A coisa é antiga, Lula também tentava interferir na Polícia Federal e na Abin

TRIBUNA DA INTERNET | Preso, Lula comentará Copa do Mundo com José ...

Charge do Nani (nanihumor.com)

José Carlos Werneck

Na terça-feira, 11 de setembro de 2007, a “Folha de São Paulo” publicava  a seguinte notícia, assinada pelos jornalistas Andréa Michel e Kennedy Alencar, da sucursal do jornal em Brasília. A matéria dispensa quaisquer comentários.

###
INSATISFAÇÃO DE LULA MOTIVOU
AS ALTERAÇÕES NA PF E NA ABIN

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou trocas nos comandos da PF e da Abin porque deseja ter mais informações sobre as grandes operações da Polícia Federal e por avaliar que a Agência Brasileira de Inteligência é ineficiente.

Em conversas reservadas, Lula se queixa de saber de ações da PF pela imprensa, sobretudo no segundo mandato. Além disso, Paulo Lacerda, que deixou a PF para chefiar a Abin, não tinha boa relação com o ministro Tarso Genro (Justiça). Quando Márcio Thomaz Bastos chefiava a pasta, conversava com Lacerda diariamente pela manhã. Com Tarso, o contato passou a ser semanal.

VAIADO NO MARACANÃ – A gota d’água para a mudança na Abin veio na tarde de 13 de julho, na abertura dos Jogos Pan-Americanos, quando Lula foi vaiado no Maracanã.

Dias depois, o presidente soube que a Abin mapeara a disposição das vaias por parte de grupos que foram ao evento como convidados da Prefeitura do Rio, do oposicionista Cesar Maia (DEM) -na versão da agência, que Maia sempre negou. Ainda assim, o informe não chegou ao conhecimento do presidente, o que foi visto como erro do então presidente da agência, Márcio Buzzaneli.

O relacionamento ruim entre Tarso e Lacerda e o episódio do Pan levaram Lula a pedir a Thomaz Bastos que sondasse o antigo diretor-geral da PF sobre a disposição de comandar a agência de inteligência. Lacerda deu resposta positiva.

GRAMPO PRESIDENCIAL – Na Operação Xeque-Mate, a voz do presidente da República chegou a ser gravada. Quando soube disso, Lula ficou contrariado. A PF não deu destaque ao teor do diálogo no inquérito da investigação sobre jogos ilegais. Avaliou que a conversa não tinha importância.

Segundo a Folha apurou, Dario Morelli, compadre de Lula e um dos alvos da Xeque-Mate, telefonou para uma pessoa que estava com o presidente. Essa pessoa teria passado o telefone para Lula. Na versão registrada pela PF, os dois conversaram sobre um conhecido que estava hospitalizado.

Assessores palacianos avaliavam que a PF estava fora de controle e que as autoridades do governo, muitas vezes, tomavam conhecimento de assuntos sensíveis pelos jornais.

APOIO DE PETISTAS – O nome preferido de Lula para o lugar de Lacerda era o do então secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Corrêa. Delegado da PF, Corrêa mantém ligação estreita com o movimento sindical, o que lhe garantiu o apoio de lideranças petistas.

Corrêa ganhou a queda-de-braço com os militares para comandar a segurança do Pan. Foi o primeiro evento internacional do país cuja segurança não ficou sob a coordenação das Forças Armadas.

Terminada a competição, em agosto, Tarso avisou Corrêa da mudança. Tarso e Corrêa tiveram alguns atritos na Justiça. Para a cadeira de Corrêa foi designado o secretário nacional de Justiça, Antonio Carlos Biscaia, que fracassara na tentativa de se reeleger deputado federal pelo PT do Rio em 2006.

DESCONTENTAMENTO – Quando convidou Biscaia para sua equipe, Tarso pensava em ter o colega petista à frente da Segurança Pública. Mas não poderia mexer nenhuma peça antes do final do Pan.

Outro fator que contou para as mudanças confirmadas na última semana foi o descontentamento de Tarso com a superexposição da PF nas megaoperações policiais desencadeadas na gestão de Lacerda. Várias vezes criticou publicamente o vazamento de informações.

Quando a PF foi encarregada de produzir o laudo para avaliar a capacidade financeira do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de arcar com as próprias despesas, o ministro chegou a dizer que iria buscar os responsáveis por alimentar a imprensa com dados que teriam caráter sigiloso.

CURRÍCULO NA MESA – Tomada a decisão pela mudança, Tarso resolveu uma pendência antiga estimulado por Lula: levar para a pasta o delegado de Polícia Civil Romeu Tuma Júnior, cujo currículo estava no gabinete do ministério desde os tempos da gestão de Thomaz Bastos.

Filho do senador Romeu Tuma (DEM-SP), o delegado, filiado ao PMDB, perdeu a disputa pela reeleição para deputado estadual em São Paulo. Agora foi nomeado para secretário nacional de Justiça como sucessor de Biscaia. Tuma deverá ingressar no PMDB e passar a votar mais abertamente a favor do governo no Senado.

13 thoughts on “A coisa é antiga, Lula também tentava interferir na Polícia Federal e na Abin

  1. A TI sempre que pode, não mente, mas dá uma força para textos anti PT. Até o Moro, quem diria, já admitiu que o PT, nunca interferiu nas investigações da Lava Jato. Nem mesmo qdo tentaram de forma truculenta incriminar seu irmão mais velho e tb o seu filho. Para mim este texto, só pode ter intenções inconfessáveis. Um desserviço da TI para a boa imprensa.

  2. “STF impede que Lula seja transferido para cela coletiva”
    – “STF impede investigações contra Gleen Greenwald”
    – “STF impede seguimento de investigações contra o crime organizado, dificultando uso da COAF”
    – “STF suspende investigações contra Ministros do STF e seus parentes”
    – “STF afasta fiscais da Receita Federal que investigavam membros do STF”
    – “STF instaura inquérito para censurar todo aquele que fale contra o STF”
    – “STF obriga abastecimento de navio iraniano causando atrito entre Brasil e Estados Unidos”
    – “STF dá parecer favorável ao traficante e homicida Elias Maluco”.
    – “STF rasga Constituição fatiando impeachment da Dilma, para preservar direitos políticos da bandida.”
    – “STF acabou com a Segunda Instância para proteger bandidos”.
    – “STF impede nomeação do Diretor da PF, por ser amigo do Presidente, sendo o próprio Ministro Moraes que rasgou a Constituição, amigo comparsa do Presidente Temer que o nomeou”.
    – “STF impede que se mande 34 diplomatas da ditadura comunista da Venezuela de volta para casa, prerrogativa das Relações Exteriores do Executivo.”
    – “STF manda investigação de Moro para o “colinho” de seus amigos em Curitiba.”

    Pergunta que todos fazem.!!!!!

    https://exame.abril.com.br/brasil/presidente-do-chile-pergunta-a-carmen-a-quem-se-recorre-quando-stf-falha/

    A pergunta foi feita em 2018, mas continua atual.

  3. Felizmente Lula não tinha quatro estrelas como ministros. Se tivesse, achariam um meio de igalmente justificar a bandidagem com a alegação de segurança nacional.

  4. Taí a razão para o Bozo querer interferir na PF (suas palavras):

    “Quem é que nunca ficou atrás da… da… da… porta ouvindo o que o seu filho ou a sua filha está comentando? Tem que ver para depois… depois que ela engravida não adiante falar com ela mais.”

    Ninguem precisa de comediantes para se divertir, tendo um presidente como esse.
    Que má sorte tivemos.

  5. Pronto!!

    Os quadrúpedes borxonaristas já podem zurrar felizes:

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    “Ainnn, mas o Lula também fez!!!!!!!!!!”

    E mais uma vez se consuma a necrofilia com o cadáver político daquele que a “Nova (velha) Política” diz repudiar, mas que na verdade sempre serve de régua moral….

    Deve ser por isso que Lula está ao lado de Bolsonaro contra Moro hoje…kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

    Alguma surpresa? Claro que não! O Willy Sandoval já escreveu que petistas e bolsonaristas precisam um do outro pra sobreviverem nessa necrofilia politica que ressuscitou até o mensaleiro e ex-presidiário Roberto Jefferson, novo chuchuzinho do Gadinho Borxonarista ………….kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk xD

    “Êh, ô, ô, vida de gado
    Povo marcado
    Êh, povo feliz!”

    • Aliás e a propósito:

      Os jumentinhos borxonaristas viram ontem o Carluxo tocando o berrante??

      “Estou para ver uma pessoa, ao meu ver, mais máu caráter que este sérgio moro. ”
      (Carlos Bolsonaro, ontem, no Twitter)

      Rapaaaaaz!! Isso quer dizer que o Moro agora é mais mau caráter que o Lula????? Isso quer dizer que Moro agora substituiu Lula no coraçãozinho magoado do Gado Borxonarista ??????

      Quem diria, hein Gado???

      Bem diz o ditado:

      “O ódio é mais fiel que o amor”

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Pausa pra respirar!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Outra pausa!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (engasgando de tanto rir!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Ufa!) kkkkkkkkkkkkkkkkk xD

      • EM TEMPO:

        A “Nova Política”, quem diria, começou posando de virgenzinha imaculada ao lado de Sergio Moro, e virou amante fogosa do mensaleiro e ex-presidiário Roberto Jefferson….

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Pausa pra respirar!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Outra pausa!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (engasgando de tanto rir!) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk (Ufa!) kkkkkkkkkkkkkkkkk xD

  6. Passando aqui pra lembrar que eu não vivo em 2006 e 2007 !
    Questionem algo de agora, o passado já não nos pertencem mais…
    Irão repedir os mesmos erros do passado… é pra frente que se olha…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *