Ao som de Parsifal, dançam lobos bobos

Batista Filho

Dá para imaginar Cristo, banqueiro? Buda, grande empresário do petróleo? Gandhi, chefiando exércitos no Vietnã, Iraque ou Afeganistão? Francisco de Assis, jogando bombas atômicas em crianças, mulheres e homens?

Dá para imaginar Hitler, Bush (pai e filho), Stálin, Médici e Costa e Silva, buscando o entendimento dos povos por meio do amor? Dá pra imaginar Carlos Slim, Bill Gates, Warren Buffett, Eike Batista, distribuindo suas riquezas para seguir os ensinamentos de Cristo?

Dá para imaginar os institutos filantrópicos criados pelos homens mais ricos e poderosos do mundo que não tenham os nomes deles? Dá pra acreditar que Carlos Slim, Bill Gates, Warren Buffett, Eike Batista… construíram os seus impérios de forma honesta e com o suor do próprio rosto?

Dá para entender porque a riqueza de dezenas e dezenas de países com quase um bilhão de habitantes é inferior a riqueza dos 50 homens mais ricos do mundo? Já em 1999 a soma da riqueza de Bill Gates, Warren Buffet e Paul Allen era superior a soma total da riqueza de 600 milhões de habitantes dos 48 países mais pobres do mundo.

Dá para entender por que alguém mentiria descaradamente ao não ligar o Capitalismo (Capitalismo Comercial, baseado no Mercantilismo; Capitalismo Industrial, surgido com a Primeira e a Segunda Revolução Industrial; Capitalismo Financeiro, irmão-siamês da Terceira Revolução Industrial) como o sistema econômico (político), que mais assassinou pessoas do ano de 1500 até os dias atuais?

Por que o Capitalismo necessariamente tem que “criar” inimigos o tempo todo? Por que a maior indústria do mundo é a armamentista. Porque as pessoas de coração empedernido não conseguem entender que as críticas feitas à concentração de renda não se trata majoritariamente de “inveja”, mas sim, bom senso?

É, tem hora que cansa o “diálogo entre surdos”… O Homem Velho resiste ao Homem Novo. Animais que somos, mesmo dotados de uma tecnologia de milhares de anos, o barbarismo sobrevive em nós… E uma de suas expressões mais cruéis é o Capitalismo, fruto do medo, da covardia, do orgulho, da ambição, da competição extremada e da ignorância.

###
TRÊS PENSAMENTOS

“Como a escravatura e o apartheid, a pobreza não é natural. É uma fabricação humana e pode ser ultrapassada e eliminada pela ação do ser humano” (Nelson Mandela).

“A terra possui recursos suficientes para prover às necessidades de todos, mas não à avidez de alguns.” (Mahatma Gandhi)

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Jesus Cristo, Mateus 6:19-21).

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *