A Rede Globo se curva à força do movimento das ruas e muda a programação

 Filmagem? Só do alto…

Carlos Newton

Nos primeiros dias, devido ao envolvimento com a Copa das Confederações e a Fifa, além das delicadas relações publicitárias com os governantes em geral, a Rede Globo tentou desconhecer o movimento das ruas, exatamente como aconteceu há 30 anos, no histórico episódio das Diretas, Já.

Desta vez, o início da cobertura foi tímido, devagar, quase parando, como se não estivesse acontecendo nada. Quando mostravam os protestos, as câmaras, estrategicamente, não mostram o que diziam os cartazes e faixas – exatamente o contrário do que ocorre nos estádios de futebol, vôlei e basquete, com os famosos cartazes do “Filma eu, Galvão”.

Por uma questão tola, já que foi apenas por dinheiro, a Rede Globo tentava esconder que muitos protestos se referiam à inutilidade da realização da Copa do Mundo no Brasil e aos gastos superfaturados com a construção de estádios inúteis, dos quais o povão está sendo para sempre alijado. Daqui para frente, será assim: “Meu filho, se você se comportar direito este ano, no seu aniversário papai lhe dará de presente um ingresso do Maracanã”…

Hoje, a Rede Globo despertou e interrompeu a programação para mostrar a cobertura dos protestos. Estrategicamente, porém, os cinegrafistas continuam sem focalizar as faixas e cartazes.

Depois da destruição de um carro da TV Record, as equipes da TV Globo temem se misturar com o povo e ficam alojadas em cima dos prédios, como franco-atiradores sem munição. Filmagens? Só do alto dos edifícios ou a bordo dos helicópteros…

Parodiando a célebre indagação do deputado Francelino Pereira, quando era dirigente da Arena, no regime militar, podemos agora perguntar: Que jornalismo é esse?

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

17 thoughts on “A Rede Globo se curva à força do movimento das ruas e muda a programação

  1. Eu já fiz a minha faixa para os protestos:
    “Se liga DILMA!
    Correr para baixo das asas do Lula
    está pegando muito mal”
    Será que a propalada “INCLUSÃO DE GÊNERO”
    do governo também é uma farsa?

  2. Este movimento, diferentemente do ocorreu por ocasião do impeachment do Collor, não tem nenhuma influência da Globo, pelo contrário, ela está de joelho. A todo instante os Marinhos devem estar se perguntando: como um povo, até em então bobo,conseguiu se mobilizar de maneira gigantesca e ainda mais neste momento de pão e circo, digo, Copa das confederações?!?!?
    A nefasta emissora não tendo o controle dos manifestates, tentam desqualifica-lo, mesmo quando usam a expressão “pacífico”. Particularmente sou contra o vandalismo, mas infelizmente só seremos ouvidos , de fato, pelo enfrentamento e não pelo “pacifismo”.

  3. FORA DILMA… O “POSTE” DEU ERRADO.
    Nós estamos cansados da traição dos partidos políticos, não existe nenhum programa nesses partidos, cujo objetivo principal é roubarem. Esse PT é uma vergonha todos são corruptos, traidores. Esse LULADRÃO TARADÃO era pra ser PRESO, mas o povo ainda vai pegá-lo é questão de tempo. Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha, José Guimarães o dos dólares na cueca, lembram? são a representação, desse PT CORRUPTO, vejam o que aconteceu com o Celso Daniel e o Toinho do PT. Um dia eles vão pagar não resta dúvida. Aqui no Brasil não existe democracia, é só ver a questão da apreciação dos VETOS PRESIDENCIAIS, mais de 3.000 vetos e esses políticos pensando que o povo é BURRO. O FATOR PREVIDENCIÁRIO outro assalto aos trabalhadores há mais de dez anos esse PT é governo e o LULADRÃO TARADÃO ainda teve a ousadia de VETAR O PROJETO QUE ACABARIA com essa excrecência. A imprensa brasileira também é toda ela cooptada pelo GOVERNO CORRUPTO, essa REDE GLOBO lembram do Jornal Nacional do Willer Bonner com o LULADRÃO TARADÃO depois das ELEIÇÕES DE 2002? REDE GLOBO FACISTA, após puxar o saco de qualquer governo que está no poder, só fala em FUTEBOL, NOVELA, BBB, GAY, DANIELA MERCURY, IVETE SANGALO, FAUSTÃO, GALVÃO BUENO UNS VERDADEIROS ignorantes ludibriando o povo, é obvio que isso não pode durar uma ETERNIDADE, parece que as coisas estão começando a mudar. Temos que acabar com esses, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, vagabundos que só trabalham TRÊS DIAS NA SEMANA, traidores, corruptos, isso tem que ACABAR URGENTEMENTE, o povo não aguenta mais tanto desmando.

  4. Um jornalista e um cinegrafista se aproximaram de mim, na Av Rio Branco. O senhor nos concede uma entrevista?
    Para quem?
    Somos de uma rede de tv alemã, estamos montando um documentário.
    Tudo bem.
    Do que falei, apenas meio por cento foi ao ar … na rede Globo. Fui escolhido para várias entrevistas: sou idoso, calvo, cabelos brancos … e chamava a atenção, pois à minha volta só havia estudantes, 25 anos para baixo.

  5. Sem partido surgiram Hitler e Mussolini . No brasil os senadores biônicos .A UDN com seu velho e enganoso discurso de corrupção vive ainda a enganar, mas são os maiores ladrões .Ler o livro A Privataria Tucana, do Amaury Ribeiro Jr.

    Minha faixa: Viva Dilma.Viva Lula. Agradecemos a vocês os projetos sociais.

    A verdade é que tentam enquadrar os manifestantes sérios e bem intencionados que são aa maioria a lutarem contra o Brasil transformando-o em simples aparelho administrativo com funções secundárias, sem nenhum compromisso com o fomento ao desenvolvimento nacional e a defesa da soberania, o que o transformará em presa fácil do imperialismo. É o retorno ao NEOLIBERALISMO, e a Globo que apoiou e se enriqueceu no golpe de 1964 é quem dá sustentação para o golpe . Mas cuidado, ação provoca reação e depois não adiante querer reclamar . Não sou petista, ao contrário, não recebo e nem minha família nenhum benefício do Estado,sou aposentado e meus filhos são formados e trabalham através de suas capacidades.

  6. É isso mesmo CN. Nem o jogo nem as novelinhas das 5, 6 e das 7 a Globo levou. Mas insistiu que havia 300 mil na passeata daqui do Rio. No reveillon, enche a boca para dizer que, num espaço menor, com menos concentração popular, há 2 milhões de pessoas.

    Até no tempo dos jogos dessa copinha, a Globo se rende ao “padrão Fifa”: aquela chatice de acumular o tempo do 1º tempo para o 2º. Não estamos aos 25 do 2º, estamos aos 70 minutos de jogo. E lá vamos fazer as contss. Um dia desses o Galvão se desculpou, mas disse que era porcausa da Fifinha.
    Engraçado, na Band não tem essa frescura, o tempo do jogo é em formato normal.

    Peço até desculpas por falar dessa besteira num momento tão nevrálgico. Mas é pra mostrar que até nessa frescura a Globo se rende ao estrangeiro e submete seus próprios espectadores.
    Mas vai durar pouco…

  7. Pingback: Anônimo

  8. É impressionante a sintonia contra o “Padrão Bobo de Qualidade”— A Record chegou “ontem” e já esbarra nela— Temos uma aversão total a esta manipuladora emissora. Assim como as empresas de ônibus, não passam de uma concessão…Até quando durarão??? Quem decide somos nós, a massa! Adeus Gloebbels!!!!
    ” No País de futebol, o povo é que “leva bola nas costas”. Impedimento Já!”

  9. Esta globo e um asco!!!!! Pau nela também!!!!
    Detesto seus programas.
    Detesto os “intelectuais” filhos desta b#sta: jornalista, escritores, atores, apresentadores, entrevistadores, todos metidos/chatos/egoistas com aquele “ar” de sabedoria. Bando de canastrões.
    Teremos um final de semana com todos os programas fornecendo a opinião destes pulhas. A começar pelo gordo, nesta sexta, e terminando com outro gordo(mau humorado, chato, nojento, mau educado)do final do domingo.
    .
    Abraço a todos.

    BRASIL acima de tudo.

  10. Quem acaba se ferrando somos nós que não gostamos dessa babaquice de novelas, pois agora estão aumentando o tempo das novelas.Agora a novela das nove vai até as 23,00hrs
    haja saco.

  11. NÃO É ATOA QUE MANISFESTANTES EXPULSÃO A REDE GLOBO “REDE GLOBO O POVO NÃO É BOBO” TINHA QUE POR FOGO É NA REDE GLOBO QUE PREJUDICA MILHARES DE BRASILEIROS E SO PREOCUPA COM COM SEU UMBIGO E COM OS POLITICOS E EMPRESAS PODEROSAS, ESCONDENDO AS VERDADES E NÃO FICAM SATISFEITOS DE VER O POBRE SUBIR NA VIDA, ONDE A MINORIA LEVA A MELHOR VIVENDO UMA VIDA DE PRIMEIRO MUNDO E A MAIORIA VIVENDO EM CONDIÇÕES SUB HUMANAS. E ESTA JUIZA QUE RECEBE UM SALARIO ENORME E NEM DEVE SABER O QUE É SER POBRE, PORQUE ELA NÃO SUSPENDE O PAGAMENTO DOS NOSSOS POLITICOS INCLUSIVE O SEU E FAZ UM LEVANTAMENTO DAS IRREGULARIDADES E DE TANTOS BENEFICIOS QUE TEM,” ALEM DO SALARIO” SERA QUE É JUSTO. ISTO SIM CARACTERIZA UMA PIRAMIDE, NA QUAL A MINORIA ESTA NO TOPO E A MAIORIA DOS POBRES OS SUSTENTA. É POR ISSO QUE O POVO NÃO AGUENTA MAIS. SE QUER VER PROSTITUIÇÃO, PORNAOGRAFIA, DESTRUIÇÃO DE LARES É SO SE LIGAR NA GLOBO, EU NÃO ASSISTO MAIS, NOS BRASILEIROS TEMOS QUE POR UM FIM NESTA REDE GLOBO. OS JUIZES TINHAM QUE SUSPENDER A TRANSMISÃO DA REDE GLOBO QUE SÓ TEM BAIXARIA E O PIOR QUE TEM LEIS PARA AMPARA-LOS É POR ISSO QUE JA PASSOU DA HORA DE MUDAR NOSSAS LEIS QUE SÃO FEITAS SO PARA OS POBRES MISERAVEIS, LEIS ESTAS QUE DÃO VERGONHA, PORQUE QUEM TEM DINHEIRO ELA NÃO PEGA. TEM QUE SER SEVERAS E PRA TODOS, SEJA POBRE OU RICO E ACABAR COM AS REGALIAS E IMPUNIDADES. QUERIA SABER PORQUE O POVÃO TEM QUE TRABALHAR TANTO E NÃO GANHA NEM UMA MEIA FURADA DE BENEFICIO, ENQUANTO OS POLITICOS, JUIZES GANHAM TANTOS AUXILIOS, EX: AUXILIO TERNO, TELEFONE, GASOLINA, PASSAGENS AEREAS, DIARIAS, SEGURANÇA E MUITOS OUTROS E O POBRE MAL O SALARIO. “É ABSURDO”

  12. qual a verdade globo vc é manipulado pelo governo. Pq vc nao fala a verdade para o povo, vc acha que esse pais vai desenvolver dessa maneira. vou lhe dar um tempo para resolver isso pelo nossos governates 500anos no minimo.Seu incopetentes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *