
Charge do Dino Alves (Site Capital Teresina)
Vera Magalhães
Estadão
A cúpula do PSDB resolveu bancar a aposta e manter, por ora, o apoio a Michel Temer baseada, sobretudo, em um diagnóstico: se o presidente não se sustentar na cadeira, quem tem mais chances de vencer uma eleição indireta, hoje, é o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). E a conclusão dos tucanos é que, se é ruim com Temer, pior seria com Maia.
Com esse discurso, a velha guarda tucana, com reforço do “novato” João Doria Jr., tenta convencer a ala jovem – autodenominada “os cabeças pretas”, mas apelidada pelos velhos de “os cabeças ocas” – a recuar da posição radical de que o partido tem de desembarcar do governo já.
MAIA EM CAMPANHA – Os tucanos também fizeram chegar a Rodrigo Maia que ele deveria cessar a campanha à qual se dedica (embora negue com veemência teatral) para se cacifar junto aos partidos. Emissários do PSDB disseram ao deputado do DEM que, se ele assumir o lugar de Temer, terá início no dia seguinte o “Fora, Rodrigo”, e ele será imediatamente tragado pela Lava Jato.
A desconfiança com a opção Maia se alia a outro fator que leva os tucanos a permanecerem no barco por ora: o destino de Temer está ligado ao de Aécio Neves. Se o presidente peemedebista for jogado aos leões, sem foro, o PMDB imediatamente deixará de atuar na retranca do pedido de prisão de Aécio, que deve voltar à pauta do Supremo.
Assim, escorados um no outro e tendo como único discurso as reformas, PMDB e PSDB planejam – se “fatos novos” não se interpuserem no caminho – cruzar a linha de chegada do mandato em 2018. Resta saber se terão pernas para enfrentar a corrida presidencial, assim tão alquebrados.
FICA, TEMER? – A permanência de Henrique Meirelles é mais importante do que a salvação de Temer, segundo fontes do mercado. Houve consenso no congresso da ABVCAP, entidade que reúne grandes investidores, realizado em São Paulo: é mais importante a permanência da equipe econômica do que a do presidente. Para o mercado, só isso pode assegurar a aprovação das reformas.
Esses tucanos realmente são uns inúteis. Preferem dar a batalha por perdida antes mesmo de saberem se precisariam lutar.O tucano candidato ao mandato tampão seria Tasso.A tucanada já dá de barato que ele perde para o bolota Botafogo, por causa do centrão.Esses tucanos jamais voltarão à Presidência. Têm de contentar-se em ser coadjuvantes bem remunerados, como o PMDB.
Não concordo com essa análise. Para mim o que segura o PSDB é seu envolvimento com as investigações, ou seja, ” O Acordão”.
Ando achando a Vera meio devagar nas análises. O que será que está rolando?
Até porque ninguém duvida da “boa relação” entre Maia e Temer. É “um pelo outro, unha e carne”…
FHC & Cia, mais uma vez salvam um presidente canalha e mafioso.
E que se dane o Brasil, e seu sofrido povo.
E para não perder a viagem, se empapuçam com pencas de cargos e verbas.
Está tudo dominado.
De vice decorativo Temer se tornou um presidente decorativo. Quanto mais ignorado odiado pelo povo melhor para a junta rentista que governa alinhada com Henrique Meirelles.
Para que afastar Temer fazendo malabarismos jurídicos para cassar a chapa se a justiça assumiu o controle burocrático deste governo sem moral?
Ainda assim prefiro o des Maia. temer vem sacaneando demais o povo com suas reformas absurdas. Até hoje não foi apresentado o tal “Atuarial da Previdência” que o supremo pediu ao temer para mostrar em números porque precisa mexer na Previdência. Na época foi dado 2 dias de prazo e até hoje …
Obs.:Essa tal Atuarial deve estar junto com o tal HD que a AGU havia prometido.
Eles acham que somos idiotas. Mas bem que parecemos viu?
O povo não é levado a sério porque parece idiota. E não basta “Não ser Idiota” tem que parecer …
Uma hora dessas, merecidamente, os tucanos vão levar uma pedra e perderão o resto das penas.
O PT limpou o chão dos banheiros das rodoviárias com a bandeira e sua história.;
Já os tucanos, destruiram a social democracia, a proposta parlamentarista e limparam o chão dos banheiros dos shoppings.
Enfim, a diferença é só de ambiente.
Fallavena