Anistia Internacional solicita asilo para militante basco preso no Brasil

 Anistia Internacional solicita asilo para militante basco preso no Brasil
Alberto Sena

Hoje em Dia

Repercutiram na Europa os dois artigos publicados pelo Hoje em Dia, assinados pelo jornalista Mauro Santayana contra a extradição do professor espanhol Joseba Gotzon Vizan González. Ele foi preso pela Polícia Federal e policiais espanhóis no dia 18 de janeiro, no Rio de Janeiro, acusado, na Espanha, de integrar o grupo separatista basco ETA, e no Brasil, por falsidade ideológica. Joseba estava foragido desde 1991, quando teve a ordem de prisão emitida pela Audiência Nacional, tribunal espanhol encarregado a assuntos de terrorismo.

Um jornal da região espanhola Catalunha (‘El Periódico’) publicou, com chamada de primeira página e também na sua versão na internet, com foto, matéria relatando que “o primeiro a abordar o assunto foi o prestigioso jornalista Mauro Santayana, que de sua coluna de opinião no diário Hoje em Dia, fez a defesa ferrenha do direito do ‘etarra’ (membro da ETA) de reclamar o asilo”.

O jornal espanhol destacou que, no artigo “O terror e o terror”, o primeiro deles, publicado em 20 de janeiro último, Santayana “invoca a história de resistência do povo basco e assegura que a justiça espanhola está carente de garantias democráticas”.

PRESTIGIADO JORNALISTA

Segundo o jornal, a prisão de Joseba poderia ter sido algo banal, “num país de quase 200 milhões de habitantes”, não fosse a defesa assumida pelo “prestigioso periodista”. Para o jornal espanhol, o caso despertou “uma comoção inusitada na opinião pública brasileira devido às especiais conotações da prisão”.

Os artigos de Santayana fazem parte da campanha iniciada pelo ex-vereador de Belo Horizonte Betinho Duarte, vice-presidente da Associação dos Amigos do Memorial da Anistia Política no Brasil, logo no dia seguinte à publicação do primeiro deles, pedindo libertação e asilo para Joseba.

Betinho Duarte, que já foi presidente da Câmara de Vereadores da capital mineira, diz ter enviado mais de 50 mil mensagens para várias instituições e personalidades do Brasil e do exterior.

Difundida por meio de três abaixo-assinados pela internet, a campanha se tornou um movimento internacional, mobilizando principalmente grupos da Anistia Internacional. A campanha pede a libertação e concessão de asilo político para Joseba, casado no Brasil, onde vive há 16 anos e é pai de uma filha. O basco está no presídio Ary Franco, no Rio de Janeiro.

“O professor é um patriota e não um terrorista”, sustenta Mauro Santayana.

2 thoughts on “Anistia Internacional solicita asilo para militante basco preso no Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.