Adeus às ilusões: TSE não vai cassar Temer, que ficará no poder até o final de 2018

Resultado de imagem para TSE julga temer charges

Charge do Nani (nanihumor.com)

Carlos Newton

Há quem sonhe em afastamento do presidente Michel Temer e convocação de eleição indireta para mandato-tampão até o final de 2018. O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, aliás, não pensa em outra coisa. Mas essa possibilidade não existe. Temer só poderia deixar o governo em três hipóteses: 1) Apresentar carta de renúncia, tipo Jânio Quadros, cujo plano verdadeiro era dar um golpe e voltar nos braços do povo; 2) Sofrer impeachment, por crime de responsabilidade; 3) Ser cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral, como companheiro de chapa de Dilma Rousseff.

Como ele não vai renunciar e só poderá sofrer impeachment por crime de responsabilidade cometido no atual mandato, a única possibilidade real seria a cassação pela Justiça Eleitoral. Mas acontece que o TSE é presidido por Gilmar Mendes. Apesar de ser amigo pessoal do atual presidente,  com quem almoçou dia 12 de outubro no Palácio Jaburu, o ministro que não se considera suspeito para atuar no processo de Temer e vai garantir o mandato dele até o final de 2018, e depois seja o que Deus quiser.

CASO ESPECIAL – O empenho de Gilmar em defender Temer é tamanho que ele chegou a inventar um precedente jurídico, ao citar o caso ocorrido em Roraima, em que o governador Ottomar Pinto (PSDB) teve rejeitadas suas contas de campanha em 2006, mas o vice José de Anchieta Júnior (PSDB), foi considerado inocente.

Na verdade, o caso Ottomar/Anchieta em nada se assemelha ao processo contra Dilma/Temer. O governador Ottomar morreu no curso do processo, que prosseguiu contra o vice, mas a cassação da chapa foi desprovida por falta de provas e não porque Ottomar morrera.

O relator do processo contra Dilma/Temer no TSE é o Herman Benjamin, que está imprimindo celeridade. Mas não adianta nada, porque quem colocará a questão em pauta será o presidente Gilmar Mendes, que vai postegar ao máximo o julgamento. O ministro recentemente admitiu, em tese, que poderia haver eleição indireta para a Presidência, caso o TSE decida cassar o registro da chapa Dilma-Temer, mas evitou especular sobre essa possibilidade. “Não vou dar opinião sobre esse quadro institucional. O Brasil voltou a um quadro de normalidade. Estamos respirando normalmente, tentando trazer o País para o caminho da normalidade”, esquivou-se.

ATÉ MAIO DE 2018 – O fato concreto é que Gilmar vai garantir Temer no poder até maio de 2018, quando será substituído na presidência do Tribunal Superior Eleitoral pelo vice Luiz Fux. Nessa altura, só faltarão quatro meses e meio para a eleição presidencial. É evidente que o TSE (leia-se: Fux) não assumirá a irresponsabilidade de aumentar a esculhambação institucional que assola o país, pois jamais criará a expectativa de um mandato-tampão faltando apenas alguns dias para a eleição presidencial de outubro. Seria um  mandato relâmpago, de apenas dois meses e meio, no máximo.

Portanto, o atual presidente cumprirá o mandato até o final e passará o cargo a quem for eleito em outubro de 2018. É isso que ocorrerá. Todo o resto é apenas sonho. Ou pesadelo. Temer poderia até imitar Zagalo e proclamar: “Vocês vão ter de me engolir!”

14 thoughts on “Adeus às ilusões: TSE não vai cassar Temer, que ficará no poder até o final de 2018

  1. Tá bom , foi almoçar com a Henriqueta que levou o Gilmar Mendes para cuidar da devolução do imóvel, ou esse país é tão abjeto que a Constituição só serve para a Dilma ? Se ficar vai ser o caos, basta ver a sua ” popularidade. ” conforme mostrou o IBOPE. Fora TODOS os ladrões !

      • Veja o que diz tua Rainha , A Gênia Pitonisa que “Iluminava a Antiguidade”..

        “Diante da circunstância brasileira, depois do impeachment, o que temos que fazer é atravessar o rio. Isso é uma ponte. Pode ser uma ponte frágil, uma pinguela? Tudo bem. Mas é o que tem. Se você não tiver uma ponte, você cai no rio. Não adianta fazer muita especulação”, afirmou FHC ao chegar em um seminário do partido na Câmara dos Deputados, em Brasília.

        El FHChapo diz, QUE TEMER É RUIM, “MAS É O QUE TEM”

        Uma Gênia.

    • A sociedade secreta,tipo judaísmo e bucha, sempre esteve sob os acontecimentos do Brasil, para tirar vantagem, brasileiros tem que criar vergonha na cara e não ficar, dando graça a estas sociedade maçonaria vermelha comunista é o tem no Brasil.

  2. Bateu fácil a meta da Tia…

    Apenas 13% dos entrevistados consideraram o governo Temer bom ou ótimo, praticamente o mesmo índice verificado na pesquisa anterior (14%). O presidente perdeu popularidade principalmente entre os brasileiros com renda elevada (acima de cinco salários mínimos) e pessoas com o ensino superior completo. Aqueles que avaliam o governo como regular somam 35% dos entrevistados para a pesquisa, enquanto o número de indecisos baixou de 12% em setembro para 6%.

    Na comparação com o governo Dilma Rousseff, 42% dos brasileiros acreditam que a atual gestão é igual à da petista e 21% a consideram melhor. Já aqueles que consideram o governo Temer pior que o de Dilma passaram de 31% em setembro para 34% em dezembro. No Nordeste, esse índice já chega a 51%.

  3. CN por favor
    no facebook estao comentando sobre a tal da PEC 298.
    que trata de instalação de assembleia constituinte pra mudar a nossa constituição de 88.
    nao acho nenhum artigo confiavel sobre o assunto.
    por favor comente algo .
    falam que vao instalar em 1 de fev de 2016
    me tirou o sono isso.
    me ajuda a entender .se eles podem fazer isso.
    e se isso é perigoso.
    pois fala que nao podem anular clausulas petreas.masceles podem mudar .
    e esse congresso de corruptos
    por favor meu amigo
    e o dr beja tb.
    obrigado

    • Prezado Fernando,

      Esta proposta dos deputados Rogério Rosso e Miro Teixeira é só para inglês ver. Dá poderes ao Congresso para reformar a Constituição, ressalvadas as chamadas cláusulas pétreas. Ora, esses poderes o Congresso já tem. Portanto, a emenda é inócua, está chovendo no molhado, neste estranho verão em que vivemos.

      Abs.

      CN

      • bgdu mestre
        publica um artigo por favor.pra eu viralizar e acalmar outros brasileiros.
        o estranho que tanto esquerda comondireita estao falando mal.seria somente para salva los de algo. mexer na constituicao.escreve um artigo mestre.e obrigado denovo.grato

  4. Caro Newton, Gilmar está no podium de desmoralização da suprema, junto com o Leiveuisque e o de-cao, estupram e vilipendiam a Srº Justiça, jogando-a na lama da corrupção.
    Almas trevosas infelizes, cujas Obras, como todos nós, será julgada, no além túmulo, com mais rigor, pelas consequências funestas sobre 200 milhões de almas.
    Temer foi a missa, dar uma de “bonzinho”, tentando enganar esse povo espoliado pelo seus desgoverno, não adianta, somos julgados pelas nossas Obras, e por elas merecemos a Luz e a Paz ou o Ranger de dentes, no Tribunal da Consciência.

  5. Prezado Sr. PEDRO RIOS,

    Muito boa sua observação: O Governo TEMER só vai até o fim se arrumar a Economias.

    Apesar de todas as instabilidades Políticas o Governo TEMER lentamente vai arrumar a Economia.

    A aprovação da Lei do Teto das Despesas Públicas, que não é para 20 anos nada, é para uns 6/7 anos, (depois será descomprimida), o encaminhamento das outras REFORMAS, e a expansão do CRÉDITO ( Dinheiro na Economia) que já encolheu 35% em relação a 2012, ( Uma Economia girar com menos de 1/3 de todo o Dinheiro que girava em 2012 é brutal), agora começa o Banco Central a emitir CRÉDITO porque a Inflação já está sob controle quase no teto da Meta de 6,5%aa, com Tx. Básica SELIC em baixa contínua.
    A meu ver, o pior já esta passando. Também nossos sócios do MERCOSUL, especialmente a Argentina, terão bom crescimento em 2017.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *