Afinal, por que Marina caiu tanto nas pesquisas?

Marina Silva precisa dar demonstração de força

Carlos Newton

No final do primeiro turno, estamos assistindo a uma reta de chegada espetacular, como se diz no linguajar turfístico. A primeira colocada Dilma Rousseff segue com folga, mas se acirra a luta pelo segundo posto, com Marina Silva caindo de produção e o terceiro colocado Aécio aparecendo por fora, numa atropelada em busca de fazer a dupla exata e se inscrever para o Grande Prêmio Governo do Brasil, a corrida final e decisiva, mano a mano, no segundo turno.

Em meio a essa arrancada dos últimos metros, com decisão de segundo lugar no photochart, os torcedores se perguntam por que Marina, que chegara a ser favorita nas apostas, caiu tanto em relação aos outros dois concorrentes. Ninguém consegue entender esse vaivém das pesquisas, porque parece não haver um motivo consistente.

O fato é o seguinte: quando ela se tornou candidata e passou a subir rapidamente nas pesquisas, os outros candidatos começaram a atacá-la de todas as maneiras. Essa reação já era esperada, faz parte do jogo, a política brasileira ainda é feita assim, de uma forma sórdida, sem debate de ideias ou programas de governo. A baixaria come solta.

É claro que Marina e seu marqueteiro Diego Brandy tinham de estar preparados para isso. Brandy é um sociológo argentino que trabalhou nas duas campanhas vitoriosas de Campos ao governo de Pernambuco, em 2006 e 2010. Mas será que Marina ouviu as indicações dele? Provavelmente, não.

ATAQUES DE DILMA E AÉCIO

O certo é que a estratégia de Dilma Rousseff e Aécio Neves passou a ser o ataque direto a Marina Silva. Ao adotar essa postura agressiva, demonstraram disposição, força e empenho para ganhar a eleição. Enquanto isso, Marina aceitava passivamente essas agressões, não quis atacar os erros de Lula, chegou a chorar em público lembrando a antiga amizade. Sua equivocada estratégia limitou-se a se defender, adotando uma atitude passiva, passando por vítima, enquanto os outros dois candidatos mostravam-se proativos e aguerridos.

Marina demorou a aprender que ninguém gosta de líder fraco. O candidato precisa ter o estilo de Euclides da Cunha – ser, antes de tudo, um forte.  O resultado é que parte dos eleitores de Marina voltou a pender para Dilma e outra parte preferiu refluir para Aécio Neves, que mostra grande poder de recuperação e voltou a disputar com chances a passagem para o segundo turno.

É claro que Marina sentiu o golpe e subiu o tom da campanha, mas ainda está longe de falar o que se espera de uma candidata de oposição ao mais corrupto dos governos brasileiros, em todos os tempos. O próprio Aécio, em nome da “velha amizade”, também é comedido nas críticas a Lula, mas na política não se aceita esse tipo de vacilação. Não se pode contemporizar com um adversário de tamanho porte. É um erro.

DEBATE NA TV

Candidato precisa tomar posições e falar claro, para ser bem entendido. A realidade brasileira não admite dúvidas: há 12 anos no poder, o PT tornou-se uma quadrilha e o cappo chama-se Luiz Inácio. O país vai mal. Até as contas públicas passaram a ser maquiadas e perderam a confiabilidade. Qualquer outro governo deve ser preferível para os brasileiros.

“Além da corrupção, é a economia, estúpido!”, podemos adaptar ao Brasil de hoje a frase genial de James Carville, estrategista de Bill Clinton na campanha americana de 1992.

O debate da TV Globo, hoje à noite, a partir de 22h45m, deve decidir quem disputará o segundo turno. Aí vai começar uma outra eleição, que parte do zero, com mesmo espaço na TV. E daqui até lá, 26 de outubro, o que vai sair de denúncia de corrupção não está no gibi. E ninguém se compara ao governo do PT nesse quesito de repúdio eleitoral. Podem acreditar.

28 thoughts on “Afinal, por que Marina caiu tanto nas pesquisas?

    • Com tanta falcatrua, e, principalmente desde que o apedeuta redescobriu o Brasil, ainda há gente, segundo as ¨pesquizas¨
      que votarão na candidata inventada pelo sindicalista canastrão.

  1. Não sei se é apenas por fraqueza do posicionamento da Marina; a mentirada que a Dilma tem falado sobre a economia (os vídeos e as declarações dela em campanha são peças da mais pura ficção), sobre a Petrobrás, sobre o pré-sal e sobre o bolsa família (e que os eleitores, aparentemente, têm engolido como genuína), e a campanha de medo em que atribui à Marina coisas que ela nunca disse têm pesado muito. Marina tem tentado reagir, mas como o seu posicionamento é muito mais ético do que o de Dilma não consegue fazer a mesma barragem de mentiras que a outra.

  2. Acho perda de tempo ainda se acreditar nestas pesquisas parciais.
    Como havia previsto, até o datafolha que era o único instituto que apresentava a quantidade de questionários por estado e consequentemente permitia verificar contradições na previsão nacional, parou de mostrar os estados em que faz as pesquisas, no seu arquivo completo em pdf.
    Agora mostra, por alto, apenas as regiões.
    Cidades visitadas? Nunca. Isso era na eleição passada. Agora é segredo de estado, literalmente.
    Quantos estrevistados em Caruaru, Campinas, Macaé, Cuiabá? Ieuseilá…!! Prá quê ,né?

    Na real, existe uma paranóia no PT com a hipótese de enfrentar a Marina, junto com todos os antipetistas, no segundo turno. Sondagens internas devem apontar seguramente que a cobra vai fumar. Daí essa farsa dizendo que dilma tem 57.000.000 de votos (40% de 142 mi)! NUNCA. Se chegar a 45, próximo dos 47 mi de 2010 já estará no lucro.
    Realmente esta eleição se parece com as antigas eleições com collor, lula, Brizola, proconsult e outras bizarrices.

    • CARO José Augusto Aranha,

      1 turno 2006
      Lula 46.662.000 = 48,61% dos votos válidos

      1 turno 2010
      Dilma 47.651.000 = 46,90% dos votos válidos

      VEJA QUE ENTRE 2006 e 2010 HOUVE AUMENTO DE CERCA DE 10 MILHÕES DE VOTOS
      E MESMO ASSIM O PT FICOU COM SOMENTE CERCA DE 10% DESSES VOTOS.

      2014
      ULTIMO ANO DA ERA PT
      FORA DILMA, LULLA, PT.
      PT NUNCA MAIS.

  3. A árvore da esperança de Marina vinha sendo irrigada pela lágrimas das carpideiras, que choraram por Eduardo Campos. Tamanha foi a estiagem, que até mesmo o Sistema Cantareira ficou tórrido. Agora, só se sabe que marina foi árvore um dia, porque a vemos perambular qual uma folha seca ao vento!

  4. A hora agora é de Aécio Neves! É disparado o mais preparado para lidar com o dramático legado petista, dentre os três principais candidatos. Mesmo com a intensa e incessante campanha difamatória dos matadores de reputação a percepção que tenho é que Aécio está à frente inclusive da serventA do Partido dos Trambiqueiros. O repúdio ao PT é cada vez maior em todos os lugares. Poucos ousam mostrar a cara para defender a quadrilha e os que o fazem têm motivação financeira, direta ou indireta. Acabou a farsa. O PT ruiu de ruim que sempre foi.

  5. Na verdade a Marina não caiu nas pesquisas, ela voltou ao normal, ou seja, aquele balão de ensaio chegou onde tinha que chegar. Fica evidente que passou a comoção pela morte do Eduardo Campos e ela não tinha fôlego para se manter na frente. Inteiramente contraditória, fala sobre uma política nova e vem com o apoio do Banco Itaú e outros grandes empresários, ela bem que tentou, mas não colou.

    Com relação ao debate, acho que não muda absolutamente nada, primeiro que a audiência é pequena, segundo que no horário que é, as pessoas que têm que acordar cedo não vão ficar na frente da TV para ouvir o que já sabe.

  6. Infelizmente a Marina não interessa ao sistema,o homem era o Aécio,o sem sal,como ele não decolou e aconteceu o caso do avião,a turma pensou dos males o pior ,vamos de Marina.

  7. Porque não mostrou os erros do governo petista, não bateu firme em Dilma e Aécio, eram tantas opções para mostrar que seu governo é independente, ficou atrelada a marqueteiros, temos que seguir nossas intuições, por isto caiu muito e talvez nem vá para segundo turno.

  8. Estamos mal de candidatos.
    Nenhum deles tem envergadura para liderar um Pais com 202 milhões de habitantes, 8,5 milhões de km², alta complexidade e sem rumo.
    O sistema, ou a elite que temos, já se deu conta que elegendo a Marina o Lula/PT poderá voltar em 2018.
    Melhor manter a que temos pois o próximo mandado será um desastre, dada as condições socioeconômicas que se deslumbram.
    Em 2018 poderá haver alguma renovação. Agora, nem pensar. O quadro é desalentador.

  9. Marina é insossa e politicamente muito ruim. Ruiu porque tinha que ruir. Sobrou A Poste e o outro insosso e como consequência o banditismo vai continuar controlando o Brasil. Podem as pesquisas estar erradas (mainipuladas)?

  10. Há uma possibilidade de as pesquisas voltarem refletir o que apuram somente no penúltimo e último levantamento. Assim, o resultado oficial quase igual ao último resultado estatístico confirma a qualidade do trabalho e sustenta a credibilidade. Antes, porém, pode-se adulterar à vontade, de modo a favorecer ou prejudicar algum candidato, quando bem pago, para influenciar o eleitorado. Poderia ser dito que diferentes institutos neste caso apresentariam respostas bem diferentes, mas o Brasil é o país dos conchavos.

  11. Voces Newton devem ter perdido a noçao de etica jornalistica ao acusar esse governo como o mais corrupto. Talvez façam isso para esconder o recordista de corrupçao que foi o governo de Fernando Henrique, ou voce nao sabe diferenciar um governo que derrubou o PIB da 9° posiçao para 16° em apenas oito anos, como fez FHC, voce acha que foi falta de sorte?
    Porque voce acha que as pessoas de bem nao acreditam nisso?
    Voces tem que se conformar com a derrota, porque que viveram sempre em volta do poder ate 2002, nao quer dizer que essa Corte seria eterna.
    Explique porque esse governo conseguiu poupar, e estao la no BC, quase um Trilhao de reais em moedas estrangeiras, e porque o governo que voces tanto querem d volta mesmo vendndo as Estatais brasileiras nao conseguiram poupar nada.
    Sei qye vices nao vao explicar. Alias voces nao explicam nem os roubos do metrô depositados na Suiça, acham que esta “eticamento” correto.

  12. Voces Newton devem ter perdido a noçao de etica jornalistica ao acusar esse governo como o mais corrupto. Talvez façam isso para esconder o recordista de corrupçao que foi o governo de Fernando Henrique, ou voce nao sabe diferenciar um governo que derrubou o PIB da 9° posiçao para 16° em apenas oito anos, como fez FHC, voce acha que foi falta de sorte?
    Porque voce acha que as pessoas de bem nao acreditam nisso?
    Voces tem que se conformar com a derrota, porque que viveram sempre em volta do poder ate 2002, nao quer dizer que essa “Corte” seria eterna.
    Explique porque esse governo conseguiu poupar, e estao la no BC, quase um Trilhao de reais em moedas estrangeiras, e porque o governo que voces tanto querem d volta mesmo vendndo as Estatais brasileiras nao conseguiram poupar nada.
    Sei qye vices nao vao explicar. Alias voces nao explicam nem os roubos do metrô depositados na Suiça, acham que esta “eticamento” correto.

  13. O pior de tudo é que os votos dos que recebem sem trabalhar vão decidir o destino dos que os sustentam. Minha opinião é que quem exerce cargo de confiança ou recebe alguma ajuda do governo federal deveria ficar impedido de votar, pois pode ser considerado compra de voto o pagamento pelo emprego ou bolsa-sei-lá-o-que.

  14. Senhor Moderador, jornalista Carlos Newton, saudações.
    Mandou bem no artigo; está fazendo sucesso nos comentários.
    Parabéns pela escolha do servidor da internet, que até agora está conseguindo segurar o blog no ar, em que pese os momentos de lentidão e das dificuldades que se criam para os leitores postarem seus comentários. O blog, democrático, aberto para todos, mesmo assim, continua “incomodando”
    Notícias do senhor Bendl ?.. sabe se ele foi operado? se está bem?
    Grande abraço.

  15. Lula foi o mais brilhante Presidente da História do Brasil, a opinião de um jornalistazinho medíocre ou de leitores canhestros pouco importa. Recolham-se as suas insignificâncias. Dilma no primeiro turno. Aqui no Rio Grande do Sul Tarso Genro irá se reeleger. Os que pensam que o PT vai minguar estão enganados. Quem vai desaparecer é o partido da privataria e da patifaria: o PSDB.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *