A lama de Guaratiba, vexame internacional

Heron Guimarães

Quando Lula anunciou a Copa do Mundo e as Olimpíadas no Brasil e Dilma Rousseff confirmou a Jornada da Juventude para o Rio de Janeiro, o que se esperava era a consagração dos dois governantes. Aliado aos programas sociais, o pacote estava completo: pão e circo “à la vonté”.

As duas estrelas do “lulismo” não imaginavam que os megaeventos pudessem contribuir para uma reviravolta na popularidade de um projeto de governo que chegou a contar com mais de 80% de apoio popular.

A Copa das Confederações, apesar de não ter sido o gatilho para a insatisfação – muitos atribuem isso à economia –, foi o cenário ideal para o grito de “basta” de multidões pelo Brasil afora.

Os custos elevados para se entrar nos estádios, impraticáveis pela grande maioria dos eleitores do PT, as obras inacabadas e a desorganização do torneio funcionaram como tempero para o sentimento de revolta que se alastrou pela nação.

Nessa semana, a visita do papa Francisco voltou a colocar a dupla Lula e Dilma em xeque. O que era para ser notícia positiva por todo o mundo e ter funcionado como efeito anestésico para os insurgentes transformou-se em novo palco de constrangimentos.

O presidente do STF, Joaquim Barbosa, por descuido ou mágoa, não cumprimentou a presidente após receber a bênção do papa. Erro, gafe ou rancor? De qualquer forma, mais um agravante para a relação entre Executivo e Judiciário.

CABRAL, O PIOR

O governador fluminense, Sérgio Cabral, tido como o queridinho de Lula e Dilma, passa pelo pior momento de sua carreira política e de sua vida pessoal. Considerado o pior governador pela mais recente pesquisa do Ibope, ele, que já esteve no topo do ranking dos políticos mais bem-avaliados do país, nem sequer tem condições de sair de casa, sendo hostilizado por sua população e jogado às covas dos leões. Ao que tudo indica, o projeto de lançar seu vice como sucessor está comprometido.

Ao mesmo tempo em que Cabral é detonado no Rio, o vexame do país parece não ter fim, espalhando-se pelas capas de jornais internacionais, com Francisco tendo que enfrentar congestionamentos. Até o local de encerramento da visita papal teve que ser transferido.

A lama que tomou conta de Guaratiba mostra mais do que terra fofa e água suja. Mostra falta de planejamento, o dinheiro público sendo jogado fora e a incapacidade política de se fazer a coisa certa.

A lama que impede o papa de rezar em um local reservado há meses e com milhões em investimento é a mesma que impede uma saúde melhor, transporte de qualidade e uma vida menos sofrida para a imensa maioria dos brasileiros. A popularidade de Dilma, em vertiginosa queda, é o menor dos males. (transcrito de O Tempo)

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

12 thoughts on “A lama de Guaratiba, vexame internacional

  1. SINAL DE ALERTA PARA O VATICANO

    http://www.facebook.com/valmor.stedile – O escândalo de Guaratiba pode acabar abafado pelas autoridades locais ou até ser pautado no âmbito do Vaticano, com envolvimento de religiosos que em nome do Papa Francisco celebraram convênios para a realização dessa obra tornada lamaçal por mãos divinas, sobretudo se for mesmo proprietário da área inutilizada momentaneamente pelas fortes chuvas o empresário Jacob Barata e sendo este sogro do governador Sérgio Cabrasl (a conferir). E dessas cumplicidades não se exclui o prefeito do Rio, Eduardo Paes, por autorizar parceria da Prefeitura com o Governo do Estado na ordem de R$ 14 milhões para destruir área de manguezal criminosamente destinada à especulação imobiliária.

  2. O que deve ser investigado a fundo pelas autoridades judiciais e os meios de comunicação é o que tem por tras do terrenos de Guaratiba que é da iniciativa privada. Que iniciativa privada??? Outra pergunta fundamental, existiu licença ambiental, foi feito estudo de impacto ambiental? Aquela área, até onde sei é área de manguezais (informação que deverá ser confirmada). Caso seja, só pelo fato de ser manguezal, o municipio, o governo, realizou crime ambiental. Houveram compensações ambientais? Onde foi? Como foi? Muitas perguntas, como sempre, esses safados no poder TUDO PODEM…. Nós simples mortais, temos que seguir A RISCA cada virgula das leis…..

  3. Seria interessante o MP tomar uma providencia imediata Contra a propriedade do SENHOR JACOB Barata (isso se for realmente dele) pelo fato de ter havido crime ambiental com a participaçao da prefeitura e do DESgovernador Sergio Cabral, uma multa no valor do empreendimento imobiliario ,ja que foi usado maquinario da prefeitura e a CEDAE tbem para abaster o tal investimento. Como foi pago com o dinheiro do povo, serviria de liçao aos corruptos e mostraria que estamos atentos a qualquer interferencia no meio ambiente. Um hospital de grande porte na area seria muito bem vindo para toda a populaçao local.

  4. O PT, não satisfeito com sua própria ruindade administrativa, ainda se aliou ao que tem de pior na política brasileira. Reabilitou(?) a escória da política, que deveria ter sido olvidada, e com ela vem enxovalhando a administração pública. Não é por outra razão que a população está indo às ruas e dando um basta a esta “política de resustados” que vemos por aí.

  5. Vamos ver como se sente o senhor Jacob Barata tendo que pagar pelo serviços prestados no empreendimento que foi feito GRATIS a ele. So falta ele alegar tbem que nao sabia de nada, parece ser o tema preferido atualmente dos que gostam de levar vantagem

  6. “Os custos elevados para se entrar nos estádios, impraticáveis pela grande maioria dos eleitores do PT, as obras inacabadas e a desorganização do torneio funcionaram como tempero para o sentimento de revolta que se alastrou pela nação”.

    A corrupção meu filho, o que está havendo não quer jogar merda no ventilador, já está tudo fedendo, nem nas entre linhas fica, omisso como o artigo, só no faz de contas.

    A lama que você omite foi colocado no terreno de Jacob Barata, 120 Milhões de metros quadrados por 1,5 metros de profundidade foram terraplanados sem que os Jacob gastasse um centavo, detalhe terraplanaram em área de proteção Ambiental, em local de Mangue, reserva Ambiental de Guaratiba,a área foi comprada a pouco tempo, Crime de tráfico de influencia, improbidade administrativa, e muito mais.Se é para fazer artigo OMITINDO os fatos não o faça, que fica bom para os políticos mas para a imagem é degradante, aquele que omite informação de corrupção é pior que o próprio corrupto.

  7. Tarciso, quem eram os aliados do PSDB? Não fique repetindo burrices como essas o PT se aliou ao pior do país, pq é imbecil isso. Se aliou ao que existia e era possível e pronto.

  8. É simplesmente incrível tudo isso, as imagens falam e não deixam duvidas. Falta de tudo, nessa gente, é revoltante… se teve algum responsável pelo desenvolvimento dos trabalhos só pode ser um amador. Deveriam contratar um Profissional de verdade. Mas agora o que adianta se já levaram os 16 Milhões. Certamente tem dinheiro público no meio… e os vendedores ambulantes perderam nessa também.
    Vão Culpar a natureza por uma coisa previsível nessa época do ano, não lembraram de consultar um tal serviço. Agora o que vão fazer com o LAMA de Guaratiba na JMJ? dizer que é MILAGROSA e vender para os pobres PELEGRINOS, NÃO DUVIDO.

  9. Pingback: A lama de Guaratiba, vexame internacional | Debates Culturais – Liberdade de Idéias e Opiniões

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *