Apesar das manipulações e dos excessos, a greve mostra decepção com o governo

Membro do MTST segura bandeira em bloqueio durante greve geral de 28/04 em Brasília (DF)

Militante do MTST, durante bloqueio hoje em Brasília

Carlos Newton

A Agência Estado distribui a informação de que a hashtag #BrasilEmGreve está na segunda colocação do Trending Topics mundial do Twitter nesta sexta-feira (28). Revela também que o país registra paralisações de várias categorias profissionais e protestos em diversas cidades brasileiras contra as reformas trabalhista e da Previdência, defendidas pelo governo federal.

“No Trending Topics brasileiro, a hashtag está na liderança. Na terceira colocação, aparece o termo #euvoutrabalhar e, na quarta, está #GreveGeralnoBrasil. Também estão listadas menções à Ponte Rio-Niterói, no Rio de Janeiro, que foi bloqueada nas primeiras horas da manhã, assim como ao aeroporto Santos Dumont, também no Rio, e ao aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que têm manifestações nesta manhã. Há, ainda, citações à expressão “Fora Temer”, usada com frequência pelos opositores do presidente da República”, diz a informação da AE.

Logo de manhã, ocorreram atos de vandalismo em diversas cidades, há exageros numa greve que mais parece um protesto orquestrado contra o governo, que na realidade merece reprovação popular, devido à perseguição aos direitos sociais e à omissão diante dos interesses dos banqueiros e dos chamados rentistas. De toda forma, porém, apesar das evidentes manipulações e dos excessos cometidos, a greve/protesto revela uma profunda decepção com os rumos que o governo Temer/Meirelles tomou.

 

41 thoughts on “Apesar das manipulações e dos excessos, a greve mostra decepção com o governo

  1. C.N.
    Apesar de concordar com as reivindicações, não me senti de maneira alguma representada.
    Não houve greve, nem protesto, houve vandalismo orquestrado.
    Os sindicatos, por falta de adesão da população, usaram força e violência.
    Quem quer ser respeitado e exigir direitos precisa respeitar o direito dos demais.
    Para mim, toda esta encenação é para ser vista no exterior, justificando a óbvia explicação do PT de perseguição política, já que era esperada a prisão do Lula no dia 3.

    • Prezada Teresa Fabrício,

      Antes de esta inócua e insensata greve ser convocada, escrevi que se tratava de uma orquestração de associações, sindicatos e centrais querendo iludir o povo, dando a entender que o apoiava contra as “reformas” elaboradas pelo governo na Previdência e nas Leis Trabalhistas.

      Ora, logo entidades representativas de classes pelegos, de gente que somente pensa em si, na ideologia escolhida, salários nababescos e o resto que se dane!

      Essa cambada de vagabundos não perde o emprego, mas é indiscutível que na terça-feira, muitos receberão o Aviso Prévio, e merecido!

      Não será através deste “estratagema” ineficiente e ineficaz, que o povo protestará contra os atos governamentais e aprovados pelos parlamentares – a greve foi tardia, inclusive!

      O povo deve é enfrentar o Planalto e o Congresso em Brasília, é para lá que essas entidades deveriam se dirigir, concentrar-se na capital federal e impedir as aprovações dos projetos que quer o governo.

      A greve instigada por imbecis e idiotizados, premia o ladrão do parlamentar, que viajou para fora do Brasil em “férias”, GASTANDO OS PROVENTOS QUE AUFERE deste povo inculto e incauto, que se deixa conduzir por espertalhões!

      E cumpre as ordens do governo, fingindo apoiar a população, quando deveria era se rebelar contra s mandantes que retiram direitos dos trabalhadores e o mandam trabalhar mais tempo ainda para sustentar a corja de criminosos que manda no país!

      Quer a prova dessa conduta teatral dos sindicatos, associações e centrais?

      Já viste alguma delas protestando contra a corrupção, os altos salários dos parlamentares e suas indenizações pessoais ilegais e imorais?!

      NUNCA!!!!

      Um abraço.
      Saúde e paz!

    • Concordo com a sua visão de que esta greve, feita nos moldes sindicalistas com bloqueio dos transportes e vias para obrigar a população a parar, tinha o objetivo dissimulado de criar um climão para proteger o capo-maior.
      O país está fragmentado. A suposta direita não tem bandeira para levar o povo às ruas e a denominada esquerda perdeu a credibilidade popular.
      É um fal-flu, um curíntia-parmêra sem fim
      A continuar o caos nos transformaremos em uma Iugozuela, em breve.

    • Concordo plenamente, com Teresa. Não houve greve geral. O que vimos foi o vandalismo de sempre: vi o Santander com sua fachada despedaçada. O que o Banco tem com isso? Congresso, Senado, e outros órgãos do governo deveriam ser o alvo. Aqui, em BH. até o Correio que estava em greve,entregou normalmente a correspondência.

  2. Rola muita coisa debaixo dos panos.

    Mas que faltou diálogo, timing, lubrificação e bom senso na hora de enfiar essas reformas previdenciaria e trabalhista goela adentro isso faltou.

    O que ocorre hoje é um típico estupro (antigo atentado violento ao pudor) deliberado aos direitos dos trabalhadores e à lava jato.

  3. “”Revela também que o país registra paralisações de várias categorias profissionais e protestos em diversas cidades brasileiras contra as reformas trabalhista e da Previdência, defendidas pelo governo federal.
    Prezado CN, seria importante nominar algumas das categorias que estão em greve/protestos.
    Abraço e saúde.
    Fallavena

  4. De um lado um governo de corruptos/bandidos legislando, do outro lado, uma imensa massa de analfabetos funcionais sem noção……………..
    Por uma questão estética nascem com cabeça, mas poderiam nascer sem, não faria diferença nenhuma

  5. De onde não se espera alguma coisa, dai nada sairá. O pensamento do Barão do Itararé esta mais atual do que nunca.
    O governo Michel Temer, nada é mais do que um “tapa buraco”.
    Não foi eleito diretamente, o impedimento da Dilma tem aparência de golpe constitucional e armou uma maioria com os mesmos que davam suporte a Dilma e depois puxaram o seu tapete.
    Estas reformas que tentar fazer, não foram anunciadas em campanha, até porque ele não podia se manifestar e também não tinha espaço.
    Se tem um mandato tipo “calça curta”, não tem qualquer possibilidade de se reeleger, porque então esta obstinação em fazer estas reformas que fazem perder até a pouca popularidade que tem? Freud explica?
    Estas reformas, que são bastantes pesadas deveriam ser feitas por um presidente no auge da popularidade e recém eleito.
    Vai sofrer um desgaste brutal e desnecessário e não vai conseguir mudar nada, seu apoio é efêmero e parece que o prazo de validade já venceu.
    Vai ficar pendurado no pincel, chorando nos ombros do Padilha e Moreira Franco.
    Se não há alguma coisa por trás destas reformas, deve-se pensar que o presidente não é la muito esperto quanto aos arranjos políticos.
    Deveria era procurar terminar o mandato em paz e deixar estes acertos espinhosos para quem viesse depois, assim só vai arrumar confusão, hoje foi só o princípio, se insistir o circo pega fogo.
    O PT que já era moribundo ganhou motivo para renascer, ou seria isto mesmo a intenção do velho e entreguista PMDB?
    O Michel Temer por ser velho, deveria se espelhar no diabo e também ser sábio.

  6. Eles sabem parar o país, parcial ou totalmente. E o Poder Público, federal e dos Estados, as polícias, melhor dizer, junto com as Forças Armadas, não sabem e são incapazes de contê-los, em muito menor proporção, de gente e território, para que uma audiência, há 60 dias designada, se realize na 13a. Vara Federal de Curitiba para um juiz ouvir um ex-presidente da República!!! O jeito foi adiar a audiência!!!

  7. Olhando daqui me pareceu muito mais uma decepção com o “górpi”, pois os motivos das reformas foram defendidos tanto por dilma quanto por lula, usando exatamente os mesmos argumentos que o governo atual usa, basta ver nos vídeos do TouTube. Tbém pode ser uma tentativa de blindar lula da Lava Jato, haja vista os posters espalhados pelos postes.

  8. A grande preocupação que devemos ter é com as contas públicas, pois a sociedade é quem paga por tudo isso. Não importa o alcance das reformas e até mesmo se elas vão acontecer. O preocupante é que a soma dos déficits primário e previdenciário juntamente com os juros da dívida pública – que inclusive não estão sendo pagos e acrescentados à dívida total que deverá ultrapassar 80% do PIB até 2020 – ultrapassam a cada do trilhão de reais. É preciso lembrar que a corrupção e todo o dinheiro desviado do Estado são acrescentados nessa dívida. Os tumultos que vivemos hoje 28 de abril durante a greve geral podem tornar-se uma constante daqui prá frente, pois não serão as elites que são menos de 1% dos brasileiros que pagarão por essas dívidas e sim os 99% restantes, principalmente a classe média que está cada vez mais se proletarizando. Hoje a informação divulgada pelo IBGE é que o número de desempregados no Brasil já alcança 14,2 milhões e a tendência é aumentar. Finalizando, o mais preocupante de tudo isso é a explosão da violência urbana, que atinge principalmente os moradores jovens e negros das periferias de todo o Brasil.

  9. Sempre me decepcionam o governo federal, estadual e municipal que, ajudando a descumprir as legislações: permitem a baderna; as agressões físicas e morais; o fechar de estradas, avenidas e ruas; a queima de pneus e tudo mais; o quebra-quebra; o impedir do ir/vir.
    Milhares de pessoas perderam suas consultas, cirurgias, atendimentos e tudo mais já agendado e que mexe com suas vidas.
    Precisamos, URGENTEMENTE, nos organizarmos, através de uma organização que garanta e cobre o cumprimento das legislações e as responsabilidades.
    Sem isto somos reféns, isolados e fracos.
    Num dia como o de hoje, serviria para garantir o direito da greve e da não greve. Assim é a democracia.
    Fallavena

  10. Sinal de greve ser um sucesso é ser trend topic no tweeter ?????
    Serio que um jornalista como CN escreveu isso ????
    Isso é feito por robos meu querido, vc nao é tao ingenuo assim, existe alguma intenção por tras.
    Queimam pneus por que nao tem apoio popular, agridem por que nao tem argumentos.
    A populaçao de verdade odeia os “vermelhos”, esses aproveitadores dos menos favorecidos.
    Quando Dilma estava destruindo o país aonde estavam esses sindicatos ??
    Do lado dos trabalhadores ou do governo ?
    Ridículos.
    Medíocres.
    Dinossauros prestes a serem extintos.

  11. Art.5º – inc. XV – é livre a locomoção no território nacional em tempo de paz, podendo qualquer pessoa, nos termos da lei, nele entrar, permanecer ou dele sair com seus bens;
    Ou a constituição NÂO está sendo cumprida ou já viramos Sarajevo. E não nos avisaram, como sempre.

  12. Temer não tem nenhum motivo para comemorar, pois os descontentes ficaram em casa. Tem um índice de rejeição muito grande com 14 milhões de desempregados. Devia estar sim é trabalhando para mudar esse quadro ao invés de ficar rindo, pois os brasileiros, ao contrário, estão chorando pelo que estão perdendo. E as urnas vão colocar as coisas no devido lugar.

    • Daniela
      Opinião é um direito. Garanti-la, um compromisso dos democratas. Discordar delas também é um direito.
      Permita colaborar com pequenas verdades:
      – dos 14 milhões de desempregados, 12 são propriedades do PT – 14 anos no poder;
      – Temer foi uma opção/escolha e também é responsabilidade do PT, de Dilma e de Lula. afinal, foi eleito por elles; O PMDB dele deu muitos e muitos votos nas quatro eleições. Não podemos desassociar os votos do vice;
      – se temer é golpista pelo impeachment, Itamar também teria sido um presidente SEM LEGITIMIDADE. E, se isto não for mudado, todos os vices futuros também serão;
      – se os descontentes ficaram em casa, não aderiram e nem apoiaram a greve. Quem sabe são simplesmente omissos;
      – considerando a falta de cultura, de compromisso e responsabilidade,
      A “massa” organizada não passa de uma máfia de aproveitadores, baderneiros e ladrões.
      Assim, anão ser que aconteça um milagre, as urnas vomitarão outros corruptos.
      Nossa saída atual é sem saída.
      Fallavena

  13. Quem poderia impetrar um habeas corpus coletivo para a sofrida população que quer ir e vir independente de um bando armado de paus, pedras, gasolina, bandeirolas, fuzis, etc impedir?

    • José Augusto
      Os governos são frouxos, fracos, condescendentes. Examine os governadores atuais. Quase todos são idiotas, medíocres, comprometidos com sacanagens e safadezas. Não vão se expor. afinal, a massa sacrificada também é como eles.
      Alguns dos governadores informaram que ingressaram com denuncias e ações para responsabilizar sindicatos,c entrais, etc.
      faz poucos minutos, o centro do RJ era palco de confronto entre policiais e marginais, marginais sim: basta ver-se os atos que praticavam.
      Enquanto a força da lei não se fizer presente, os atos se repetirão.
      Que ena que pessoas prejudicadas não ingressem com ações de responsabilidade contra os executivos, sindicatos e demais responsáveis.
      O pessoal diz que tem direitos mas ão os cobra, Ficam esperando que outros o façam.
      Estão esperando melhores representantes, ou seja: esperando que as “urnas” promovam um milagre trocando os votos inconscientes em votos sérios.
      Abraço e saúde.
      Fallavena

  14. O pior é os grevistas terem que ouvir esta graça do prefeito de SP João Dória, a critatura de FHC, chamando grevistas de vagabundos, este pulha ainda pensa ser presidente do Brasil, Deus que nos livre.mas se for pelo povo está eleito.

    • Calma Srs. Roberto-s
      Ainda está para provar-se a tão falada honestidade e ética do Prefeito Doriana,
      Uma capa da Revistinha Veja e tudo vai para o beleléu…..

  15. Tudo ou nada dos pelegos

    Os pelegos da ORCRIM, diante do absoluto fracasso da greve geral ,resolveram partir para pancadaria.

    Veja a manchete de o Globo:

    Grupo protestam com vandalismo no centro;Policia reage com bambas de gás e cerca a Alerj.

    Fonte .O Antagonista.

  16. Francamente, não vi greve geral. Vi badernas como em outras manifestações: pneus e ônibus queimados, fachadas de bancos destruidas, ruas impedidas ao trânsito. Mas greve geral mesmo = zero. O Correio que estava em greve acho que furou hoje porque veio aqui normalmente.

  17. ATENÇÃO
    Relato do Rio informam que estão quebrando muitas coisa no centro, queimando ônibus e o que podem. É o levante da sociedade brasileira contra o governo Temer?
    Não, são os apoiadores das centrais sindicais e dos “partidos de oposição de hoje (ontem situação)”.
    E o Rio continua lindo!

  18. Essa greve tem vagabundos sindicalistas por trás que de repente perceberam que perderão a “mamata” do imposto sindical obrigatório.

    Esses sindicalistas nunca defenderam os trabalhadores! Eles defendem os seus próprios cabides de empregos!

    Aliás eles estão agora queimando ônibus aqui na Cinelândia, Rio de Janeiro-RJ. Ônibus que são destinados ao povo! Afinal eles odeiam o povo! Querem apenas explorá-lo!

  19. Sr Jornalista, Prezados,
    Retorno a imagem do protesto das crianças cheira cola de Jaboatão dos Guararapes, Recife, Brasil.

    https://twitter.com/diegoo1905/status/857924384031375361

    Vivendo no estrangeiro, sem nunca ligar a TV ou acessar a mídia local, pois mesmo se o fizesse nada saberia do Brasil, fiquei sabendo da greve aqui no blog TI …
    Minha visão das coisas do Brasil é tão limitada como quando vivia na Mata Atlântica, sem luz elétrica, sem sinal de celular, ate mesmo as rádios AM falhavam…
    A impressão do mundo vista apenas das ‘Headlines’, títulos das noticias , pequenas chamadas…

    Pensei que essa seria “A Greve Geral”, de todo o Povo Brasileiro, insatisfeito e incapaz de continuar tolerando um governo tão ruim, flagelo do desastre que foram os anos finais do governo PT….

    O que foi esta Greve? Queimar mais pneus em comemoração a 1 ano do tal “golpe” na dilma-bolada? ?? Foi uma greve dos tachados de vermelho-mortadela ? Isso não e greve geral!?!

    Os camisas verde-amarelas, que encheram as ruas pelo Impeachment, onde estavam hoje?
    Já se dão por satisfeitos?
    E quanto aos 15 milhões que perderam o emprego por causa dos maus gestores que nos governam ???

    E a mídia porca, que passou o dia de ontem esfregando no povo as imagens das tropas especiais do governo desempacotando estoques de bombas de gás….?

    QUE PAIS E ESSE ???

    Olhando bem a foto dos meninos ‘cheira-cola’, na grade, a fachada dominante do Banco, ao fundo, a camiseta do moleque mais a esquerda escrito “Sistema Nervoso”, depois um cara-pintada, um perplexo, um mascarado, um com dedo em riste, um na torcida e o brasileirinho feliz…..

    Podem tachar o nome que quiserem, trombadinhas, moleques de rua, etc.,
    Para mim eles tem só um nome, Brasil…
    Aquele Banco, no fundo da imagem, no fundo é um outro Pais, completamente diferente do Brasil, mas a mídia faz o favor de ‘embrugliar’ goela abaixo dos ignorantes a idéia de que ter uma conta naquele Banco é que é ser um brasileiro importante, que faz a diferença…

    Vai ver e por isso que nos centros urbanos, os amarelos ficaram em casa, resguardando-se, rezando um terco para manterem suas “estrelas” no Banco…. TRAIDORES DA PÁTRIA que são!

    Eu cheguei a comentar aqui nesta semana, quantos verde-amarelos estariam dispostos a vestir o verde-oliva, em defesa do Brasil…

    Mas assim que o programa diabólico do governo Temer acabar, o Brasil não passara, de um bando insignificante de indigentes cheiradores de cola, mendigos de rua, pois TUDO, simplesmente TUDO que valia alguma coisa passou a ser do Banco da fachada…
    Não é o Brasil, mas “agora” é…

    E assim, tudo perdido, como eu, que há muito já me sinto perdido, nem consigo escrever o que penso, frustrado, longe de casa, ao ver uma cena dessas crianças que cheiram cola terem a consciencia de protestarem,

    E pensar nos MILHOES que ficam em casa sem fazer nada,

    E pensar nessa sacada de rotular uma GREVE GERAL como sendo da CUT, do PT, dos vermelhos mortadelas, bla bla blá

    E pensar que o resultado e nulo, e os representantes que mandam no Brasil continuarão saqueando TUDO em favor dos Bancos, e esse povo brasileiro que se diz civilizado e produtivo se contentar com a ramela de 1% do que sobrar do Brasil para dividir no contexto social dessa tal sociedade brasileira, cheia de castas….

    Nada a ver, hoje eu teria metido uma porrada nesse governo Temer, de alguma maneira, ao invés de ter ficado sentado olhando o Brasil escorrer pelo ralo… Nao importa a cor nem o nome da Greve…

    Algo precisa ser feito, ou teremos que nos contentar com a miséria, se quisermos continuar sendo Brasileiros…

    Ta tudo dominado, o povo inclusive….
    Imagina você, mal começamos a nos livrar da MAIOR sujeira ja implantada neste Brasil, e escrevo essas linhas no blog na caixa de mensagens tendo logo acima um comentário mencionando o Dória, pulha que pensa ser presidente do Brasil, que se for pelo povo está eleito.

    Sem o povo nas ruas, e o fim do Brasil onde nascemos….
    E o povo, enganado pelo Banco, comendo a carne envenenada do dono do Banco, ouvindo as noticias forjadas pelos donos dos Bancos, ficam em casa, contando suas migalhas nos Bancos…. já era…já era…já era…

    E aqueles cheiradores de cola, que vivem no mundo da lua, hoje lá, lucidos, conscientes, pelo Brasil

    Na fachada, nas costas dos Brasileiros, esse governo e os Bancos liquidam de vez com a terra onde viveram os Brasileiros, o povo mais feliz do mundo…. Que um dia arregou, ficou em casa, e sumiu…

  20. Pingback: Apesar das manipulações e dos excessos, a greve mostra decepção com o governo – Debates Culturais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *