A instituição e o homem (ou a crise do Itamaraty)

Márcio Garcia Vilela

Sob o título “Instituição em perigo”, o embaixador Rubens Barbosa, reconhecido como um dos quadros mais brilhantes do Ministério das Relações Exteriores, escreveu outro dia excelente artigo sobre o que lhe parece ser “uma das crises mais graves da história do Itamaraty”.

Não fora ele experiente diplomata, seria de desconfiar que o fino e hábil negociador buscou a ajuda de uma hipérbole para dar ênfase à sua justificada preocupação. Até onde sei, não se trata, porém, de homem que se socorre da ênfase para dar força a um exagero afetado. As pessoas que o conhecem lhe testemunham o expressar ideias de forma discreta, valendo-lhe a qualidade do argumento, e não estridência da crítica.

Ademais, as pessoas que acompanham o desenrolar das atividades da diplomacia pátria avaliam com espanto as atitudes descabidas que têm sido tomadas, nesses últimos dez anos, pelo palácio de Rio Branco, no seu ofício secular de representar o Brasil com competência nas nobres relações com Estados estrangeiros, com os quais mantemos, tradicionalmente, respeitosa e acatada convivência. Infelizmente, para grande constrangimento nosso, não temos mantido, no cenário mundial, uma voz autorizada de comedimento, equilíbrio e compostura, devotada ao resguardo das tradições transmitidas desde os tempos de Rio Branco, que nos legou precioso preceito: “A pasta das Relações Exteriores não é e não deve ser uma pasta de política interna. Não venho servir a um partido político: venho servir ao Brasil”.

POLÍTICA EXTERNA

Fiel aos rumos impressos pelo patrono da nossa diplomacia, o Brasil sempre primou em adotar, na política externa, postura além e acima de questiúnculas internas ou meramente regionais, quando não de ridículo caráter ideológico, em confronto com a vocação do Estado e dos brasileiros, sempre reafirmada nas suas constituições democráticas. As exceções nunca passaram de episódios a que corresponderam apagões institucionais passageiros, sem forças, sobretudo político-morais, capazes de criar raízes.

Eis que os festejos tributados ao ex-presidente Lula, nos primórdios do seu primeiro mandato, nada mais foram que “boutades” exóticas, excitadas pelo excesso de valorização dos seus pretensos méritos. Submetidas a reflexões mais sérias, não conseguiram ultrapassar as barreiras do exótico, que tanto chocou a opinião amadurecida das elites pensantes do país, como o caso bizarro do deslocamento intempestivo do chefe do Estado, acolitado pelo seu extravagante ministro do Exterior, em direção ao Irã, com a infantil pretensão de intermediar a inserção de um Estado jactancioso e extravagante na comunidade das nações. Infelizmente, o resultado da temeridade não passou de monumental ridículo, orquestrado por um presidente logo caído em desgraça, de cujo nome esquisito ninguém se lembra mais.

Aqui mesmo, na América Latina, não nos faltaram vexames, admissíveis porventura em ambiente escolar de primeiro grau. Diplomacia primária, que deve ter perturbado os ilustres ossos do barão.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

2 thoughts on “A instituição e o homem (ou a crise do Itamaraty)

  1. HONRA AO MÉRITO

    EM TEMPOS REMOTOS HONRA AO MÉRITO, séria aquilo que faz uma pessoa digna de elogios, recompensa, merecimentos, os valores morais se inverteram nos dias de hoje. VOCÊS veem com os seus próprios olhos do conhecimento a verdade mudando de lado a cada dia uma decepção em nosso país.
    COM APRESENTAÇÃO DE GISELE BUNDCHE: ONU PREMIA MINISTRA DO MEIO AMBIENTE BRASILEIRO IZABELLA TEIXEIRA. (PNUMA), PREMIA CAMPEÕES DA TERRA, LIDERES POLÍTICOS. COMO JOSÉ GRAZI ANO DA SILVA, pai da fome zero que deixou um rastro de desfalque que só irão encontrar o fio da meada, na PRESIDÊNCIA DA FAO. E atual protetor da corrupção de LULA E DILMA E A ILUSTRE MINISTRA IZABELLA TEIXEIRA que protege as matas BRASILEIRAS E INCLUSIVE AS MATAS DO ESTADO DO PARÁ que estão liberadas para o desmatamento de um MILHÃO de hectare só no ESTADO DO PARÁ desmatamento chamados sustentável, e com o grande apoio da MINISTRA DE MEIO AMBIENTE BRASILEIRO, OS NORDESTINOS SE SENTEM HUMILHADOS COM A POSTURA DESTE GOVERNO CÍNICO, incapaz de vê sentir as mortes, a fome, a sede, e o descaso, é vergonhoso o que aconteceu na ILHA DOS BAGRES, o apoio a SENADORA KATIA ABREU e seus desmandos nos campos do agro negocio e a humilhação dos pequenos e suas denuncias sem ter quem os ouvissem.
    A MINISTRA DO MEIO AMBIENTE e todo esse grupo fazem assentamento em ares degradados, aonde só nascem plantas daninhas com muita dificuldade para os pobres comprarem insumos.
    MARINA SILVA, MINC, E ISABELLA TEIXEIRA, não tiveram autonomia nos seus cargos, pois. Ambos são teleguiados do sistema corrupto deste GOVERNO PETISTA.
    MINC já recebeu PREMIO BRASIL 500 POR ONU, á as pessoas que se destacaram por relevantes serviços contra o contribuinte e assim informa o JORNAL UAI os bois que MINC prendeu.
    E assim as denuncias continuam com COMPERJ CONAMA e uma infinidade de ação contra o contribuinte.
    O SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, diz ter varias propostas para o MEIO AMBIENTE e diz que BRASIL PODE ANUNCIAR PROPOSTAS PARA REDUZIR EFEITO DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS. ESPERAMOS QUE ELES MOSTRASSEM PARA A SOCIEDADE HONESTA E PACATA COMO TORNAR AS AGUAS POTÁVEIS, QUAL O DESTINO DOS ESGOTOS, VAI COLOCAR O LIXO AONDE, SEM FALCATRUAS OS BRASILEIROS GOSTARAM DO DESTINO QUE VOCÊS ESTÃO DANDO AO POVO DO GRAMACHO A SOCIEDADE HONESTA DE GRAMACHO TEM FOME SEDE DOENÇAS, FALTA TUDO LA EM GRAMACHO. POVOS CARIOCAS VISITEM GRAMACHO.
    A ONU QUER POR TUDO ELEGER DILMA ROUSSEFF, PARA QUE ESSA ORGANIZAÇÃO POSSA CONTINUAR AS SUAS MENTIRAS PARA COM O POVO BRASILEIRO E AJUDANDO OS SEUS DONOS A COMETER CRIMES CONTRA A HUMANIDADE.
    A PROCURADORA GERAL DA REPUBLICA INTERINA HELENITA ACIOLI quer começar uma desmoralização P. MILITAR acabando com o crime de pederastia revisto no código MILITAR, para que haja uma invasão de lésbicas e gays em nossas fileiras e que posteriormente haja mudanças na cor dos uniformes, a procuradora está querendo homenagear quem?
    AQUI NO BRASIL meninas de 09 a 14 anos, dão a luz de 20 em 20 minutos, esse é o programa do GOVERNO FEDERAL dos mais filhos que está dando certo com o povo, EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS, IGREJAS, E OS PROGRAMAS DE TELEVISÃO DO NOSSO PAÍS .
    EM meu PAÍS agora já podemos vacinar contra HPV mulheres de 09 anos a cima, dando oportunidade a essas mulheres excluídas do sistema de saúde BRASILEIRA.
    O COMANDO DO PT HOJE É UM AMONTOADO DE 14 LEGENDAS E CADA UM QUERENDO LEVAR O SEU QUINHÃO PARA CASA, SEM CONTAR COM OS SEUS 39 MINISTÉRIOS E SECRETARIAS METENDO A MÃO E A DILMA VENDO ESSE MONTE DE URUBUS NA CARNIÇA, FAZENDO GRANDE ALGAZARRA DEU UM BASTA PARA A SOCIEDADE NÃO DESCONFIAR, REDISTRIBUIR AOS MAIS ALIADOS DA EMBRIOLOGIA, DOIS BILHÕES DE REAIS, UM GRANDE CALE A BOCA.
    O PODEROSO DEUS DE ABRAÃO ESTÁ REUNINDO A SUA IGREJA.
    JOÃO DE DEUS FERREIRA.

  2. Tudo besteira oque disse esse Rubens Fonseca, só mesmo sendo capacho e com complexo de vira-latas para acreditar nesse cara, oque ele fez para a diplomacia brasileira, ele e do tipo que tira o sapato também? Fala grosso com a Bolívia e beija os pés dos americanos, são uns vendidos, como o FHC literalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *