A tecnologia e o desempregado

Welinton Naveira e Silva

O desemprego tecnológico vai tomando conta dos meios de produção. A acirrada concorrência global exige acelerada atualização tecnológica por novos produtos e redução de custos. Mas redução de custos, necessariamente, significa substituição do trabalho humano, aumentando a capacidade produtiva e qualidade, indispensáveis na selvagem disputa de mercados. Além dessas vantagens, há outras mais, como a total isenção de conflitos morais, humanos e judiciais, ao ter que demitir uma determinada senhora Tecnologia que deixou de ser eficiente.

O desemprego tecnológico atinge o trabalhador intelectual e braçal. Ninguém escapa. Mas não podemos esquecer que o capitalismo necessita de massa infinita de trabalhadores empregados com  poder de compra, para continuar movimentando a sociedade de consumo.

Simplificadamente, o sistema capitalista é composto de dois grandes polos: 1) O produtor de riquezas, bens e serviços; 2) O consumidor, constituído por um universo de pessoas ganhando o suficiente para ter como exercer o poder de consumo.

Como a tecnologia desemprega em massa, não é complicado concluir o inevitável desmonte do sistema capitalista. Sem um robusto mercado consumidor, o sistema deixa de funcionar. A falência do polo consumidor implica na falência do polo produtor. É a lógica do sistema capitalista.

Dentro desse ângulo de questionamento, seguem abaixo algumas importantes tecnologias a caminho do mercado consumidor:

Indústria Farmacêutica

A medicina do futuro promete mudanças significativas na atual complexa, sofisticada e poderosa indústria farmacêutica, tendo em conta:

a) A produção de órgãos do corpo humano destinados à substituição, a preços acessíveis, sem os conhecidos problemas de rejeição, com a plena recuperação da saúde do indivíduo;

b) A melhor compreensão dos mecanismos de defesas naturais do corpo humano.  Sabe-se de indivíduos expostos a mortais bactérias e vírus que não ficam contaminados e continuam saudáveis. Quando a ciência desvendar nosso mecanismo de defesas naturais, por certo não precisaremos mais de médicos e de medicamentos como hoje;

c) Não vai demorar muito a extensa pré-identificação e correção de possíveis doenças intervindo no feto ainda no útero da mãe, evitando a necessidades futura de médicos, medicamentos e sofisticados exames. Isso já está sendo feito.

Microprocessadores intelectuais

A tecnologia de implante de microprocessadores para trabalhar em conjunto com o cérebro humano, dotando-o de estupenda memória auxiliar e rapidez de raciocínio, está em marcha. Quem sabe, antes de 20 anos estará disponível.

Com a população dotada de maior poder de raciocínios lógicos e dedutivos, gigantescos espaços de mercados ora ocupados por conta das fantasias, ficarão reduzidos. O conhecido comportamento humano irracional e precipitado, movido pela emoção, praticamente deixará de existir. As pessoas ficarão mais cautelosas.

O comportamento mais racional e lógico vai causar grande redução no fluxo de compras e de iniciativas empreendedoras, com fortes reflexos negativos na estúpida sociedade de consumo.

Justiça e Polícia

A dimensão geral das estruturas e do número de profissionais especializados ou não, ligados diretamente e indiretamente à justiça e polícia, serão bem menores,  com a chegada do detentor de mentira de alta confiabilidade, próximo de tornar realidade.

A pronta identificação do culpado, acrescido dos detalhes do crime, obtidos de confissão sem torturas ou ameaças, trará gigantesca simplificação nos processos jurídicos, grandes redução de custos e de perdas de tempo.

Inclusive, software e computadores de alta tecnologia darão grande agilidade e na redução de pessoal de suporte, permitindo aos interessados pronta localização e acompanhamento à distância, consultas interativas e outras mais.

Vigilância Eletrônica

Em breve, olhos eletrônicos estarão instalados por toda à parte e lugares capazes de identificar qualquer indivíduo, criminoso ou suspeito, através da íris, impressões digitais ou geometria facial, fornecendo de pronto e imediato sua localização. Como isso já não bastasse, toda a malha de comunicação via internet já de algum tempo está vulnerável aos infinitos olhos do poder. Por isso mesmo, deveria ficar em mãos do governo, por óbvias razões de seguranças, inclusive científica, tecnológica, financeira e militar.

Por conta dessas tecnologias, a grande dificuldade da polícia na localização de um suspeito ou criminoso deixará de existir. Essa tecnologia também fará um vasto número de desempregados de porteiros e vigilantes.

Médico clínico-digital

Consultas médicas a preços mais baratos, 24 horas por dia, através da internet, isso não está muito longe de acontecer. Muito em breve passaremos a contar com um supercomputador clínico,  atualizado a todo instante com as mais recentes descobertas da medicina. Esse supermédico digital estará apto a prescrever os mais competentes diagnósticos, com base nos sintomas apresentados e resultados de confiáveis exames clínicos laboratoriais realizados pelo próprio paciente, com auxilio de dispositivos e acessórios laboratoriais eletrônicos interligados ao seu computador.

Educação e Escola

A educação formativa deve sofrer grandes abalos por conta da televisão de três dimensões, capaz de por dentro da sua casa, na hora que você estiver disponível, o necessário professor ou professora (a gosto, inclusive idade e biotipo, velocidade e tom de voz etc.). Estarão disponíveis as mais variadas matérias curriculares e respectivos testes, com recurso de repetir aulas, de elevado nível didático, tantas vezes quanto às necessárias até a perfeita compreensão do aluno. As estruturas das escolas, universidades e estabelecimentos de ensino tais como hoje existem, devem passar por grandes modificações e transformações.

Transporte Aéreo e Rede Hoteleira

Com o aprimoramento da tecnologia de televisão de terceira dimensão, as reuniões e conferências a longa distância deixarão de precisar intensamente de transporte aéreo e rede hoteleira. A grande maioria das reuniões, seminários e outros mais, poderão ser realizados sem a presença física dos participantes.

Tudo será feito através da televisão de três dimensões conectadas na internet. Para a maioria dos casos não haverá mais necessidade dos altos custos de viagens a trabalho de executivos, funcionários e técnicos. A sala virtual de reunião será no próprio local de trabalho, com drásticas reduções de custos para a empresa.

Engenharia e manutenção

Todas as profissões com base nas ciências exatas já vêm sofrendo devastadora perda de espaço. Para a engenharia tradicional, especialmente no que diz respeito aos profissionais de projetos sem maiores complexidades, os dias estão contados. Quanto aos engenheiros ligados a projetos especiais e de maiores complexidades, trabalhando em pesquisas ou em trabalho de campo, terão sobrevida.

Além da infalível e prévia detecção de defeitos evitando prejuízos decorrentes de súbita interrupção operativa, a nova tecnologia será capaz de precisar as peças que estão operando próximo à ruptura, além de fazer sumário das consequências.

Alimentação em máquinas

Em futuro próximo, todas as refeições estarão disponíveis em máquinas semelhantes às de café e chocolate existentes em inúmeras empresas e locais. A futura máquina de refeição estará capacitada a preparar instantaneamente nossa principal refeição, ao nosso gosto, sabor e necessidades orgânicas, clínicas e nutricionais. Tão logo passamos nosso cartão magnético e senha, prontamente, a máquina passa ao preparo de nossa balanceada refeição a preços reduzidos, saudável, de bom paladar e de boa aparência.

Essas máquinas estarão em todos os lugares, praças, ruas, empresas, indústrias etc. Os conhecidos restaurantes não terão a menor condição de concorrência. Milhares de trabalhadores ligados diretamente e indiretamente a toda produção, armazenamento, conservação, transporte e vendas de alimentos, perderão seus empregos. As consequências dessa tecnologia para o sistema capitalista serão devastadoras.

Papel moeda vai acabar

O governo deverá substituir todo papel moeda existente por cartão magnético pelo Banco Central. Essa medida dificultará muito todo tipo de sonegação. Todas as transações passarão ser rastreadas, sem margem alguma para compras e vendas distantes dos olhos do governo.

Em semelhante cenário, o imposto sobre o assalariado poderá ser bastante reduzido, aumentando o poder de consumo do trabalhador. Essa perda de impostos poderá ser compensada por setores que realmente devem arcar com a maior parcela de impostos.

A partir daí, a necessidade de fazer o ajuste anual de imposto de renda deixará de ser necessário. Pois que o governo deterá todas as informações financeiras e econômicas de cada contribuinte, em todos os seus detalhes, seja pessoa física ou jurídica.

Por outro lado, todas as máquinas, processos tecnológicos e especialistas integrantes da gigante, sofisticada e complexa indústria do papel moeda, estarão sem função alguma. Nem mesmo, títulos e diplomas serão mais impressos. Tudo será digital, dinheiro, negócios, mercados, investimentos, etc.

Conclusão

Infinitas maravilhas tecnológicas estão entrando no mercado consumidor, prometendo muito desemprego. Dirão os defensores do sistema capitalista que toda nova tecnologia suprime empregos, mas também acrescenta outros. Certo, só que tira mais empregos do que acrescenta. Não poderia ser diferente por conta da selvagem luta por mercados e grandes lucros. Como um  viciado a procura de sua perigosa droga, o sistema capitalista necessita desesperadamente das novas tecnologias que vão lhe matando aos poucos, por conta do consequente desemprego.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *