
João Valadares
Correio Braziliense
Correio Braziliense
O dono da LFSN Consultoria Engenharia S/S Ltda, Shinko Nakandakari, que, segundo a Galvão Engenharia, era o emissário da Diretoria de Serviços da Petrobras e teria recebido R$ 8,86 milhões de propina paga pela empreiteira, se colocou à disposição da Justiça Federal para prestar esclarecimentos.
Em petição encaminhada ao juiz federal Sergio Moro, nesta terça-feira (25/11), Shinko solicita cópia integral dos autos da investigação, sobretudo, do depoimento prestado por pelo diretor-presidente da Galvão Engenharia, Erton Medeiros Fonseca. Ele informou à Justiça o seu endereço residencial para que possa ser intimado.
ACUSAÇÃO É SUBORNOA construtora Galvão Engenharia S/A, uma das investigadas pela Operação Lava-Jato por integrar o esquema bilionário de corrupção entranhado na Petrobras, apresentou à Justiça Federal, comprovantes do pagamento de suposta propina no valor de R$ 8,86 milhões. A defesa de Erton Medeiros Fonseca, diretor da empreiteira, alegou que o suborno, pago em 20 parcelas entre novembro de 2010 e junho deste ano, foi direcionado a Shinko Nakandakari, “pessoa que se apresentou como emissário da Diretoria de Serviços da Petrobras na presença de Pedro Barusco”.
Até 2012, a diretoria em questão era comandada por Renato Duque, um dos presos da Lava-Jato. Barusco exercia o cargo de gerente de Engenharia, subordinado a Duque.Os advogados de Erton Medeiros alegaram que a Galvão Engenharia teve que fazer o pagamento para não ter problemas nos contratos firmados com a petrolífera. “A cobrança da vantagem indevida se deu em formato semelhante ao adotado pela Diretoria de Abastecimento, ou seja, com a efetiva ameaça de retaliação das contratações que a Galvão Engenharia S/A tinha com a Petrobras caso não houvesse o pagamento dos valores estipulados de maneira arbitrária, ameaçadora e ilegal.”
E o Vaccari também vai se oferecer ?
Eh Nota Fiscal de Serviços !!!
Muito bem emitida. Bem discriminada :
”serviços prestados conforme contrato de prestação serviços”
Por ela, se vê e entende-se muitas coisas.
E põe coisas nisso.
Mas, onde estamos : no BRASIL.
Muita gente tem dúvida, mas se De Gaulle, não falou, deveria ter dito.
”É o tal negócio”
Nem poderia ser diferente. Os trambiques são tantos que, sendo o CNPJ, esse empresa da São Paulo só tem como atividade fim a prestação de serviços de engenharia….. Nenhum estudante de contabilidade viu.
E o Lulla ????
Com uma ‘contabilidade’ dessas uma padaria com 3 funcionários fecharia em 2 meses !
O Endereço dessa empresa na Receita é outro, provavelmente domiciliar . Em 18 meses tirou 11 notas.
Não dá mais para a grande imprensa fingir que não há agentes públicos conduzindo o Petrolão. O STF petista vai empurrar com a barriga a abertura de processo contra paralamentares objetivando o esquecimento e prescrição. Por isso entendo que DIUTURNAMENTE devemos continuar manifestando publicamente a indignação dos que têm vergonha na cara! Chega de farsa! O País está à deriva institucionalmente e moralmente também! Quem poderá levantar novamente a voz das ruas?
A corrupção é uma via de mão dupla: corruptor e corrupto… um não existe sem o outro, A extorsão, quando praticada por agente público é a concussão, prevista como crime e se comunicada pelo extorquido às autoridades, coloca o agente público na condição de criminoso e sujeito as penas das leis que cabem sobre o ilícito.
Isso posto, pretender trocar a face de corruptor pela de extorquido é jogo de advogados, e na presente situação, já comentada muito bem por outros leitores, a Nota Fiscal de “serviços prestados de Consultoria” já é prova materializada contra os dois, corruptores e corruptos.
E o Z´-e Dirceu passeando em São Paulo, sem autorização do STF…. Por muito menos o mensaleiro Pedro Henry está de tornozeleira, né Ministro Eletrobras ?
Que legal,
Até na Padaria do Seu Manoel Joaquim tem nota fiscal eletrônica para os consumidores., mesmo comprando 2 pa~ezinhos.
A empresa emite uma nota fiscal de 600 mil pilas “escrivinhado” á mão.?????
eh1eh!eh!eh
Ora pois, pois, ó pá e picaretas.
Tais brincando, tá parecendo aquelas nota fiscais compradas na Praça da Sé com algum Estelionátario 171.
Aliás é a coisa mais fácil do mundo, só que o efeacê de sun palo não sabe nada disso……..
Cadê o capo, escondido como sempre quando a barra pesa.