A exemplo do “J’accuse”, de Zola em 1898, eu também acuso a república da China

Resultado de imagem para mercado em Wuhan

China ainda tem mercados para vender animais vivos

Jorge Béja

Repito e parodio aqui o famoso e histórico “J’accuse” (Eu acuso) de Émile Zola (1840-1902), que foi a dura “Carta Aberta” que o escritor francês escreveu, tornou pública em 1898 e a endereçou ao então presidente da França, Félix Faure. Nela, Zola denunciou o fraudulento processo judicial que levou o capitão Alfred Dreyfus ao cárcere.

Eu também acuso. Acuso o Estado da China pelo flagelo que disseminou sobre toda a Humanidade. Acuso a China como única responsável por este covid-19. Acuso, não o povo, mas o governo chinês pela prática de crime de homicídio qualificado contra todos os povos, todas as gentes, todas as Nações.

TAMBÉM A ONU – Acuso a Organização das Nações Unidas (ONU) por não ter ainda criado um tribunal penal internacional destinado a julgar as autoridades do Estado da China por tão hediondo crime que cometeram. Acuso o governo chinês pelo acobertamento da verdade que sabia e não deu conhecimento ao mundo, e que foi a existência deste coronavírus que teve berço num imundo e nojento mercado de carnes e animais vivos na cidade de Wuhan.

Acuso a China que, pela voz de seu embaixador no Brasil, exigiu incabível e indevida retratação do deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, que, sem medo, corajosamente e sem a mínima imputação ao também vitimado povo chinês, colocou toda a culpa na China pela tragédia que todo o planeta vive.

ÚNICO CULPADO – Acuso o Estado Chinês por ser ele exclusivamente o único culpado por tão medonha tragédia que não pode e não deve ter a sua responsabilidade amenizada ou repartida, ainda que este, aquele, ou estes e aqueles Estados-vitimados, eventualmente, tenham demorado a agir na defesa da saúde de seus nacionais. Isto porque para o Direito Internacional, no chamado “concurso de culpa”, a culpa do culpado maior absorve e elimina a culpa do culpado menor.

E culpado maior é a República Popular da China, por inação de seus governantes. Acuso o Estado Chinês por ter desrespeitado o basilar e primário princípio do Direito Internacional que é o “Neminem Laedere” (A ninguém é dado o direito de causar dano a outrem, ao próximo).

SEM PEDIR PERDÃO – Acuso a China pelo desprezo de não externar ao mundo um pedido de perdão, de não ter tido um gesto do reconhecimento de sua culpa, de sua responsabilidade perante todas as Nações, todos os povos, todas as gentes, toda a Humanidade.

Acuso a China de não militar em favor dela nenhuma, rigorosamente nenhuma circunstância excludente de ilicitude, que são o caso fortuito, a força maior, a culpa exclusiva dos vitimados e os Atos de Deus (Acts of God). E espero que da China, venha o socorro que toda a Humanidade precisa. E que venha logo. Imediatamente.

47 thoughts on “A exemplo do “J’accuse”, de Zola em 1898, eu também acuso a república da China

    • Pimenta é um ótimo antioxidante / deixa o sistema imunológico mais resistente contra a ameaça de possíveis doenças e combate o excesso de radicais livres no corpo. devemos usar a pimenta no combate ao coronavírus / sim ou não . gostaria de respostas dos médicos infectologistas .

  1. Nós humanos, sempre queremos um culpado. Ė assim qdo o carpinteiro acidentalmente martela seu dedo. Olha para quem o está assistindo, um provável culpado. E se este sorrir, acaba de se declarar o causador da martelada. É pueril acusar um governo ou uma nação por uma catástrofe dessas. Sem nenhum fundamento. Só na imaginação e no ódio pode sustentar tal acusação.

  2. Caro Béja,

    O número de infectados brasileiros dobrará a cada três dias, segundo estudos científicos, que agora estão se confirmando.

    -Se menos de dez por cento dos infectados procuram os hospitais no Brasil, ocasião que os fazem entrar paras as estatísticas, dá para o senhor calcular quando teremos os 200 milhões de brasileiros contaminados, já que, para cada hospitalizado, pelo menos outros dez (vamos considerar apenas 5) devem está livres pelas ruas, trabalhando, nos transportes públicos e espalhando a doença.

    -Pela taxa de mortalidade de 3%, também é possível saber quantos mortos teremos no país.

    -E só existe uma maneira de conter a praga: o uso de máscaras por cem por cento da população (pois é impossível saber quem está doente antes de apresentar sintoma e sem a realização de testes) e o ISOLAMENTO SOCIAL, quarentena TOTAL (e não essa quarentena jabuticaba que vemos nas ruas), por pelo menos, 15, 20 dias para que quem tenha a doença apresente os sintomas e seja hospitalizado e o seus convivas, isolados.

    -É bom observar que essa tal de “quarentena” atual, de 15 dias, não é para livrar o país da doença, mas apenas para que os doentes sejam identificados e isolados/hospitalizados. Uma quarentena realmente efetiva precisaria muito ser mais extensa, coisa impossível de ser feita em uma terra onde todos se acham cheios de direitos e com nenhuma obrigação.

    O resto é política das quadrilhas que nos deixaram o sistema hospitalar falido!

    Abraços e saúde.

  3. Aproveito para “ACUSAR” o governo do ex-presidente Lula de ter celebrado acordos comerciais altamente danosos ao Brasil; pois, hoje importamos todas estas “quinquilharia” produzidas por “escravos” e por isto mesmo mandadas para o Brasil sob dumping.
    Em Angra dos Reis onde venta bastante, vemos após uma frente fria, guarda chuva para tudo quanto é lado, com seu pano intacto mas, com sua estrutura destruída no primeiro “ventinho”.
    Dei este simples exemplo; mas vocês podem levar isto para a maioria dos brinquedos, equipamentos de cozinha como escorredores de louça; os quais você compra como inoxidável e no primeiro mês de uso está todo corroído.
    Eu sou do tempo em que mamãe, falava: Filho leva este guarda chuva na chapelaria para trocar o ‘pano’, poi já tem uns furinhos e está com a cor já desbotada. Isto depois de mais de hum ano de uso e a estrutura era “bem durável”.
    E ainda dizemos que temos que ter pensamento ecológico. E compramos estas “Quinquilharias” produzidas por “Escravos”. Nossos irmãos em humanidade, mas, escravizados por aquele regime.

  4. Sábias palavras do Dr.Bejá, agora, a defesa dos criminosos,genocidas chineses…aqueles que ainda insistirem, recomendo ida a qualquer supermercado, para acompanhamento dos preços atuais, principalmente do feijão, alimentação básica de pobre, estão lucrando inescrupulosa mente, com a desgraça! Não duvidem de saques, mais adiante.

  5. Com milhões de máscaras, empréstimos a juros baixos e equipes de médicos especialistas, a China busca passar a imagem de bom samaritano enquanto recebe críticas por sua atuação inicial na gestão do novo coronavírus.

    Pequim chega até os países europeus oferecendo ajuda como parte de uma ofensiva diplomática de sedução.

    Nas últimas semanas, doou centenas de milhares de máscaras cirúrgicas e equipamentos usados nos testes para as Filipinas e o Paquistão, além de ter enviado equipes médias ao Irã e ao Iraque, e oferecido um crédito de US$ 500 milhões ao Sri Lanka para ajudar no combate ao vírus.

    Pequim afirma ter tentado impedir a propagação da pandemia que surgiu na cidade de Wuhan, em dezembro. Na última quinta, não registrou nenhum novo contágio interno, e nesta sexta voltou a dar essa notícia animadora.

    A diplomacia da máscara, realizada pela China, coincide com a guerra comercial e dialética entre Pequim e Washington, agravada pela expulsão em massa dos correspondentes americanos e as críticas de Donald Trump, que não deixa de se referir ao coronavírus como o “vírus chinês”.

    Trump criticou a falta de transparência da China em relação ao coronavírus, que já infectou mais de 246.000 pessoas em cerca de 150 países, e afirma que o “mundo está pagando um preço muito alto” por ele.

    O ministro das Relações Exteriores chinês o respondeu nesta sexta, dizendo que os Estados Unidos estão tentando “desviar a culpa” da pandemia.

    Com um Estados Unidos que luta contra o vírus em casa, os analistas acreditam que a China está se posicionando como um líder global alternativo.

    “A China tem a oportunidade única de ocupar o espaço, já que o governo americano sob administração de Trump não pode dar uma resposta internacional significativa e a UE está preocupada com os esforços nacionais”, diz Marine Rudyak, especialista em ajuda externa chinesa da Universidade alemã de Heidelberg.

    Com isso, a China também tenta reescrever a história sobre a Covid-19, desviando das críticas sobre a sua gestão inicial de contenção do surto e surgindo como salvadora de “outros países que demoraram a ter uma resposta ou estavam menos preparados do que a China”, disse Rudyak.

    O presidente Xi Jinping ofereceu ajuda aos governos da Itália e da Espanha, segundo a agência de notícias Xinhua.

    – UE ‘agradecida’ –

    A China enviou duas equipes médicas à Itália em um ato de solidariedade com o primeiro sócio comunitário no colossal projeto “Um Cinturão, uma Rota”, também conhecido como “Nova Rota da Seda”.

    A Itália é o segundo país mais afetado pelo coronavírus, com mais de 35.000 casos fora da China, mas o primeiro em número de mortos, com até agora 4.000 falecimentos.

    A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse essa semana no twitter que a China enviará dois milhões de máscaras para a Europa “imediatamente” e manifestou seu agradecimento ao primeiro-ministro chinês, Li Keqiang.

    Pequim também enviou itens médicos à Sérvia essa semana, após um pedido de ajuda.

    A UE, espaço o qual a Sérvia não faz parte, anunciou a proibição de exportar equipamentos médicos no último domingo.

    Pequim tem desafiado nos últimos anos a influência de Bruxelas nos Balcãs, com a ajuda de grandes créditos voltados para infraestrutura desses países, que têm pouco dinheiro.

    A China também tem apoiado e ajudado muitos países africanos.

    A ajuda também chega de maneira privada do gigante asiático. Os dois milhões de máscaras doadas por Jack Ma, o homem mais rico da China, já chegaram à Bélgica, Espanha e Itália.

    Milhões de máscaras também saíram da China em direção à França na última quarta. ´

    Para alguns países europeus, a estratégia chinesa parece funcionar.

    “Na Europa há relatos que brigam entre si. A maior parte das pessoas considera a China responsável por essa crise mundial”, disse Joerg Wuttke, presidente da Câmara de Comércio da UE na China.

    “Mas a generosa ajuda da China possivelmente fará com que a opinião pública europeia seja mais favorável para a China”.

    • Ou seja, um comentário feito para indiretamente falar que sim, a China errou, mas está consertando bem consertado o seu erro.
      Enquanto isso estou aqui preso em casa e com um pouco de certeza de que não há como eu escapar dessa.

  6. Ainda é cedo para culpar a China e isentar os EUA que estava em pânico e em estado de guerra comercial contra a China e, portanto, tinha interesse em quebrar as pernas dela. A China foi a primeira nação a detectar o vírus inusitado e denunciá-lo ao mundo, e iniciar o combate contra ele, mas, à evidência, o vírus é internacional, poderia ter sido levado até por brasileiro à China. Há relatos de autoridades chinesas dando conta de que soldados norte-americanos, possivelmente, em serviço na China, foram os que levaram o vírus para a cidade onde o dito-cujo eclodiu. A cabeça doente do Trump, por sua vez, não é nada confiável.

    • -Mário, cada um acredita no que quer!

      “Depois dos quarenta anos, torna-se muito difícil para o homem mudar de opinião por não querer jogar fora toda a sua “bagagem cultural” fundamentada em premissas falsas, preconceitos e carências subjetivas.”

      -Ainda bem que temos as CRIANÇAS, herdeiras do futuro. Flexíveis, tolerantes com os diferentes e prontas para receberem novas ideias e novos pontos de vista; e a cada geração que envelhece, morre e é deixada no passado, novas esperanças são renovadas na humanidade.

  7. Independente da importância da China na balança comercial brasileira, a verdade precisa ser dita, e com todas as letras:
    O coronavírus ou o COVID-19 serão conhecidos no futuro como a Gripe Chinesa!

    O crime das autoridades chinesas foi esconder desde setembro/outubro do ano passado, quando os primeiros casos vieram à tona.
    Ao divulgarem o ocorrido, milhares de orientais e ocidentais se misturaram nas viagens internacionais e se infectaram e, nesse momento, fazem o mesmo com seus compatriotas.

    Se a China errou – aliás, cometeu um crime de guerra! -, da mesma forma fizeram o mesmo nossos governadores que não proibiram o carnaval!

    O Grenal, disputado pela Libertadores na Arena do Grêmio, DEPOIS DE CASOS oficiais do corona no país foi outro crime!

    Paralelamente à acusação do excelso dr.Béja à China, acompanho Pereira Filho, em apontar o dedo em riste para o ladrão e genocida Lula, que ora está passeando na Europa com o dinheiro que nos roubou, enquanto nossos hospitais não têm condições de suportar os pacientes no pico do bicho!

    Responsabilizemos a China pela tragédia mundial, todavia, acusemos também nossos governantes que agiram da mesma forma que os chineses, ou seja, esconderam a doença dos brasileiros por causa do carnaval!!!!

  8. Lembram da cena do filme Casablanca
    em que tudo parece perdido, sem rumo, sem futuro e o personagem diz:

    Sempre teremos Paris

    Aqui e no Brasil sempre que parecermos sem rumo, perdidos em discussões ideológicas bestas e obscuras, sempre que não enxergarmos o óbvio , sempre que necessitarmos juntar lé com cré, sempre que pensarmos que podemos e devemos e devemos sair do pântano mental em que estamos presos e buscar um pouco de terra firme

    sempre teremos o dr. Beja

    Obrigado, por colocar as coisas nos seus lugares

    Qualquer um com dois neuronios, (que não sejam contaminados pelos virus retardus vermelhus) percebe que no minimo, no minimo a China foi negligente, imprudente, insana e arrogante

    Se for menos benevolente, vai se beneficiar de toda a merda que causou e ainda quer tapete vermelho pelas suas “ações de reparação”

    Infelizmente minha segunda pátria a Itália está tao de joelhos que ACEITOU DUAS equipes medicas para milhares de infectados e mortos causados pela CHINA ????

    Manda passear, manda pra cuba, mas não te ajoelha com teu algoz.

    Por que a China não constroi hospitais modelo em 10 dias pelo mundo em que ela infectou? Ou realmente era tudo armação e os materiais, planos , pessoal estava tudo reservado para mostrar ao mundo a eficiência chinesa?

    A eficiência de espalhar vírus mortais pelo mundo nós já conhecemos. Só que nao podemos admitir, como falar do grande sucesso vermelho?

    Por que não mandou milhares de respiradores para a italia Espanha e ira?

    Vão se catar…

    E os abobados ideológicos ou cachorrinhos amestrados aplaudindo o Senhor feudal Chines cagar lei para todos os brasileiros??

    Onde esta ´grande Maia, defendendo seus deputado que exerceu seu direito e obrigação de falar o óbvio??? Não ele se alia ao invasor oriental

    Meu Deus, ainda bem que sempre teremos DR. Bejá

    Obrigado

  9. Demorei a comentar, pois não esperava este artigo do Bejá. Mas, como escreveu com sinceridade, meus parabéns pela lucidez. Mas, acredito que o mundo ocidental não vai deixar isto barato para a China, como bem disse, não se pode matar assim sem consequências. Imagina as mortes devido ao desastre econômico e a falta de atendimento a pacientes de outras enfermidades. A China deveria no mínimo ser obrigada pela ONU a cuidar melhor dos seus habitantes para evitar estas catástrofes. Imagina um virus com a letalidade do Ebola e o contágio do COVID-19, a humanidade seria dizimada. Outra coisa, a China estava comprando muito ouro. De repente, o ouro caiu no mercado mundial. Se uma investigação apontar que China e Rússia venderam ouro para comprar ações, tem angu nesta salada.

  10. Obrigado pelo artigo nobre Advogado Dr.Beja, sem tirar uma virgula, concordo que o senhor foi perfeito no primeiro artigo escrito sobre o corana virus na china , num mercado imundo de animais vivos e mortos foi o principio dessa loucura, ate o medico que alertou as autoridades chinesas foi preso e solto mais nao resistiu e morreu desse virus logo depois, agora com esse segundo artigo o senhor foi preciso em dizer que o deputado com coragem falou o que muitos precisam falar mais nao tem corrones pra dizer e o Brasil seque tenho mais pessoas infectadas e morrendo por causa de uma crise catastrofica no mundo que originou na china, meus parabens pelo artigo verdadeiro

  11. De repente, somente de repente, Trump e Bolsonaro nao são tao desequilibrados assim em tentar estabelecer freios à China????

    Ou isto também não pode comentar

    Como diz e cobra o Jornal Hoje da Globo de hoje 24/03:

    ” O deputado Eduardo Bolsonaro AINDA não pediu desculpas à China”

    Sobre o honoravel embaixador da China, pedir desculpas ao Brasil, nem pensar………

  12. Os Estados Unidos, após a crise mundial arrefecer, vão apresentar um Plano Marshall.
    O de 1945/46, foi de, calculada a paridade do poder de compra para 2015, de US 201 billhoes de dólares.
    Apresentado ao mundo este novo plano Marshall, os Estados Unidos, chamarão a China para, juntos, colocarem os recursos para este fim.
    Darão uma lição à China, com todas as consequências financeiras que advirão, e, a China, apesar do regime comunista, e do potencial militar, aderirá, pois, o potencial militar americano é muito maior.
    A China não se recusará a participar.
    Estrategicamente, constrangida.
    Quem viver, verá.

    Dr. Beja, excelente o J’acuse, parafraseando Émile Zola, no Le Figaro.

  13. Bravíssimo Dr. Béja! Jurídica e humanisticamente perfeito!
    Quanto aos que defendem a China precisam tomar fostimol ou memorioton, pois já se esqueceram do oftalmologista chinês Li Wenliang que denunciou o início da epidemia e foi calado, preso e obrigado a se retratar e depois morreu misteriosamente ninguém falou por que. E também nem devem ter ouvido falar do jornalista Li Zehua, divulgador da epidemia e da história do médico, e que foi preso pela “democracia” chinesa e desapareceu.
    São tão gigantescas as evidências da China tentando protelar o conhecimento do covid que quem acha o contrário está se batizando na Seita Laica ou já é adepto.

  14. Artigo lamentável que só faz prosperar ódio e desejo de vingança, pois embora crítico do governo chinês leva à turba sedenta de retaliação uma ideia de que os mortos chineses são os responsáveis pela pandemia cuja culpa é do próprio homem e sonente dele.
    Esse tipo de manifestação é o responsável pela radicalização do comportamento agressivo, do tipo torcida organizada de futebol que vê em seus adversários o inimigo a ser exterminado.

    • Vilas desulpe mas acho que nao lemos o mesmo texto.

      O dr Beja, diz por exemplo:

      “Acuso a China que, pela voz de seu embaixador no Brasil, exigiu incabível e indevida retratação do deputado federal brasileiro Eduardo Bolsonaro, que, sem medo, corajosamente e sem a mínima imputação ao também vitimado povo chinês, colocou toda a culpa na China pela tragédia que todo o planeta vive.”

      e voce diz:

      leva à turba sedenta de retaliação uma ideia de que os mortos chineses são os responsáveis pela pandemia cuja culpa é do próprio homem e sonente dele.

      lemos o mesmo texto??

  15. Os países do mundo deveriam fazer a conta do estrago causado pela China e descontar nos ativos que eles possuem em seu território. Ex: Nos EUA a China tem um trilhão em dívidas do Tesouro americano, fecha a conta e desconta. Ponto final, não precisa radicalizar. Só a China assumir o estrago que fez no mundo.

    • A China tem um trilhão de quê? De dólares. E ele valorizou muito depois da pandemia. Logo a China ficou com muito mais dinheiro.
      Além disso ela vende seus manufaturados (em especial quinquilharias que quebram logo) também em dólares e portanto ganha mais. Enquanto isso o salário do chinês-escravo é em yuan e não vai aumentar com o dólar subindo.
      Prejuízo ela não está tendo com a crise. pelo contrário…

  16. Pois é , para tu veres

    ou morremos no fogo ou no gelo

    Como se dizia ai no sul:

    Praga, tem que eliminar enquanto é pequena, depois de grande não tem mais jeito.

    A China ficou tão grande que agora vive nos testando para ver ate onde pode ir.

    E, so pensando se???

    esta epidemias cíclicas (todas chinesas) sejam formas de ir testando a capacidade de resposta, as fragilidades reais, enfraquecendo as defesas, testando até onde podem responder à altura as provocações e vamos tomando espaços????

    Se não acontecer nada coma China e ela sair muito mais forte, num mundo muito mais debilitado, será o fim do mundo como o conhecemos.

    Vejam como foi difícil suplantar o nazismo , cujo ator principal a Alemanha era infinitamente menor que a China …..

    Quem vai ter a coragem de emparedar e ameaçar quase 2 bilhões de pessoas???

    Pra pressiona-los somente obrigando-os a voltar a era medieval em que viviam antes do capitalismo. Mas os ricos e os muito ricos , adoram a china e nos mantem reféns deste sistema de trocas com eles.

    Como fazer????

    Quase tão difícil quanto combater esta epidemia ( nesta linha de pensamento seguramente virão outras em sequencia ou processo similares) ou encontrar ida inteligente em petista ou poder criticar Bolsonaro

    Caros amigos estamos f……..

    • Vai ser muito simples, para de se comprar coisas deles, e reindustrializar outros locais do mundo, exemplo de visão dos chineses é que eles sabem que esse dia pode chegar e então vamos a africa, estão passando fome hoje mas no futuro vão comer na mão dos chineses

  17. Culparia o governo chinês se tivesse criado o coronavírus em laboratório e dissemina-lo entre seu próprio povo para espalhar para outros países.
    Ainda não se sabe a origem do coronavírus, cada um dá opinião como bem entender, pode ser proveniente de um animal infectado, ou de lugares imundos que propicia o surgimento de vírus. Há em diversos países ambientes que propiciam várias doença. Aqui no Brasil temos lixões de céu aberto que podem surgir algum tipo de vírus, a Baia da Guanabara recebe esgotos de todas as cidades que a rodeia, sendo altamente contaminada, ninguém está livre de pegar um vírus ao comer um peixe vindo da Baia da Guanabara. Assim como a espanhola surgiu nos EUA, poderia ter surgido em qualquer parte do mundo.
    Dados oficiais diz: o primeiro alerta foi recebido pela OMS em 31/12/ 2019. As autoridades chinesas alertaram para o surgimento de uma espécie de pneumonia de origem desconhecida na cidade de Wuhan.
    As primeiras análise de sequenciamento do vírus em 7 de Janeiro de 2020, permitiu a OMS identificar o coronavírus.
    Em 20 de Janeiro o cientista chinês Zhong Nanshan, confirmou que a doença é transmitida entre humanos. No dia 21 de Janeiro é detectado o primeiro caso nos EUA.
    Vírus não tem pátria.

    • “A primeira infecção conhecida da Covid-19, a doença causada pelo coronavírus SRA-CoV-2, ocorreu no dia 17 de novembro do ano passado, de acordo com uma investigação do jornal South China Morning Post, de Hong Kong, com base em dados do governo.”
      Esconderam por muuuuuuito tempo.
      E o americano em janeiro “foi um homem de 35 anos que havia retornado de Wuhan , na China.”
      Só não aceita quem está C-E-G-O!

          • É engraçado, você insinua que sou cego e se sente ofendido por eu responder da mesma forma.
            Quem leu meus comentários sabe que nunca defendi os petismo, como não defendo os bolsonarismo. Se quis tentar me ofender com a sua opinião a meu respeito ao dizer que mostrei minha calda petista, não me atingiu
            Não compactuo com as palavras do Eduardo Bolsonaro que de maneria irresponsável criou problemas diplomáticos com o maior parceiro comercial do Brasil.
            Quem quiser fazer coro com o filho do presidente que o faça. Na realidade está uma maneira envergonhada de apoiar o bolsonarismo.
            Não gosto de discutir com Bolsonarista, é perda de tempo e desgastante. Portanto não vou mais lhe responder.

  18. O cidadão Jorge Béja tem todo o direito de se posicionar e criticar duramente o governo chinês. A mesma posição não seria válida se, por exemplo, ele fosse Presidente da República, ministro das Relações Exteriores ou até mesmo irmão do presidente e ao mesmo tempo deputado federal ou senador. Essa é uma posição pessoal do cidadão e advogado Jorge Béja, não pode ser uma posição oficial do governo brasileiro. È uma questão de interesse de Estado que tem muitos outros interesses a defender(comerciais e estratégicos) além de uma simples questão moral de acusar e/ou processar algum outro Estado soberano.

  19. Agora que o perigo bateu a sua porta o Sr. Vem acusar?

    Enquanto dormíamos os comunas destruíram, por concorrência desleal, empregos e famílias.

    Liberdade e propriedade, uma não existe sem a outra.

    Morte ao Comunismo.

  20. YAH SEJA LOUVADO SEMPRE …

    Liberdade de expressão ? Garantida …? R: SIM .

    Então lá vai minha posição sobre este artigo .

    Artigo insano, sem qualquer fundamento legal e com altissimo teor de ódio contra um Nação.
    Lamentável em toda sua plenitude, desqualificado e sem a devida razão LÓGICA .

    Não é assim que se escreve sobre um tema tão
    triste. Isso não se faz .

    YAH SEJA LOUVADO SEMPRE , Salmo 103

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *