Acredite se quiser. Dilma Rousseff fará um pronunciamento para enaltecer o SUS.

Carlos Newton

Anuncia-se que a presidente Dilma Rousseff deve fazer hoje um pronunciamento em rede nacional que terá como tema a saúde e o SUS (Sistema Único de Saúde). Na mensagem, com duração de cerca de dez minutos, ela lançará um novo programa: o “Melhor em Casa”, que prevê o atendimento médico a pacientes em suas residências.

Será uma espécie de “homecare”, previsto para pessoas que estão doentes e precisam de atendimento especial e de certa complexidade, mas que não necessitam ficar internadas em um hospital.

Como se vê, esse pronunciamento não será por acaso. Desde que o ex-presidente Lula anunciou que passaria por um tratamento contra um câncer de laringe, nos jornais e na internet surgiram muito ataques ao governo, com mensagens dizendo que ele deveria se tratar no SUS.

Os ataques geraram uma reação de pessoas que defenderam Lula e também o sistema de saúde, que atende gratuitamente a milhões de brasileiros. Pacientes de classe média então relataram suas experiências de precisarem recorrer ao SUS, pois o plano de saúde não cobria os gastos com internações e medicamentos.

Em meio a essa polêmica, a presidente ingenuamente vem a público para anunciar um revolucionário programa do SUS, embora todos saibam que não vá funcionar direito. Esse pronunciamento é um erro tático. O SUS está cheio de furos e precisa melhorar muito. Não adianta tentar tapar o sol com uma peneira, como se dizia antigamente. Como diz o Carlos Chagas, esse tipo de programa “homecare do SUS” é da série “me engana que eu gosto”.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *