Indiciamento teve como base a delação de ex-executivos da Odebrecht
José Marques
Folha
O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) foi indiciado pela Polícia Federal nesta quinta-feira, dia 16, sob suspeita da prática dos crimes de corrupção passiva, falsidade ideológica eleitoral e lavagem de dinheiro. Segundo a PF, o indiciamento faz parte da segunda fase da chamada “Lava Jato Eleitoral” de São Paulo. Também foi indiciado o ex-tesoureiro do PSDB Marcos Monteiro e o ex-assessor de Alckmin Sebastião Eduardo Alves de Castro.
O indiciamento teve como base a delação de ex-executivos da Odebrecht, além de análises periciais no sistema de informática da empreiteira, de extratos telefônicos, de conversas pelo aplicativo Skype, de documentos, de ligações telefônicas e também por meio de outras delações.
DENÚNCIA – Agora, caberá aos promotores do Ministério Público de São Paulo responsáveis por ações eleitorais decidirem se irão apresentar denúncia contra o ex-governador, pedir novas diligências ou pedir arquivamento do caso.
Em abril de 2018, a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Nancy Andrighi enviou um inquérito da Lava Jato sobre Alckmin para a Justiça Eleitoral de São Paulo.A investigação foi aberta no STJ em novembro de 2017 a pedido da PGR (Procuradoria-Geral da República) com base em delações de executivos da Odebrecht, que disseram ter acertado com Alckmin e repassado à sua campanha valores superiores a R$ 10 milhões por meio de caixa dois em 2010 e 2014.
O tucano era investigado perante o STJ porque, como governador, tinha foro especial nessa Corte. Ao renunciar para concorrer à Presidência em 2018, ele perdeu o foro especial. Questionado sobre o indiciamento em entrevista à CNN Brasil, Alckmin disse que não foi ouvido, mas irá prestar contas.
“DENTRO DA LEI” – “Quem está na vida pública tem por dever prestar contas cotidianamente”, afirmou Alckmin. “As minhas campanhas tanto de 2010, de 2014 e agora, em 2018, foram rigorosamente dentro da lei.” Alckmin disse que tem 40 anos de vida pública e que seu patrimônio não aumentou. Por redes sociais, o presidente do PSDB, Bruno Araújo, disse que o político tem “toda a confiança do PSDB”.
“Governador quatro vezes de São Paulo, quase cinco décadas de vida pública, médico, Geraldo Alckmin sempre levou uma vida modesta e de dedicação ao serviço público. É uma referência de correção e retidão na vida pública”, publicou. Já o presidente do diretório paulista do PSDB, Marco Vinholi, disse em nota que “tem absoluta confiança na idoneidade do ex-governador Geraldo Alckmin”. “A história do governador Geraldo Alckmin não deixa dúvidas sobre a sua postura de retidão, coerência e compromisso com o rigor da lei.”
SERRA – No início de julho, o Ministério Público Federal denunciou o senador José Serra (PSDB), 78. Também ex-governador paulista pelo mesmo partido de Alckmin, Serra é acusado de lavagem de dinheiro transnacional. A filha do tucano, Verônica, também foi denunciada pela equipe da Lava Jato de São Paulo.
No dia, oito mandados de busca e apreensão foram cumpridos em São Paulo e no Rio de Janeiro para dar andamento às investigações. Alguns dos imóveis alvos da operação têm ligação com o senador, inclusive a sua residência. A operação foi batizada de Revoada.
Segundo o Ministério Público Federal, foram cometidos crimes até 2014. Em 2018, o Supremo Tribunal Federal decidiu que crimes atribuídos a Serra cometidos até 2010 estavam prescritos.
Filha do tucano tinha uma conta com quantos milhões (?) em seu nome?
Se contar mesmo todo o dinheiro nas contas, chega na casa dos Bilhões…
Onde tem bilhão tem tucaladrão….
Vive La France.!!!
E olhe que estou avisanto há séculos….
eh!eh!eh
Esse Armando só defende CORRUPÇÃO de ela for petista.
Kkkkkkkk
Queima, cabaré
Se fosse somar o prejuízo causado com a entregação das estatais brasileiras + os milhões doados ao sistema globo pelo Fantoche Histriônico Comunista – FHC. Tudo isso somado a roubalheira dos Tucanalhas, em São Paulo: será se Lulinha e PT não pareciam Santos, diante da monstruosidade do PSDB?
Sr. Paulo,
Só o esgoto do Tietê com a falsa despoluição dos tucanorruptos, mais aquele Parque do Povo já ultrapassa a casa dos bilhões roubados.
Imagine o Metrô, Roubanel, Merendas Escolares, Propagandas…..
O IBAMA precisava ser debilitado por Bolsonaro, a fim de que os Tucanos ficassem indefesos!
Alô bolsonarista, seu presidente te acha um otário e eu posso provar
https://twitter.com/correio/status/1283726534004674560
Calma, é fogo de palha. Aguardem sentados, mais alguns anos e tudo vai prescrever. Aécio, Romero Jucá e tantos outros, estão todos quietinhos, aproveitando a vida e deixando o tempo passar, afinal eles não são do PT.
Ronaldo
Cá para nós, continuas achando que o PT não fez nada; que o Lulla é uma vítima da injustiça e que a devolução dos “empregados escolhidos pelo partido e pelo ladrão Lula devolveram dinheiro do trabalho deles?
Este país tem muitos ladrões e milhões de “brasileiros” prontos a defende-los o tempo todo.
Vou aguardar tua resposta! Quero ver se tens consciência!
Fallavena
Caso você não tenha visto, esse aqui é o Mourão chamando o Bolsonaro de burro.
https://twitter.com/tesoureiros/status/1283809519848562689
Renato
O que é pior: ser burro ou ser ladrão?
Toda a pessoa normal sabe que Bolsonaro é “atrapalhado”. Já o Lula, além de bêbado é ladrão, corrupto e vigarista.
Ah, é preso em liberdade condicional. A condicional é por conta das legislações, das manobras do STF, por alguns de seus miministros e por ainda em andamento vários processos nos quais, com certeza, será condenado!
A maioria do povo brasileiro escolheu, por suas palavras, um burro para substituir um ladrão!
Convenhamos, a diferença é imensa!
Lula ladrão, roubou o coração
Boçalnaro é tão corrupto quanto o Lularápio.
As novas “pão com mortadela” bolsonaretes acham que enganam alguém!
Vários tucanos devem ao povo brasileiro “prestação de contas” de seus erros e “malfeitos” e precisam receber como punição a cadeia!
Afinal de contas, bandido, ladrão, corrupto tem de ir para a cadeia. Ficarão bem acompanhados com os outros ladrões.
Talvez FHC não tenha tempo de pagar o crime que cometeu quando, por muitos erros cometidos, legou-nos a maior herança maldita da história do Brasil: entregar, de mão beijado ao PT, 16 anos no poder!
Independentemente do que está gente terá no futuro, a caneta na mão e os erros cometidos contra milhões de pessoas, os encaminhará, certamente, ao umbrau! Lá,prestarão contas de parte dos crimes cometidos.
E isto não é desejo. É apenas o pagamento que farão por seus atos, suas escolhas.
Fallavena
Humm. Muitos falam em corrupção. Mas gostaria de uma enquete com uma resposta honesta.
Uma só pergunta, com direito a responder somente a ou b. Sem direito a outra alternativa.
a) Prefiro um gestor muito honesto, mas muito incompetente.
b) Prefiro um gestor não tão honesto, mas muito competente.
Que trabalhe muito, e roube um pouquinho só
Eu só conheço múltipla escolha com pelo menos três, terminando na (c)
Mas aqui é alternativamente ou (a) ou (b)….
Todos acabam roubando.
Uns poucos bem pouquinho.
Isso porque algum desvio fazem… E isso é roubar.
Eu quero outro turno não.
Eu quero a cassação de chapa e novas eleições. Ou o Impeachment mesmo. Pelo menos tira um Louco miliciano psicopata do poder.
Rsrsrs sabia que você ia cair. Outro dia você citou esse caso. Foi de um Vereador e presidente do diretório Municipal…
Ele se expressou verdadeiramente algo que quase todos fazem e uma parcela rouba mais
O honesto é que é raridade.
Então, como na obra Zadig, de Voltaire, temos que encontrar o Tesoureiro mais leve que dançar, no baile, depois de passar por um corredor no acesso cheio de jóias, ouro e pedras preciosas.
E alguém colocou aí a eleição de 2018. Que piada. Não havia nenhum muito honesto, muito incompetente, sim.
Sei qual a opção de um dono de uma empresa.
Prefiro um professor a um miliciano psicopata
Picolé de chuchu ?