Associação dos cubanos residentes no Brasil denuncia nova provocação contra o governo de Havana

O comentarista Sergio Caldieri nos envia uma mensagem de protesto dos cubanos que moram no Brasil, criticando inclusive o senador Eduardo Suplicy, do PT paulista. O texto é o seguinte, na íntegra:

Novamente, setores de direita e pró-norteamericanos no Brasil tratam de fazer uma provocação contra nosso país utilizando a figura da blogueira Yoani Sánchez. O pretexto é convidá-la para um ato cujo objetivo declarado é atrair atenção sobre os falsos e gastados argumentos utilizados pelo governo norteamericano sobre a suposta violação dos direitos humanos em Cuba.

Como em outras ocasiões, o Sr. Deputado Eduardo Suplicy se prestou para fazer o jogo da direita e de seus porta vozes midiáticos no Brasil.Os cubanos residentes no Brasil, agrupados na ANCREB, expressamos nosso mais enérgico repúdio a estas provocações contra nosso país. Fazemos isso com a força moral que nos dá o fato de sermos cubanos que amam e respeitam sua terra natal assim como a este país que adotamos como nossa segunda pátria.

Aqui compartilhamos nossas vidas com nossas famílias e amigos brasileiros e trabalhamos, como parte deste povo, por seu desenvolvimento e por um futuro melhor. Respaldamos plenamente os importantes esforços e ações que realiza o Governo do Brasil para fortalecer as relações com Cuba com base no respeito e benefícios mútuos. Consideramos necessário desmascarar frente à opinião pública brasileira a imagem de uma pessoa que não representa os interesses dos cubanos residentes em Cuba fora dela.

A fama da figura de Yoani Sánchez foi fabricada artificialmente, financiada e promovida pelos interesses dos Estados Unidos. Isso fica claramente demonstrado nos documentos oficiais do governo norteamericano resgatados por “Wikileaks”. Para que não fiquem dúvidas de que esta senhora é uma agente a serviço da potência que continuamente agride, por todas as vias, nossa Pátria e sua Revolução, potência esta que ocasionou milhares de vítimas, grandes sofrimentos e perdas econômicas a nosso povo devido a um bloqueio ilegal, brutal e imoral desde mais de meio século.

As posições de evidente traição a seu país se refletem em seu blog, nas declarações que faz continuamente e que são difundidas pelos meios de imprensa brasileiros representativos dos setores de direita, que atacam a nossa Pátria, servindo aos interesses norteamericanos e tratando de entorpecer as relaciones entre nossos países.

A qualidade moral desta senhora se pode medir pelo fato de que não trabalha, como o fazem as pessoas normais que vivem em Cuba; não tem outras rendas além daqueles que recebe da Oficina de Interesses dos EEUU em Cuba; tem um dos blogs mais caros do mundo, hospedado em um sitio europeu, com tradução imediata a 18 idiomas e acessível a todas partes do mundo. Tudo isso, em um país como Cuba que, devido ao bloqueio, tem sérias limitações de acesso à Internet, a banda larga e seu tempo de utilização é muito caro dependendo dos satélites.

Quem tem facilitado à senhora Yoani estas superfacilidades que a converteram na blogueira mais conhecida do mundo, enquanto outros blogueiros cubanos têm grandes dificuldades para conectar-se com o estrangeiro? De onde saem os recursos para sustentar a rede de Yoani, e a ela própria, que diz ser “uma humilde cidadã cubana”?

Os cubanos residentes no Brasil associados da ANCREB, que amamos esta terra, assim como à Pátria que nos viu nascer, rechaçamos esta nova provocação anticubana e aqueles que a promovem para denegrir a nossa Pátria e a sua Revolução.

É necessário desmascarar esta provocação e seu protagonista. Em uma próxima declaração brindaremos mais argumentos e elementos de como ela é utilizada contra seu próprio povo.

Associação Cubana de Residentes no Brasil – José Martí.

This entry was posted in Sem categoria. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *