A impopularidade da presidente, no cartaz: ‘Volta pra casa, Dilma’. No cartaz do ex-presidente, ‘Volta pra casa, Lula’, o mesmo endereço, com moradores diferentes. Joaquim Barbosa vota contra mais de 10 mil funcionários do Fundo Aerus. Prejudicadíssimos. O absurdo número de parlamentares.

Helio Fernandes

Não existe uma possibilidade em um milhão de haver qualquer modificação político-eleitoral-partidária que possa valer para 2014. Tudo por conta da luta subterrânea que travam Executivo e Legislativo, com o Judiciário (Supremo) omisso, ausente e assistente, que pelo menos poderia ter agido como “poder moderador”.

Todos sabem que isso só existia no Império. Mas apesar do que dizem, quase todos batendo no peito, “somos Republicanos”, isso não passa de palavras vazias, sem conteúdo algum.

(A República foi o primeiro golpe da nossa História. Os combatentes da grande geração dos “Propagandistas da República”, que fundaram o jornal diário “A República” em 1860, foram ultrapassados e derrotados 29 anos depois. Surgiu então “a República que não é dos nossos sonhos” (Saldanha Marinho). Desembocamos em tudo o que estamos vendo, assistindo e vivendo precariamente).

O GOLPE DA CONSTITUINTE RESTRITA.
A CONFUSÃO ENTRE CONSULTA E PLEBISCITO  

Ao contrário do que disse na primeira linha destas notas-análises, existem milhões de possibilidades de mudanças, rapidíssimas, através de emendas constitucionais (PECs). Mas não farão nada nem coisa alguma. Se enrolaram, se confrontaram, se hostilizaram, fingindo que acertavam.

Todos sabem que os problemas são econômicos, financeiros, de infraestrutura, de saúde, educação, transporte, juros, inflação, câmbio, consumo, queda de investimentos, pibinho, e por aí vai.

Cada um desses itens só pode ser resolvido com dez anos de prazo, talvez o mesmo tempo do abandono em que deixaram o país (sem falar nos 8 anos da “privataria tucaníssima de FHC”.

Na campanha eleitoral, Dona Dilma falou sem constrangimento: “O problema de saneamento, nosso governo (os 8 anos de Lula) já resolveu”. O IBGE, um dos órgãos mais sérios do país, mostra exatamente situação diversa, “a maioria das casas no Brasil não tem saneamento”.

A REPRESENTATIVIDADE FALSA
NÃO AJUDA EM NADA O PROGRESSO

Os protestos das ruas, além do preço dos transportes, tinham como alvo o Legislativo, o Executivo estava implícito: “Esses parlamentares não nos REPRESENTAM”. Era e é “verdade-verdadeira”.

No seu excelente livro “Presença na Política, o escritor-deputado-embaixador Gilberto Amado escreveu: “Antes de 30, a eleição era falsa, mas a REPRESENTAÇÃO era verdadeira. Depois de 30, a eleição passou a ser verdadeira, mas a REPRESENTAÇÃO é inteiramente falsa”. Irrefutável, indiscutível, irrevogável.

EM 2003 MERCADANTE INDICOU
MEIRELLES PARA O BANCO CENTRAL

Perdeu em 1994, como vice de Lula. Em 2002 foi eleito senador, junto com Lula presidente. O suplente no Senado já festejava, Mercadante praticamente garantido como ministro da Fazenda. Surpreendido, Lula não o chamou para nada.

O próprio Mercadante tinha tanta certeza de ir para a Fazenda, que indicou Meirelles para presidente do Banco Central. De onde vinha a ligação dos dois? Meirelles era presidente do banco de Boston, e Mercadante seu assessor. Lula aceitou a indicação de Meirelles, mas Mercadante ficou sem nada, apenas senador.

O DEPUTADO MEIRELLES
TEVE QUE RENUNCIAR PARA
SER PRESIDENTE DO BC

O futuro presidente do BC passou a vida no exterior, como escrevi na época: “Só veio ao Brasil para nascer”. Voltou riquíssimo, querendo “se realizar” politicamente no país. Foi candidato a deputado por Goiás, onde supostamente nasceu, teve 183 mil votos. Nomeado para o BC, renunciou imediatamente, não precisava do mandato, era precaução para o caso da indicação de Mercadante não valer.

POR QUE RESISTEM
AO FIM DE DOIS CARGOS
PARA UMA SÓ PESSOA?

Agora, nem consideram acabar com essa vergonha de um senador ser ministro sem renunciar ao mandato. Dei exemplos dos EUA (está na Constituição) e de Dona Marta, aqui. Mercadante perdeu duas vezes para governador de SP, agora é porta-voz (de Dona Dilma) mas sem votos. Em qualquer assunto, só ele fala.

O ABSURDO NÚMERO
DE PARLAMENTARES

A Câmara de Deputados (Representantes) dos EUA tem 435 membros. A do Brasil, 513. O critério é o mesmo nos dois países: proporcional à população. Lá, 306 milhões de habitantes. Aqui, 196 milhões. Portanto, a nossa Câmara ficaria muito bem com 300 deputados.

Nos regimes parlamentaristas o critério é diferente, por causa da formação dos gabinetes e o possível “voto de confiança” (desconfiança). Quando o governo perde a maioria, a Câmara é dissolvida, e convocada eleição geral.

O CRITÉRIO NO SENADO
É DIFERENTE NOS EUA

Nos EUA, dois por Estado. Como são 50, elegem 100 senadores. Com mandato de seis anos. Aqui, na Constituição de 1891, Rui Barbosa, que redigiu o anteprojeto da Constituição e foi seu relator, colocou também 2 por Estado e o mesmo tempo de mandato.

Depois que ele morreu, mudaram. Passaram a três por Estado, com 8 anos de duração. É facílimo reduzir esse número através de uma PEC. Não aumentaram? Podem diminuir, basta alterar a proporcionalidade. Sem CONSULTA e sem PLEBISCITO. Basta querer.

JOAQUIM BARBOSA VOTA CONTRA
OS APOSENTADOS DA AERUS

É inacreditável o tempo que os aposentados da Varig-Transbrasil esperam para receber o direito inquestionável. Descontaram a vida inteira para o Fundo de Aposentadoria (o Aerus), agora estão na miséria mais completa, não recebem coisa alguma.

Depois de anos e anos, a ação de indenização chegou ao Supremo. Deviam ter julgado imediatamente, são milhares de aposentados, muitos já morreram.

Sorteada relatora, a ministra Carmem Lúcia ficou um tempão com o processo. Mas depois disso, deu um voto magistral, reconhecendo todos os direitos desses aposentados. A seguir, o ministro-presidente pediu VISTA. No dia seguinte, registrei aqui: “Se Barbosa pediu vista, é porque votará contra. A favor, bastaria seguir a decisão de Carmen Lucia”.

Não dá nem para enganar. Levou um mês, trouxe seu voto massacrando os funcionários na antecipação de tutela. Falta o julgamento principal, espero que os outros ministros sigam Carmem Lúcia.

Procurem ver como vivem esses funcionários, que descontaram uma parte expressiva de seus salários, esperam o reconhecimento do mais alto tribunal do país. Decidam logo, ministros. E só pode ser a favor deles.

OBAMA E EUA DEVASSAM
 A VIDA DE MILHÕES, O
BRASIL É CONTRA PROTESTO

O desgaste, desprestígio e desastre diplomático dos EUA aumentam diariamente. Devassou a vida particular de milhões de pessoas, chama de traidor o jovem que denunciou tudo. Os países do Mercosul e do Unasul, constrangidíssimos, “protestaram” a respeito do que o presidente dos EUA fez contra o presidente da Bolívia. Alguns “protestaram pedindo desculpas”.

O Brasil lidera “o não protesto”, afirma que o caso não tem tanta importância. Pois ontem, em manchete de primeira página, O Globo informa: “Os EUA devassaram a privacidade de milhões de brasileiros”.

E Dona Dilma, derrotada em tudo que se mete, nem assim resolve intervir e apoiar os países da América do Sul. Até quando? Será necessário que até isso entre na pauta dos protestos e reivindicações das ruas? E o prestígio do Brasil?

###
PS – Já deixei bem claro que não tratarei de outubro de 2014. Se não consigo ver ou saber o que acontecerá em outubro de 2013, como analisar outubro de um ano depois?

PS2 – Mas não posso esquecer, nem deixar de comentar ligeiramente, que o grande problema da eleição de 2014 será a posse de legenda. Aparentemente, ninguém tem legenda garantida.

PS3 – Mas a que está em situação mais perigosa, indiscutivelmente, é Dona Dilma. Alguns não têm como se candidatar.

PS4 – Pois ela, por enquanto, tem legenda externa, mas pode perdê-la e não conseguir conquistar ou manter a legenda interna.

PS5 – Por enquanto é isso. Mas tudo pode mudar, em três meses ou 15 meses.

PS6 – Mas não podemos esquecer os cartazes de rua que dizem, “Volta pra casa, Dilma”. Não têm o mesmo significado dos outros que afirmam, “Volta pra casa, Lula”.

PS7 – Expressivos, impositivos, incisivos. Com as mesmas palavras, mas trilhando caminhos diferentes.

PS8 – Talvez Dona Dilma não saiba o que é estar EM CASA. Pode tomar como exemplo o Brasil, que ganhou a Copa das Confederações EM CASA. Ou o alemão Vettel, que ontem ganhou o Grande Prêmio da Alemanha EM CASA. Ou o britânico Murray que também ontem, ganhou Wimbledon EM CASA.

PS9 – O primeiro-ministro britânico Cameron, em Wimbledon, SOFRIA mas sabia a razão. Há 77 anos um britânico não ganhava EM CASA.

PS10 – Dona Dilma sofre, mas não sabe bem a razão. Saberia, se tivesse lido o livro do grande humorista Bob Hope, “Eu Nunca Saí DE CASA”.  

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

30 thoughts on “A impopularidade da presidente, no cartaz: ‘Volta pra casa, Dilma’. No cartaz do ex-presidente, ‘Volta pra casa, Lula’, o mesmo endereço, com moradores diferentes. Joaquim Barbosa vota contra mais de 10 mil funcionários do Fundo Aerus. Prejudicadíssimos. O absurdo número de parlamentares.

