A vaia na veia

Sebastião Nery

Em 30 de dezembro de 1974, quando o general Spinola renunciou à presidência de Portugal, cinco meses depois da Revolução dos  Cravos de 25 de Abril de 1974 que derrubou o salazarisno, assumiu o governo o general Costa Gomes, chefe do Estado-Maior do Exército e principal líder militar da Revolução.

Carlos Lacerda estava em Lisboa, foi visitar Costa Gomes, seu velho conhecido, no Palácio de Belém:

– Presidente, precisa ter cuidado com a infiltração comunista. Entre seus assessores diretos, conheço dois.

Costa Gomes pegou a caneta, começou a escrever números:

– Veja, doutor Lacerda. A União Soviética tem 250 milhões de comunistas. É a segunda potência do mundo. A China tem um bilhão de comunistas. É uma das cinco potências do mundo. Portugal tem esses dois, que o senhor conhece, e mais alguns, que eu conheço. Como o senhor vê, é uma porcentagem muito baixa de comunistas.

Lacerda, amigo de Spinola, afastado dias antes, não gostou. Foi embora. Essa historia foi relembrada à presidente Dilma Roussef, dias atrás, em Lisboa. Seria bom que a presidente recolhesse a lição.

A FAÍSCA

O general Costa Gomes, sereno, simpático, conversa espichada e muito esperto, que meus colegas portugueses chamavam de “General Cortiça” porque nunca afundava, sabia como o fogo crepita, mesmo quando ainda começando.  As fagulhas sociais costumam tornar-se fogueiras que podem chegar a incontroláveis incêndios.

O general viu a brutal guerra colonial de Salazar na África implodir de repente, quando a juventude portuguesa não quis mais ser bucha de canhão. Havia alguma força política organizada por trás do bravo Movimento dos Capitães. Sempre há. Havia o Partido Comunista de Álvaro Cunhal exilado em Moscou e o Socialista de Mario Soares em Paris.

Durante meio século Salazar conseguiu sustentar sua retrograda (teclados invertidos) e criminosa ditadura. Até que a estúpida guerra contra os africanos rebelados implodiu tudo. Foi a faísca no paiol.

ANARQUISTAS

Não se compara água com azeite. Atrás do oportuno e anônimo Movimento do Passe Livre, criado por estudantes de vários Estados,  também há meia dúzia de partidos nanicos inexpressivos. Mas nas ruas quem aos poucos assume o comando das ações que estão ocupando praças e avenidas pelo pais a fora é um punhado de grupos anarquistas, vândalos.

Rostos cobertos, camisas enroladas nas mãos, tênis sujos, eles avançam sobre os vidros de monumentos seculares, como o Palácio Tiradentes no Rio,  igrejas em São Paulo e vão quebrando ou pichando tudo. O governo finge não saber o que eles querem. Mas sabe e se cala.

PAULISTA

Não fazem discursos como nas passeatas de antigamente, não discutem posições políticas  nem sequer slogans produzem. É uma cerveja na mão, bombas nas mochilas, panos nos rostos e quebrar o que puder.

E vão arrastando cada dia mais gente atrás deles, porque têm um objetivo concreto : ocupar espaços como a Avenida Paulista e fazer deles fortalezas, como a Tahrir no Egito ou a Taksim na Turquia. Atenderam a brilhante e vitoriosa lição do lúcido delegado Mariano Beltrame  no Rio:

– Não adianta cercar,  subir, prender, trocar tiros, às vezes matar e ir embora. As favelas só deixarão de ser esconderijos de bandidos quando a policia ocupar, instalar-se e implantar serviços públicos. Ai viram bairros.

DILMA

A presidente Dilma ficou surpresa e literalmente possessa com a força e unanimidade da vaia que recebeu em Brasília na abertura da Copa das Federações. A vaia lhe entrou na veia. A maioria do pais sente-se enganada com o bla-blá-blá do PT, promessas de investimentos não  cumpridas, obras paradas, serviços públicos (saúde, educação, transportes e saneamento) cada dia piores, inflação e juros sobindo e PIBinho descendo.

E eles achando que miúdos empréstimos da Caixa e do BB, isenções de impostos, tapeiam. Vão acabar, como Wando,  distribuindo  calcinhas.

 

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

7 thoughts on “A vaia na veia

  1. Conheçam então neste comentário a grande liderança da grande indigNação. A grande liderança, na verdade, é apenas uma sintonia espiritual finíssima estabelecida no Brasil e no mundo, alojada em milhares de mentes e corações, de todos os segmentos sociais (inclusive partidário), e que, graças à Internet, estão se encontrando e se sintonizando cada vez mais, mais e mais, não obstante vigiada, espionada, patrulhada e até aqui cercada pelo establishment continuista da mesmice. Neste sentido, sempre dissemos que somos milhares no Brasil e no mundo, e não apenas meia-dúzia de gatos pingados pregando teimosamente ao vento na Internet há anos, não obstante ofendidos, achincalhados e até humilhados especialmente pelos solertes e truculentos brucutus do famigerado gollpismo-ditatorial, e do velho continuismo da mesmice, sempre de plantão, que morrem de medo da nossa espiritualidade. Viram, como já somos milhares, em que pese a infiltração de alguns impostores temporais espiritualmente violentos, oportunistas, que ainda não entenderam a nossa mensagem de paz, amor, perdão, conciliação, união e mobilização pela Mega-Solução, impossível de ser deturpada e muito menos usada por impostores e aproveitadores cujos espíritos e segundas intenções são logo detectados e repudiados. Chegou a hora de passarmos este país à limpo, de forma a ficar bom para todos, sem a velha malandragem de cada um puxar a brasa para a sua sardinha, e ponto final. E para isso, à evidência, fazia-se necessário o encontro da sintonia com o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral, elaborado ao encontro de tal sintonia, que hoje temos pronto e com muita clareza, sob a luz do sol, com começo, meio e fim, como propõe a RPL (A Revolução Pacífica do Leão), cercada há 20 anos pelo establishment, e que é um conjunto de idéias cujo tempo chegou. E que a juventude consciente abraçou, ao que parece. Simples assim. E daí, resta saber se o establishment, a caciquia partidária e seus agregados estão dispostos a ajudar a passar este país à limpo, ou se preferem que a sociedade o faça, diretamente. Eis a questão. O continuismo da mesmice agora está de fato acuado. Xeque-mate.

  2. “ALTERNÂNCIA NO PODER” – Hélio Fernandes (Em 14.06.2013)
    Mestre Evandro [Lins e Silva] sempre me dizia: “Helio, se você chegar pela primeira vez num país, não conhecer nada do seu sistema de governo, pergunte: Existe alternância de poder? Se existir, você está numa democracia”.
    ………………………………………………….

    Digo eu:

    O PODER é permanente – é dos donos da riqueza. Não se alterna.

    O GOVERNO é que é periódico – alterna-se.
    O GOVERNO é a burocracia, a gerência do PODER.
    O GOVERNO detém apenas pequena fração do PODER.

    Habitantes:
    -ELITE => menos de 10%;
    [No andar de cima => Cidade Sorriso]
    -POVO => mais de 90%.
    [No andar de baixo => Vale de Lágrimas]

    Desde a Grécia Antiga (em Atenas), existem os
    conceitos PODER[Kratos], GOVERNO[Archer] e DEMO[povo].

    KRATOS => cracia => exercício do PODER:
    -Aristocracia => Poder dos melhores [áritós];
    -Plutocracia => Poder das classes ricas;
    -Democracia => Poder do Povo [?].

    ARCHER (arquêr) => arquia => exercício do GOVERNO:
    -Monarquia => Governo de um só [o monarca];
    -Oligarquia => Governo de poucos;
    -Anarquia => Governo nenhum.

    O Estado Nacional, Republicano, Democrático de Direito configurou-se no séc. XVIII, com as Revoluções Americana e Francesa, após o lançamento do livro “O Espírito das Leis”, contendo a proposta do fatiamento do poder do Rei Absoluto, em 3 FUNÇÔES DE ESTADO (e não ‘poderes’): Legislativa, Executiva e Judiciária, nesta ordem.

    É apenas grandiloqüente e duplamente redundante a definição de Abrahan Lincoln: “DEMOCRACIA É O GOVERNO DO POVO, PELO POVO E PARA O POVO”.
    É lorota o dito nas Constituições: “O Poder emana do Povo
    e em seu nome é exercido”, porque o PODER emana
    das elites burguesas, os CAPITALISTAS ,e em seu nome é exercido.

    Esta Democracia nasceu burguesa – revolucionária, então,
    pois destronou o Feudalismo e a Monarquia Absoluta.
    Tornou-se de Direita, Autoritária, Corrupta, Depravada.

    Chega de definições gramurosas – e falsas!

  3. Graças a estes belos jovens, o Brasil acordou hoje de parabéns e esperançoso. Excetuando-se uns poucos que fizeram coisa feia de quebrar e tocar fogo… infelizmente faz parte das mudanças. No geral me lembrei muito de Gandhi qdo a multidão gritava “sem violência”, líderes? … isso é coisa do século passado, a liderança no século 21 é coletiva/participativa/interativa, cada um é líder de si mesmo. Até onde li, a proposta do movimento é chegar à tarifa zero, que Erundina queria, quando foi prefeita de SP, não deixaram e ela deixou o PT. Qdo em uma cidade do Brasil tivermos tarifa zero, as outras cidades virão através da teoria do dominó, então mudamos o sistema econômico opressor/excludente.E tudo pode ser feito pacificamente.Deus abençoe estes maravilhosos jovens, de qualquer idade… parabéns Almério, li seu site e gostei muito. Abração por ontem…

  4. Até agora ninguém comenta os ataques do Congresso ao Bolso do Contribuinte.

    País onde a educação esta em penúltimo lugar no ranking realizado pela Economist Intelligence Unit;

    País onde Segurança não existe;

    País onde a Saúde é virtual, só aparece em propaganda política. Porém as Vossas Excelências e seus familiares só usam o Sírio e Libanês, pago por nós;

    País onde politico consegue ter quatro ou mais aposentadorias com valores superior ao do INSS;

    País onde Desembargador ganha Auxilio Alimentação Retroativa.

  5. FORA DILMA… O “POSTE” DEU ERRADO.
    Nós estamos cansados da traição dos partidos políticos, não existe nenhum programa nesses partidos, cujo objetivo principal é roubarem. Esse PT é uma vergonha todos são corruptos, traidores. Esse LULADRÃO TARADÃO era pra ser PRESO, mas o povo ainda vai pegá-lo é questão de tempo. Zé Dirceu, Genoíno, João Paulo Cunha, José Guimarães o dos dólares na cueca, lembram? são a representação, desse PT CORRUPTO, vejam o que aconteceu com o Celso Daniel e o Toinho do PT. Um dia eles vão pagar não resta dúvida. Aqui no Brasil não existe democracia, é só ver a questão da apreciação dos VETOS PRESIDENCIAIS, mais de 3.000 vetos e esses políticos pensando que o povo é BURRO. O FATOR PREVIDENCIÁRIO outro assalto aos trabalhadores há mais de dez anos esse PT é governo e o LULADRÃO TARADÃO ainda teve a ousadia de VETAR O PROJETO QUE ACABARIA com essa excrecência. A imprensa brasileira também é toda ela cooptada pelo GOVERNO CORRUPTO, essa REDE GLOBO lembram do Jornal Nacional do Willer Bonner com o LULADRÃO TARADÃO depois das ELEIÇÕES DE 2002? REDE GLOBO FACISTA, após puxar o saco de qualquer governo que está no poder, só fala em FUTEBOL, NOVELA, BBB, GAY, DANIELA MERCURY, IVETE SANGALO, FAUSTÃO, GALVÃO BUENO UNS VERDADEIROS ignorantes ludibriando o povo, é obvio que isso não pode durar uma ETERNIDADE, parece que as coisas estão começando a mudar. Temos que acabar com esses, SENADORES E DEPUTADOS FEDERAIS, vagabundos que só trabalham TRÊS DIAS NA SEMANA, traidores, corruptos, isso tem que ACABAR URGENTEMENTE, o povo não aguenta mais tanto desmando.

  6. PESQUISA CNI/IBOPE DE JUNHO DE 2013
    Nas pesquisa por área de atuação o governo Dilma é aprovado em três dos nove itens, sendo desaprovado, logicamente, nos outros seis.
    Educação: aprovação (47%); desaprovação (51%); NS/NR (2%);
    Saúde: aprovação (32%); desaprovação (66%); NS/NR (2%);
    Segurança Pública: aprovação (31%); desaprovação (67%); NS/NR (2%);
    Combate/Fome/Pobreza: aprovação (60%); desaprovação (38%); NS/NR (2%);
    Combate ao Desemprego: aprovação (52%); desaprovação (45%); NS/NR (3%);
    Meio Ambiente: aprovação (55%); desaprovação (39%)/ NS/NR (6%);
    Impostos: aprovação (31%); desaprovação (64%); NS/NR (5%);
    Combate/Inflação: aprovação (38%); desaprovação (57%); NS/NR (5%);
    Taxa de Juros: aprovação (39%); desaprovação (54%); NS/NR (7%).

    Somando os nove percentuais de aprovação = 385, que, dividido por 9, resulta em
    42,78% de aprovação;
    Somando os nove percentuais de desaprovação = 481, que, dividido por 9, resulta em
    53,44% de desaprovação;
    Somando os 9 percentuais de NS/NR = 34, que, dividido por 9, resulta em 3,78%.
    Somando 42,78% + 53,44% + 3,78% = 100%

    Aí :
    Na avaliação do Governo temos: Ótimo/Bom (55%); Regular (32%); Ruim/Péssimo (13%); NS/NR (1%); pelo arredondamento a soma é 101%;
    Na expectativa em relação ao resto do mandato: Ótimo/Bom (55%); Regular (28%); Ruim/Péssimo (14%); NS/NR (3%);
    Aprovação da maneira de governar de Dilma: aprova (71%); desaprova (25%); NS/NR (4%);
    Confiança: confia (67%); não confia (28%); NS/NR (5%).

    Na parte em que são pesquisados os nove itens ela é desaprovada; aí, na outra parte da pesquisa, tem avaliação positiva, aprovação, confiança. Dá para entender?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *