
General Heleno foi criticado por acusar “maus brasileiros”
Deu no Estadão
A Anistia Internacional criticou neste sábado, dia 17, o governo brasileiro por ter escalado agentes da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) para monitorar a participação de ONGs e movimentos sociais na Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-25) no ano passado.
A vigia foi revelada no último domingo pelo Estadão e foi publicamente admitida pelo ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno, na sexta-feira, 16, quando escreveu em sua conta no Twitter que a agência deve acompanhar campanhas internacionais apoiadas por “maus brasileiros”.
DIZ A ANISTIA – “São graves as notícias veiculadas recentemente pela imprensa a respeito do monitoramento de movimentos sociais e organizações não governamentais que participaram da Cúpula do Clima das Nações Unidas (COP 25) realizada em Madrid, em dezembro do ano passado”, diz nota da Anistia Internacional.
“Técnicas de vigilância e monitoramento de opositores políticos foram práticas utilizadas de maneira sistemática durante o regime militar no Brasil e subsidiaram, por muitos anos, graves violações de direitos humanos”, segue o texto.
A entidade também criticou o fato de Heleno ter classificado como “maus brasileiros” os integrantes de organizações não governamentais e movimentos sociais com os quais o governo mantém relação conflituosa.
PASSADO RECENTE – “O direito internacional determina que os indivíduos submetidos a essas práticas de monitoramento têm direito a recursos judiciais e reparação do Estado pelas violações de seus direitos humanos”, afirma a nota da Anistia Internacional, que considerou a iniciativa do governo “grave”, “especialmente por conta do Brasil possuir um passado recente de perseguições políticas durante o período do regime militar, que durou 21 anos”.
A organização ainda criticou a Lei de Anistia, de 1979, e mencionou que a Corte Interamericana de Direitos Humanos – órgão internacional responsável por aplicar a Convenção Americana de Direitos Humanos, do qual o Brasil é signatário –, determinou recentemente que as violações de direitos humanos contra opositores políticos durante o regime militar constituiu crime contra a humanidade.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – E assim lá vai o Brasil descendo a ladeira, com sua imagem internacional cada vez mais desmoralizada por essa política interna e externa de Bolsonaro e seus generais. No governo de Itamar Franco, a gente era feliz e não sabia. (C.N.)
Nao temos que agradar a entidade nenhuma do exterior temos agradar aos interesses soberano brasileiros
Isso é verdade. O que devemos então fazer diante desse absurdo? Lembre-se: Interesse soberano brasileiro não tem a ver com se submeter ás burrices de um velhinho da reserva remunerada.
Tem que monitorar as ONGs mesmo. O que tem no subsolo brasileiro é do país. E quem estiver lesando a pátria, pena máxima, já que não tem prisão perpétua ou pena de morte no Brasil.
O problema é que o Bozo quer entregar as nossas riquezas para os States, como todo bom capacho.
Pena máxima para o Bozo e para os generais de pijama.
Tem razão. ONG é para ser monitorada mesmo. E jamais subsidiada.
É claro que um governo tem que investigar instituições, ONGs, ou qualquer outra coisa que coloque em risco a soberania de um país.
Mas sabendo-se que as próprias FFAA brasileiras faz vistas grossas para ONGs norte-americanas que estão há décadas no Brasil se passando de “missionários de Jesus”, e essas ONGs norte-americanas são nada mais nada menos que olhos e ouvidos do Titio Sam em território nacional, em uma clara interferência a nossa soberania, então quais ONGs a Abin investiga?
Também a minha outra pergunta para o general de pijama Heleno é:
Achou alguma coisa de errado nas ONGs
investigadas?
Este Véio, dito Heleno, já está com prazo de validade vencido há tempos…Gagá de tudo. É o pior ministro desta implicada toda.Completo idiota!Credo!
*milicada
“Bom brasileiro não se une a organizações estrangeiras”, afirma Heleno
http://poder360.com.br/governo/bom-brasileiro-n%E2%80%9CBom%20brasileiro%20n%C3%A3o%20se%20une%20a%20organiza%C3%A7%C3%B5es%20estrangeiras%E2%80%9D,%20afirma%20Helenoao-se-une-a-organizacoes-estrangeiras-afirma-heleno/