  1. A VARIG foi uma das Empresas Brasileiras que mais levou com Honra a Bandeira Brasileira pelo mundo todo. Por mais de 60 anos ela cobriu todo o globo, sendo suas Agências, principalmente internacionais, uma extensão das Embaixadas e Consulados Brasileiros, prestando assim enorme serviço ao Brasil. A TRANSBRASIL era a nossa Catarinense TRANSPORTES AÉREOS SADIA, uma filhota que ficou independente, da grande Empresa de Alimentos. Ambas foram nocauteadas por Planos Governamentais que congelavam Tarifas e aumentavam custos do querosene, sofreram com o Câmbio e Salários. O que o Governo Reagan, e agora Governo Obama fizeram com a General Motors, o Governo Brasileiro deveria ter feito com a VARIG e TRANSBRASIL. Não fizeram. E o pior de tudo, nem apoiar os Planos de Aposentadoria e Pensão das duas Empresas apoiaram. Com Causa perdida na 1ª e 2ª Instância, o Governo vergonhosamente tenta se segurar no SUPREMO, onde após Voto Favorável da Ministra Carmem Lúcia, o Presidente Joaquim Barbosa pede vistas do Processo e protela e protela. É uma grande INJUSTIÇA, como nos aponta o grande Jornalista Hélio Fernandes. Esperemos que o Pleno do Supremo Tribunal de Justiça, recoloque a Causa em pauta, e Vote a favor desses milhares de ex-Trabalhadores da VARIG e TRANSBRASIL, que esperam como nos informa o Sr. Rezende do AERUS, há mais de 8 anos. Abrs.

  2. JOAQUIM BARBOSA VOTA CONTRA
    OS APOSENTADOS DA AERUS

    Extraído do Consultor Jurídico, de 28/04/2013:

    “STF aplicou domínio do fato de forma grotesca”

    Por Pedro Canário

    “ “A teoria do domínio do fato tem sido aplicada de maneira chula pelo Supremo Tribunal Federal.” A declaração é do criminalista Andrei Zenkner Schmidt, professor de Direito Penal da PUC do Rio Grande do Sul. Para ele, a teoria “é muito simples”, mas teve seu uso desvirtuado pelo STF durante o julgamento da Ação Penal 470 para se tornar uma forma de evitar o “óbice da condenação por falta de provas”…..”

    Resumindo, Joaquim Barbosa, o grande responsável pelo inacreditável absurdo chamado julgamento mensalão, coerente com sua personalidade, não poderia deixar de fazer outra grande injustiça, desta vez, votando contra os aposentados da AERUS.

    Por incontáveis exemplos, de há muitas décadas, a Justiça do Brasil, secularmente inadequada e atrasada, tem que passar por urgentes e profundas reformas, objetivando deixar pouco espaço para os conhecidos crimes de colarinho branco e corrupções de todos os tipos, drenando os cofres públicos e privados, acredito mesmo, que da ordem de 40% de nosso PIB. Temos que reduzir essa muito antiga gigantesca impune roubalheira das elites, a níveis de países do primeiro mundo. Para tanto, só precisaremos de uma Justiça muito séria e muito competente.

  3. NÚMERO DE PARLAMENTARES!

    O Marechal Castelo Branco quando assumiu o governo, reduziu o número de parlamentares de mais de 500 para pouco mais de 300.

    Acabou com o salário de vereadores.

    Aí veio o diabo do voto ou seja a NOVA REPÚBLICA aumentou o nº de vereadores,
    dando-lhes salários altíssimos e aumento astronomicamenteo nº de parlamentares.

    E AGORA JOSÉ!

  4. Primeiro foi o operário, semianalfabeto, todos acreditaram que seria a hora da mudança, depois, o magistrado, negro, intelectual, todos esperávamos que agora iria haver mudança na postura, logo veio a reportagem de pedido de favorecimento a Luciano Huck, é, tá difícil de termos um verdadeiro patriota, preocupado com a causa do povo brasileiro, por tudo isto votarei “NULO”, não acredito em mas em nenhum político deste país.

  5. Helio, saudações
    Pronto. Já li “Fatos e Rumores em Primeira Mão”.
    “Rigorosamente Verdadeiro”.
    E … por onde andará o Jésus Rocha? Certa vez, na Tribuna (há bons anos) ele escreveu: “Não tenho medo de uma nova Guerra Mundial. Do jeito que as coisas estão, eu tenho medo mesmo é da atual Paz Mundial” Há! Há! Há!
    Que esta seja uma semana abençoada para todos nós. Amém.

  6. Dona Dilma, d-e-l-i-b-e-r-a-d-a-m-e-n-t-e, “esqueceu” de Carlos Arthur Nuzman, que há mais de 17 anos preside (?) o COB (Comitê Olímpico Brasileiro). A presidente quis mostrar sua vontade, quem manda e quem obedece.

  7. Caro Hélio, análise perfeita, parabéns aos comentaristas, em 05 de outubro de 2014, pelas decepções dos que governam o País, dos pretensos candidatos, pela urna eletrônica não confiável,voto desde o DUTRA, se chegar lá, pelo “andar da carruagem”, VOTAREI NULO E FAREI CAMPANHA COM OS AMIGOS.
    Que a VOZ DAS RUAS, continue, de forma pacifica buscando seus DIREITOS DE CIDADANIA, com meus 84 anos, participo na Cidade em que VIVO.
    Que DEUS em sua Misericórdia abençoe o POVO BRASILEIRO.

  8. Ah! Agora está explicada a ‘regularização’ da mansão do HUCK em área de preservação ambiental: uma ‘simples’ troca de favores entre as ‘zelites’ sanguessugas ordinárias!

  9. O bando do PT, representado aqui por alguns já estão praticando aquilo que já previ desde que o STF condenou por maioria esmagadora os chefes do bando.
    Falei que , qualquer juiz que jogasse uma guimba de cigarro no chão, seria suficiente para comprovar a inocência dos bandidos desse partido totalitário e corrupto.

    O que não se falou aqui por aqueles que nitidamente têm contaminação religiosa ou ideológica é que o poder judiciário não cria leis. Qualquer juiz tem que obedecê-las como todos nós. Votar a favor ou contra uma sentença é direito de qualquer magistrado.
    ESTÁ NAS LEIS.

    PS.Quando abordar um assunto, procure fazer como Pedro do Couto, que mostra todos os ângulos e ou posições possíveis que o envolvem.
    Obrigado

  10. Vejam mais uma demonstração de como nossos Representantes Administram o patrimônio publico.

    Estado de São Paulo

    “Patrimônio do BNDES recua 38% com dividendos ao governo e perda na Bolsa

    Em dois anos, patrimônio líquido do banco caiu de R$ 75,6 bilhões para R$ 46,8 bilhões, o que, segundo economistas, pode ter impacto no mercado de crédito”

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia-geral,patrimonio-do-bndes-recua-38-com-dividendos-ao-governo-e-perda-na-bolsa,158587,0.htm

    E a festa com nosso dinheiro continua. Neste item as Vossas Excelências da Situação e Oposição não querem CPI, todos são amiguinhos camaradas.

  11. AUGUSTO NUNES (Veja)

    Para azar da seita que venera corruptos, Joaquim Barbosa é um homem honesto

    O ministro Joaquim Barbosa já esclareceu que nunca figurou em listas de passageiros da FABTur. Quando viaja entre Brasília e o Rio de Janeiro, o presidente do Supremo Tribunal Federal usa passagens aéreas da cota a que têm direito todos os integrantes da corte. Foi o que fez na última sexta-feira de maio, quando embarcou para o fim de semana em seu apartamento no Rio.

    Na tarde de 2 de junho, convidado por Luciano Huck, Barbosa assistiu no camarote do apresentador da Globo ao jogo entre o Brasil e a Inglaterra. Ele não estava no Maracanã na final da Copa das Confederações. Estes são os fatos. O resto é coisa dos blogueiros de aluguel a serviço dos corruptos que o ministro não tem medo de punir. São eles os responsáveis pela disseminação de invencionices que eventualmente confundem também jornalistas íntegros.

    Como já não pode esconder que é chefiada por sacerdotes bandidos, a seita lulopetista mantém ativada 24 horas por dia a usina de mentiras destinadas a provar que todos os brasileiros são gatunos ou vigaristas. Os decentes são milhões, avisa a revolta da rua. E estão indignados com a turma contemplada pelo governo com a licença para roubar impunemente.

    A infâmia do momento tenta convencer a plateia de que não há diferenças entre uma viagem regular do relator do mensalão e a farra aérea protagonizada por gente como Lula, Rose Noronha, Sérgio Cabral, Garibaldi Alves, Renan Calheiros ou Henrique Alves. Infelizmente para o bando que venera quadrilheiros, o ministro nada fez de ilegal ou imoral.

    Logo serão julgados os derradeiros recursos dos condenados pela roubalheira descoberta em 2005. Os participantes das manifestações de protesto exigem o cumprimento das penas fixadas pelo STF. A última esperança da quadrilha é arrastar o relator para o pântano. Não vão conseguir. Para desgraça dos mensaleiros, e para sorte do país que presta, os defeitos do presidente do STF não incluem a desonestidade.

    Joaquim Barbosa não está na mira do clube dos cafajestes pelos surtos de intolerância ou por espasmos populistas. Não virou alvo pelos erros que comete, mas por ter deixado muito claro que existem no Brasil juízes sem medo.

  12. FERNANDO GABEIRA
    ‘O sertão virando mar’

    Trecho: Os burocratas do PT respondem ao movimento das ruas com um plebiscito, na tentativa de dar ao processo o final empolgante de uma reunião de condomínio. O objetivo do PT é controlar tudo, como já controla o processo político. Num país onde muitos eleitores não se lembram do parlamentar em quem votaram, eles querem aprofundar a distância por meio de lista fechada. Na verdade, o governo não entendeu os novos tempos simplesmente porque sua estrutura mental não o permite. É uma estrutura fortemente hierarquizada. Participar das redes sociais, para eles, significa pagar a um batalhão de idiotas para repetir slogans e escrever blogs venenosos.

  13. De que vale ser poliglota, Mestre e Doutor se falta sensibilidade a Joaquim Barbosa? Ele bem sabe da importância de uma renda mensal na vida de qualquer cidadão, tanto é assim que cuidou, junto ao Luciano Huck em seu camarote na final da Confederações, de conseguir para o seu rebento um emprego na Globo, fato divulgado na mídia E QUE NÃO FOI DESMENTIDO ATÉ O MOMENTO PRESENTE.
    Óbvia conclusão: Não serve para servir como Presidente do Brasil!

  14. Hitler mentia sobre Judeu.

    Lula e Dilma mente sobre:

    1)Joaquim Barbosa
    2)FHC
    3)Bolsa Família
    4)Saúde
    5)Educação
    6)Minha casa minha vida
    7)Transposição do Rio São Francisco
    8)Empregos
    9)Segurança
    10)Estradas
    11)Fim do Fator previdenciário
    12)Fim do imposto sindical

    Permitem os roubos em:

    1)Estradas
    2)Hospitais
    3)Moradias
    4)Estádios
    5)Transposição do Rio São Francisco
    6)Todos ministérios
    7)casa civil
    8)Secretárias
    9)Petrobrás

    Escrevem mentiras sobre o ministro Joaquim Barbosa responsavel pelo julgamento e por prisão de ladrões dos companheiros petistas.
    10)BNDES
    11)Caixa Econômica
    12)Correios
    13)Aeroportos
    14)Portos

  15. QUE PAÍS É ESTE?

    Por favor, publique a lista com salários dos funcionários do palácio do Planalto, Câmara e Senado. Para ser comparado com salário proposto por Dilma para trabalhar no interior.

    Gostaria de saber?

    Palácio do Planalto.

    1)Copeiros
    2)Arrumadeiras
    3)Assessoristas
    4)Porteiros
    5)Garções
    6)Barbeiros
    7)Cabeleleiros
    8)Maquiadores
    9)Fotográfos

    Câmarara Federal?

    Senado Federal?

    Médicos contratados para trabalhar no interior.

  16. ” 2a Edição do Alerta Total

    sábado, 6 de julho de 2013

    Barbosa e os 20 centavos nos cofrinhos do Aerus

    …O Caso Varig quase foi decidido em maio. A ministra-relatora Carmem Lúcia chegou a dar seu voto favorável à massa falida da empresa. Só que o presidente do STF pediu vistas do processo. Para piorar, não há data prevista para o assunto voltar a ser apreciado pelo plenário do STF. Piorando mais ainda, vai acabar, em breve, o pouco de dinheiro que ainda resta para o pagamento parcial das pensões e aposentadorias do fundo Aerus 1. Ou seja, por lentidão judicial e filhadaputagem governamental, idosos morrerão de fome…

    Cadê a denúncia internacional?

    O Caso Varig mereceria uma daquelas denúncias ao Tribunal Internacional de Direitos Humanos. Mas…

    http://www.alertatotal.net/2013/07/barbosa-e-os-20-centavos-nos-cofrinhos.html

    Pior do que do que : sim ou nao e nao decider …

  17. O PROCESSO CONTRA A GLOBO SUMIU? E OS BASTIDORES DA NEGOCIAÇÃO QUE PODERIA TER LEVADO À “ESTATIZAÇÃO” DA EMISSORA

    Por Rodrigo Vianna, do blog O Escrevinhador

    Conversei com duas fontes importantes, que trouxeram esclarecimentos sobre o episódio da sonegação de impostos da Globo, denunciada pelo blog “O Cafezinho” de Miguel do Rosário.

    Uma das fontes é um ex-funcionário público (que conhece bem instituições como a Receita Federal e o Ministério Público no estado do Rio). Esse homem é o mesmo que Miguel do Rosário tem chamado de “garganta profunda”. Por isso, também o chamaremos assim nesse texto. A segunda fonte (será chamada aqui de “fonte 2″) é uma pessoa que esteve no governo federal (funcionário de carreira), nunca exerceu cargos eletivos, mas sabe muito sobre os bastidores do poder – e suas intercessões com o mundo das finanças e da mídia. Seguem abaixo as informações que recebi dos dois. O texto é longo, mas peço atenção porque trata de assunto gravíssimo.

    1 – O blog “O Cafezinho” publicou apenas 12 páginas de uma imensa investigação contra a Globo. Onde está o processo original? Onde estão as centenas de páginas até agora não reveladas? Um mistério. O “garganta profunda” garante que funcionários da Receita Federal no Rio estariam “em pânico” (são palavras dele) porque o processo contra a Globo simplesmente sumiu! Sim. O processo não foi digitalizado, só existe em papel. O deputado Protógenes Queiroz (que pretende abrir uma CPI para investigar a Globo) também considera “estranho” que não haja “back-up” da investigação.

    “Mas como um processo some desse jeito?” pergunto incrédulo. E o “garganta profunda” responde com um sorriso: “há advogados especializados nisso, e às vezes o sumiço físico de um processo é a única forma de evitar danos maiores quando se enfrenta uma investigação como essa contra a Globo”. Insisto: “mas quem teria pago pro processo desaparecer?”. E o “garganta profunda” responde com um sorriso apenas.

    2 – Importante compreender que, na verdade, há uma investigação contra a Globo que se desdobra em dois processos. Tudo começa com o ”Processo Administrativo Fiscal” de número 18471.000858/2006-97 , conduzido pelo auditor fiscal Alberto Sodré Zile; era a investigação propriamente tributária, no decorrer da qual descobriu-se a (suposta) conta da Globo em paraíso fiscal e a sonegação milionária. Ao terminar a investigação, no segundo semestre de 2006, Zile constatou “Crime contra a Ordem Tributária” e por isso pediu a abertura de uma “Representação Fiscal para Fins Penais” (ou seja: investigação criminal contra os donos da Globo) que recebeu o número 18471.001126/2006-14.

    3 – Um dos indícios de que há algo errado com os dois processos contra a Globo surge quando realizamos a consulta ao site ”COMPROT” (qualquer cidadão pode entrar no site “COMPROT” do Ministério da Fazenda e fazer a consulta – digitando os números que reproduzi no item acima). Ao fazê-lo, aparecem na tela as seguintes informações:

    “MOVIMENTADO EM: 29/12/2006″

    “SITUAÇÃO: EM TRÂNSITO”.

    4 – Um processo (ou dois!!!) pode ficar ”em trânsito” durante seis anos e meio? Isso não existe. Onde foi parar o processo? Entrou em licença médica? Repousa em algum escaninho? Viajou para as Ilhas Virgens Britânicas? Ou desapareceu no buraco negro que parece unir o Jardim Botânico ao Planalto Central?

    A “fonte 2″ esclarece que a investigação deveria ter seguido dois caminhos:

    – a Globo poderia continuar discutindo o imposto devido nas instâncias administrativas da Receita (para isso, teria que pagar o valor original e discutir a multa);

    – o Ministério Público Federal no Rio deveria ter iniciado uma investigação dos aspectos criminais (esse era o caminho depois da “Representação Fiscal para Fins Penais” apresentada pelo auditor Zile).

    5 – Se a Globo tivesse feito recursos administrativos na Receita, isso deveria constar no site “COMPROT”. Mas a última movimentação é de 29/12/2006 – como qualquer cidadão pode confirmar realizando a consulta. O que se passou? Onde está o processo? O “garganta profunda” garante: “o processo teria sido sido retirado do escritório da Receita do Rio, desviado de forma subterrânea”. Essa informação, evidentemente, ainda precisa ser confirmada.

    6 – Se o processo original sumiu, como se explica que Miguel do Rosário tenha obtido as 12 páginas já publicadas em “O Cafezinho”? Aí está outra parte do segredo e que vamos esclarecer agora: um homem – não identificado – teria conseguido preservar o processo original (e feito pelo menos mais uma cópia, na íntegra, para se proteger). As 12 páginas seriam, portanto, “só um aperitivo do que pode vir por aí”, garante o “garganta profunda”.

    7 – O que mais há no processo? Detalhes sobre contas em paraísos fiscais, e os nomes dos donos da Globo associados a essas contas, além de muitos outros detalhes – diz o “garganta profunda”, único a manter contato permanente com o homem que hoje possuiria o processo na íntegra. Seriam provas avassaladoras, “com nome, endereço e tudo o mais”. Em suma: uma bomba atômica contra a Globo.

    8 – Abrimos aqui um parêntesis. A “fonte 2″ garante-me que em 2003 a família Marinho procurou o governo Lula para pedir ajuda. A Globo estava a ponto de quebrar (graças às barbeiragens com a GloboCabo, que contraiu dívidas em dólar e viu essa dívida se multiplicar por quatro depois da desvalorização do Real em 98/99, no governo FHC). Algumas pessoas no entorno de Lula chegaram a sugerir que o governo emitisse “debêntures” para salvar a Globo. Na prática, isso poderia dar ao governo o controle da Globo. “Seria uma forma suave de, na prática, estatizar a Globo”, garante-me a “fonte 2″. Por que não foi feito? “Eram todos marinheiros de primeira viagem no governo, faltou confiança e convicção para adotar essa medida, que teria sido a mais adequada para o país“, diz a “fonte 2″ – que acompanhou toda a negociação de perto. Ele conta que a família Marinho ficou contrariada com essa idéia, que chegou a ser levada à mesa por integrantes do governo Lula, mas a Globo estava tão desesperada que cogitou até aceitar essa saída pra não quebrar. Lula, no entanto, optou pela saída convencional: a Globo conseguiu empréstimos (inclusive no BNDES), e alongou a dívida. A família Marinho manteve seu império intacto.

    9 – Ainda pressionada por essa dívida principal, a família Marinho recebeu notícia da investigação fiscal, promovida pelo auditor Zile. A Globo pediu socorro ao governo. Isso deve ter ocorrido entre 2003 e 2004, diz a “fonte 2″. A ordem de Lula teria sido: “não vamos intervir, os auditores têm autonomia funcional e devem fazer o trabalho deles”.

    10 – A partir de então (e apesar da “ajuda” do governo para equacionar a dívida principal originada pelas barbeiragens na Globocabo), a família Marinho teria declarado guerra. Isso explicaria a cobertura global na CPI do Mensalão, sob a batuta de Ali Kamel, em 2005. Essa é a tese da “fonte 2″, embasada nesses fatos só agora revelados.

    11 – O processo por sonegação (conduzido pelo auditor Alberto Sodré Zile) foi concluído às vésperas da eleição de 2006, quando a Globo de novo apontou as baterias contra Lula. Acompanhei tudo isso de perto, eu estava na Globo na época. Claramente, a temperatura contra o governo subiu no último mês antes do primeiro turno (ocorrido em outubro de 2006). O auditor Zile concluiu a investigação em setembro de 2006. A família Marinho queria que a investigação sobre sonegação fosse interrompida de qualquer forma. Não tanto pelos valores, mas porque a revelação de contas em paraísos fiscais seria devastadora.

    12 – Entre o primeiro e o segundo turnos da eleição de 2006, houve algum acordo entre a Globo e o governo Lula? A cobertura global da eleição mudou completamente no segundo turno, tornando-se mais “suave”. Em novembro de 2006, um colega que também era repórter da Globo e que mantinha bons contatos com Marcio Thomaz Bastos (então Ministro da Justiça de Lula) disse-me: “Rodrigo, agora eles sentaram pra conversar, o governo e os Marinho“. Não se sabe ao certo o que foi colocado na mesa para a tal conversa. O que se sabe é que, coincidentemente, desde dezembro de 2006 a investigação por sonegação segue “em trânsito.”

    13 – A divulgação das doze páginas pelo Cafezinho” pegou a Globo de surpresa. Reparem como a nota oficial da emissora é confusa e contraditória. A Globo fala que não há imposto a pagar, mas reconhece que discute algumas cobranças, sim. E não faz qualquer menção à conta nas Ilhas Virgens. É um ziguezague. Procedimento típico de quem não sabe o que o “outro lado” possui de munição. A Globo torce para que o resto do processo não apareça. Sobram várias perguntas…

    14 – O homem que está com o processo na mão estaria disposto a revelar todo o conteúdo? Por que não o fez até agora?

    15 – O MPF (Ministério Público Federal) vai esclarecer por que não seguiu a investigar a Globo, conforme sugeriu o auditor Alberto Sodré Zile em sua “Representação Fiscal para Fins Penais”? Cabe aos blogueiros e ao Centro Barão de Itararé fazer essa pergunta diretamente ao MPF. Aliás, nessa quarta-feira, dia 10, às 11h, o Barão e outras entidades irão para a porta do MPF no Rio (rua Nilo Peçanha, 31 – centro), levando a singela pergunta: “MPF, por que você não investiga a fraude da Rede Globo?”. Gurgel pode dar a resposta…

    16 – A Receita Federal alega que não pode dar mais detalhes sobre a investigação, já que esta estaria protegida por sigilo fiscal. Ok. Mas a Receita pode – e deve – esclarecer o que foi feito dos processos. E por que eles constam como “em trânsito” na página “COMPROT” do Ministério da Fazenda.

    17 – Por último, seria bom esclarecer se houve, de fato, algum acordo entre Lula e Globo em 2006. E por que ele teria sido rompido depois – com a evidente tomada de posição da emissora carioca em favor de Serra na eleição de 2010?

  18. Movimento, tudo é movimento; política que é ação e paixão.
    .
    Nada é detalhe, pureza. Tudo é volátil, intenções (primeiras e segundas), interesses, e obscuridade, dúvidas, incertezas.
    .
    “Dia nacional de luta”? Contra o quê, por quem e contra quem? E o PT, espantosamente, faz o quê e é quem nessa pouco verossímil proposta de luta? Luta? Luta necessariamente implica em violência. Mais esdrúxulo ainda é o governo debaixo de um lema de “ordem e progresso” ostensivamente apoiando o inverso: desordem e retrocesso.
    Isso é política? É.

  19. Quem lê alguns comentários pró-espionagem norte-americana contra países e pessoas, feitos por possíveis agentes da CIA, pode até pensar que o gov. norte-americano tem alguma autoridade moral para espionar países e pessoas,como se os modellos delles, de república e de política-partidária-eleitoral,não fossem os mais malandros e mais podres do mundo, muitíssimo piores do que os nossos, excetuando as ditaduras.Todavia, os “segredos” revelados pelo moço que faz jus à proteção mundial, porque, corajosamente,pois na berlinda mundial quem deveria ter sido colocado há muito tempo,trata-se, na verdade,de segredos de polichinelo. Ingênuo, quem duvida que os norte-americanos façam esse tipo de crocodilagem com o mundo há muito tempo. Espionagem, aliás, é como o ácaro, que a gente não vê mas senti que ella está ali, aqui e acolá, máxime no Brasil onde estão pulando novas idéias que podem sacudir o mundo e até destronar o EUA como vanguarda da humanidade. E num país,onde mercenários e corruptos comem soltos, principalmente dólares norte-americanos, é muito facíl estabelecer aliados e até confrarias de trairas. Mas vocês não perdem por esperar, seus gollpistas-ditatoriais canalhas, pois A RPL veMM aí, comandada pelo HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, se Deus quiser, de Deus quer, com certeza, para fazer o nosso Brasilzão dar O Pulo de Leão adiante do EUA, e mostrar ao mundo que é possível siMM o Novo Caminho de Verdade para o Novo Mundo de Verdade, porque chega de mentiras, chega de golpes, chega de estelionatas eleitorais, e, sobretudo, proque evoluir é preciso. Todos os gollpistas serão desmascarados pelo Leão em 2014. Basta de continuismo da mesmice. Chega de mesmos. O Bicho tem que pegar geral em 2014. E quem viver verá.

  20. Os problemas de PT e PSDB são a aversão mortal entre ambos. Marina, à evidência, não é a RPL, o Fato Novo de Verdade, dos Sonhos do Povo, o Novo Brasil de Verdade, manifestado nas ruas, alto e em bom som, embora tenha acenado e discursado desesperadamente em direção a Ele, e até viva tentando se confundir com Ele. Mas, se o congresso não abrir espaço extrapartidário para o Fato Novo de Verdade, a RPL, até início de outubro de 2013, estará conservando fechado e bloqueada uma via de suma importância para a livre manifestação de ideias e pensamentos, porém, simultaneamente, estará abrindo duas outras vias possíveis à RPL, a saber: a via popular direta (VPD), ou, se esta não vingar nas ruas e nem encontrar o fiel escudeiro partidário, estará aberta então, clara e definida, a via para a eleição de Marina, à moda “não temos tu, Fato Novo de Verdade, vai tudo mesmo Marina”, porque evoluir é preciso, e seja o que Deus quiser. AMéM. Preferem que desenhe ?

  21. Prazado Julio Marcos,O seu relato não é novidade,BRIZOLA
    já sabia destas ligações “perigosas”,não só da Globo,como
    também da RECORD.Mas oportuno vir atona novamente.

    Com relação aos fundos,na época foi subscrito pelas centrais sindicais,e pelos presidentes das entidades.
    Agora são todos anjinhos,os mais espertos ganharam,e
    como ganharam.

  22. Honesto?
    .
    Honestidade é atributo de deuses. Ministro do Supremo Tribunal Federal; antes disso e ainda, é um homem. Existem hábitos, atitudes e condutas honestas. O que é bem diferente. Não há de se olvidar que todo homem tem seu preço.
    Com o Presidente do STF fora da moralidade exigível também constitucionalmente a desesperança ganhou fôlego, foi revigorada. A nivelação por baixo esfriou o ânimo. Podres poderes?
    Quadrilhas de meliantes asseguram a lealdade dos pares através da compra de um ingresso sem volta para o seio da sociedade respeitável. Este bilhete é o cometimento de um crime. Onde todos são culpados, ninguém o é.

    Entre a notícia e o fato, entretanto, existe a palavra, o homem e o boato.
    Notícia se desmente com notícia e fato com fato.

    O silêncio não ampara os honrados. Mormente se autoridades públicas que devem satisfações tanto a vozes quanto a marulhos e murmúrios.

    Desistiria feliz de minhas doídas preocupações não fosse o estranho caso do filho que a Globo empregou.

  23. Prezado Jornalista Hélio Fernandes;
    Como ex-funcionário da Varig, o meu primeiro emprego de carteira assinada,fui demitido em Junho de 1996 e admitido no mesmo ano por uma empresa terceirizada, na mesma função com salário reduzido em torno de 50%, era o apogeu das terceirizações que nunca deu certo nesse país e eu permaneci naquela última empresa por dois anos.Todavia,fui um felizardo porque na época, a empresa a VARIG ainda não estava em regime falimentar, e por isso,eu recebi toda indenização trabalhista referente aos anos trabalhados, como também as restituições que havia contribuído com o Aerus. Porém, os colegas que permaneceram na Varig não lograram êxito, alguns que ocupavam cargos no exterior tiveram que voltar para sua terra de favor, pois até hoje não foram ressarcidos pelo direito que os assiste.O senhor presidente do STF deveria analisar uma situação dessa natureza e dentre outras lides que estão pendentes (imbricadas nas prateleiras forenses), usando o método da empatia, é isso aí, senhor Presidente do Supremo, imagine o senhor no lugar deles, endividados,a família carente de necessidade básica, viúvas que recebem irrisórios salários deixados pelos maridos, estes cansados de esperar, não suportaram o martírio e partiram para o outro plano;os gastos presume-se que são imensos no quotidiano dessas famílias,muitos moram de aluguel, acredita-se.Então Senhor Ministro, veja a situação dessas pessoas e de outras que aguardam por longos períodos uma decisão peremptória de V.Exa. que preside a última instância do poder e ingresso nessa instituição pelo – “notável saber jurídico e reputação ilibada” (Art.101 CF, meu grifo).DURA LEX SED LEX!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *