Apoiando a tese de Cristovam Buarque sobre o impeachment

Novas manifestações pelo impeachment serão dia 15 de março

Cora Rónai
O Globo

Gostei muito do que o senador Cristovam Buarque escreveu no Facebook, sobre a possibilidade de impeachment da presidente Dilma Rousseff:

“Mesmo previsto na Constituição, uma democracia não resiste com impeachment de presidente a cada quatro eleições. Por isso, este não deve ser desejo de democrata brasileiro, três presidentes apenas depois do Collor. Ao contrário, um democrata deve desejar que todo presidente termine o mandato para o qual foi eleito com mais voto que seu adversário. Mas, para isso, o democrata que está no poder deve entender quando surgem movimentos populares de descontentamento. Perceber as razões disto, fazer sua autocrítica, abrir diálogo com todas as forças da nação, construir uma agenda de consenso, reorientar o comportamento ético e programático do governo”.

MANIFESTAÇÃO DO DIA 15

Enquanto isso, rola nas redes sociais um intenso movimento a favor do impeachment. As pessoas estão convocando amigos, conhecidos e seguidores a ir para as ruas no dia 15 de março, caras pintadas, vestindo verde e amarelo; várias páginas no Facebook reproduzem variações de um mesmo texto, que já recebi também por e-mail e por WhatsApp.

“Nosso protesto é pacifico, não serão permitidas bandeiras e camisas de partidos políticos, e vândalos e black blocs serão detidos e entregues à policia pela própria população” — diz um trecho particularmente otimista: black blocs detidos pela população? Só vendo. “Haverá jovens, adultos e idosos na manifestação. Pedimos que todos vão de verde e amarelo como em 1992, com as cores do Brasil e as caras pintadas. Quem não puder se deslocar até os locais combinados reúna a vizinhança, vá pra calçada de casa de cara pintada, saia do sofá e fique na porta demonstrando sua indignação!”

VAMOS PARA AS RUAS

É bom ver as pessoas mobilizadas. Sou inteiramente a favor de irmos para as ruas protestar; povo na rua manda sempre um recado muito eloquente ao governo, que passa a trabalhar melhor e a tomar mais cuidado com o que faz. Mas acho uma pena que esse chamado tão oportuno esteja vinculado à ideia de impeachment. Não só pelo que escrevi acima, mas também porque suponho que há muitíssimo mais gente simplesmente descontente com o governo do que torcendo por impeachment. Para que afastar potenciais manifestantes?

Mas, enfim, tudo isso está no futuro. Por enquanto é carnaval, e multidão só mesmo nos blocos e na Sapucaí.

(artigo enviado pelo comentarista Carlos Frederico Alverga)

27 thoughts on “Apoiando a tese de Cristovam Buarque sobre o impeachment

  1. Mais uma bobagem, escrita com o interesse de defender a Dilma de forma velada. Eu estive presente ma mega manifestação de junho de 2013 no Rio. Depois disso o poder começou infiltrar agentes disfarçados de Balcks Blocks para criarem toda aquela violência e assim afastar a população das ruas. Atualmente continuam fazendo o mesmo, principalmente nos estados governados pela oposição. São Paulo é o melhor exemplo. O Deic/SP tem um mapeamento de mais de 500 ‘manifestantes’ violentos, esse mapeamento começa na Tattolândia e termina num grupo de góticos do Cemitério da Consolação. Será que é mero acaso o Luiz Eduardo Greenhalgh estar defendendo um desses manifestantes? O PT vai continuar patrocinando esse tipo de coisa, como forma preventiva para a população não sair às ruas pelo impeachment.

  2. O pequeno texto do senador Cristovam Buarque sofisma ao dizer que “mesmo previsto na Constituição, uma democracia não resiste com impeachment de presidente a cada quatro eleições”. De onde, com que fundamentos, o senador tirou esta pérola? Não foi de nossa História pátria nem da experiência acumulada por outras democracias do mundo. O senador emite apressadamente um teorema. Mas, pergunto, e se a presidente da República for comprovadamente responsável nos ilícitos que estão sendo apurados?

    Claro que todos nós, democratas, desejamos que todo presidente termine o mandato para o qual foi eleito. Concordo com o senador, e espero que a presidente Dilma tenha provada sua inocência no processo do petrolão e governe até 2018. Mas, se for provada a sua culpa, só resta, democraticamente, o impeachment (ou a cassação). Neste caso não seria possível dizer, conforme propõe o ilustre senador, que bastaria a presidente “entender quando surgem movimentos populares de descontentamento”…”Perceber as razões disto, fazer sua autocrítica, abrir diálogo com todas as forças da nação … etc”.

    O sofisma do senador Cristovam Buarque, em seu breve texto, se dá porque ele já pre-julgou a presidente, já a inocentou antes do pronunciamento da Justiça, e não considera a possibilidade de sua culpa.

  3. O problema dos nossos “intelectuais” como o Cristóvão Buarque é que suas convicções carecem de dados suficientes para elaborar teses sólidas.
    Dignas de um debate sério.
    Confunde suas preferências pessoais com a realidade dos fatos.
    Neste caso, não há nada de real em achar que não se pode impichar a deletéria da presidência. Pelo contrário.
    Cristóvão Buarque errou com esse seu achismo, e não é o primeiro de sua carreira, apesar de que sua pessoa demonstra boas intenções.
    Contudo é preciso mais que isto para exercer bem a função de senador.

      • É bom lembrar que no auge do escândalo do Mensalão, FHC (pró-maconha tal qual Buarque) foi proteger o delator do ABC de um impeachment sob o argumento de que fragilizaria a democracia.

        Fragilidade conveniente ‘abençoada’ pelo Diálogo Interamericano (Maio de 1993), visto que em 1992, com 3 anos de democracia efetiva (mal ou bem os votos ainda não pertenciam à Smartmatic), um presidente pôde sofrer o mesmo processo sem qualquer abalo para a democracia.

  4. De onde ele tirou essa número mágico 4 ? deixa ver se entendi… Num caso hipotético
    do Beira Mar ser eleito e depois de 34 mandatos assumisse o Marcola, o impeachment seria ruim para a democracia ? Coisa mais besta, o impeachment é um produto da má conduta do governante e não um calendário.

    • Como um notório especialista, contratado sem licitação pela EBC por R$ 55.000,00 por mês iria se enganar? Mas ele se enganou não sou professor universitário, nem para cagoetar a imprensa petista serve. Deveriam fazer um curso com o grande líder cagoeta do Tuma, pois ele de tanto apontar errado gastou um dedo! Mas com o tempo pegou prática. Mesmo assim vou tentar pegar R$ 880.000,00 na Petrobras para fazer isso e aquilo …kkkk

      • Apenas não especializei a minha ignorância , quanto ao que o Nassif diz, ele que vá K H, não devo nada a ele e nem ao BNDES, nem sou a janaína Leite, que a ‘imprensa petista’ tentou amedrontá-la pois foi que estourou o primeiro escândalo do Zé Dirceu, o caso Waldomiro Diniz, ligado ao Cachoeira… Que meda dessas ameaças veladas. kk Quanto ao estilo acadêmico, política não é lugar para ele. Prefiro ser direto e reto, em linguagem não culta, pois muitas vezes me dirijo a petistas… JE SUIS TROLLIE 1 kkk

      • Quanto ao meu sogro só um gênio, notório especialista do jornalismo poderia descobrir. Afinal o seu falecimento saiu na capa do OESP e do JT, devido as suas contribuições à vida acadêmica, em especial à USP, ao contrário dos membros da quadrilha que você defende que sai diariamente nas páginas policiais …

      • O MAV voltou com um nome diferente! Vive do dinheiro público, desviado da saúde, educação e segurança e vem aqui patrolar com a mediocridade da esquerda caviar. Defender ladrões e vagabundos tem sido a arte dos MAV’s em toda a imprensa brasileira. Mas o fim está chegando e eles estão a caminho da cadeia.

      • Paulo 2, eles aprenderam isso com a Tia Leila Farkas, do Sindicato dos Guias de Turismo, lá no acampamento dos MAVs em São José dos Campos. São muito criativos, pois além de se esconderem no anonimato, dão a impressão que mais gente apoia o PT…

      • Paulo, esqueci: Eles tiveram até um curso de cagoetagem cibernática intitulado : Redes Sociais – Como e Porque Controlar… Para depois sairem fazendo ameacinhas do tipo – Sei quem você é. Hilário, uso ess palavra pois ela se situa entre o engraçado e o ridículo.

  5. Melhor do que os penas de aluguel do PT que estão dizendo que a CIA e o FBI estão por trás do escândalo da Petrobras! Os ‘nacionalistas’ de galinheiro, que entregaram os dados da Petrobras para a Halliburton, do ex vice do Bush, ‘tomar conta’ agora inventaram essa, pois há 9 processos correndo contra a Petrobras nos EUA, alguns citando a Dilma e lá não existe embargos infringentes nem Toffolis. Os nacionalistas de galinheiro, também entregaram a produção de equipamentos de águas profundas à Diamond Offshore Drilling da família Reagam a o monopólio da produçao e exploração do GNL ao grupo Gemini, da White Martins. Como vemos no PT só existem marxistas, seguidores do Groucho Marx, pois são um comediantes da ideologia.

  6. Há ameaças nas redes sociais, na Câmara através do “ventríloquo da côrte” Sibá e tantas bobagens escritas pela esgotosfera petralha, mas, não podemos recuar, o país tá em decomposição em todas as suas Instituições, a imoralidade e a impunidade é o dialogo dessa canalha que praticou durante 13 anos o mais terríveis e covardes crimes de lesa-pátria de nossa história republicana, e ainda estão soltos graças aos “textos infringentes” da escória jurídica que apóia esses desmandos ! Todas os subterfúgios jurídicos foram derrotados, estamos sob o comando de uma imensa quadrilha, a mesma do mensalão que os incautos doutores disseram que não era uma quadrilha, isso é coisa pior, a bastilha tem que cair por inteiro, de A a Z !!!! …. AFRONTA SE LAVA COM SANGUE DE HERÓI DE GENTE BRAVA . BANDEIRA DO BRASIL, NINGUÉM TE MANCHARÁ, TEU POVO VARONIL, ISSO NÃO CONSENTIRÁ……! (TEÓFILO GASPAR-GUERRA PEIXE)

  7. Outro dia citei a CIA num comentário sobre o SWISSLEAKS porque o próprio Hervé Falciani confessou. Logo em seguida, o comentarista que policia o blog com dezenas de comentários diários saiu em cima introduzindo FBI, “nacionalistas de galinheiro”, PT, deboche e outras besteiras, sem nenhuma relação ao tema internacional do artigo. Parece que ele tem carta branca aqui para desqualificar e ofender gratuitamente quem não se subordina à pauta repetitiva por ele determinada.

    • Qual a CIA ? A mesma que através da AFL-CIO do amigão do Barba Stan, formou mais de 100 sindicalistas no exterior para o golpe de 64 ? Conheço, pois a AFL-CIO fez vários acordos com a nacionalista de picadeiro CUT…

    • Você acha que estou preocupado com o que você escreve? Citei os ‘nacionalistas’ de galinheiro, pois isso foi pauta geral da rede Goebbels de jornalismo, todos os blogs chapa branca falaram isso no mesmo dia.

  8. Paulo 2, é que quando se demonstra por a + b o esquema fascista e imprensa que o stalifascista Franklin ( Hora do Povo ) Martins montou ele ficam bravinhos. Esse ridículo senhor, ao montar o MAV em 2012 chegou a dizer que a Web seria a verdade, por isso é que eles falsificam tudo e os jornalistas chapa branca publicam. O Franklin é ‘assessor’ da Ongoing, da famosa amiga do Lulla Portugal Telecon, o seu plano era ‘fundir’ todos os sites para criar o portal Goebbels. Ele pegou o IG, depois tentou fundi-lo com o Terra, mas não deu devido aos escândalos diários ! Ser atacado por essa gente me honra, pois ainda acredito no ‘dize-me com quem andas’!

  9. Até aprece que a presidente não teve adversário. Porque essa gente não vê que o candidato opositor era aecim neves ? A presidente venceu aecim porque a maioria não gosta dele. A presidente venceu a eleição de forma democrática, todos os escândalos já estavam na mídia. A maioria do eleitor brasileiro não quis aecim, porque aecim não presta, até em Minas ele perdeu. Quem não votou no aecim não é idiota , não.

    Perderam a eleição, agora querem inviabilizar o governo. Vão conseguir inviabilizar o governo, parar o Brasil, mas tirar a Presidente, não vão, porque a maioria não quer o PSDB . Não adianta !
    Vai fazer passeata ? Vai , mas pensa antes, vê quem era o adversário da Dilma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *