A democracia está sob ataque em todo o mundo, inclusive no Brasil

Resultado de imagem para DEMOCRACIA CHARGES

Charge sem autoria (blog Boca Maldita)

Leonardo Boff
O Tempo

O pressuposto básico de toda democracia é: o que interessa a todos deve poder ser decidido por todos, seja direta, seja indiretamente, por representantes. Como se depreende, democracia não convive com a exclusão e a desigualdade. Verdadeiro é o juízo de Pedro Demo, brilhante sociólogo da Universidade de Brasília, em sua “Introdução à Sociologia”: “Nossa democracia é encenação nacional de hipocrisia refinada, repleta de leis ‘bonitas’, mas feitas sempre, em última instância, pela elite dominante para que a ela sirva do começo até o fim. Se ligássemos democracia com justiça social, nossa democracia seria sua própria negação”.

Não obstante, não desistimos de querer gestar uma democracia enriquecida, especialmente a partir dos movimentos sociais de base, proclamando o ideal de uma sociedade na qual todos possam caber, a natureza incluída.

O REGIME IDEAL – Será uma democracia sem fim, conforme Boaventura de Souza Santos, cotidiana, vivida em todos os relacionamentos: na família, na escola, na comunidade, nos movimentos sociais, nos sindicatos, nos partidos e, evidentemente, na organização do Estado democrático de direito. Portanto, pretende-se uma democracia mais que delegatícia, que não comece e termine no voto, mas uma democracia como modo de relação social inclusiva, como valor universal (vide Norberto Bobbio) e que incorpore os direitos da natureza e da Mãe Terra – uma democracia ecológico-social.

Esse último aspecto nos obriga a superar um limite interno do discurso corrente da democracia: o fato de ser ainda antropocêntrica e sociocêntrica, vale dizer, centrada apenas nos seres humanos e na sociedade. O antropocentrismo e o sociocentrismo representam um reducionismo. Pois o ser humano não é o centro exclusivo, nem mesmo a sociedade, como se todos os demais seres não entrassem em nossa existência, não tivessem valor em si mesmos e somente ganhassem sentido e valor enquanto ordenados ao ser humano e à sociedade.

CORRENTE DA VIDA – Ser humano e sociedade constituem um elo, entre outros, da corrente da vida. Sem as relações com a biosfera, com o meio ambiente e com as precondições físico-químicas, não existe nem subsiste. Na era da nascente geossociedade e da conscientização ecológica e planetária, a natureza, o ser humano e a sociedade estão indissoluvelmente relacionados: possuem um mesmo destino comum, como bem dizem a encíclica do papa Francisco “Cuidando da Casa Comum” e a “Carta da Terra”.

A perspectiva ecológico-social tem, ademais, o condão de inserir a democracia na lógica geral das coisas. Sabemos hoje pelas ciências da terra e da vida que a lei básica que subjaz à cosmogênese e a todos os ecossistemas é a cooperação de todos com todos, a sinergia, a simbiose e a inter-relação entre todos, e não a vitória do mais forte.

IDEAL BUSCADO – A democracia é o valor e o regime de convivência que melhor se adéqua à natureza humana cooperativa e societária. Realizar a democracia significa avançar mais e mais no reino do especificamente humano. Significa religar-se também mais profundamente com a Terra e com o Todo.

É o ideal buscado. No entanto, o que estamos vendo nos dias atuais é o contrário: um ataque à democracia em níveis mundial e nacional. O avanço do neoliberalismo ultrarradical, que concentra poder em pouquíssimos grupos, radicaliza o consumismo individualista e alinha os países à lógica do império norte-americano, solapa as bases da democracia. O golpe parlamentar dado no Brasil se inscreve dentro desse ideário.

16 thoughts on “A democracia está sob ataque em todo o mundo, inclusive no Brasil

  1. O discurso de Leonardo Boff é incontestável, verdadeiro, ampliando o significado de democracia.

    Faltou, no entanto, explicar as razões pelas quais avança o neoliberalismo ultrarradical que, inegavelmente, elabora projetos para que a democracia seja contestada ou posta de lado.

    Ora, as experiências com a esquerda, com o socialismo e comunismo não deram certo!

    O povo se deu conta que foi alvo de mentiras, enganos, que foi manipulado e conduzido por meia dúzia e espertalhões, e foi chacinado quando discordou dos métodos empregados à implantação desses regimes considerados “ideais”, e que diminui as diferenças sociais.

    Bem ou mal, o capitalismo significa uma democracia mesmo que capenga, liberdade de empreendimento, chance de crescimento, oportunidades de desenvolvimento, liberdade de ir e vir, muito diferente do comunismo e seu cerceamento de liberdades individuais e coletivas!

    Evidente que precisamos cuidar da Natureza, da mãe-terra, sob pena de a espécie humana desaparecer e logo, e que devemos mesmo nos desapegar do egocentrismo, como se fôssemos o centro do universo, concordo, sim, com as palavras de Leonardo Boff, mas seria muito interessante que o ex-frei trouxesse à baila o fracasso de movimentos sociais que visam a luta de classes, o rico como inimigo, o dinheiro como causa de sofrimento, e quando dirigentes de esquerda assumem o poder agem exatamente conforme as críticas que teciam anteriormente contra o capitalismo, contra a exploração do ser humano, contra os roubos que o povo está submetido pelos governantes!

    O PT é a prova cabal dessa mudança mental, de caráter, de dignidade, da essência partidária, que o levou ao Planalto, para depois se constatar que era pior que a extrema direita porque roubou muito mais do esta ao longo de apenas 16 anos!

    Na verdade, se Leonardo Boff quer uma sociedade nova, moderna, preocupada consigo mesma e com a Natureza, em plena integração do ser humano com a flora e fauna, mais os aspectos cósmicos que estão fora de nossa alçada, mas mesmo assim considerando todos os fatores que envolvem o planeta e seus habitantes, o nó górdio a ser desatado chama-se política, pois deletéria, abjeta, nociva e nefasta ao homem e à sociedade!

    Principalmente quando formadores de opinião como Boff, ainda fazem questão de dividi-la entre direita e esquerda, a direita madrasta de nossos anseios, a esquerda um sonho distante!

    Lamento, vamos continuar de mal a pior nesse particular, justamente porque de forma falsa uns significam a salvação, outros que estamos sendo aniquilados, quando o contrário é o que registra a História, de os movimentos ditos preocupados com o povo o destruíram, e os conhecidos como enaltecedores do vil metal foram os que determinaram o progresso da Humanidade!

    Boff é muito sutil nos recados que deixa favoráveis ao comunismo, mas as suas alegações são frágeis, e facilmente podem ser contestadas, até por mim, pertencente à plebe ignara!

    • Enquanto direita, esquerda e centro, oposição e situação, partdarismo-eleitoral, golpismo-ditatorial e seus tentáculos, velhaco$, não pararem de puxar as brasas para as suas respectivas sardinhas, e todos juntos não ajudaram a puxar a carroça comum que é o sucesso pleno do bem comum, jamais chegaremos à Democracia de verdade, Direta, Já, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME.

  2. Boff nunca foi sutil, apenas pretende ser para não mostrar, às vezes, que é um lulista irrecuperável.
    Ninguém pode saber de onde vem essa crença em uma pessoa despreparada para a vida pública, como esse ex presidente, que vendeu até a alma para ser aquilo que jamais poderia ser por vias mais honestas.
    Vamos parar de ser condescendentes com esses arrasadores da pátria que se fazem de cordeiros, mas não passam de lobos atrozes.
    Temos que dar um NÂO a essa canalha que levou o Brasil a situação que se encontra de desemprego, despreparo para encarar os problemas mais cruciais por falta de educação reta e ainda, por serem aliados à escória da política internacional.
    Vamosd dar duro em Boff que nunca gostou de se submeter à retidão da Igreja Católica, e sim, de de apoiar bandiitismo de lula, dilma e companhia do pt.

      • Democraticamente, temos que pedir que esse Boff vá escrever lá no instituto lula da silva onde seus artigos poderão ser melhor entendidos por psicopatas iguais a ele.
        Esse cara tira qualquer um do sério com suas pretensas manipulações de jovens despreparados que se tornaram esquerdistas ao lerem as mentiras desse exu dos tempos modernos.
        Vai mentir no inferno.

  3. 1) Nos anos 1990 li o livro de um pastor pentecostal dos EUA em que ele pregava o fim da democracia, lá na Pátria dele e, por extensão em todo o mundo.

    2) O motivo é simples. A democracia permite a chegada de outras e muitas religiões e assim o tradicional rebanho evangélico vai diminuindo…

    3) Coincidência ou não, a democracia parece que está acabando em diversas partes do mundo.

    4) ou seja, Democracia e Evangelicalismo (Evangelical como eles chamam nos EUA) não combinam, visto que é difícil aceitar o outro, o diferente, o contraditório.

    5) Em tempo, respeito e muito os protestantes e evangélicos democratas. Tenho muitos amigos nessas vertentes.

  4. Só queria que Boff explicasse o que aconteceu no Fundo de Pensão Postalis, administrado por sindicalistas e petistas. Também gostaria que me explicasse como China e Rússia ocupam os primeiros lugares em dinheiro em paraíso fiscal. O comunismo é uma ditadura que perpetua o presidente por até 5 décadas (Fidel), onde ele faz o que quer, enriquecendo a ele e seus amigos. Foi mais ou menos parecidos com o que o Lula fez no país.

  5. Eu não entendo….. Tem gente que, com toda a razão , critica o Maduro e depois pede golpe militar…
    Como disse o Caetano: Não que pensamento torto…..

  6. Quando Boff publica, corro para ler primeiro os comentários. É por ali que inicio a leitura. E a constatação até agora não falhou: na sua maioria os comentários desmontam Boff.

    Só depois vou lê-lo.

    Boff me faz lembrar do menino que matou os pais (se pudesse ele apoiaria a ditadura ou um regime hierárquico. Clérigo [no caso dele, ex-] é por formação uma espécie de ‘realeza clerical’), e, preso, pediu perdão ao juiz pelo fato de que era um órfão.

    Clérigo mimado, quando aquele papa alemão chamou-o à chincha em uma de suas visitas ‘ad limina’, miou. Restou-lhe a pena, visto ter perdido os fundamentos da fé.

    Assim é para ele a democracia ou qualquer outra instituição que fundamente seus princípios em verdades históricas. Por exemplo, a democracia.

    Mas eu acho bom que ele apareça aqui de vez em quando. A sabedoria ensina que um rabo de arraia na cabeça da gente quando lê um tipo assim faz muito bem para despertar.

  7. Interessante observar nas tais “pesquisas” eleitorais que 1% a favor de Aécio e 28% a favor de Lula, por ora, dão conta de que pelo menos uma boa parte dos eleitores anda envergonhada do que os seus pimpolhos andaram fazendo nos carnavais passados. Enquanto direita, esquerda e centro, oposição e situação, partdarismo-eleitoral, golpismo-ditatorial e seus tentáculos, velhaco$, não pararem de puxar as brasas para as suas respectivas sardinhas, e todos juntos não ajudarem a puxar a carroça comum que é o sucesso pleno do bem comum, jamais chegaremos à Democracia de verdade, Direta, Já, como propõe a RPL-PNBC-DD-ME.

  8. Esse cara nunca enganou homens de bem, ele só engana os “serviçais” do seu ídolo e chefe , pobre operário que tem em conta corrente 9 milhões de reais e fiel destruidor do Brasil por inteiro. Cara nojento esse “boffe” !!!!!

  9. O PT e os movimentos libertários da CNBB e de fatias da igreja católica, ao longo das últimas três décadas, ensinaram o povo a votar!
    Quando fala que a democracia está sendo atacada deveria explicar quem ataca e de qual democracia fala.
    Se for a que seu partido defendeu e defende, bem, ai não tem como deixar de ser atacada. A democracia não tem nada a ver com a prática aplicada.
    Democracia é respeito as leis, responsabilidades antes de direitos, decisões das maiorias.
    Eles fizeram tudo o contrário e agora querem defender qual democracia?
    Fallavena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *