A presidente Dilma Rousseff vai ficar na História como a Viúva Porcina da política (aquela que foi, sem nunca ter sido)

Carlos Newton

Interpretada genialmente por Regina Duarte, a Viúva Porcina se tornou uma das mais marcantes personagens da televisão brasileira. Na novela Roque Santeiro (de Dias Gomes e Aguinaldo Silva), fala-se que Porcina era “aquela que foi, sem nunca ter sido”. Mais ou menos como a presidente Dilma Rousseff, que ainda ostenta o título de presidente da República, mas logo deixará em todos os cidadãos a impressão de que ela também “foi, sem nunca ter sido”.

No início de sua gestão, se é que podemos considerar assim, aqui no Blog da Tribuna costumávamos dizer que o país estava no governo Lula Rousseff, pois todos sabiam que desde sempre era ele quem realmente mandava. A situação ficou clara quando Lula escolheu todos os ministros, a liberdade de ação de Dilma Rousseff sempre foi nenhuma.

Agora, na reta de chegada da sucessão de 2014, a suposta presidente deu uma entrevista à Folha de São Paulo, em que afirmou que Lula não voltará ao governo, simplesmente porque nunca saiu. Caramba, foi uma confissão humilhante, patética e vergonhosa. Esse tipo de coisa, como diz a letra do fado, “nem às paredes” se deve confessar.

TUDO SOA FALSO

É constrangedora também sua desesperada tentativa de se reeleger sem que jamais tenha realmente sido eleita. Sua intenção soa falso, assim como seus discursos também soam falso, é uma oradora principiante e sem o menor carisma. Quando foge ao roteiro escrito e tenta improvisar, os espectadores só não riem por educação.

No PT, ninguém quer a candidatura dela. Todos sabem que a vez é de Lula, que deseja ser candidato e tem todo o direito a essa pretensão. Afinal, quem ganhou a eleição em 2010 foi ele, fantasiado de poste, e ninguém na verdade quantos votos foram dados a ela. Nem o TSE nem o Serasa têm esse controle.

Hoje, Dilma e Lula mal se toleram. Não foi por mera coincidência que cancelaram as comemorações dos dez anos de governo do PT. Motivo: está cada vez mais difícil aparecerem juntos num palanque, como se fossem companheiros. E quando Lula diz que, ao viajar pelo Brasil, está fazendo a campanha dela, acredite se quiser, mas a realidade é que ele está fazendo a própria campanha.

Hoje, Dilma ainda faz papel de rainha no xadrez político, mas já está fora do jogo. Vai ficar na História como a Viúva Porcina do PT, “aquela que foi, sem nunca ter sido”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

26 thoughts on “A presidente Dilma Rousseff vai ficar na História como a Viúva Porcina da política (aquela que foi, sem nunca ter sido)

  1. Prezado Newton, artigo porreta.Tanto é que vou tirar cópia para meu arquivo.

    A governanta quando fala de improviso, diz nada com nada. É um vexame!
    Como pôde o brasileiro ser tão ingenuamente enganado, como foi enganado com Lula? E o pior é que, tem gente que diz que a dupla, é o máximo.Vôte!

  2. Caro Newton,

    A verdade é que Dilma é completamente inapetente para o cargo que ocupa…É arrogante, desqualificada, não tolera opinião contrária, grita com ministros, enfim, um desastre ambulante. Se o PT insistir em lançá-la candidata, terá uma derrota acachapante!

  3. Quanto a oratória, Lula e Dilma se equivalem. LULA quando discursa so fala besteira e o nosso povo analfa entende e aplaude com louvor. Dilma não diz coisa com coisa dentro de sua arrogância peculiar e o povo delira ao ouvi-la. A grande dúvida da plebe rude é em qual dos DOIS GAIATOS votar ? Em política vale tudo a prova é que o “IMORTAL SARNEY ” continua na ativa as nossas custas picado pelos Marimbondos de Fôgo. Best Seller que o conduziu à Academia Brasileira de letras. O BRASIL Continua no mato sem DOG como disse brilhantemente em inglês o deputado federal “TAIRAIRAICA “, traduzindo: TIRIRICA.Ha ! Ha ! Ha !

  4. Como não foi eleita? Aí o caso é de se tomar a coisa literalmente: Dilma venceu Serra no segundo turno ou isso foi alucinação coletiva? Quanto a ter direito a ser candidata ou não, isso não é algo que se tem ou possui. Ninguém tem registrado em cartório o direito a candidatura tal ou tal. Isso é o próprio partido que resolve internamente. Mas o natural seria Dilma ser candidata, pois tem a possibilidade de se reeleger, mas isso não é uma fórmula pronta e acabada, pois esta própria pode por exemplo não concorrer novamente. E mudando de assunto, este blog tem conhecimento de que há uma investigação acerca de formação de cartel no metrô de SP? Pq aqui só se fala e satiriza Dilma, Lula, Dirceu, Genuíno, JP Cunha…parece que todo um outro mundo de acontecimentos não existe…tem o Mensalão do PSDB mineiro, tem o Mensalão do DEM…estes partidos tb não tem que ser levados a Justiça não? Isso tb não deve ser cobrado não? De preferência com o julgamento na data da eleição para termos igualdade de trtamento?

  5. O pessoal de Varginha pediu para colocarem o retrato dela na entrada da cidade substituindo o ET. Ela e a própria extraterrena e faz dupla com o outro ET Lula.
    Se olharmos bem para cara dos dois veremos que eles não são seres de outro planeta que vieram a terra para nos exterminar.

  6. Achei “um pouco duríssimo” o artigo de nosso incansável Editor/Moderador Sr. Carlos Newton, analisando as chances de re-eleição de nossa Presidenta Dilma Rousseff. É lógico que o Presidente Lula, fundador do PT, ex-Presidente em dois mandatos junto com um grande Vice-Presidente Sr. José Alencar (PR-MG), que não fez um mau Governo, se quiser voltar, tem mais força Política. As Pesquisas apontam isso. É natural. Mas não é questão decidida, porque o Presidente Lula precisaria primeiro achar um outro Sr. José Alencar, o que não é fácil, e segundo, “pode, e até será provável, surgir uma Novidade tipo Ministro Sr. Joaquim Barbosa que modifique todo o quadro”. Todos tem sua Personalidade, falou-se no artigo de pontos fracos de nossa Presidenta, falta de carisma “Oratório”, sorri pouco, não tem paciência, não se reúne para “tomar uns tragos com os Chefes Políticos Aliados, FIESP, Sindicatos, Igrejas, falta de jogo de cintura político, etc, etc”. Mas não se falou nas Virtudes: CORAGEM para enfrentar até o Sistema Financeiro (Bancos, Financeiras, Seguradoras, grandes Corretoras…, NACIONALISMO( Defesa da Indústria Nacional e das Riquezas Naturais), AMOR AO POVO sintetizado no seu Programa de tentar erradicar a Miséria e transformar o Brasil num grande País de Classe Média, tendo todas as suas Crianças em boas Escolas e aumentando muito as Escolas Técnicas e Universidades, etc. Depois dos Protestos de Junho nossa Presidenta já recuperou um tanto seu Índice de Aprovação, e a meu ver tem boa chance de se re-eleger. Abrs.

  7. Casal de “respeito”: Viúva Porcina e Beato Salú. Em arroubo de oratória a Viúva Porcina declarou que “respeita o ET” de Varginha. E o Beato Salú que em seu “governo” não existitu corrupção …

  8. Prezada Sra. Dorothy, Saudações.

    Podemos criticar nossa Presidenta sob vários aspectos, mas é injusta a citação da falência de Loja 1e99.
    O grande Presidente Americano Sr. Abraham Lincoln, considerado o maior de todos depois do Presidente Sr. George Washington, e salvador da União vencendo a terrível Guerra da Secessão (1861-1865), quando jovem faliu, (não fraudulentamente), sua Loja em New Salem – Illinois. Com dificuldades pagou todos os Credores, recebendo daí em diante o título de “Honest Abe”. Vemos que não é um mau precedente. Abrs.

    • Prezado Sr Flávio José Bortolotto,

      A diferença é GIGANTESCA:

      O ex presidente americano Abraham Lincoln nasceu em Hodgenville a 12/02/1809 e com 22 anos pegou uma canoa e desceu o rio Sangamon, chegando a vila de NEW SALEM, então com cerca de 50 HABITANTES. Em NEW SALEM foi contratado pelo empresário Denton Offutt e trabalhou duro transportando mercadorias pelos RIOS ILLINOIS e MISSISSIPI.

      Na época NEW SALEM tinha somente cerca de 50 habitantes
      enquanto que a POA da presidente já tinha proximo de
      2 milhões de habitantes quando a famosa lojinha de 1 e 99 faliu. Alem disso vender muamba não deve ser tão dificil ja que vemos as ruas das cidades brasileiras repletas de camelôs.

      CONCLUSÃO: FOI INCOMPETÊNCIA.

  9. Escolher entre Lulla e Dilma só não é pior por falta de espaço. E a oposição não tem – e não terá ninguém. Até quando a nação dependerá da sorte para avançar? Sem direção, sem projeto. Enquanto tivermos um povo que trabalha para pagar impostos e a natureza ao nosso lado, nossos administradores/políticos terão onde comer e o que carregar.Pobre País, pobre povo!

  10. A gana de ser opositor na maioria das vezes se transforma em burrice; Oposição deve ser feita com critério com análise de fatos. Os ex-desempregados, os habitantes do norte nordeste( hoje teve uma boa reportagem no jornal da tarde da tv globo) estão muito satisfeito com nossa presidente e sua politica.

  11. Atenção canoros funebres, aves agourentas, se estão querendo a tucanagem
    de volta, vá de reto satanás. Eu estou tranquilo, mas não voto em ninguém.
    Se fosse candidato eu até pensaria em votar em Roberto Reqião. Nessas
    manifestações tão aplaudidas,eu não vi povo no sentido clássico da palavra
    e, eles são por baixo 70% da população.
    Sendo assim, devem cobinar com êles, ou então, todos voces preparem o
    suicídio coletivo.
    Repito a quem iteressar possa: nessas manifestações não vi povo no sentido
    historico da palavra.

  12. Como é bom saber que o PT tem dois candidatos aptos a continuar promovendo o progresso brasileiro, em todos os setores sociais e econômicos. Ou alguem acha que o FHC faria melhor?

  13. Excelente artigo, Carlos Newton!

    Dias atrás Dilma assumiu que é realmente um poste. E que a luz vem do Lula.

    Não podemos esperar muita coisa de um país governado assim.

  14. Olhe, Carlos Newton, essa conta dos votos dados a ela, Dilma, é fácil: dos 55.744.529, ela não teve nem os 529. Quer ver? Sem ser exatamente política (e, portanto, sem esquemas próprios de captação de votos), restavam-lhe apenas os contatos pessoais; aspecto em que é reconhecidamente ruim. Quantas votos uma pessoa normal (dessas que não tratam os circunstantes aos berros) teria, na disputa de cargo eletivo? E uma que só berra, da qual, numa estimativa otimista, para cada duas que a apreciem, haverá três que a detestem? Você acha que chegam a 500????

    E, mudando de assunto, parabéns por sua perspicácia: só agora outros jornalistas começam a perceber que (afora, talvez, o período da doença de Lula) a “recandidatura” de Dilma nunca esteve em nosso horizonte político.

  15. Caro Newton sou seu fã,porém seus comentários são atualmente parciais ,convenhamos,o mediador deve ter como, princípio básico a imparcialidade,sob pena de cair no lugar comum da mesmice.Felizmente,pude ver de perto a situação da Europa, lhes digo é mil vezes pior que a nossa.Será que aquela turma toda de governantes também são postes.graças a deus não fui ao Oriente médio,só ontem mataram duzentos pessoas no Egito.Simplesmente estavam reclamando por um ato a favor da democracia.Desculpe,o mediador,porém minhas críticas são sinceras,não estou aqui, nem tenho idade para bajulação.

  16. Por que os comentaristas nao analisam o conteudo deste link?

    Elite brasileira têm 4ª maior fortuna do mundo em paraísos fiscais, roubados durante 503 anos – pelo visto, nao deve ter o nome de Dirceu, Genoino, Delubio, Rose, Lula, Mantega, Palocci nem pimentel, ou qualquer um que tivesse, pelo menos, algum vincula com Lula ou com o PT. Pois se tivesse, seria noticia em todos os meios midiaticos… repetido trilhoes e trilhoes de vezes…

    http://heliofernandes.com.br/?p=71133#comments

  17. Sejamos francos : seus comentários estão mais para Merval,
    Reinaldo Azevedo ou Boris Cassoy do que para Alberto Dines. Que fim de carreira !!! E, olhe, já fui seu fan.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *