunta aos juristas de plantão,
    Caso a candidatura do lula seja negada, qual a lei que ampara que o vice assuma o luga do lula?
    Se a candidatura do lula for negada, o partido então não teria de fazer outra previa para escolher o próximo candidato, ficando assim fora do prazo e fora das eleições?

  3. O pt não tá correndo o risco de perde até a oportunidade de ser concorrente nessas eleições?
    Se para ser candidato a presidência tem todo um rito a ser cumprido, o que afasta o vice de cumprir tais ritos?
    Não seria isso uma porta aberta para inúmeros golpes futuros?
    Aos comentaristas que adoram o juridiquês e teorias de conspiração essa tese tem fundamento?

  4. Em bom português, que a onu vá se cuidar,
    ou somos mesmo um quintal dessa organizações imperialistas.
    E se queremos mesmo nos desvencilhar desses imperialistas devemos é rasgar todos os acordos internacionais e começar do zero.

  5. Sendo então necessário uma nova convenção para a escolha ou homologação do novo candidato, podemos ter a certeza que vai ter um fratricídio no pt e que adade e danavila correm um risco enorme de serem defenestrados.
    Como diz o VTI , previsão do tempo no pt é facadas e peixeiradas pelo espolio do pt,
    Deve ser por isso que tanto o psdb quanto o ciro estão sendo tão amáveis com o pt nesses últimos 2 dias, já estão de olho no fratricídio.
    A politica não cansa de surpreender,

  6. Se ainda existe uma instituição que perdeu totalmente a sua utilidade e autoridade moral, esta se chama ONU!

    Antro de políticos internacionais inúteis, corruptos, suas determinações são absolutamente ignoradas, e cada país age como quer.

    Caso a ONU queira ser pelo menos ouvida de agora em diante, precisa obrigar a Israel admitir suas mais de duas centenas de condenações quanto ao tratamento que leva efeito contra os palestinos!

    No dia que Israel cumprir com apenas um deles, então terá restabelecida sua autoridade como Organização das Nações Unidas, e não como se fosse apenas uma ala de Escola de Samba do Rio de Janeiro, onde se destaca a fantasia de seus membros, terno e gravata!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *