A propósito dos investimentos da Noruega no Brasil, é bom lembrar Darcy Ribeiro 

Resultado de imagem para borregaard brasil

Foto da Gazeta Zero Hora documentou a poluição norueguesa

Mário Assis Causanilhas

Texto extraído do livro “Aos Trancos e Barrancos, como o Brasil deu no que deu”, Ano 1974, Ano dos Trombadinhas, nota 2160. (as páginas do livro não são numeradas):

“Empresários noruegueses, sabidos, associados a funcionários e a tecnocratas brasileiros, sabidos, conseguem enorme empréstimo de favor do BNDE para montar uma grande fábrica da Borregaard no Rio Grande do Sul. Com isso, os noruegueses se livraram da poluição e da catinga, na produção da celulose de que necessitavam, e, pelo contrato, passaram a receber por preços ladrazmente subfaturados.

Entrando a funcionar, a fábrica passa a vomitar toneladas de soda cáustica no rio Guaiba e uma fumaceira enorme de enxofre, com cheiro de ovo podre, nos céus limpos de Porto Alegre. Os gaúchos, sem Brizola, afinam a voz e cantam:

‘He, he, he fumacê
Ha, ha, ha fumaçá
A Borregaard começou a incomodá’ “

###
P.S. –
O tempo passa – mais de 50 anos – , o tempo voa e a Noruega continua numa boa! (M.A.C.)

15 thoughts on “A propósito dos investimentos da Noruega no Brasil, é bom lembrar Darcy Ribeiro 

  1. Realmente isto e verdade e gaúcho nenhum tem saudades de s tempo.
    Mas também é verdade que Jair Soares depois governador pela arena,na época secretário da saúde, tomou a iniciativa inédita no mundo de fechar uma fábrica por causa da poluição.

    A luta contra borregard consolidou o movimento de proteção ao meio ambiente no RS e a partir da iniciativa do Jair e das multas pesadas dadas em sequência a ex verdade tornou-se um exemplo mundial em celulose, sabidamente muito poluidora
    O homem público quando honestos capaz e ouvinte da sociedade pode sim tomar ações concretas e inovadoras.

  2. Não eram os reis da Noruega, ano passado, de cochicho no ouvido do Temer?

    Vai ver eles já levaram embora todo o Nióbio, por isso o Bozó nunca mais tocou no assunto…
    Se não levaram, melhor não tocar no assunto, senão o Bozolado se apropria….

  3. Realmente, o cheiro de gases de compostos de enxofre emanado das chaminés da Borregaard era terrível em alguns dias, conforme a direção do vento. Naquele tempo as leis ambientais eram bem fracas, assim, por exemplo na gasolina era adicionado o chumbo tetraetila para aumentar a octanagem, fumaça preta em chaminés, não havia limitação do enxofre no diesel e gasolina comercializados, curtumes despejavam livremente seus rejeitos nos rios, rede de esgotos eram direcionados ao mar, queimadas sem controle nos campos, na colheita de cana, etc..
    Espero que não regridamos.

  4. Jaco, pior ainda que pegar mesmo que “de graça” o petróleo é construir todos os equipamentos no sudeste asiático.
    Depois de construirmos as semi-subs P-51,P-52, P-55, P-56 e muitas e muitas transformações de FPSO em unidades de produção, compondo expressivamente o nosso PIB, de repente e não mais que de repente, a gerentona, manda levar para a China as plataformas a serem construídas e levando nossos estaleiros a fecharem.

  5. Todo o investimento dos governos municipais, estaduais e federal assim como as empresas particulares e mais; a imensa gama de brasileiros que se qualificaram em varias especialidades, para agora serem “empresários” na área de “quentinhas”.
    e ubers desta vida.
    Realmente é muito triste.

  6. O ALTISSIMO SEJA LOUVADO …sempre ..

    Prezado Sr. José Pereira filho..Belissimo comentário sobre o que fazemos em prol do nosso mercado interno..pontual no figado ..damos bem estar aos estrangeiros e miséria e pobreza aos nossos compatriotas,,,seu comentário sobre “empresários” de quentinhas e ubers..foi magistral e de uma espantosa visão social..parabéns meu caro é desta mesma forma que penso..continue assim com comentários fundamentados e diretos ..
    paz para tua casa …

    O ALTISSIMO SEJA LOUVADO ..sempre

  7. A bucha vem aí, muito mais desemprego, muito mais postos de trabalho fechados….

    E só olhar na cara do Paulo Goebbels quando ele comenta no rabo do PorcoMaia sobre as privatizações, enrustido como um rato cercado, e solta a mentira: 10, 20, 30 anos de investimento….

    Quem comprar não vai produzir NADA.

    Esse governo só piora MUITO MAIS as coisas.

    Vamos todos pro ralo…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *