ABI homenageia os 100 anos de nascimento de Nelson Werneck Sodré

A ABI promove hoje um encontro em homenagem ao centenário de nascimento de Nelson Werneck Sodré, no auditório do 7° andar, às 18h30, quando sua filha, Olga Sodré, fará uma palestra sobre o significado histórico e social da importante obra do pai. Na ocasião serão distribuídos, gratuitamente, cerca de 50 exemplares do livro “Desenvolvimento Brasileiro e Luta pela Cultura Nacional”, publicado com textos do próprio Nelson e selecionados por Olga.

Nelson Werneck Sodré é um pensador brasileiro que refletiu sobre a realidade de seu tempo e  analisou a formação histórica da nossa sociedade, pelo ponto de vista marxista, configurando um pensamento crítico registrado como base ideológica para um projeto revolucionário de nação.

É reconhecido como um dos maiores intelectuais brasileiros de todos os tempos por sua trajetória de  escritor, jornalista, professor e pesquisador da História do Brasil. Nelson deixou uma obra singular –   marcada pela linguagem concisa e clareza das idéias –  conduzida por um pensamento dialético e esclarecedor. Publicou inúmeros artigos e cerca de 60 livros, entre os quais os clássicos “História da Imprensa no Brasil”, “História da Literatura Brasileira”, “História Militar do Brasi”l,”Formação Histórica do Brasil” e “Capitalismo e Revolução Burguesa no Brasil”.

Olga Sodré é doutora em Filosofia pela Universidade de Sorbonne (Paris, França) e Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Tem pós-doutorado em Filosofia pelo Instituto Católico de Paris e outro pós-doutorado no Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Integra o Grupo de Trabalho, Psicologia e Religião da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (ANPEPP) e trabalha como psicóloga clínica e social, tendo sido consultora, pesquisadora e professora, em diversas instituições brasileiras e estrangeiras, entre elas a famosa Sorbonne, de Paris.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *