A estranha amizade de Lula com o agente da CIA Stanley Gacek

Valmor Stédile

Quem imagina Lula como referência política positiva, a ponto de admitir sua volta ao processo eleitoral passando rasteira na atual titular da Presidência da República, Dilma Rousseff, é bom refletir sobre o que escreveu Antonio Santos Aquino aqui na Tribuna da Internet. Aquino citou frases emblemáticas, referindo-se à liderança de Lula, ditas nos anos 80 por Brizola (“o PT é a UDN de macacão e tamancos”) e Darcy Ribeiro (“o PT é a esquerda que a direita gosta”), porém o mais impressionante é a revelação da amizade de Lula com alguém da CIA chamado Stanley Gacek:

“Não se enganem, da CIA mesmo. Hoje esse sinistro personagem, é diretor adjunto da Organização Internacional do Trabalho. Veio a Luziânia no III Congresso da Nova Central Sindical e ficou por aqui conversando com o amigão Lula para ver os acontecimentos. Quem quiser e puder, desminta”, disse Aquino. E as recentes revelações de Tuma Júnior, que em seu livro diz que Lula era informante de Tuma pai, reforçam esse perfil do petista.

CONTO DE OPERÁRIOS

É difícil desmentir Stanley Gacek porque ele já foi chamado de “guru de Lula no sindicalismo dos EUA” aqui mesmo na Tribuna, por nosso comentarista internacional Argemiro Ferreira. Casado com a brasileira Liliane Fiúza, Gacek fala português fluentemente. Em 1980, quando Lula ficou preso por 31 dias, ele veio ao Brasil para demonstrar a “solidariedade” da poderosa AFL-CIO (Federação dos Trabalhadores das Indústrias dos EUA) ao sindicalista brasileiro.

Em 1981, Gacek levou Lula a Varsóvia para trocar figurinhas com Lech Walesa, o metalúrgico de Gdansk que recebeu toda ajuda da CIA para minar o governo da Polônia e chegar à presidência. Por fim, foi Gacek quem promoveu, em 1992, o primeiro encontro do Banco Mundial e do FMI com 80 líderes sindicais latino-americanos, incluindo Lula.

Muito conhecido no PT, onde é chamado de Stan, o sindicalista da AFL-CIO se mete também com negócios financeiros, representando interesses de fundos de pensão americanos que investem no Brasil. (CN)

PREMONIÇÃO BRIZOLISTA

É importante recordar que na entrada dos anos 80, com o esgotamento do ciclo autoritário que vinha desde a deposição do presidente João Goulart pelo golpe militar de 1964 (praticado com o apoio da CIA e a submissão do Congresso brasileiro), foi programada uma abertura política “lenta, gradual e segura”. As classes dirigentes cercaram-se de cuidados conspirando para evitar a ascensão de Leonel Brizola ao poder, que assombrava por carregar a bagagem histórica da Era Vargas, inclusive sendo cassado em 64 e submetido ao exílio de 15 anos.

Nas eleições de 1982, Brizola conquista o governo estadual do Rio de Janeiro e Lula fica em 4º lugar para governador de São Paulo, mas apesar disso o petista foi turbinado pela mídia para cumprir seu papel, dividindo o trabalhismo no 1º turno para perder no segundo. Fez isto em 1989, 1994 e só não em 1998 porque Brizola cedeu num gesto de humildade sendo seu vice, numa frustrada tentativa de evitar algo que considerava pior, a reeleição de Fernando Henrique Cardoso, porque queria estancar as privatizações que depois Lula acatou subscrevendo a famosa “Carta ao Povo Brasileiro”.

Brizola costumava dizer que “o PT é como uma galinha que cacareja para a esquerda, mas põe os ovos para a direita”. E a conclusão vinha do debate presidencial de 1989, como é possível verificar no pequeno trecho do vídeohttp://www.youtube.com/embed/9ViENegKea4?

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGStanley Gacek, não por coincidência, claro, é hoje diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho no Brasil. (C.N.)

 

37 thoughts on “A estranha amizade de Lula com o agente da CIA Stanley Gacek

  1. Copiado do jornal da época:

    Depois de classificar o presidente Fernando Henrique Cardoso de “bobo alegre” e o governo de “leviano”, o candidato a vice-presidente pela frente de oposição, Leonel Brizola (PDT), disse que não se preocupa com a recessão japonesa.
    “Ela deve ser uma preocupação do atual governo. A nós não preocupa. O sistema econômico dependente foi instituído pelo atual governo e é ele que tem que dar as soluções. Compreendeu como é?”
    Ele ontem participou da convenção estadual do PDT no Rio, que homologou a candidatura de Anthony Garotinho ao governo.
    Para Brizola, a crise japonesa é como “as anteriores” (México, Rússia). “Tudo isso são jogadas internacionais. Como é que elas não afetam a Austrália?”, perguntou. “São jogadas para explicar as crise do próprio sistema econômico brasileiro”, afirmou. “Nunca dependemos tão fortemente do estrangeiro como agora. Até 31 de dezembro, como diz o Lula, o problema é dele (de FHC).”
    Segundo Brizola, o objetivo principal de um eventual governo da frente formada por PT, PDT, PSB, PCB e PC do B será a recuperação do desenvolvimento e a abertura de oportunidades de empregos.
    Ele defendeu uma tributação especial para as empresas privatizadas. “É o mínimo que temos que exigir para empresas beneficiadas em operações que não contenham irregularidades e que não estejam operando em atividades estratégicas, como a Vale do Rio Doce.”

    Falta de escrúpulo
    Além de corroborar as suspeições de Luiz Inácio Lula da Silva de que a venda da Telebrás servirá para fazer “caixa dois” para a campanha de FHC à reeleição, Brizola fez outra acusação.
    “Se o FHC tivesse um mínimo de escrúpulo, ele não teria aceitado as enormes quantias de dinheiro que recebeu do Banco Nacional para ser candidato. Seu filho era casado com uma das donas do banco. É impossível que ele não soubesse da situação do Nacional. No entanto, recebeu quantias gigantescas de um banco falido que estava fraudando seus balanços.”
    Sobre a ameaça de processo de FHC à acusação de criação de “caixa dois”, Brizola disse que passará um abaixo-assinado pelo país para quem quiser confirmar a declaração.
    “O senhor Fernando Henrique se prepare não só para processar dois. Ele deve se preparar para processar milhões de brasileiros que irão subscrever nossas declarações e denúncias a esse respeito”, afirmou Brizola.

    • Renato, as crises mundiais so afetavam o BraZil, nao afetava a China por exemplo, que chegou nos tempos de FHC a crescer 15%, nao afetava a India que crescia acima de 7%, como nao aferava os Alemaes que crescia o dobro do BraZil,a Espanha que crescia tanto que vinha derramar seus dolares por aqui. Enquanto o FMI vinha dirigir o pais, como dizer, quanto deveria ser o salario minimo, ou quanto a previdencia poderia dar de aumento para os aposentados.
      Isso sem falar no proprio Mexico que quebrou em 95 e alguns anos depois sua economia ultrapassava a nossa, ficando maior que a nossa ate Lula chegar ao poder.

  2. Para mim não é surpresa. O dia que a mídia resolver divulgar sobre a maior organização criminosa da América Latina, criação do bandido Lula com a desgraça humana, ainda viva, Fidel Castro, a população brasileira vai se escandalizar e dar um basta na vida política desse canalha.

    Não é à toa que ele foi atrás da cidadania italiana para sua família. Lula

    Aliás, a exemplo de Lula corleone, Pizzolato fugiu para a Itália. É o destino dos canalhas mafiosos.

  3. Não precisava nem do mensalão para enquadrar o bandido Lula. Bastasse a justiça ser feita no caso que envolveu Lula e Amir Lando no caso da concessão dos empréstimos consignados aos velhinhos do INSS feitos pelo BMG.

    Não fosse a blindagem desse escroto conseguida com a aparelhagem dos órgãos públicos, especialmente dos órgãos de justiça, e este escroque já estaria cumprindo pena.

    • Em 29/01/2013, Publiquei no Facebook,que passou despercebida por muitos, agora, mais embassada (ler até o fim-ver a conclusão da analise ao final):

      COMO OS APOSENTADOS/PENSIONISTAS DO INSS, COM MAIS DE 1 SM,FORAM USADOS,ATRAVÉS DO CREDITO CONSIGNADO,NO SUBSIDIO AO MENSALÃO:

      Ao longo dos ultimos 20 anos, nós Aposentados/Pensionista do INSS, com mais de 1 SM (muitos já cairam para 1 SM), tivemos arrochos nos aumentos anuais:
      -pelo FHC (2 governos-QUE INCLUSIVE NOS CHAMOU DE VAGABUNDOS);
      -pelo Lula (2 governos-que acabou nos enrolando com o CREDITO CONSIGNADO, que com a LUCRATIVIDADE DO BANCO BMG,subsidiou o escândalo do MENSALÃO-Lula- apesar de ter feito demagogia em 1989 para os aposentados/pensionistas do INSS, ao ser eleito, vendeu-nos o Credito Consignado para resolver nossos problemas- concedeu credito que nos endividou mais, ao invês de aumento de renda e olha que foram 8 anos,COM 3 AGRAVANTES;

      1) usou verba do governo para fazer marketing pessoal/politico, ao enviar-nos 10 milhões de cartas persuadi-nos a utilizar o tal crédito(enquanto nos arrochava nos aumentos anuais durante seus 8 anos de governos);
      OBS: Apoiado por Centrais,Confederações e Federações, associações e sindicatos
      que também compraram a ideia e até divulgou,inclusive em seus sites.

      2) disponibilizou nossos dados pessoais-INVASÃO DE PRIVACIDADE,para os bancos/financeiras que ligavam incessamente para nossas residencias -como dispunham de todos os nossos dados, muitas denuncias de creditos consignados foram feitos,sem a autorização do aposentado/pensionista do INSS;
      OBS: com total omissão e silÊncio de tais entidades que dizem nos defender.

      C) Como eramos o publico alvo prioritarios,em torno de 26 milhões de aposentados/pensionistas do INSS, PAGAMOS E CONTINUAMOS PAGANDO, qdo se faz um credito consignado, a MAIOR TAXA DE JUROS AO MES ( muito superior aos SERVIDORES PUBLICOS-ativos e inativos e o pessoal das Forças Armadas(Exercito/Marinha e Aeronautica)-pessoal civil, militar da ativa e da reserva.

      OBS: NENHUMAS das Centrais,Confederações e Federações, associações e sindicatos
      atentaram para este detalhe SIGNIFICATIVO.Se omitindo e até divulgando de FORMA OSTENSIVA tais creditos consignados (talvez recebessem até comissões)

      – Dilma, pelos 3 anos de governos, já sinalizando arrocho em 2014.

      Com escândalo do mensalão,conforme divulgado,o BMG teve uma lucratividade altissima(algo em torno de R$ 1 Bi ). Como , dentro do publico alvo , do Credito Consignado eramos a maioria e pagavamos uma taxa de juros mensal maior que os demais beneficiados, contribuimos sim,de forma indireta,com a lucratividade dos emprestimos feito,nos mecanismos do mensalão.Será que estou equivocado em minha avaliação.

      Na leitura dos livros:
      -MEN$ALÃO – O julgamento do maior caso de corrupção da historia politica brasileira, de Marco antonio Villa, Editora LeYa;
      -O PAIS DOS PETRALHAS II – O inimigo agora é o mesmo, de Reinaldo azevedof, editora Record.

      Podemos concluir:
      Lula precisou do CREDITO CONSIGANDO, para viabilizar o Mensalão.
      A estratégia foi muito simples : ARROCHOU OS APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO INSS, COM MAIS DE 1 SM,em seus aumentos anuais -principalmente durante os seus 2 mandatos, IMPELINDO-OS A RECORRER AOS CREDITO CONSIGNADO, QUE PROPORCIONOU LUCRO DE R$ 1 BILHÃO .(com os agravantes citados acima- maior taxa de juros mensais, maior volume de beneficiados,proporcionando maior lucratividade na operações).

      No livro sobre o mensalão, na pagina 200, lemos a declaração do advogado Luiz Francisco Correa Barbosa,defensor de Roberto Jefferson:
      “O ministro Marco Aurelio usou para o presidente Lula a expressão carioca: “é safo”, é esperto.É doutor honoris causa em universidades brasileiras e de fora do pais.Mas é um pateta? Não, é safo.Não só sabia , como ordenou o desencadeamewnto de tudo isso que essa ação pena escrutina.sim ,ele ordenou.Aqueles miniistros eram apenas excecutivos dele.Mas, recebida a denuncia, a PGR deixou o dono fora da ação.Esta oração tem sujeito.”
      Continuando com a analise do escritor do livro (que colocarei alguma palavras em caixa alta):

      Fez uma ACUSAÇÃO GRAVE ao ex-presidente Lula,o qual teria editado uma MEDIDA PROVISOIRA para favorecer o BANCO BMG – QUE DESEJAVA OPERAR COM O CREDITO CONSIGNADO-e, em troca, dos esprestimos paa abastacer o esquema:

      voltando ao adv.do Roberto Jefferson:
      “Dirigentes do BANCO BMG pedem audiência com o presidente(Lula).Concedida a audiência, o presidente,poucos dias depois, emite uma Medida provisoria permitindo que todos os bancos do pais operrasse credito consignado. […]”.Em dois meses ,o BMG entrou no mercado.Em seguida, o PT obteve empréstimos do Rural e BMG, esses tawis empréstimos a que se refere a ação Penal.É evidente a arelação, o entrelaçãomento entre esses fatos”.

      Na página 291, do livro Mensalão, pode ser ler :

      “Na mesma edição da revista (VEJA-Sobre entrevista de Marcos Valério -em que dizia: “Vão me matar”),foi entrevistado Lucas, ex-func.do Bco Rural,responsavel por entregar à policia a documentação que comprova o pagamento em dinheiro aos parlamentares e REVELAVA O PLANO DE CRIAÇÃO DE UM BANCO ENTRE

      CUT,
      o (bco) RURAL e o BMG,

      com objetivo de controlar o crédito consigando para os aposentados.o plano, para o bem do Brasil, acabou sendo abortado após entrevista de Roberto Jefferson e a revelação do escandalo.ERA UM NEGOCIO DE 1 BILHÃO DE REAIS.”

      Em minha análise, o negocio era tão bom, que nós , aposentados/pensionistas do INSS, com mais de 1 SM, precisariamos de ser sacrificados em nossos aumentos anuais, como acontece até agora, para subsisdiar , com taxas maiores, o altissimo lucro como o CREDITO CONSIGNADO.

      Lula trocou o Credito consignado (endividando-nos), ao inves de conceder aumentos anuais condignos. Uma Renda digna anual de fato.

      • No projeto de poder do Lula/PT, fomos vendidos como escravos para os banqueiros.Já a DILMA É A TERRORRISTA DOS APOSENTADOS/PENSIONISTAS DO INSS, com mais de 1 SM, arrochou em seus 4 anos de governo,
        MASSACRANDO-os,torturando-os de forma indefesa,pessoas idosas
        que realmente deram seu suor para construir uma nação- trabalhando sem matar OU roubar ninguem- ,e contribuindo para a Prev.Social por mais de 30 , 35 anos.

        O instrumento de tortura da Dilma é a sua CANETA que veta o mesmo percentual dado ao salario minimo.A CELA/PRISÃO dos Aposentados e pensionistas do INSS,c/+1 SM, é o CRÉDITO CONSIGNADO;

        O tempo de PRISÃO pode ser de 6,7 ou 8 anos de parcelas que eles tem sacrificar sua aposentadoria para pagar emprÉstimos no valor de 20 a 30% dos seus rendimentos mensais, que nem dá
        para pagar um plano de saúde, e com muito sacrificio comprar os remédios necessarios-parcelando também a perder de vista.

        Concede isenção em IPI em veiculos e na linha branca e marrom, mas não concede nos remédios que atinge os idosos (muitissimos que são aposentados/pensionistas do INSS).A maioria dos remédios que necessitam , são carissimos e não são os distribuidos pela rede pública.
        Desonera a folha de pagamentos das empresas,afetando a arrecadação da Prev.social/INSS;
        Não tem coragem de cobrar uma divida da Prev.social/INSS de quase ou mais R$ 1.000.000.000.000,00 (isto mesmo R$ 1 trilhão de reais) de empresas multinacionais,empresas de comunicação, bancos,a maioria dos muncipios e times de futebol;
        Utiliza 2 indices diferentes para aumentos anuais: 1 para o Salario Minimo e outro para quem ganha mais de 1 SM(metade do indice dado ao SM)-tendo consequencia quase 700.000 mil aposentados/pensionistas caindo todo ano para o SM.

        APOSENTADOS/PENSIONISTAS DO INSS
        O CREDITO CONSIGNADO É A SUA DESGRAÇA

        Enquanto ele existir, você estará cada vez mais ferrado:
        1) ficará endividado pelo restinho de sua vida;
        2) não terá aumentos dignos anuais-se o governo federal der aumento digno, você não precisará de credito consignado (os bancos não vão gostar);
        3) contribuirá com a altissima lucratividade dos bancos que cobra a MAIOR TAXA MENSAL,em comparação aos milares das FFAAs e Servidores Publicos;
        4) ajudará nas doações dos bancos as campanhas politicas de candidatos -que se omitem e não denunciam ou fingem defender melhores aumentos anuais para os aposentados/pensionistas do INSS, com mais de 1SM.
        5) OS BANCOS VÃO DITAR AS NORMAS PARA O REFINANCIAMENTO DO CREDITO CONSIGNADO -sem concorrencia-VÃO IMPOR A TAXA QUE QUISEREM

        Extraido da matéria:”Mas não vai haver uma concorrência interna?
        Não, pelo seguinte, isso vai ser muito bem definido. O que acontece: nós temos uma carteira atual no BMG onde o cliente está sempre refinanciando. Ele pega um empréstimo de R$ 1 mil, ele paga 30% desse empréstimo e volta querendo mais dinheiro. Tudo que for refinanciamento nós vamos fazer no BMG e tudo que for contrato novo a gente faz no Itaú BMG. Então, não tem a menor dificuldade.

        http://www.em.com.br/app/noticia/economia/2012/07/14/internas_economia,306005/parceria-bmg-e-itau-nasce-um-banco-de-r-1-bilhao.shtml

  4. Enquanto os crimes do pessoal do PT vem a público , o pessoal do PT aqui tenta aqui infantilmente desviar o assunto.

    É o MAV (militância em ambiente virtual) criado pelo PT, para tentar abafar seus crimes.

  5. O PT está gastando uma fortuna para manter esses MAV’s infestando as redes sociais. É gente desempregada ou subempregada, cooptada pelo partido a fazer o trabalho de orientação ideológico-partidária.

    Logo aqui na Tribuna da Internet?!

    A cretinice é do tamanho da do seu chefe – o mula – e de seus correligionários: Dirceu, Genuino e Delúbio, entre outros.

  6. Lula era amigo do agente. Pior é um ex Presidente nosso, que sem ter um fio de cabelo seu molestado, quando o Regime Militar pegou pesado com alguns subversivos, ele saiu do pais e foi morar em Paris.
    Quandona/Cia montou o esquema para derrubar e assassinar Allende lá estava ele de volta, o regime de Pinochet que foi o mais cruel, com os oposicionistas, tambem nao molestou o ilustre agente da Cia, e ele saiu do Chile sem que um fio de cwbelo seu fosse tocado.
    Que tal……..senhores………

  7. Pior!… Não há nada pior do que ter um boçal comunista planejando com Fidel a cubanização do Brasil e de toda a América Latina. Esse é o verdadeiro projeto petista.

    Não há pessoa, lei, instituição, órgão ou Estado que impeça essa canalhada de investir contra a democracia póstuma ao regime militar.

    O que a canalha não conseguiu com Jango está tentando agora com todas as suas forças, garras e dentes.

    Não conseguirão! Somos um povo conservador, e no final serão vencidos pelo povo que saberá escolher vomitando neste regime ditatorial que a esquerda tenta implantar a qualquer custo.

    Toda essa politicalha é só pano de fundo, é só uma cortina de fumaça para o verdadeiro projeto petista-comunista.

    O povo não é tolo e já está vendo tudo isso.

    Não vão conseguir!

  8. Afinal de contas, Valmor, Tuma Jr. e Wagner Pires, Lula é agente da CIA e Informante da Ditadura Militar, ou é agente de Fidel Castro, Cuba e do comunismo ? Ou será as duas coisas incompatíveis ao mesmo tempo ? Gollpismo-ditorial e partidarismo-elleitoral, velhacos, o problema é que o teu passado te condena e o teu presente não te recomenda. Portanto, só mesmo um Projeto Novo e Alternativo de Política e de Nação, bem definido, indubitável, com começo, meio e fim, de baixo para cima e das ruas para os palácios, pode libertar o Brasil e o povo brasileiro das amarrações e nó górdio pretéritos, como propõe o HMM.

  9. Inspirado em alguns comentários, devemos urgente colocar em pauta os governos de D. João, Pedro I, Pedro II e por aí afora.

    Não acredito que sejam opiniões próprias. Só podem ser bonecos dirigíveis, para não dizer coisas deselegantes.

  10. A pauta do artigo é que Lula e CIA … têm tudo a ver.
    Fico, entretanto, sem entender como o Wagner, cujo posicionamento (tantas vezes repetido e digno de efusivos aplausos, pelo seu embasamento técnico e visão de mundo!!!) em relação ao capitalismo e ao sistema financeiro vigente no mundo imposto por uma moeda falsa, o DOLLAR, simplesmente devastador, saqueador e arrasador, passa a mencionar Cuba, o que nada tem a ver com o artigo.
    Ora, se Cuba não tornou-se o sonho dos revolucionários comandados por Fidel, e está muito longe disso, faz todo o sentido nos perguntarmos: Qual país teria suportado 53 anos de um bloqueio/embargo imposto pelos Estados Unidos, sofrendo sanções que provocaram prejuízos na ordem de US$1,5 trilhão? E as votações na ONU determinando o fim do bloqueio, sempre terminam em 191 x 2 … 184 x 4 … e por aí vai. Como seja: o mundo clama pela Liberdade de Cuba, para que a ex Joia do Caribe possa tornar a existir como Nação. Mas os ‘arautos da liberdade’ (argh!!!) … não querem e não deixam. Os Estados Unidos não a-d-o-r-a-m falar em liberdade? Então que encerrem o bloqueio!!! Deixem Cuba existir!!! “Esta noite … milhões de crianças dormirão nas ruas do mundo. Nenhuma delas é cubana”. (Fidel Castro)

    • Uma coisa é reconhecer o maior erro do sistema capitalista e saber que o sistema está em um beco sem saída, a continuar com a lógica de acumulação financeira. Outra coisa, caro Almério, é aceitar a cubanização do Brasil como a solução dos nossos os problemas econômicos e sociais.

      Não é por aí.

      Não estou preocupado com Cuba ou o povo cubano. Eles que metam o pé na bunda do ditador sanguinário de uma vez por todas. Aquela múmia do demônio!

  11. O Sistema Capeta-Lista tem torturado e matado um sem número de pessoas, no mundo inteiro. E assim prossegue.
    Se é para falar em ser ‘sanguinário’, Wagner … por que excluí-lo? Por que excluir o Capeta-Lismo como o sistema mais devastadoramente sanguinário? O ‘beco sem saída’ … conduz os povos à morte!!! Estamos presos nesta boate KISS e somos obrigados a inalar esta fumaça mortífera e mortal!!!
    Se ninguém está preocupado com Cuba … então por que mencioná-la aqui e agora, fora do contexto do artigo? E por que o mundo silencia diante dos números que são apresentados há décadas na ONU? E quem é que deseja cubanizar o Brasil? E … o que significa isto, ‘cubanizar’? Será a capacidade de resistir por 53 anos a um bloqueio genocida, como o imposto pelos Estados Unidos?
    Você sabe da crueldade imposta com torturas e mortes pelos Estados Unidos, em quase todos os quadrantes do planeta. Você sabe. E sabe muito bem.
    Mas … a culpa é do Fidel, do Raúl, do Camilo e do … CHE. Claro. Só podia ser.
    (você assistiu o vídeo, conforme lhe pedi, Wagner? creio que não …)

    • Assisti sim. Está correto.

      Eu só não acho que é mais correto aceitar um erro mais monstruoso que o próprio capitalismo que é o comunismo. Este aí não!

      Simples assim.

        • Prezado Almério, cubanizar o Brasil é substituir as nossas instituições democráticas – o poder executivo, o poder judiciário e o poder legislativo pelos comunas e suas idiossincrasias à lá cubana.

          O que eu não quero para meus filhos e netos é sabe-los debaixo do tacão comunista e servo de um sistema falido que só beneficia aqueles que possuem a carteirinha do partido e fazem carreira nele.

          Eu prefiro a meritocracia mil vezes à ditadura do proletariado. Não quero ninguém fazendo lavagem cerebral nos meus filhos. Muito menos utilizando de artifícios e artimanhas gramscianas para incutir no meu filho falácias de um derrotado intelectual e moral como Karl Marx.

          Viva a meritocracia!

  12. Perfeito o comentário do Almério Nunes. Tem muita gente mais preocupada
    com Cuba do que com o Brasil. O PT (Lula) foi um partido teórico de esquerda, socialista antes de ser governo, quando governo, na prática é a pior direita, aquela
    que se apresenta como esquerda, mas faz o jogo da direita corrupta.
    O PT nada fez para mudar os malfeitos de FHC, pelo contrário deu prosseguimento
    a tudo de ruim e bom do governo anterior. Os empreiteiros, os banqueiros, a elite
    brasileira e as grande potências, estão muito satisfeitos com o governo “comunista”
    do PT (Lula).

  13. Tem gente que adora dirigir olhando o retrovisor e não para frente.

    Qualquer dia desses vão querer convencer os leitores do blog que os problemas do governo Dilma foram causados por D. Pedro I, D. Pedro II, Deodoro, Floriano Peixoto, Rodrigues Alves, Getúlio ou outros.

  14. Agradeço aos comentaristas por enriquecerem o debate com acréscimo de informações, respeitando as eventuais contrariedades e confiante no discernimento dos leitores em relação ao que escrevi. Só quanto à afirmação do Alexandre, quando diz “…o problema é que o teu passado te condena e o teu presente não te recomenda…”, gostaria de saber a quem ele se refere e que projeto seria esse “…bem definido, indubitável, com começo, meio e fim, de baixo para cima e das ruas para os palácios…” porque achei bem interessante a ideia. E estou disposto a cooperar, importando saber quem de cima pra baixo vai assumir as rédeas ou estimular isso? No piloto automático é que não pode evoluir.

    • Valmor, esse sujeito é maluco. Cada vez vem com um nick diferente. Chama-se José Roberto Loriaga Leão e dedica seu tempo, há 20 anos, a perturbar todos os blogs possíveis e imagináveis com sua cantilena de ser, ele mesmo, a solução para o país.

      Não vale nada. Não perca seu tempo.

  15. Hoje essa história toda de Lula é sabida. Sabemos até seus codinomes junto ao Dops, segundo o livro do Tuminha. Portanto, não há como negar isso. Acho que os defensores de Lula deveriam tentar explicar pra nós como uma figura dessas, com todas essas incoerências e incongruências, é visto por eles como um grande líder. Houve um tempo em que fui iludido, mas esse tempo passou.

  16. Carlos Newton,

    esse cara, o Stanley Gacek, membro da CIA, é hoje diretor-adjunto da Organização Internacional do Trabalho no Brasil ?

    É cama e mesa com o Lula ?

    Com o Lula presidente do Brasil que promulgou a Convenção 169 da OIT em 19 de abril de 2004, por meio de Decreto nº 5.051 (assinado por Lula e pelo ministro Celso Amorim), impondo força normativa e condicionando a obediência de todos os brasileiros perante a Convenção ?

    Todos sabemos que essa Convenção 169 da OIT é uma trapaça contra o Brasil para mutilar seu território e que os Estados Unidos, pátria de Stanley Gacek, amigão do Lula, não assinou a “Convenção”.

    Agora passei a ter a certeza que essa nociva Convenção 169 da OIT não será denunciada até julho deste ano e o Brasil continuará a ter seu espaço territorial mutilado.

  17. Prezado Wagner,
    Na China não há Legislativo, Judiciário ou qualquer coisa parecida. E aqui no Brasil existe isto? Ou um grupo tão sórdido quanto canalha, tão corrupto quanto saqueador, tão manipulador quanto explorador, a nos empurrar números, estatísticas, orçamentos e déficits primários e mais um monte de blablabla para torpemente enganar-nos a todos?
    A China é comunista. Lá é o país com o maior número de condenações à morte … e execuções.
    Os Estados Unidos … devem a China US$2 trilhões … que não pagarão nunca.
    Bem, é aqui que criamos nossos filhos e netos.
    E … em visita a Cuba e seus povoados e pequenas vilas, pude ver pessoas trabalhando felizes, produzindo, cantando e dançando, vendo nossas novelas e se divertindo. Comer camarões e lagostas lá … é algo ao alcance de todos. Não há gangues nem traficantes de drogas. À noite, andei por Havana … sem perigo algum.
    Entre as mais importantes descobertas recentes da Medicina, pelo menos duas são de médicos cubanos (tenho tudo aqui, os dados são de conhecimento e acompanhamento mundial: progressos gigantescos em ‘tumores malignos em estado avançado nos pulmões’ e ‘drogas cubanas originárias de células-tronco para a recuperação da visão e outras deficiências visuais’). Todos têm acesso a clínicas e hospitais graciosamente. O Estado paga a saúde e a educação do povo. Cuba é o país com o maior número de médicos por habitante, em todo o mundo. Tirei fotos bebendo piñas coladas, mojitos e cuba-libre com a galera, cantamos jazz e as músicas do Frank Sinatra, super conhecidas dos músicos cubanos e (claro!) muito admiradas. Eles amam o The Voice!!! Pequenos bares com música … são encontrados aos borbotões, em todos os lugares de Cuba.
    Voltarei lá, é claro. Conversei com italianos, indianos, chineses, alemães … tem gente de muitos países querendo fazer negócios com Cuba, agora que o embargo está agonizante.
    Mas, Wagner, você assistiu o vídeo … e não se estarreceu??? Como pode??? Ali vemos um dos maiores Crimes Contra A Humanidade sendo praticado, arrasando os povos do mundo inteiro!!! O DOLLAR não existe!!! É uma invenção macabra e diabólica!!! Ora ora ora!!!
    Peço que comente, se possível. Debateremos sobre AQUILO, aqui mesmo.
    Saudações.
    Almério

  18. Almério, meu caro, sobre todos esses números e “blá-blá-blás” a que se refere e que são motivos da derrubada ou ascensão de presidentes em países com regime democrático, alguém já deu a dica: é a economia!

    Sobre a cubanização do Brasil, recomendo que leia as atas do Foro de São Paulo, cuja existência completou 24 anos. Criação de Fidel Castro e seu boneco Lula.

    Sobre Cuba, deixo-lhe o que já sei dita por gente ainda não colonizada mentalmente e com visão clara das coisas que de fato são. Sem floreios ideológicos.

    …………………………………………………………………………………………………………………….

    Verdades e contos sobre Cuba

    Escrito por Pedro Corzo | 07 Maio 2014

    Enquanto por décadas um grupo de cubanos radicados no exterior dedicou uma grande parte de seu tempo a lutar para que em seu país retorne a democracia e se estabeleça uma sociedade de direitos, outro setor, menor em número mas também fora de Cuba, trabalhou por anos a favor de que os Estados Unidos modifiquem sua política para a ditadura dos irmãos Castro, sem demonstrar interesse em mudanças políticas na ilha.

    É paradoxal, porém ambos os setores recorreram a diferentes estratégias para conseguir seus propósitos e procurou ajuda em governos e entidades estrangeiras para alcançar seus fins.

    O primeiro grupo transitou por inúmeras vias. A luta armada foi uma delas. Recorreu à violência quando estimou pertinente e posteriormente, sem renunciar ao passado, um amplo setor desse grupo se convenceu de que era necessário usar outros métodos para a mudança necessária e assumir estratégias diferentes.

    A mudança não modificou o compromisso e a luta pela liberdade a continuação por outras vias.

    Denúncias mundiais, publicações, conferências, respaldo material à oposição interna, assistência a eventos nos quais se expõe a realidade cubana, entrevistas com funcionários de governos para buscar apoio em foros internacionais, tudo o que seja possível no marco do politicamente correto nestes tempos.

    Entre os membros que integram este grupo pró-democracia há diferenças evidentes, alguns se questionam e possivelmente não compartilham uma ou outra decisão, porém não há dúvidas de que são indivíduos e grupos que querem uma mudança que conduza à democracia e ao respeito ao cidadão em Cuba.

    Um aspecto divisivo neste campo é o embargo, porque há pessoas que favorecem o fim do mesmo sem esperar nenhuma retribuição, já que é uma demanda que corresponde às suas convicções. Há outros que se opõem à violência por princípios morais, como há os que não participaram em um greve de fome por suas crenças.

    É justo também dizer que neste setor há os que ainda continuam defendendo os métodos usados no passado, acreditam na confrontação, estão a favor da ruptura e o fazem com devoção porque, apesar dos anos, não lhes falta disposição para lutar.

    O outro grupo também é complexo porque, embora haja representantes do setor que lutaram pela democracia em Cuba, é muito discutível que na atualidade mantenham o mesmo compromisso.

    Este setor, nutrido fundamentalmente por indivíduos que nunca enfrentaram a ditadura, investe grandes esforços e recursos para que seus reclamos sejam ouvidos por quem possa exercer influência a seu favor. O paradoxo é que muitos cobrem suas ambições de lucro sob o manto humanitário da reunificação familiar, o intercâmbio cultural e o fim do embargo.

    Essa história do embargo é importante porque, embora afirmem que sua derrogação favorecerá ao cubano a pé, a realidade é que as oportunidades de negócios se incrementariam e beneficiariam economicamente aos que promoveram a mudança.

    Na realidade, embora haverá exceções, a intenção é lucrar porque a reunificação familiar e as viagens a Cuba sem limitações, favorecem economicamente as agências de viagens que vendam passagens para Havana com preços como se fossem para Madri.

    O intercâmbio cultural favorece os promotores de espetáculos, uma atividade lucrativa válida como qualquer outra, que não é necessário justificar com o conto de que se está favorecendo o re-encontro entre cubanos.

    Seu afã imediato é que os Estados Unidos eliminem todas as restrições impostas ao regime de Havana, inclusive o comércio, financiamento e certamente viagens e intercâmbios culturais que afinal de contas são como uma calçada de um só via porque termina favorecendo o regime dos Castro ou aos que possam ser seus herdeiros, porque eles têm em sua agenda o pós-castrismo que não precisamente inclui um regime de direito para os cubanos.

    Estas pessoas e instituições não questionam o regime de Havana, inclusive seus métodos mais brutais. Não sancionam os abusos à oposição interna, as restrições aos direitos cidadãos nem criticam a corrupção que existe na ilha. Seu trabalho é sempre orientado para demandar indulgência ao regime e culpar os governos estrangeiros ou o exílio pela ineficiência deste.

    Nos últimos anos um novo conto incorporou-se a esta agenda e diz que o investimento favorece a democratização, como se essa fórmula tivesse dado resultado na China.

    O fato de que as ditaduras permitam a existência de ricos e milionários não garante a liberdade dos cidadãos, inclusive os potentados, porque a nomenklatura dispõe as regras e as muda quando lhe dá na telha, porque o direito de pessoas não existe para esses regimes.

    Tradução: Graça Salgueiro

  19. Valmor você é um bravo militante do PDT, que acende uma luz na cabeça dos mais jovens para que eles saibam quem é Lula. Lula como disse Mario Garnero em seu livro “Jogo Duro” editora Best-“Seller é um “lider de encomenda”. Em 1972/73 tomou lições de sindicalismo na Johns Hopkins University, nos Estados Unidos, quando na época sair do Brasil para cursar ou tomar lições no exterior só com ordem dos militares. Diz Garnero, que negociou com Lula em nome de Golbery e Geisel o fim das greeves no ABC: Sinto-me no direito de externar minha estranheza quanto a facilidade com que se procedeu a ascensão irresistível de Lula nos anos 70, época em que outros adversários do governo muito mais inofensivos foram tratados com impiedade. Lula não, foi em frente progrediu. Digo eu: Sempre protegido por Golbery. Muitas coisas ainda temos a falar de Lula.

  20. Wagner, saudações!!!
    Creio que o debate sobre Cuba, que venho propondo aqui no blog há pelo menos dois meses, não acontecerá nunca.
    Eu debateria com quem desejasse me fazer perguntas, sem meu prévio conhecimento. Apenas fiz, faço e faria algumas exigências:
    1) Ninguém poderia ser assessorado, de forma nenhuma e em nenhuma circunstância.
    Nem com assistentes, nem com livros, nem com revistas … nada.
    2) O debate seria gravado e filmado. Minha clara intenção é mostrar o debate em universidades, empresas, órgãos públicos, etc
    3) O mediador seria alguém escolhido em comum acordo
    Eu comentei que um debate com a marca “TRIBUNA DA IMPRENSA DEBATE” poderia ter num formato inicial a presença (principalmente) de estudantes, empresários, etc e … angariar recursos, pois os temas seriam CUBA, LIBERDADE DE IMPRENSA, MOTIVAÇÃO, ÉTICA E MORAL, LIDERANÇA e mais e mais.
    Enquanto isto não acontece (creio que não acontecerá nunca, pela absoluta falta de debatedores, nas condições que proponho: ou que apresentem outras!!!) poderemos debater o tema:
    DOLLAR; UMA MOEDA FALSA, SURGIDA DO NADA E QUE DESFIGURA E DESTRÓI O MUNDO HÁ DÉCADAS. ATÉ QUANDO?
    Para participar deste debate (que também não acontecerá nunca) as pessoas deveriam demonstrar que assistiram o vídeo-tema O QUE OS BANCOS NÃO QUEREM QUE VOCÊ SAIBA e … opinar a respeito, da forma melhor que desejarem … ou que acrescentem outros vídeos ou o que quiserem.
    Como você escreveu sobre o vídeo “está correto” (!!!!) … eu escolho você para debater, em primeiro lugar.
    Poderíamos debater sobre CUBA num auditório, sim. Mas sobre este tema poderemos debater por aqui mesmo!!! Dizer que AQUILO está CORRETO … então é melhor cantar “Parem o mundo, eu quero saltar”. Vou pedir ao Carlos Newton sua aprovação para o nosso debate, caso você o aceite. Uma vez tudo acertado … as pessoas interessadas deveriam comprovar que assistiram o vídeo. E iniciaríamos o debate. Todos poderiam opinar à vontade.

  21. Caro Almério, sua convicção quanto as virtudes do governo e do povo cubano são fundamentadas na razão. O problema é que os brasileiros são nutridos de informações quase que exclusivamente pela fábrica de opiniões da Rede Globo. Por isso há tanta desinformação e preconceito. O cineasta Michael Moore desnudou a farsa que é o sistema norte americano de saúde (para os pobres, claro) comparando-o com o sistema francês (muito bom) e o cubano (ótimo) no filme SOS Saúde. Em anexo o link do filme legendado completo. Quem quiser continuar debatendo os problemas de Cuba tem o dever de assistir esse filme. Trata-se de um documentário. Para quem for assistir, entretanto, faz-se necessário, antes de tudo, despir-se dos preconceitos. Saudações brizolistas
    http://youtu.be/VoBleMNAwUg

  22. Rodrigo de Carvalho, saudações
    É de fato muito triste, quando lemos pessoas que externam suas opiniões embasadas no “que me mandaram pensar”. Estive em Havana, Varadero/Matanzas, La Isabel, Central, Guanabo e mais outros povoados e pequeninas vilas … Além, é claro, em Santa Clara, onde repousa o CHE em seu Mausoléu … e no cemitério onde estão os 88 rapazes que tombaram naquela histórica batalha.
    Há muito mais para descrever Cuba e seu sentimento de Liberdade, pois estamos falando de um país sempre invadido e ocupado principalmente pelos espanhóis e norte-americanos há pelo menos três séculos.
    Vou assistir o vídeo!!!
    Fique com o forte abraço do,
    Almério
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *