A megamanifestação desta quinta-feira parece ter sido criada por uma espécie de Frankenstein sindical

Carlos Newton

Conforme já informamos aqui, todas as Centrais Sindicais, reforçadas pela UNE, pelo MST e por outras entidades, incluindo o PT e o PCdoB, desde o final de junho vêm se mobilizando para promover esta quinta-feira o “Dia Nacional de Lutas, Com Greves e Mobilizações”.

Detalhe importante: o título é este mesmo, mas a palavra “Greves” foi introduzida posteriormente, após o encontro mantido há cerca de 20 dias  com o ex-presidente Lula em São Paulo, quando ele deu sinal verde às Centrais Sindicais para a realização desse megaprotesto.

Ninguém sabe o que vai acontecer, se os movimentos sociais que colocaram o povo nas ruas vão aderir ou se a manifestação se resumirá aos sindicatos. Até agora, o noticiário sobre confirmação de greves ainda é escasso. Não se sabe também se aparecerão bandeiras do PT, do PCdoB, do PSTU, do PSOL, do PCO e do PCB e de outras legendas que agora tentam pegar carona no movimento #vemprarua, que passou a concentrar nas redes sociais as manifestações apartidárias, digamos assim.

APOIO DE LULA

É interessante notar que o megaprotesto está sendo apoiado por Lula, apesar da pauta das reivindicações conter duras críticas ao governo Dilma Rousseff, ou seja, atingindo também o próprio PT e os partidos da base aliada, como o PCdoB, PDT, PMDB etc.

Ao mesmo tempo, circulam informações de que o próprio Planalto estaria incentivando a manifestação, o que, a meu ver, seria uma atitude suicida, porque a pauta começa com questões trabalhistas, incluindo terceirização, e abrange também os temas do #vemprarua, como transportes, saúde, educação, corrupção etc.

Desde o início tenho divulgado essa pauta aqui no blog da Tribuna, com exclusividade, e nada mudou. A manifestação, decididamente, não é de apoio ao governo. Se o Planalto estiver apoiando a manifestação, é melhorar internar logo o marqueteiro João Santana, que hoje opera no governo Dilma como uma espécie de Rasputin imberbe, sendo considerado o 40º ministro – o mais importante deles, aliás.

Portanto, a única coisa que se pode dizer é que a confusão é geral, ninguém se entende e essa situação está ficando realmente preocupante. Como dizia o cantor Sergio Brito, “parem o mundo que eu quero descer”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

14 thoughts on “A megamanifestação desta quinta-feira parece ter sido criada por uma espécie de Frankenstein sindical

  1. As duas manifestações embora de cunho social têm objetivos distintos. Uma é pontual focada na ampliação de direitos trabalhistas a outra, de abrangência muito maior, busca reformas estruturais que levem a uma melhor organização do país beneficiando a população como um todo.
    Não é exagero afirmar que esse movimento de amanhã além de sindicalista tem ranço político-partidário!

  2. O fato é que por mais que gritem “sem partido” e se posicionem contra ideologias, se os manifestantes ‘neutros’ comparecerem em massa à este ato vermelho marcado para amanhã – queiram eles ou não – estarão dando audiência e corpo aos interesses de todas as legendas citadas além do próprio verme(lho) de nove dedos, este que deveria ser incendiado vivo em praça pública como punição à sua megalomania e complexo de dono dos brasileiros.

  3. Preocupante mesmo!
    Será que ninguém percebe que uma das estratégicas dos bolivarianos é justamente instigar as massas para depois eles se apresentarem como a solução? Estranho também é o PT estar agora até colhendo assinaturas para nos impor a qualquer custo o plebiscito. Ou seja, tanto a greve das centrais sindicais, apoiada por LuLa e pelo Planalto, como o plebiscito, forçado pelo PT, são manobras para as reformas bolivarianas e a realização do sonho dos lunáticos de se ter aqui a República Bolivariana do Brasil. Será que agora dá para entender ou é preciso desenhar?

  4. O apoio do Planalto e do Lula as manifestações e, também, o plebiscito, é uma forma de se fazer parecer que o que eles vierem a fazer com o nosso país tem apoio popular. Foi assim na Venezuela. Não vamos esquecer que outra estratégia deles é o enfraquecimento das instituições. E isso eles vem fazendo descaradamente nos últimos dez anos.

  5. Indiscutíveis verdades

    A democracia é um regime louco, irracional e irresponsável. Só não consegue ser pior que as ditaduras. Dentre as poucas virtudes da democracia capitalista, situa-se o direito do cidadão e do povo, à livre manifestação de ideias e reivindicações, pelos diversos meios, inclusive, pelas manifestações públicas, desde que pacíficas e ordeiras. Claro.

    Dado a burra natureza da democracia capitalista, o controle e gerência de sua economia, é coisa extremamente complicada, insegura e incerta. Se assim não fosse, o primeiro mundo, dotado de inúmeros recursos, pleno de grandes cabeças e economistas, não estaria patinando, atolado até o pescoço, desde 2008, com milhares de pais de famílias desempregados por toda a Europa e EUA. Muito obvio.

    Portanto, querendo ou não, temos que reconhecer que apesar do lamentável baixo PIB, os governos Lula/PT e Dilma/PT, conseguiram firmar bons resultados, econômicos e sociais, decorrentes dos baixos índices de desempregos, atualmente, de 5%. Magnífico sim, principalmente, se comparado aos do primeiro mundo.
    Graças às políticas econômicas de Luta/PT e Dilma/PT, grandes contingentes das classes “C” e “D” emergiram da pobreza para a classe de consumidores. A classe média passou a bons níveis de consumo, inclusive, turismo na Europa e nos EUA. Os bons restaurantes e bares, estão cheios de clientes, durante toda a semana. Essas e outras evidências demonstram a boa saúde de nossa economia, apesar de todos os conhecidos cuidados e providências necessárias para manter-se fortalecida. Sem bons níveis de consumo as coisas se complicam.

    Assim sendo, temos que continuar, pacificamente, cobrando de nossos governantes, providências críticas e fundamentais objetivando acelerar a construção de um Brasil mais justo, forte e soberano. Como os obtidos percentuais dos royalties do petróleo para a educação e saúde. Temos que cobrar também, total transparência via internet, sobre os planejamentos das principais obras, construções e contratações públicas, projetos básicos, projetos executivos, relatórios ambientais, contratos, cronogramas físico-financeiro, responsáveis e responsabilidades, e outras mais, visando contínua e permanente fiscalização da sociedade, inclusive, dos valores previstos e pagos usando dinheiro público.

  6. Caro e prezado Jornalista Carlos Newton se possível publique aqui este meu texto desabafo.
    Muito obrigado desde já. Muitíssimo obrigado a vc a ao grande Jornalista Helio Fernandes.

    Niterói, 10 de julho de 2013.

    13 DE JULHO DE 2012 E 13 DE JULHO DE 2013. UM ANO COM UMA DECISÃO FAVORÁVEL A TODOS NÓS, EX.TRABALHADORES DA VARIG E TRANSBRASIL E ATÉ AGORA NÃO CUMPRIDA. TUDO ISTO POR CULPA EXCLUSIVA DO GOVERNO FEDERAL QUE SE DIZ GOVERNO DOS TRABALHADORES.

    Há aproximadamente quase 1 ano ( faltam 4 dias para completar 1 ano ) o Exmo. Juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira da 14ª Vara de Brasilia deu ganho de causa para os Aposentados e Pensionistas do Fundo AERUS. Ele condenou a União pela quebra do referido
    Fundo. Esta vitória dada em 13 de julho de 2012 nos encheu de esperança pois resolveria um problema gravíssimo que estava acontecendo com todos os aposentados e pensionistas do AERUS VARIG E TRANSBRASIL. Decisão Judicial cumprida todos nós
    voltaríamos a receber os nossos benefícios do AERUS completos.
    Infelizmente o Governo dito dos Trabalhadores, através a AGU, recorreu desta importante decisão e até hoje nada ficou resolvido para milhares de ex.trabalhadores desta duas grandes empresas aérea brasileiras que infelizmente não existem mais.
    A dor e o sofrimento que até hoje passam todos estes homens e mulheres e suas respectivas familias continua. Infelizmente recentemente o Exmo. Ministro Joaquim Barbosa ( Ministro Presidente do STF ) indeferiu a Antecipação de Tutela que poderia restituir a Decisão Judicial dada pelo Exmo. Juiz Jamil Rosa de Jesus Oliveira. Todos sabemos que ele, Ministro Joaquim Barbosa, poderia inviabilizar a decisão monocrática dada pelo Exmo. Desembargador Moreira Alves que em 26 de outubro de 2012 disse em seu despacho que a União não poderia ser punida por isto. Decisão do Dr. Jamil Rosa de Jesus Oliveira que beneficiava a todos os aposentados e pensionistas do AERUS VARIG E TRANSBRASIL e que simplesmente foi cortada pelo Exmo. Desembargador Moreira Alves. Para o desembargador nós somos apenas um mero detalhe.
    Quer dizer que a corrupção que assola o País há muito tempo e onde o dinheiro público ( nosso rico dinheirinho ) é desviado quase todos os dias pode!!!!!!!!!!!!!!!!!.
    Isto o Exmo. desembargador Moreira Alves não acha um grave problema. Assaltar os cofres públicos como estão assaltando não causa problema algum a Nação Brasileira na visão deste desembargador.
    Mas quem causa um enorme prejuízo aos cofres da Nação Brasileira somos nós com a Decisão Judicial que nos favorece. A Justiça deste País privilegia aos que cometem irregularidades ( os mensaleiros continuam livre leve soltos gozando com a cara do Povo Brasileiro ) e para o povo brasileiro as bananas e as favas.

    Então estamos e continuamos todos em uma situação dificil para não dizer desesperadora, mas isto não sensibiliza as autoridades brasileiras que estão no poder desde Janeiro de 2003 e que por pura vingança deixaram a VARIG abandonada a própria sorte levando a mesma a falência e levando em roldão todos os seus ex.trabalhadores. Estão também prejudicando em muito todos os ex.trabalhadores da TRANSBRASIL por causa do não cumprimento desta importante decisão do Exmo. Dr. Jamil Rosa de Jesus Oliveira.
    Gostaria de saber o porque de tudo isto? A maioria dos ex.trabalhadores da VARIG e da TRANSBRASIL são pessoas idosas e que gostariam de ser respeitadas, mas infelizmente a prepotencia, a soberba das autoridades brasileiras e de alguns membros do Judiciário Brasileiro fazem vista grossa para o grave problema que já dura 7 longos anos e não respeitam pessoas que trabalharam anos a fio para a grandeza da Nação Brasileira.

    GOSTARIA DE SABER PARA QUE SERVE O ESTATUTO DO IDOSO promulgado por Lula em seu primeiro mandato? Não serve para nada, pois o mesmo é desrespeitado a todo momento.
    IDOSO NO BRASIL É UM PESO E UM PROBLEMA PARA AS AUTORIDADES BRASILEIRAS. SOMOS PEÇAS DESCARTÁVEIS!!!!!!!!!!!!!

    Muitos dos nossos, aproximadamente quase 850 pessoas, já faleceram sem terem o direito de ver a solução para o Grave Problema AERUS VARIG E TRANSBRASIL resolvido. Morrer todos nós sabemos que um dia vamos morrer. Agora morrer sem dignidade é terrível.

    Este meu desabafo é o desabafo de todos os ex.trabalhadores da VARIG e da TRANSBRASIL. Aí se incluem também os demitidos da VARIG que perderam toda a sua poupança que tinha amealhado durante o período que trabalharam na VARIG. Estes demitidos perderam tudo que tinham dentro do Fundo de Pensão Aerus. O que pode fazer com que eles tenham direito ao que perderam é o Processo da DEFASAGEM TARIFÁRIA ( ESTE PROCESSO RESOLVIDO E GANHO PELA VARIG PODE TAMBÉM RESOLVER MUITA COISA ). Este Processo teve voto favorável para a Varig e para todos os seus ex.trabalhadores em 08 de maio de 2013 pela Ministra Relatora Cármen Lúcia. Mas infelimente dia 08 de julho de 2013 fez dois meses que o Exmo. Ministro Joaquim Barbosa pediu vistas do Processo e até agora estamos também em compasso de espera. Infelizmente para o Povo Brasileiro tudo é demorado neste País.
    Tudo é julgado em compasso de Cágado. JUSTIÇA TARDIA É INJUSTIÇA.Grande Rui Barbosa.

    Que as autoridades brasileiras e o Judiciário cumpram a sua parte. Postergar e empurrar com a barriga um grave problema que já poderia estar resolvido só vai levar a todos os envolvidos e que estão necessitados de uma urgente solução a morte.

    QUE SE FAÇA JUSTIÇA AOS EX.TRABALHADORES DA VARIG E DA TRANSBRASIL !
    É SÓ O QUE EU PEÇO E O QUE TODOS NÓS PEDIMOS. CHEGA DE TANTA DOR E SOFRIMENTO. NÃO PODEMOS MAIS ESPERAR.

    NÃO HÁ PAÍS SOBERANO QUANDO SEUS CIDADÃOS SÃO DESRESPEITADOS.

    Assinado:
    José Paulo de Resende
    Comissário de bordo aposentado da VARIG Paulo Resende.
    Itaipu Niterói Rio de Janeiro

  7. A continuar assim, tudo leva a crer que estão colocando um ENORME VENTILADOR no caminho das legítimas manifestações que, desde junho, tomaram conta do País. Nelas, as demandas de todos os setores da sociedade, sem exceções, estavam claramente manifestas nos cartazes, refrões e palavras de ordem. E o que fizeram as centrais sindicais ao longo dos dois mandatos do Lula e do ainda inconcluso mandato da Dilma? Nada, a não ser se aboletarem nos gabinetes do poder, mamando em todas as tetas possíveis. Agora, sob o risco de ficarem sem nenhuma e com mais de 11 anos de atraso, buscam desesperadamente, oportunamente, malandramente, HIPOCRITAMENTE, se apoderar de uma bandeira que nasceu independente e não é mais deles. No âmago das manifestações está o desejo do fim dos privilégios daqueles que, direta ou indiretamente, se beneficiam operando o poder nesse pobre Brasil.
    A oportunista manifestação programada para amanhã, nascida no seio de uma classe dirigente sindical privilegiada E ESTABELECIDA NO PODER, deveria ser boicotada e solenemente ignorada pela população.

  8. Condenada visão

    Os “brancos e honestos”, ricos, “inteligentes, eficientes e cultos”, estiveram no Poder por 500 anos, e muito pouco fizeram, diante de seus grandes currículos. Agora, querem exigir do PT, que faça tudo que não tiveram competência para fazer e, em poucos anos. Muito bonito.

  9. Parabens Weliton, voce fez o unicos comentarios que valem apenas ser lido.
    Os outros: baboseiras, idiotices e ate
    paranoias. …estoria boba essa de bolivarianismo…
    Ps. Exceçao ao J.P de Resende..

  10. Prezado Welinton Naveira e Silva,
    Tu és um simpatizante petista que é possível o diálogo, razão pela qual faço questão em trocar idéias contigo em termos políticos.
    Vamos lá.
    Disseste que o PT não pode consertar vários séculos de erros dos “brancos e ricos, inteligentes, honestos…”, mas não estamos exigindo tais soluções, Naveira.
    A questão precípua em tela é que o PT enganou, mentiu, iludiu, exatamente como fizeram esses antecessores que citaste!
    O PT roubou? Sim;
    O PT foi incapaz com as questões básicas brasileiras? Sim;
    O PT aparelhou o Estado em seu benefício? Sim;
    A corrupção aumentou nas duas gestões do PT? Sim;
    O PT que tanto criticava as alianças não fez igual, inclusive muitas delas espúrias? Sim;
    O PT conseguiu que o Brasil se desenvolvesse? Não;
    O PT melhorou a Educação Fundamental e Média no País? Não;
    O PT apresentou alguma vez um Plano de Governo ou de Metas? Não;
    O PT minimizou a Saúde Pública em suas deficiências crônicas? Não;
    O PT se interessou em melhorar a Segurança Pública? Não;
    O PT melhorou o transporte, as estradas, o saneamento básico? Não.
    Ora, meu caro Naveira, e tu alegas que o teu partido não teve tempo que, eu, respeitosamente, te pergunto:
    PARA QUÊ?!
    Mais escãndalos, mais crises, mais gente morrendo nas filas de hospitais e à espera de atendimento?
    Mais escolas caindo aos pedaços e professores ganhando mal porque o próprio PT não CUMPRE em pagar o Piso Nacional para o Magistério?
    Aguardar que a Petrobrás quebre pelos prejuízos que o seu Fundo vem tendo com o Batista?
    Que a nossa dívida interna aumente?
    Que as cracolândias sejam o nosso cartão de visita?
    Que os apaniguados enriqueçam, assim como os dirigentes petistas?
    Não, Welinton, o PT provou que é vinho da mesma pipa, só mais novo, mas igualmente indigesto porque se transformou em vinagre!
    Um abraço, meu caro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *