Aniversariante do mês, a autora Jojo Moyes é destaque no cenário literário mundial

deveserisso.com.br/blog/wp-content/uploads/2017...

A jornalista Jojo Moyes se tornou a maior escritora da atualidade

Júlia de Aquino
Instagram literário @juentreestantes

Nessa semana, no dia 4 de agosto, a escritora Jojo Moyes completou 51 anos. No auge de sua carreira, ela é uma das autoras mais aclamadas no da Literatura inglesa e mundial atualmente. 

Meu primeiro contato com sua escrita foi no início deste ano, quando li a trilogia de “Como eu era antes de você”, livro adaptado para o Cinema e estrelado por Emilia Clarke e Sam Clafin. Gostei muito do primeiro e li as duas continuações: “Depois de você” e “Ainda sou eu”. Alguns meses mais tarde, tive a oportunidade de conhecer o livro “A garota que você deixou para trás”, que até agora é meu favorito entre os quatro lidos. 

No final de 2019, foi anunciado que a obra “A última carta de amor” também seria adaptada para as telonas, com dois nomes de peso já confirmados: Shailene Woodley (A Culpa é das Estrelas) e Felicity Jones (Star Wars: Rogue One). 

Book do dia: A garota que você deixou para trás, de Jojo Moyes ...VIDA E CARREIRA – Nascida na Inglaterra em 1969, seu nome completo é Pauline Sara Jo Moyes. Formou-se em Jornalismo pela Universidade de Londres e até 2002 havia trabalhado por 10 anos em jornais ingleses, incluindo o The Independent. A partir de então, passou a se dedicar exclusivamente à escrita. Atualmente vive em Essex com seu marido e três filhos. 

Autora de mais de dez livros (lista abaixo), Jojo é, atualmente, uma das poucas escritoras que conseguiram ter três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos do The New York Times. No cenário brasileiro, em meados de 2013 foi a autora mais vendida do país. 

COMO EU ERA ANTES DE VOCÊ – Sua obra mais conhecida, a história de Lou e Will, foi inspirada num caso real de um jogador de rugby que ficou tetraplégico. Em todo o mundo, o livro já vendeu mais de 5 milhões de cópias. 

No livro, Lou é uma jovem que fica sem chão ao perder o emprego num café de sua cidade. Após muitas entrevistas, ela começa a trabalhar como cuidadora de Will, um rapaz rico e bem-sucedido que perdeu os movimentos após um acidente. O início da convivência entre os dois é complicado, mas com o tempo algo maior começa entre eles. 

Emilia Clarke, que dá vida a Lou (Louisa Clark), tornou-se conhecida na série Guerra dos Tronos da HBO, ao interpretar Daenerys Targaryen. Uma curiosidade a respeito do papel é que antes da decisão, mais de 2.300 atrizes fizeram teste para viver Lou.

ESCRITA E PERSONAGENS – O aspecto mais marcante das obras de Jojo é a forma como ela constrói os cenários e personagens. Através de uma narrativa fluida, “simples” e acessível, ela apresenta vivências complexas e histórias que nos prendem até o fim.

Um bom exemplo é “A garota que você deixou para trás”, que traz duas personagens principais, uma vivendo no contexto da Primeira Guerra Mundial e a outra nos dias de hoje. Acontecimentos surpreendentes marcam a história do início ao fim, e terminamos pensando “por que demorei tanto para ler esse livro?”.

Por tudo isso, a autora é um excelente presente literário para qualquer data comemorativa. E engana-se quem pensa que as histórias são escritas para um público unicamente feminino: já conversei com muitos leitores homens que adoraram as obras e presentearam familiares e conhecidos com elas.

Todos os títulos foram publicadas no Brasil pela Editora Intrínseca, e são mostradas abaixo em ordem cronológica de publicação:

  • Em busca de abrigo (2002)⁣
  • A casa das marés (2003)⁣
  • The Peacock Emporium (2004)⁣
  • O navio das noivas (2005)⁣
  • Baía da esperança (2007)⁣
  • O som do amor (2008)⁣
  • Nada mais a perder (2009)⁣
  • A última carta de amor (2010)⁣
  • Como eu era antes de você (2012) – 1º livro da trilogia
  • Paris para um e outros contos (2012)⁣
  • A garota que você deixou para trás (2012)⁣
  • Um mais um (2014)⁣
  • Depois de você (2015) – 2º livro da trilogia
  • Ainda sou eu (2018) – 3º livro da trilogia
  • Um caminho para liberdade (2019)

7 thoughts on “Aniversariante do mês, a autora Jojo Moyes é destaque no cenário literário mundial

  1. Parabéns Jornalista Julia de Aquino ( Tribuna da Internet ) – Agora Eu Estou aqui fazendo parte da Tribuna da Internet ( Imprensa ) – Uma ótima Notícia em 2020 também é a Campanha de Filiação 2020 – do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio de Janeiro ( SJMRJ ) – Fundado em 1954 – para todos os Jornalistas / Blogueiros / Alunos do Primeiro Ano de Comunicação Social / Jornalismo – Venha Obter a Carteira de Jornalista do SJMRJ ( Identidade Original de Jornalista ).-Reconhecida pela Lei – com validade nacional – Obs. SJMRJ tem uma página no Facebook.

  2. Atenção – A Literatura e ótima para a grande formação de todo o cidadão de Bem, citei aqui que em Breve A Campanha Filiação do SJMRJ Agora em 2020 exatamente por ter também tudo a ver com ótimos Jornalistas que são escritores de qualidade no Brasil e no Mundo – uma notícias ótima em 2020 – Meus Parabéns pela Ótima Coluna de Literatura na Tribuna da Internet – Julia de Aquino ( Jornalista / Colunista ).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *