Aliados de Cunha dizem que ele está transtornado, sem saber o que fazer

Aliados pedem que Cunha renuncie à presidência da Câmara

Maria Lima
O Globo

O deputado afastado da presidência da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) está transtornado e não sabe o que fazer daqui para a frente. O relato dos deputados que acompanharam com ele o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) ontem no início da noite é de que o ex-todo poderoso líder do baixo clero e do centrão está “quebrado” e muito preocupado com a família. Ele poderá continuar na residência oficial por 30 dias, mas pensa em ficar na casa do Rio de Janeiro, com a família. Já os líderes do chamado “blocão”, para viabilizar novas eleições na presidência da Câmara, estão tentando convencê-lo a renunciar para salvar o mandato e o foro do Supremo.

Outra alternativa, para garantir a vacância na presidência da Câmara é convencer o presidente interino Waldir Maranhão (PP-MA) a renunciar. Ele é considerado um “Severino Cavalcanti piorado”, por incapacidade de tocar as sessões e por virar vidraça por seu envolvimento na Operação Lava-jato. Desde o afastamento de Cunha nesta quinta-feira, Maranhão não apareceu para presidir as sessões de ontem a tarde nem a sessão desta sexta-feira de manhã, inviabilizada por falta de quórum.

— O Eduardo está muito preocupado, transtornado. Dizia: não sei o que vou fazer agora. Não sei se fico aqui ou vou para o Rio. Não dá para ficar para lá e para cá. Preciso cuidar da minha família — contou um dos deputados que acompanhou a votação do STF na residência oficial da Câmara.

HAVERÁ RENÚNCIA?

Estiveram com Cunha, ao longo da quinta-feira, os deputados Júlio Lopes (PP-RJ), Artur Lira (PP-PB), André Moura (PSC-SE) , Paulinho da Força (SD-SP) e Jovair Arantes (PTB-GO), relator do impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara.

— O melhor caminho é convencer um dos dois a renunciar. Estamos conversando com Eduardo para ver se ele renuncia a presidência da Câmara para salvar seu mandato. Com isso ele nos libera para nos livrar desse Severino piorado. Ontem a gente até achava que o Maranhão dava conta, mas pela sua reação, vimos que é completamente impossível, é pior que o Severino — disse um dos líderes que esteve com Cunha.

MANDATO-TAMPÃO

Jovair Arantes (PTB-GO) e Rogério Rosso (PSD-DF), são os nomes trabalhados para ocupar um mandato tampão na presidência da Câmara se os líderes do Centrão convencerem Cunha ou Waldir Maranhão a renunciar.

Os líderes da oposição, que se reuniram no final do dia com os líderes do Blocão , já divulgaram nota defendendo a vacância do cargo e realização de novas eleições. Também cogitam lançar o líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA) , se houver nova eleição. Mas ainda não sabem que caminho jurídico pode ser seguido.

— Vamos nos reunir na segunda-feira. Um caminho, se não houver renúncia de Cunha ou do Maranhão, é encaminhar uma consulta a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) sobre a situação da Câmara, acéfala, com o afastamento por tempo indeterminado do titular — disse o deputado Mendonça Filho (DEM-PE).

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
Maranhão não vai renunciar. Está correndo atrás de seus 15 minutos de fama, na terça-feira estará sentado na cadeira mais alta da presidência, comandando a sessão, e estamos conversados. Cunha não pode renunciar, porque está afastado da presidência e ninguém pode renunciar a um cargo que não exerce mais. A situação é patética. (C.N.)

33 thoughts on “Aliados de Cunha dizem que ele está transtornado, sem saber o que fazer

  1. Toda essa lambança foi feita pelos notáveis do Supremo, que está se imiscuindo nas prerrogativas da Câmara.Aliás, eu acho que esses senhores do supremo estão mais perdidos do cego em tiroteio.Até o Gilmar e o Celso de Melo esão caindo na dança.E haja palhaçada!

  2. Caro CN, claro que o Cunha pode renunciar. Basta que o STF decida que sim. Afinal, há tempos estão decidindo coisas que destoam claramente da Constituição e um simples caso de renúncia é um cafezinho muito pequeno.

  3. Se o deputado Cunha está tão transtornado por que não se mata?!
    Se a sua “honra” tem sido tão ofendida porque não tira a sua própria vida e se transforma em mártir desta política ignóbil que ajudou a construir?!

    • Amigo Bendl!
      Seja bem vindo! E a saúde?
      Respondendo à sua pergunta : Cunha não se matará porque esse papel é da Dilma, que está já sendo chamada na esgotosfera de Mártir do Golpe pelos militontos.Só não decidiram ainda se será na ponta da lança ou toando cicuta.
      Tadinhos! Estão comemorando o chega para lá que o denunciado no Supremo Waldir Maranhão vai dar no impeachment.
      Magina! Se o corrupto não andar bem direitinho e assinar qualquer petição não republicana da lavra do JEC, o STF, provocado pelas oposições gritando – precedente, meritíssimo! – a uma só voz , irá enquadrar o neofilo, pedindo desculpas à Constituição, mas… sacumé….trata-se de outra extrema excepcionalidade.
      Estamos sob a tutela suprema! Deus nos
      proteja mais que aos venezuelanos!

      • Caro amigo Pimentel,
        Obrigado pela recepção.
        Quanto à saúde, ela se encontra no patamar de Cunha, afastada!
        Os exames apontaram uma válvula calcificada do coração;
        músculo cardíaco fraco;
        lado esquerdo com bloqueio forte;
        rins comprometidos!
        Solução:
        Não existe.
        Mesmo que eu faça a cirurgia bariátrica – também fiz exames neste sentido -, os planos de saúde não cobrem esta cirurgia para quem tem mais de 65 anos, afora a necessidade de perder de 10 a 15% do peso antes da operação.
        Ora, se faço um regime e perco mais de vinte, trinta quilos, para que a cirurgia?!
        Enfim, meu caro, estou em compasso de espera, quando pelos meus cálculos deverei ao ser convocado pelo Criador, fazer parte do Conselho Deliberativo Divino, pois assim desejo, sem saber se o meu loby é o adequado e correto!
        Um abraço.
        E te cuida, meu!

    • Bendl, não diga isso, ele não pode se matar.
      Como ficaria a turminha dos revoltados, transtornados e indignados com a corrupção:?:
      dona hebe, dona janaina, dona raquel cherazadis, os teles-pastores religiosos que o apoiam…?
      Seria um suicidio coletivo aos moldes do jim jones????

      • Armando,

        Cometes uma solene injustiça, imperdoável, até, contra a drª Janaína Paschoal!

        Jamais esta brava mulher brasileira, que ama esta terra, apoiou Eduardo Cunha, jamais.

        Basta observar que o ex-presidente da Câmara podou parte substancial de sua denúncia, que resultou no impedimento de Dilma pelos deputados, limitando o pedido nas pedaladas e decretos sem autorização do Congresso emitidos pela presidente Dilma, excluindo o petrolão e demais acusações.

        Cunha foi uma espécie de inimigo da drª Janaína, que abomina a corrupção, a desonestidade, assim como os cidadãos de bem deste país, que desejam vê-lo livre das garras da tirania petista!

        Agora, me surpreende que não vejo no teu comentário a mesma verve contra Renan Calheiros, igualmente tão ladrão quanto Cunha, que me obriga eu te perguntar por quê?!

        Por outro lado, a gritaria dos bandidos petistas contra Cunha me causava frouxos de riso, pois cínicos e hipócritas, omitiam-se covarde e criminosamente do mesmo comportamento com relação às denúncias do presidente do Senado no STF, em nove, se não me falha a memória.

        Aceito e admito, como não poderia ser diferente, a tua defesa pelo PT, a tua simpatia pelo grupelho, mas não podes cometer injustiças contra pessoas de bem, exemplos de cidadania e patriotismo, exatamente como a conduta dessa advogada corajosa, de conhecimentos profundos sobre Direito Tributário, e comportamento ilibado, Janaína Paschoal.

        Seria de bom alvitre e denotaria que tens um bom caráter, se pedisses desculpas à advogada por mencionares o seu nome dessa maneira, ofensiva e mentirosa, e que macula o teu conceito que desfrutas conosco como um comentarista coerente, pois apesar de defenderes os petistas, tens te mantido sóbrio e sereno.

        Exclui a drª Janaína porque necessário e imperioso à realidade dos fatos, Armando.

        Saúde e Paz!

        • Bendl,
          Continuas a me chamar de petets,
          Jamais defendi petistas, e tu sabes muito bem, já lhe expliquei em outros posts.
          Mas, retorno com o tema, não tem problema, não sou filiado a partidos politicoe nunca fui, não sou filiado a sindicatos, nunca paguei mensalidades para sindicalistas pelegos e nunca vou pagar.
          Há duas décadas que VOTO NULO, minha última votação foi para a Prefeitura de São Paulo, na duplinha celsopitta-maluf, inclusive a outra chapa era da dona marta ex-suplicy, agora no partideco dos corruptos temer, cunha , renam, sarney, quercia, dentre outros vários que citados na Lava-Jato.
          Não citei renam??
          Logo eu que dou nomes aos bois todos os dias aqui no blog.
          Quanto a dona janaina, não vou pedir desculpas alguma para uma senhora transtornada com a corrupção e que trabalhou para os desgovernos corruptos do efeagace e do gerardo alckimin.., este há 30 anos roubando os cofres públicos,
          Será que ela também não faz um parecer de impitiz contra o efeagace???
          De resto é isso.
          Abraços Lusos-Brasileiros…….

          • OBS. Veja bem em quem votei para Prefeitura de São Paulo, 1996, para depois não dizer que tenho simpatia pelos sindicalistas pelegos e seu partideco…

          • Armando,

            Janaína não trabalhou para o PSDB!

            Ela elaborou um parecer que foi solicitado pelos tucanos e cobrou por este serviço, mais nada.

            A advogada explicou à exaustão esta acusação, que os petistas quiserem lhe imputar covardemente, na comissão do senado encarregada de aceitar ou não a admissibilidade do impeachment contra Dilma.

            Por outro lado, sei que não és do PT, e não escrevi desta forma.

            Eu disse que tu defendes o PT, pois os teus registros sempre foram basicamente contra os tucanos, apesar de o PT ser governo, e responsável pelo caos reinante no Brasil atualmente.

            E, a drª Janaína, CONFIRMOU no seu longo depoimento na comissão do senado, que terminou perto da 1;30h, início da madrugada, que se Temer cometer parte dos crimes de responsabilidade de Dilma, ela fará o mesmo pedido de impedimento que apresentou contra o PT!

            Esta senhora é notável, firme, decidida, e solidamente baseada na Constituição Federal em qualquer postulação que faz, de modo a não ser criticada ou ridicularizada nas suas pretensões.

            Lembro que tenho muita simpatia por ti, independente de tuas posições políticas, pois és uma pessoa educada, que respeita teus colegas, e aceitas o contraditório.

            Um forte abraço.

            Reitero saúde e paz prá ti e teus familiares, Armando.

  4. Tenho duas certezas:

    1- TODA A ROUBALHEIRA NÃO ACONTECERIA SEM A CONIVÊNCIA E PARTICIPAÇÃO DE LULA.

    2- O DESMATELAMENTO DAS QUADRILHAS NOS 3 PODRES PODERES NÃO ACONTECERIA SEM A CHEGADA DO PT AO PODER.

  5. https://www.youtube.com/watch?v=9pRPwq4DlOo&sns=em

    Recebi hoje, Newton. Veja.

    Ah: sorte sua não ter Alzheimer nem Parkinson. Acho que eu tenho um deles. E mais um CA pra ajudar a empurrar.
    Hj levei o carro pra lavar e chamei o gerente do Lava Jato (é do, nada a ver com Curitiba) de Manoel.
    É seu Zé, como o chamo há muitos anos.
    Apenas um sintoma grave. Minha memória sempre foi muito boa. Quer outro sintoma? Dificuldade de andar. Dói tudo, existe rigidez muscular.
    Então parabenizo vc, Newton.
    Não li nada aqui hj. Vim apenas mostrar o que recebi pela internet.
    Abç

    • Ofelia,

      Recentemente publicamos artigo mostrando que esses esquecimentos eventuais não significam necessariamente doenças degenerativas do cérebro. Há diagnósticos que são muito difíceis. Vamos em frente. Que você se recupere logo, na graça de Deus.

      CN

  6. Francisco, xarapim amigo, bom dia. Também sou um velhote, 72, 73 em janeiro, 93 em 2037. Convido-o para os festejos dos 90 anos, 19.1.2034!

    A saúde também não está lá essas coisas. Zombei bastante da comilança. Bolo de macaxeira, bolo de banana, doce de leite cremoso no congelador para deslamber na ponta da colher, rapadura, mel de engenho, etc, etc, etc. Barrigudo, sim, muito obeso não. O diabetes anda querendo-me comer pelos pés! Controle absoluto, faço várias medições e vivo assombrado. A neuropatia me amortecendo o solado dos pés, um horror.

    Tenho lido bastante sobre regimes. Dou o meu testemunho: a dieta do Dr. Atkins, fiz há uns 35 anos, realmente funciona. Otimamente bem, por muito tempo, retirando os bolos e doces, mantendo-me em ovo, queijo, carne e peixe, sem limitações, com o agregado de um folharal com cebola, pimentão, tomate, repolho e cenoura, limão e azeite.

    Agora, é a moda do tal óleo de coco. Tenho feito alguns experimentos, com cautela porém. Outra moda, a banana verde. Sim, perfeita, não sobe muito a glicemia não. Tapioca? Não!, nem pensar; sobe e sobe muito a glicemia. Agora, no RS, o dr. José Carlos Souto, com grandes novidades. Digite esse nome no google, o cabra é dos bons. Em suma, muita confusão em todos esses regimes. Tenho que o certo é comer pouco, diminuir o carboidratos e botar o velho para mexer-se um pouco. Correr atrás das muiés? Melhor que seja na frente, de medo.

    Em suma, vá fazer essa bariátrica não; faça um rapapé emocional para comer menos e melhor (sem carbos) e já verá ótimos resultados. Mantenha o véi firme e forte, com sua belíssima participação aqui na Tribuna, em prol deste sofrido Brasil. Com o grande abraço. O Newton, parece-me que também é um velhote, não encontro maiores informações biográficas; se tem ou não essas saúdes todas. Tenho a maior admiração pelos senhores. Outro abraço.

    • Meu caro Francisco Feitosa,
      Usei a Dieta Revolucionária do Dr.Atkins quando o livro foi lançado em 1.974, no Brasil.
      De fato, eu perdia MEIO QUILO POR DIA, mesmo podendo comer até CINCO MIL CALORIAS A CADA REFEIÇÃO, como exemplo, claro, pois o que faz engordar é o carboidrato.
      No entanto, com o tempo, estudos provaram que este método não era saudável, diante da necessidade do carboidrato no equilíbrio alimentar, e efeitos colaterais pela ingestão de proteínas em grandes quantidades.
      Por outro lado, com o avançar da idade, as dificuldades para emagrecer vão aumentando, dificultando sobremaneira que regimes ortodoxos ocasionem seus efeitos necessários, restando a cirurgia bariátrica como solução, porém até 65 anos, quando os planos de saúde não patrocinam mais esta cirurgia, que é o meu caso.
      Assim, resta-me a boa vontade, apesar de a dieta não recuperar o coração e os rins, apenas aliviando os esforços que faço para deslocar este urso que carrego diariamente.
      Um abraço, Francisco.
      Saúde e Paz!

  7. Cunha renunciar? Acho que pode, sim. A renúncia não é possível aos dias de cadeira para cumprir. Deveras, ninguém pode dizer: “Me solte! Renuncio ao restante da pena!” Penso que um simples requerimento tornará a renúncia dele definitiva. Para ser sincero, tenhoi muito pena dele. Do Jefferson, também. Ambos têm um lugas na história. Pelo bem e pelo mal, nos evitaram o mal maior.

    Acho que isto de matar-se não é uma boa não. Ele é religioso, ainda que o seja dos dentes para fora. Mais fácil, assim penso, abrir o bocão e despejar a patifaria inteira. Vivemos um período de máxima assombração.

    O que é que vai acontecer daqui a cinco horas? Quem é que sabe? Dois exemplos: no dia em que Lulalão foi nomeado ministro pelo “Bessias”, o desânimo absoluto, seguido do destampamento da gravação do Dr. Moro. Claro que o Dr, Moro arriscou, podia estar preso, no olho da rua, mas ninguém ousou; e ante-ontem, o Teori, de madrugada. Quem sabia de quê??? Nem os outros três, nem ninguém.

    Em suma, surpresa por sobre surpresa. Vamos morrer agora não que está muito animado! Tá muito bom! (Tá bom não!)

  8. Caro Francisco Feitosa,

    Um amigo meu simplesmente tirou tudo o que engorda e é gostoso da geladeira dele!
    Fui pegar uma água gelada e… só tinha água mesmo! Se não tiver comida, no meio da noite ninguém sairá para comprar na rua.
    Ele a mulher estavam com sobrepeso e não tinham crianças em casa.

    O problema é quando um é magro de ruim e o outro é obeso!
    Um precisa de açúcar e o outro é diabético…
    Um tem pressão baixa e o outro não pode ver sal…

    Saúde a todos.
    Como os meus país.

  9. Franciscos, as desculpas deste Francisco de ter metido outros por aqui. Parecem desimportantes, mas não o são não. Leio que o Alzheimer seria o diabetes nº 3. Parece que tem tudo a ver. Dois livros que muito me impressionaram, com algumas ressalvas: BARRIGA DE TRIGO e o DIETA DA MENTE. Há “injajeros” monumentais, como a guerra contra o glúten. Saiu outro, combatendo-os, A MENTIRA DO GLÚTEN. Dá para fazer uma média, do tipo nem tanto ao mar, nem tanto à terra. O fato é que a obesidade é um problema sério, junto com ela o diabetes, o diabo-a-14.

    A melhor piada, nessa roubalheira generalizada, inclusa a merenda escolar, alguém parabenizando o Alquimim por estar combatendo a obesidade infantil. Pode? Claro que pode! Primeiro, porque estão mesmo rrrròbando a merenda, não apenas em SP, mas no Br inteiro; segundo, porque a criançada está comendo demais. Basta-nos o Lulalão, o come-tudo. No meu tempo não havia essa fatura de tanto bagulho para comer.

  10. Caro Bendl,
    “a advogada Janaína Paschoal trabalhou como assessora especial do Ministério da Justiça no governo de Fernando Henrique Cardoso e como assessora técnica de gabinete na gestão do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, ambos do PSDB” (Jornal do Brasil)
    Trabalho é trabalho, especialmente entre profissionais liberais. Mas o do impeachment não foi o primeiro trabalho que Janaína fez para o PSDB. E seu mestre nem queria o impeachment. Tb se espantou por ela ter cobrado.
    Estou apenas reportando fatos para quem sabe bem mais que eu.

    • Obrigado, Ofélia, pelos esclarecimentos.
      Quanto à cobrança que a profissional drª Janaína fez pelo seu trabalho não deveria causar estranheza, afinal de contas foi um serviço solicitado, portanto, passível de honorários.
      Sobre o mestre da advogada não querer o impeachment, voltou atrás do que pensava, pois assinou o documento que reivindicava o afastamento de Dilma da presidência da República, sinal que a drª Janaína tinha razão.
      Agora, o mais importante:
      Cuida da tua saúde!
      Um forte abraço, Ofélia.

  11. Obrigada, caro Bendl, estou tentando fazer o melhor que posso, mas minha saúde tem se mostrado desobediente. Vamos ver.

    A opinião é minha, sabe? Acho que a Dra. Janaína passou a perna no mestre. Ele queria uma coisa, ela transformou essa coisa e ganhou para isto. Não é apenas pagamento por trabalho, mas pagamento por trabalho enganoso.
    O que restava ao mestre fazer? Nada. Tudo anunciado, como voltar atrás e renegar o trabalho da pupila?

    Estou na marca do pênalti. Mas tenho pena dos que ficam, os mais jovens especialmente, como meu filho. O Brasil está no fio da navalha, os políticos não respeitam nada nem ninguém. Tampouco o Supremo. É mesmo o país do futebol. Amor à camisa? Isto é coisa do tempo da Neide Aparecida na TV. Meu caro, sua inteligência é grande de sobra para entender.

    Eu tenho medo, como dizia Regina Duarte antes do advento PT. Tenho medo do que virá por aí.
    E não posso nem devo negar que muita coisa foi aprendida com Lula, Dilma e seus partidários.

    A verdade é que Aécio esperava vencer as eleições (não só ele). Não venceu ou porque foi derrotado em MG ou porque houve fraude, que sei eu? Mas o PSDB não engoliu a derrota.

    Convenhamos, o PT teve todas as chances de entrar para a história como o partido que salvou o Brasil pós FHC. Mas foi fundo demais e perdeu o pé. O país é terra arrasada. Como na lavoura, é preciso mudar o tipo de plantio para a terra se recuperar. Se é que existe recuperação. Volto atrás: existe sim. Este é o pais do meu filho, dos meus sobrinhos. Precisa verdejar e florescer de novo. Mas será? Não sei nem sei se ficarei sabendo.
    Grande abraço
    Ofelia

    • Minha querida Ofélia,

      Estamos na mesma situação de “saúde”.

      Concordo plenamente contigo quando escreves que o PT poderia ter escrito a sua história como um partido que moldou um Brasil diferente.

      De fato, os petistas alinhavaram uma Nação diferenciada, mas o modelito é de uma administração nunca antes registrada com tantos crimes lesa-pátria, tantos roubos, tanta corrupção, desonestidade, imoralidade e falta de ética!

      O Estado Tirânico Petista arrasou com o país, e aniquila com o povo pela falta de saúde pública, pela insegurança, e agora pelo desemprego, inadimplência, juros extorsivos e recessão econômica.

      E foi graças ao pedido de impeachment da drª Janaína que estamos tendo a oportunidade de mandar embora Dilma e sua política ignóbil, perniciosa, nociva e nefasta à nação brasileira e sua população.

      Observa, Ofélia, que se fizermos uma retrospectiva desde que o pedido de impedimento foi aceito pelo ex-presidente Cunha, que podou boa parte do conteúdo original da reivindicação, JAMAIS a presidente e aqueles que alegam golpe e ofensa à democracia, simplesmente disseram uma palavra que fosse em solidariedade aos desempregados, às vítimas dos erros clamorosos das administrações de Dilma!

      Dilma está acima do povo e do Brasil, assim como o PT, no conceito dessa gente apátrida!

      E como se a democracia pudesse subsistir com o sofrimento de um povo massacrado por uma carga tributária insustentável e agora acumulada pela recessão econômica e desemprego, inflação e juros escorchantes, repito.

      A democracia petista JAMAIS considerou as necessidades da cidadania brasileira, mas a manutenção do poder a qualquer custo com base em divulgações falsas de projetos sociais, que hoje se mostram ineficazes porque o povo continua dependente do governo, em face de estar sem trabalho e sem chances de colocar seus filhos em escolas de qualidade nos Ensinos Fundamental e Médio!

      Inegavelmente que eu e tu não teremos tempo de ver um Brasil salvo das garras deste grupo de bandidos travestido em partido político, o PT, mas podemos imaginar que esses criminosos estão com seus dias contados, mesmo com a resistência de alguns ministros do STF, inclusive.

      Não podemos esquecer Sérgio Moro, a Policia Federal e o Ministério Público, que estão levando adiante com muita eficiência a operação Lava-Jato, que tantos dividendos tem trazido à elucidação dos crimes cometidos pelos petistas e aliados.

      E não importa, Ofélia, que este renascimento esteja nas mãos de nossos filhos e netos, mas ele acontecerá, inevitavelmente.

      Outro abraço, minha querida Ofélia.
      Saúde e Paz!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *