A propósito de suposta ‘censura’ no Blog da Tribuna da Imprensa

Carlos Newton

Chega a ser patética essa mania de alguns comentaristas se queixarem de “censura” no Blog da Tribuna da Imprensa, justamente o jornal mais censurado da História deste País.

Como se sabe, há dois meses o Blog foi “hackeado” e tirado do ar misteriosamente. Quando voltamos a circular e fizemos a reconstituição deste espaço, houve uma modificação significativa na edição, porque praticamente todos os comentários passaram a ser postados direto, sem passarem por monitoração. Isso significa que não há qualquer possibilidade de censura, nem mesmo se quiséssemos fazê-lo.

O que ainda ocorre é que um pequenino número de comentaristas continua sendo bloqueado como “spam” (propaganda indesejada). Um deles é o sempre atuante e culto José Guilherme Schossland. Conforme já explicamos aqui, não sabemos a que atribuir isso, nem como fazer para evitar. Há um mês, muitos outros comentaristas estavam nessa situação, como Aquino, Solon, Cordioli etc., mas já conseguimos resolver o caso deles.

Por enquanto, como editor do Blog, tenho o cuidado de estar constantemente verificando se na lista de “spams” há algum comentário bloqueado, e faço a postagem assim que possível. Às vezes, essa postagem demora algumas horas, porque estou sozinho na edição de um blog como este (hoje, a previsão é de chegarmos a mais de 26 mil acessos diretos, segundo o contador americano Histats) e ainda não consigo ficar 24 horas diante do computador. Hoje de manhã, por exemplo, tive de sair para ir ao Detran e só agora estou de volta.

Se um ou outro comentário demorou a ser postado, por motivos técnicos, isso não significa que está sendo censurado. Falar em censura no Blog de um jornalista como Helio Fernandes chega a ser uma piada. Sem a menor graça.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

14 thoughts on “A propósito de suposta ‘censura’ no Blog da Tribuna da Imprensa

  1. E UMA AFRONTA E PESSIMO MAL GOSTO DE CERTOS INDIVIDUOS!
    QUE A TRIBUNA DA IMPRENSA CONTINUE PROPORCIONANDO ESSE BLOG LIVRE PARA QUE TODOS BRASILEIROS POSSAM SE MANISFESTAR.
    SINCERAMENTE, ISSO E UMA PIADA DE MUITO MAL GOSTO COM TODA A HISTORIA QUE DA TRIBUNA DA IMPRENSA

    VIDA LONGA TRIBUNA DA IMPRENSA!

  2. Gigantes Criminalistas Brasileiros, como Evandro Lins e Silva, George Tavares, Clovis Sahione e muitos outros, SEMPRE consideraram e consideram HELIO FERNANDES como uma Voz Indomável pelas Liberdades. Helio é e sempre será um polemista que jamais se curvará a qualquer tipo de censura, venha de onde vier. Ele aprecia o debate, o confronto de ideias, a franca exposição de pensamentos: iguais aos seus, ou não.
    Creio que o Jornalismo Brasileiro nunca teve alguém como ele, capaz de escrever sobre política, arte, literatura, sociologia, antropologia, filosofia, História dos povos e seu desenvolvimento, poesia, música, esporte, etc.
    Na Tribuna da Imprensa impressa, pude ler colunistas discordando veementemente dele, de modo contundente, mesmo, e tudo era publicado. Teria sido fácil, não publicar quem estava discordando. Mas ocorria o contrário. Dia seguinte, Helio retomava o debate. Portanto … quando leio que este Blog da Tribuna da Imprensa “poderia estar” censurando alguém … fico sem entender mais nada.

  3. Só posso dizer que quanto mais próximo dos fatos uma matéria mais ela tem a preferência das pessoas. A maioria delas quer aprender.
    Misticismos não dá audiência a não ser para os sectários e costuma afastar o resto.
    Me lembro quando menino a repulsa que tinha com os misticismos religiosos. Já percebia que não havia lógica nas pregações.
    Enfim, a nossa natureza repudia o insensato. A enganação.
    Dever-se-ia dar preferência para a capa, matérias que tivessem forte fundamentação factual.

  4. Caro Newton,

    Muitas vezes nos esquecemos que por trás deste espaço existe uma (ou mais de uma) pessoa que tem (ou que tenta ter) uma vida normal, com compromissos de uma pessoa comum, que precisa de uma pausa para tomar água, dormir ou se alimentar.
    Quem sabe, simplesmente, esticar as pernas e olhar pela janela!

    Nos esquecemos que as notícias não surgem do nada e a cada meia hora consultamos o site e dizemos: “-O CN ainda não atualizou os posts? E já são quase seis da manhã!!!

    De qualquer forma, PARABÉNS pela insistência em manter este lugar aberto a todas as pessoas civilizadas…

    Haja empenho!

    • Você estava bloqueado como spam, Lucas, talvez porque há muitos números seguidos em seu endereço de e-mail, creio eu.

      Tive de desbloquear seu teste.

      Abs.

      CN

  5. Uma das formas de mensurar o estágio democrático de uma país é pela prevalência de espaços como este Blog onde o cidadão têm a liberdade de expressar espontaneamente sua opinião e também sua indignação.
    Percebe-se claramente a necessidade que as pessoas têm de tornar público seus pontos de vista sobre temas que nos afetam diretamente, mas que essa Falsa Elite teima em ignorar.
    Claro que essa situação não pode durar muito pois nunca se pode enganar tantos por tanto tempo!

  6. Carlos Newton, a respeito de “Chega a ser patética essa mania de…”

    O teu conceito de “patético”, no presente caso, difere do meu, mas isso não tem importância. Quanto a forma como trataste as minhas colocações, essas sim, têm adjetivações outras, que certamente não comportam o termo “patético”.

    “Quando voltamos a circular e fizemos a reconstituição deste espaço, houve uma modificação significativa na edição, porque PRATICAMENTE todos os comentários passaram a ser postados direto, sem passarem por monitoração. Isso significa que NÃO HÁ QUALQUER POSSIBILIDADE DE CENSURA, nem MESMO SE QUISÉSSEMOS FAZÊ-LO.” (as maiúsculas são minhas)

    “Praticamente”?! Esse “praticamente” significa que parte dos comentários passam antes por monitoração? Existindo esse “praticamente” como afirmar que “não há qualquer possibilidade de censura, nem mesmo se quiséssemos fazê-lo”?!

    Afirmo exatamente o inverso: no caso do meu IP (que é o mesmo utilizado pela utopiafm.com) com regularidade a MODERAÇÃO está ativada. Mas em nenhum momento me queixei por causa disso. Até porque a maioria dos comentários logo em seguida são liberados. O que acho o cúmulo da sacanagem é quando comentários, moderados ou não, em sendo liberados, logo em seguida sejam DELETADOS. Mas mesmo nesse caso uma única vez me “queixei”. O que pode ser facilmente verificado na postagem “De volta ao Brasil Grande? de Jacques Gruman em 06/06/2013. O comentário desse post foi publicado na madrugada de 06 para 07/06/2013. Apareceu mensagem de moderação e depois de poucos minutos o comentário foi liberado… para na manhã seguinte SUMIR! Na manhã de 07/06 me “queixei” nesses termos:

    batista filho, junho 7, 2013 até 10:11 am • Reply
    Ué, CN, o que houve? Ontem à noite postei um comentário quando só havia o do Darcy e o do Walter Martins, perfazendo três comentários. Logo depois mais três comentários repetidos foram inseridos. Essas seis postagens se mantiveram até há pouco. Pra minha surpresa agora às 10h07 vejo que o meu comentário foi deletado…
    Poderia dizer algo a respeito?

    Na realidade quem primeiro se pronunciou a respeito desse questionamento foi Vite Sandeu:

    Vite Sandeu e Muar, junho 7, 2013 até 11:46 am • Reply
    Sim, abrir o espaço reservado para comentários dos leitores (uma singularidade, dádiva, no camelódromo midiático…Batista Filho, vez sim sintético, outras mais longo, contudo sempre de letra e conteúdo afiados…acabo sempre copiando e arquivando seus textos para posteriores avaliações…Estava lá, quando procurei, cadê o Batista…tomou doril, sumiu…Um alento, até o momento, não pintou nenhuma alma-penada e invejosa tal Paulo M.S. ou aquele personagem alemão que dorme-no-canto-da-cama.

    A resposta do administrador CN só apareceria dia 15/06/2013:

    admin, junho 15, 2013 até 11:54 am • Reply
    Batista, só agora vi sua mensagem. Não sei o que houve. Ainda não conseguimos controlar direito os comentários, infelizmente.
    Abs.
    CN

    E lá estava o comentário que fiz e que tinha SUMIDO de 06 para 07/06 e que até o dia 14 não dera o ar da graça! Retornou dia 15/06/2013, com a data de quando havia sido postado originalmente. Pode conferir, para relembrar.

    Ontem postei dois comentários – SEM moderação! – no post “Brasil pede explicações aos Estados Unidos sobre espionagem eletrônica”, de Mariana Branco, datado de 07/07/2013. Logo após, fiz uma aposta com a rapaziada da Rádio Utopia. Hoje, 09/07, um deles postou um comentário assinado como “Caça-pelego”. Nesse comentário sou tratado como “o velho”. Só que a rapaziada tem por hábito fazer um tal “print screen” do comentário original para depois comparar como os moderadores publicam.

    Depois de algum tempo em “fase de análise pelo moderador” o comentário sumiu. Aí o “Caça-pelego” me enviou o tal do “print screen”, que de uma vez por todas comprova o que venho observando há muito tempo – sem me queixar!

    Nesse espaço de tempo li os comentários do dia de Hélio Fernandes, onde um dos comentaristas se “queixava” de um comentário inoportuno. A partir daí é o que se segue – e se tiver realmente interesse em VER, se é que não tens realmente conhecimento das mensagens de moderação, é só me indicar um e-mail para que eu possa enviá-lo:

    batista filho, julho 9, 2013 até 11:48 am • Reply
    Ué, Naveira: só agora percebeste?! Aqui também tem alguns “mais iguais” que outros. O Limongi se foi, mas deixou herdeiros – no plural mesmo! -, Abbott e Costello tupiniquins… isso sem contar as cópias chinfrins!

    batista filho, julho 9, 2013 até 12:08 pm • Reply
    Naveira, continuando…
    A internet da minha residência é utilizada na rádio comunitária, já que a grana por lá é mais curta ainda, rss! Bem mais de uma centena de estudantes passam por lá, semanalmente. Um percentual elevado estuda Jornalismo. Vez por outra me mostram, por meio de “print screen”, as mais variadas formas de censura e apadrinhamento que os blogs tupiniquins utilizam. Infelizmente a TI também se vale de tais métodos. Não estou sendo leviano. Vi alguns desses “prints”. Alguns comentaristas realmente são apadrinhados, pois se algo de forma mais contundente se contrapor a tais figuras, a probabilidade de censura é muito grande. Os blogs globais são piores ainda!

    batista filho, julho 9, 2013 até 1:21 pm • Reply
    Carlos Newton, boa tarde!
    Quem falou em censura AGORA fui eu, João Batista de Oliveira Filho (batista filho).
    Uma vez me dirigi diretamente a ti a respeito de problema com comentários de minha autoria. Isso depois de vários deles terem sido removidos. Infelizmente não obtive resposta. Inicialmente creditei tais problemas à própria instabilidade do servidor anterior.
    Como frisei acima, disponibilizo banda larga para uma rádio comunitária. Mais de uma centena de estudantes passam por lá. Alguns deles, atendendo a trabalhos de escola, acompanham a programação de outras rádios e blogs. Têm uma série de estatísticas levantadas bem interessantes, inclusive sobre blogs provavelmente financiados com dinheiro público. Outros levantamentos se referem a notícias veiculadas por informativos mais à direita ou à esquerda. Na questão específica, CENSURA E APADRINHAMENTO na TI, por várias vezes me mostraram “print screen” que na visão desses estudantes – e na minha também! -, infelizmente comprovam tal prática.
    Caso possa me enviar e-mail, você já tem o meu, enviarei o último print screen de um desses estudantes – que, honestamente, não vejo quaisquer razões para que não tenha sido liberado.
    No aguardo.

    admin, julho 9, 2013 até 1:00 pm • Reply
    Batista Filho,
    Você foi leviano e irresponsável, ao fazer esse tipo de afirmação sobre “suposta” censura na Tribuna. Vamos dire-to ao ponto. Diga o que foi censurado e quando.
    Não tenho tempo nem paciência para esse tipo de comentário, mas sou obrigado a responder, ao invés de estar fazendo alguma coisa mais útil.
    Carlos Newton

    Pois é, nem teve o menor interesse em ver o tal “print screen” que COMPROVA a tal “moderação” fantasma, e, na falta de um Limongi, publicou o presente artigo que não é um primor de isenção, mas sim de comprovação de compadrio nada louvável.

    Pra finalizar gostaria de relembrar que no tempo em que era exercida a moderação sem disfarces, por várias vezes editaste comentários meus. Em nenhum dos casos me queixei, pelo contrário, cheguei a rir e a agradecer.

    Não me deixo guiar por puxa-sacos. Há quem goste e faça uso.

    João Batista de Oliveira Filho (batista filho)

  7. A propósito desta matéria, informo que algumas vezes não consegui postar meu comentário, por razões que desconheço. Espero realmente que a postura imparcial de Hélio Fernandes continue a garantir o acesso democrático de todos a esse blog, sem qualquer “seleção”.

  8. Já tive comentário excluído e posteriormente censurado sim e não foi por não ser publicado, mas modificado.

    Quando sugeri a um destrator que não fosse burro como seu lider, o Carlos Newton inicialmente retirou a palavra “burro” do texto. Posteriormente, após reclamação minha, colocou apenas um B. Não sem antes mandar um “se liga” e “não sei do que você está falando…”

    Entretanto, permitiu que o cidadão me chamasse de vil.

    Uma pena, não consegui acessar os comentários da matéria, mas é essa abaixo
    http://heliofernandes.com.br/?p=54113#comment-31300

    Com tudo isso, já relevei o fato em vista do importante trabalho que desenvolve neste blog. Patético é negar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *