“A decisão do ministro Fux é desrespeitosa”, critica Maia sobre suspensão de juiz de garantias

Maia diz que decisão gera “perplexidade, indignação” do Congresso

Angela Boldrini
Folha

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta quarta-feira, dia 22, que a decisão do ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal, de suspender a implementação do juiz das garantias é desnecessária e desrespeitosa.

“Eu acho que a decisão do ministro Fux é desnecessária e desrespeitosa com o Parlamento brasileiro e com o governo brasileiro, com os outros Poderes”, afirmou à Folha. Maia disse que depois de um primeiro semestre turbulento, com embates entre Executivo, Legislativo e Judiciário, os Poderes haviam estabelecido relação harmoniosa.

“INDIGNAÇÃO” – Segundo ele, essa decisão gera “perplexidade, indignação” do Congresso e é um mau sinal para investidores. “Não podemos entrar em fevereiro com uma boa expectativa de crescimento, com o STF dando uma sinalização muito ruim para o Brasil e para os investidores estrangeiros no nosso país”, disse.

“Como alguém pode investir no Brasil chegando aqui e abrindo o jornal e vendo o ministro do Meio Ambiente quase defendendo as queimadas? Do outro lado o ex-procurador-geral da República dizendo que quase matou um ministro do STF, e agora o vice-presidente do STF tomando uma decisão inócua, sem nenhum tipo de diferença em relação à anterior porque a outra dava um prazo para a execução da matéria e certamente seria julgada antes da implementação do juiz de garantias, e ele desfaz a decisão do próprio presidente do Supremo?”, disse.

“CONDUTOR” – “Quem confiaria em um país que passa por esses obstáculos de forma cotidiana?”, afirmou. Maia disse ainda que o presidente do STF, Dias Toffoli, cuja decisão foi revogada por Fux, foi “o principal atacado” e que ele foi o “principal condutor” das conversas que levaram a uma pacificação das relações entre os chefes dos Poderes em 2019, quando Maia e o presidente Jair Bolsonaro travaram diversos embates.

“Eu confio no STF, confio nos seus ministros e confio principalmente na Presidência do presidente Dias Toffoli, que na sua volta eu tenho certeza de que vai restabelecer a normalidade na relação de equilíbrio entre os Poderes”, afirmou Maia.

26 thoughts on ““A decisão do ministro Fux é desrespeitosa”, critica Maia sobre suspensão de juiz de garantias

  1. Não levará muito tempo para que o Executivo ou o Legislativo afrontem o Judiciário,, NÃO cumprindo assintosamente alguma, das tantas decisões absurdas q nossa Corte Suprema vem tomando. E ainda tem gente q adora citar a expressão ” Segurança Jurídica”.

  2. Mais uma demonstração de que o Bô é incompetente. O cara contraria Moro e alega ter o apoio de Maia para recriar o Ministerio da Segurança: ” O Rodrigo Maia é favorável à criação da Segurança. Acredito que a Comissão de Segurança Pública também seja favorável.”
    Esse presidente me faz perder o dia toda vez que abre a boca.

    • Vixi Maria do Céu!!!!

      Qué dizê que o Mito citou o Maia como argumento pra fatiar o Ministério da Justiça???

      Alô, jumentinhos que adoram zurrar “Ainnn, Maia é ladrão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      Da próxima vez que vocês foram relinchar contra o Botafogo, lembrem-se disso, talquei?

      Botafogo foi citado como argumento por Bolsonaro pra tirar a Segurança Pública de Moro, talquei, quadrúpedes?????

        • EM TEMPO:

          Esse negócio de dividir o mundo entre “bonzinhos vs malvados”, “direita vs esquerda”, “nós vs eles”, à maneira maniqueísta e binária dos taradinhos ideológicos bolsonaristas é complicado né, quadrúpedes?

          Chega uma hora em que a realidade se apresenta de uma maneira de que vocês não podem dar conta, e qual a resposta?

          Virar o rosto para o lado e fingir que as coisas correm normalmente…..
          …… ……….(SILÊNCIO TUMULAR)…… …..

  3. Disse Maia: “Executivo ,legislativo e judiciário haviam estabelecido relação harmoniosa”. Isto é, o três poderes criando medidas a favor da impunidade.
    Sinalização ruim para os investidores estrangeiros para o nosso país, é a lei anticrime, feita pelos parlamentares, que criou brechas para os corruptos de colarinho branco possam se safar, em que alguns estão sendo investigados, é a não condenação de criminosos em segunda instância.
    O ministro Fux é um dos poucos ministros do STF que age corretamente sem viés político

  4. ““Eu confio no STF, confio nos seus ministros e confio principalmente na Presidência do presidente Dias Toffoli, que na sua volta eu tenho certeza de que vai restabelecer a normalidade na relação de equilíbrio entre os Poderes”, afirmou Maia.”

    -Uma pessoa que diz que confia no Tóffoli já mostra quem é!

  5. KKK o Nhônho e o seu homônimo do Senado quer tudo menos que a Justiça funcione neste país. Esta gente quer que o clima de bandalheira e impunidade continue sendo a regra geral. E se apela vergonhosamente pela “insegurança jurídica” como fonte de desestímulo para os investimentos externos a coisa fica mais feia ainda. Nhônho sendo o Nhônho de sempre.

  6. Juiz de garantias tem o que haver com o crescimento do país? A morosidade do Judiciário e a facilitação da corrupção, sim. Nhonho está trocando as pernas, que ele evolua seu diálogo para algo bem mais acima do usual de sua classe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *