Atacar um espaço livre e democrático como a Tribuna da Internet significa defender a ditadura

TRIBUNA DA INTERNET | As dívidas da grande imprensa e a morte da ...

Charge do Bier (Arquivo Google)

Francisco Bendl

Quero deixar meu protesto a respeito de como alguns comentaristas estão se reportando à Tribuna da Internet. Comentários agressivos, insultuosos, irônicos, e que aludem o blog querer derrubar Bolsonaro – algo tão ridículo quanto absurdo!

Inclusive acusações maldosas, sectárias, que fazem questão de enaltecer que o Mediador é comunista, então estaria se aproveitando do momento atual de crise no país e no mundo para aumentar as suas críticas ao presidente.

GRAVIDADE DA SITUAÇÃO – A falta de interesse à gravidade da situação de hoje é explícita. Segue em curso, lamentavelmente, a política, a ideologia, os esquerdistas culpados de todos os males do mundo e, os direitistas, como os cavaleiros que virão em socorro dos pobres e oprimidos!

Bolsonaro se tornou alguém intocável, e está proibido tecer-lhe crítica por mais justa e necessária que seja. Decididamente não é este o papel da cidadania. Cabe-lhe como compromisso consigo mesma e com o país: Fiscalizar, cobrar, exigir, protestar, apoiar quando procedente, porém contestar quando pertinente.

Temos exemplos que comprovam o erro crasso de colocar um presidente nas alturas ou endeusá-lo, pois a realidade se mostra contrária aos desejos do povo.

DESDE A ERA SARNEY – Foi assim com Sarney e o Plano Cruzado, um engodo político e econômico que nos custou muito caro; Collor foi eleito porque divulgava, alto e bom som,  que seria um caçador de marajás, mas acertou em cheio a vida do povo.

FHC foi eleito pelo fato de ter sido um dos membros da equipe do Plano Real, que debelou a inflação. Reeleito pelo mesmo fator, mostrou a sua face verdadeira ao corromper deputados que votassem a favor da reeleição, ter dado de presente preciosas e valiosas estatais por preços de bananas, uma forma de governar detestável, pois morna, fraca, sem ter deixado qualquer legado que fosse positivo, e aumento do desemprego e quebra de empresas;

A ERA DO PETISMO – Lula, na sua primeira administração, escancarou a sua corrupção e plano de poder, demonstrado pelo mensalão. Na sua segunda gestão, constatou-se a dilapidação do patrimônio público, o aparelhamento do Estado, a corrupção ter sido instituída nos poderes;

Dilma foi permissiva, cúmplice dos desmandos e descalabros do PT.  A ex-presidente não suportou a sua reeleição, pois foi explícita a sua incompetência, e lealdade para com a quadrilha petista, travestida em partido político;

Temer substituiu Dilma, ele era um vice adequado para o PT porque já roubava o Brasil há 40 anos;

A ONDA BOLSONARO – Bolsonaro empolgou o povo porque haveria a chance de tirarmos os criminosos do poder. Venceu a eleição para presidente. O seu início foi decepcionante no Planalto, pois assumiu com a obsessão de reformar a previdência como solução para todos os nossos problemas, no entanto, de forma indiscutivelmente prematura, e sem maiores análises necessárias.

Muito antes da encrenca que se meteu com o congresso e oposição, faltou-lhe estratégia e tática oportunas e adequadas para, em primeiríssimo lugar, atacar o desemprego!

Bolsonaro demonstrou, desde o início, que não era o povo o seu objetivo, mas a economia.

FILHOS COMPLICADOS – Impulsionado pelos filhos a agir de maneira inexplicável em alguns momentos, em outros se envolvendo em encrencas, precisou usar da sua força como Chefe do Executivo para livrá-los de processos judiciais, que lhe desgastaram junto à opinião pública.

Influenciado mentalmente pelo seu ministro da Economia, aprendeu que o dinheiro, o lucro, os negócios, as bolsas de valores … eram muito mais importantes que as necessidades prementes do povo pobre e miserável, que ansiava por trabalho, receber uns tostões, e sustentar a si mesmo e sua família.

Em nenhum momento no período que comanda esta nação, o presidente se reportou aos necessitados, pelo contrário, ignorou-os solenemente. A gota d´água foi o seu comportamento com relação à vida do povo frente à pandemia que assola o Brasil e mundo.

VAIDOSO DEMAIS – Confrontando diretamente o ministro da Saúde, que faz um excelente trabalho, a sua vaidade coloca em risco um assessor competente, que precisa muito antes ser elogiado que criticado, mas o próprio presidente se queixar de que anda às bicadas com Mandetta.

Não há meios de esconder o descontrole do ex-capitão; não tem como não perceber que está confuso, sem objetivos, possesso pelo crescimento político do ministro da Saúde.

Bolsonaro comprovou em menos de um ano e meio que é incompetente, incapaz e ineficiente para comandar um país como o nosso. Faltam-lhe qualidade, planos de governo, visão de mundo, metas objetivas, atuação em prol do povo, lutar contra o desemprego, e comprometer-se em diminuir, pelo menos, a miséria e a pobreza.

PROCURA-SE UM MITO – Portanto, já deveríamos saber que MITO é esperar por mandatários honestos, probos, competentes, interessados no povo e país!

A TI é a culpada pela conduta do presidente? O Editor Newton, por ser simpático à filosofia comunista, é o responsável pelos desmandos do ex-capitão? O blog postar temas que os demais jornais da União veiculam, quer derrubar o presidente?!

Será essa a conduta aceitável de se agradecer os esforços do Mediador, de nos oferecer uma página na Web absolutamente isenta e imparcial??!! Que outro blog nacional pode ser comparado à TI? Apontem, citem, mostrem os melhores que a Tribuna da Internet! Informem qual o blog que dá mais espaço ao leitor do que este?

E OS ARTICULISTAS? – Duvido que exista outro blog mais democrático do que a TI, e que mais assuntos importantes registre diariamente. Da mesma forma, atesto que nenhum outro possui a qualidade dos nossos articulistas: Jorge Béja, Sebastião Nery, José Carlos Werneck, Pedro do Coutto, Paulo Peres, João Amaury Belem, Antonio Rocha, Roberto Nascimento, Flávio José Bortolotto, Ednei Freitas, José Antonio Perez, Vicente Limongi Netto, Santos Aquino, Duarte Bertollini, Mário Assis Causanilhas, José Vidal, Willy Sandoval, Francisco Vieira, Antonio Fallavena, José Luís Zamith, são tantos…

E há Celso Serra, Wilson Baptista Jr., Vanderson Tavares, Carlos Alverga, Nélio Jacob, James Pimenta, José Pereira Filho, Lionço Ramos Ferreira, Fernando Albuquerque Lima, Carlos Cazé, Francisco César Cavalcanti, Guilherme Almeida, Christian Cardoso, José Guilherme Aranha, Silvio Maia e Benevides, Alex Cardoso, Pedro Maximino, Roberto Velasquez, Pedro Meira, Ricardo Sales, Haley Dias Galeotti, Augusto Chelotti, Abrahão Moyses Renée etc.

E mais Isac Mariano, Lafaiete de Marco., João da Bahia, Luiz Fernando Souza, Sebastião Barros, Oigres Martinelli, Théo Fernandes, Ricardo Miguel, José Roberto Silverado, Elmir Bello, Clementino dos Santos, Renato Galeno, Zenóbio Santos, Sílvio Rocha, Fabio Lima, Willyan Beleze, Roberto Marques, Edjailson Xavier Correia, Carlos Fiedler e Gregório Abrantes de Lacerda.

Sei que omiti muitos comentaristas frequentes, é impossível guardar tudo na memória. Sem falar naqueles que preferem pseudônimos, como nosso querido Leão da Montanha, Felipe Luiz, Espectro, Nelson, Souza,  Eliel, Sapo de Toga, Policarpo, Bordignon, Jaco, Marcos, Al, Mário Antônio, Jesus, Brasil Verde e Amarelo, Cidadão Brasileiro, Alex, Haremhab, “Celso Daniel”, E Deixa a Toga Voar, Piadinha, Bagaçado, Jad Bal Ja, Douglas, Mário Jr., Jaime, Luiz (perdão, pois certamente deixei outros importantes colaboradores de fora, como as  mulheres que nos encantam, como Carmen Lins, Ofélia Alvarenga, Tereza Fabricio, Rosela Prestes, Mara, Rosana,  Solange, Maria etc.).

TROPA DE ELITE – Ora, ora, essa plêiade de gente inteligente, profissionais liberais, cultos, dotados de grandes conhecimentos, precisam manter a qualidade da TI, na mesma medida que o blog oferece um espaço grandioso para postar o que pensamos, entendemos e conceituamos.

Agora, desmerecer a TI, depreciar o trabalho do Mediador, críticas ácidas também contra Copelli, um excelente profissional do jornalismo e que tem os mesmos direitos que os demais para postar as suas notas de redação, convenhamos, pessoal, por quê?!

Não reconhecer quem sempre nos acolheu muito bem, me parece demonstração indiscutível que somos mal-agradecidos, afora não reconhecermos o excelente trabalho alheio. Depreciar o blog, é o mesmo que dar a entender que nossos comentários são para passar o tempo, nada sério, nada que deva ser considerado…

62 thoughts on “Atacar um espaço livre e democrático como a Tribuna da Internet significa defender a ditadura

  1. Pois é, meu prezado Francisco Bendl,

    Um dos efeitos de comentários estapafúrdios, de um comentarista contumaz, insistente, de leitura incompreensível para qualquer um de nós, por causa da tolerância de nosso editor Dr. Carlos Newton com qualquer comentário, perdemos a participação de nosso tão estimado e útil articulista e comentarista Dr. Jorge Beja , que pediu para apagar seu último comentário feito aqui e se retirou da Tribuna da Internet, E este não era sequer um comentarista pró ou contra Lula, pró ou contra Bolsonaro, Apenas escrevia (não sei se ainda vai continuar sendo aceito) comentários notadamente esquizofrênicos.

    • Caríssimo dr.Ednei,

      Temos tido, eu e o senhor, uma excelente troca de ideias sobre variados assuntos, e concordamos com a maioria dos temas postados.

      Alegro-me e muito me honra, que estamos lado a lado nas questões mais importantes, que dependem de uma interpretação adequada à situação, além de nos exigir sensatez quando necessário.

      Esta é uma delas, enaltecermos este blog incomparável.

      Forte abraço.
      Cuide-se.

  2. Devo salientar, que o caro comentarista Alex Cardoso, sofre discriminação e bulling de parte dos comentaristas.
    Há outros, antigos, que se afastaram por parte destas atitudes.
    Vale lembrar que estamos sob o signo da liberdade, que por enquanto, resiste.

    • Jaco,

      Lamento que assim entendas as críticas contra Alex Cardoso.

      Hoje, ainda, trocamos “figurinhas”, com ele me elogiando e eu lhe devolvendo as mesmas loas.

      Alex, e dito por mim várias vezes, sempre usou de uma das mais refinadas técnicas que se pode lançar mão, quando a intenção é postar o seu recado e irritar quem dele discorda.

      Tu poderias te virar do avesso contra seus textos, mas o Alex estaria minutos depois de volta registrando a sua admiração e seguidor do PT, com a sua indefectível educação e respeito a todos, indistintamente.

      Desta forma, Alex Cardoso, mesmo tendo uma habilidade ímpar de falar bem de Lula – como faz até hoje -, eu o uso de exemplo sobre como deve ser o comportamento de qualquer pessoa neste e qualquer outro blog existente.

      Te cuida!

  3. Leio a Ti tem muitos anos. A única reparação que faço é que nos tempos do PT, nada de reconhecer nenhum mérito. Todas as matérias eram destrutivas, nenhum reconhecimento de méritos. Inclusive na campanha pro golpe de 2016. A TI tb tem sua parcela de culpa por só ter postado matérias a favor do golpe. Mas a liberdade é assim mesmo. Aqui eu consigo perceber o quão cegos mas cultos podem ser os cidadãos.

    • Muito bem dito sr. Ronaldo.
      A extrema direita, aqui, cresceu por descuido.
      Agora todos que não são extremistas, são o inimigo.
      Para eles não existe o diverso, quem pensa diferente é o inimigo.
      Como na ditadura militar, aliás, como em qualquer ditadura.

      • Jaco,

        Lamento que pensas dessa maneira.
        Não existe na TI esquerda e direita, se não percebeste.
        Não temos inimigos, mas comentaristas, que não só pensam diferente como gostam de ofender, agredir, insultar e rotular quem deles discorda.

        Justamente é esse pessoal que faz inimigos!
        O Newton alguma vez fez inimigos com o blog?
        Se a TI fosse ditadura – pensa bem! -, poderias postar este comentário?

        Te cuida!

    • Ronaldo,

      Os danos do PT foram de tamanha monta, que o pouco que fez de bom para o povo e país – e reconheço que houve -, os crimes praticados anularam completamente o que haveria de positivo.

      Por mais que sejas um admirador e seguidor de Lula, e discordas do impeachment de Dilma, a verdade é que até hoje sofremos gravemente de como a dupla de petistas deixou a economia.

      E não preciso citar o mensalão, petrolão, aparelhamento do Estado, fundos de pensão, empréstimos consignados, propinodutos os mais variados e exóticos … e por aí vai!

      Aliás, o final do teu comentário acima foi muito oportuno:
      “Aqui eu consigo perceber o quão cegos mas cultos podem ser os cidadãos.”

      Aproveito para reformulá-lo:
      Neste blog consegui constatar a visão de lince dos petistas sobre uma população de incultos e incautos!

      Te cuida!

  4. Belo texto Bendl, parabéns.

    A gente sempre tem a tendência de ser contra àquelas opiniões contrárias às nossas. Isso é do ser humano, faz parte de qualquer espaço democrático.

    É muito bom que tais espaços abriguem opiniões de várias ideologias e até de crenças. Sempre fui a favor de que se alguém posta uma opinião, ela estará sujeita a críticas. Isso é salutar.

    As críticas contrárias não podem ser confundidas com xingações. Caso contrário, se tornam nocivas. As redes sociais estão aí para nos mostrar.

    O nosso instinto faz com que, às vezes, emitamos nossas críticas e opiniões de maneira bastante agressiva. Portanto, devemos seguir a mesma receita: escrever, ler, reler, refletir. É isso mesmo que quero publicar? Se não, delete. Se sim, publique.

    Um abraço, saúde e vida longa.

    • Meu caro conterrâneo,

      Obrigado pelo teu apoio.

      A minha intenção foi chamar à atenção dos comentaristas, para o fato que precisamos defender este espaço que temos à disposição, graças aos esforços do Mediador e de seu colega, Copelli.

      Depreciá-lo, desprezá-lo, agredi-lo permanentemente, não vai mudar o seu editorial, mas poderá fazer o blogueiro encerrá-lo.
      E vamos para onde, depois?

      Um forte abraço.
      Te cuida, parceiro.

  5. Caro Bendl;
    Foi boa a análise que você fez dos nossos últimos Presidentes.
    “Octávio Bulhões nos ensinou a usar uma curva de transição para a quebra de inflação.”
    O maior erro de FHC, foi ter acabado com a inflação de forma abrupta. Com finalidade eleitoreira.
    A ancora cambial e as altas taxas de juros ( no longo prazo), fizeram um estrago econômico e político ( eleição do PT).

    • Prezado Marins,

      Obrigado pelo comentário e apoio à causa da TI, ou seja, imunizá-la melhor contra ataques inexplicáveis e injustificáveis.

      A minha ideia nesse resgate rápido dos antecessores de Bolsonaro, foi para provar que não tivemos ainda um presidente de acordo com o tamanho deste país, número de habitantes, e necessidade premente de desenvolvimento.

      Como se diz na minha terra, o Brasil cresce como rabo de cavalo, para baixo!

      Basta verificarmos o aumento da pobreza, miséria, desempregados, analfabetos, doentes … que as minhas afirmações feitas estão corretas.

      Bolsonaro jamais seria o MITO, que muitos imaginaram que fosse, pelo contrário, se o presidente não pode ser rotulado como corrupto na sua administração, o mesmo não se dá com a sua pessoa e filhos, igualmente o desprezo que sente pelos mais necessitados.

      Abração.
      Te cuida!

  6. Deu no Globo. Será?

    “Bolsonaro decide demitir Mandetta ainda nesta segunda-feira
    Ex-ministro da Cidadania Osmar Terra é o mais cotado para assumir o cargo
    Gustavo Maia
    06/04/2020 – 15:21 / Atualizado em 06/04/2020 – 15:38”

    • Ótimo.
      Sem trocadilho o Dr, Osmar tem mais o pé na terra.
      Conhece a realidade de grande parte da população e sabe, que isolar muita gente num barraco é pior do que ficar ao ar livre.

      Esse negócio de isolar pode até ser adequado à classe média que tem boas moradias.

      Osmar Terra já mostrou com números e gráficos sobre a curva da epidemia , que confirmam que o isolamento na França e na Itália aumentou mais o número de pessoas vítimas do contágio com o covid19.

      • É? Fatos e dados? Hummm. Não é o que a maioria do cientistas especializados falam. E os fatos ocorridos nos países que adotaram precocemente o isolamento, atestam a correção da medida. Nos países que não o fizeram ou tomaram medidas tardiamente, os casos explodiram. Portanto, Osmar Terra se baseia em premissas falsas.

    • Limongi,

      Obrigado pelo apoio em preservarmos a TI como é da nossa obrigação.

      A minha intenção não é criticar quem quer que seja, mas que nos demos por conta em preservar e proteger este espaço único.

      Te cuida!

  7. Vou sempre entrar aqui para colocar assuntos que mereçam atenção pelo seu conteúdo . Assuntos de interesse público.

    Por isso não vou perder tempo com infantilidades e nem falsidades. Pieguices sentimentais.

  8. Ainda bem que, mesmo nestes comentários ao seu texto não há unanimidade, né colorado? Mas isto é o que menos importa.

    O que importa, mesmo, e estás coberto de razão, é a defesa intransigente do blog e, por consequência, da liberdade de todos aqueles, em especial Carlos Newton, que atuam de forma tão despojada nesta atividade nobre: emitir balizada opinião.

    Eu assino – com prazer – todos os seus parágrafos. Saudações. Abraço!

    • Caro amigo, Ricardo Miguel,

      Obrigado pelo teu apoio.

      Se um dos maiores escritores que tivemos, Nelson Rodrigues, afirmou que a unanimidade é burra, então a TI se mostra mesmo um espaço para comentaristas excelentes, e articulistas incomparáveis.

      Abração, parceiro.
      Te cuida!

  9. Inverter o meu pseudônimo não me incomodo, mas omitir a ilustre “Carioca da Gema”, do Stúdio I, eu não te perdoo, Chicão, a menos que vc peça desculpa para ela. No mais, tudo bem, tudo certo, tudo dentro dos quadrantes, estamos com a T.I. até o final dos tempos e não abrimos, e aquele abraço, Chicão. O pseudônimo, em alguns casos, tendo em vista alguns inimigos da liberdade de expressão, funciona como uma espécie de colete a prova de balas. E mesmo com colete a prova de balas, à época do site Observador Político, do FHC, tive a experiência de abrir o portão de casa cedo e em frente ao portão, no meio da rua, me deparar com um círculo em branco e dentro dele as letras OP, como possível aviso, intimidação e ameaça, obra essa feita na madrugada, por alguém que teve a pachorra de sair lá de São Paulo, Capital, rodar mais de 200 Km para fazer isso em frente ao portão da minha casa, ou pagou alguém para fazê-lo.

  10. Ninguém está atacando o blog. Isto é mais uma imbecilidade do simplório.

    O que existe de fato são críticas ao editor que contraria suas crenças, que ele já deixou claro como crente do socialismo sua adoração ao seu criador.

    De minha parte sempre procuro sustentar minhas críticas, ou coisa que o valha, com fatos e ele, editor, não manifesta contrariedade por isto, até demonstra tolerância democrática.

  11. Caro Chicão,
    Venho dizendo isto faz tempo, é corroboro integralmente com teu lúcido artigo, pra variar.
    Não tenho tempo a perder, por isso, não sou mais assíduo pra escrever minhas opiniões. Os ataques vem como armas letais direcionadas a quem somente quer expressar uma opinião.
    Há um ar de patrulhamento para com a FANTÁSTICA TRIBUNA DA IMPRENSA. Sempre disse que o blog é o mais democrático do Brasil.
    Talvez justamente pelo perfil da TI, os participantes se sentem a cavalheiro pra criticar. Simplesmente por criticar, parece até gente que é paga pra isto. Só pode…

    Atacar o Sr. Carlos Newton e Marcelo Copelli, é não aceitar o controverso e querer impingir pensamentos estúpidos e irracionais.
    Agressões gratuitas e mal educadas, eu não aceito isso e por isso fico quieto no meu canto.
    Há no blog, bolsonaristas que são exatamente aquilo que repudiávamos dos nefastos petistas.
    A política virou um Fla X Flu, onde a discussão não leva a nada nem nunca levará.
    Eu sempre digo que votei no Bolsonaro e que estou arrependido, pergunto: Por isso eu sou um traidor? Não concordar com a postura do nosso Presidente me faz ficar marginalizado? Creio que não, mas os opositores da TI, querem que mude de opinião a qualquer custo.

    Voltando aos ataques a TI chamando-a de TITITI, é vergonhoso, esses participantes deveriam ser sumariamente banidos. Fazer chacota onde expõem suas ideias, é algo inadmissível. A porta da rua, é a serventia da casa. Caiam fora!! Farão um enorme favor ao Sres. Carlos Newton e Marcelo Copelli.

    Um forte abraço e muita saúde pra aturar toda esta doença.

    P.S. Fiquei lisonjeado por ter lembrado de mim.
    Muito obrigado pela gentileza.

    • Espectro, meu caro,

      Obrigado sempre pelo teu apoio.

      Precisamos nos unir e mostrar às pessoas que agridem e ofendem o blog e o seu Editor, que o alvo de seus ataques está errado.

      Quem eles devem criticar e, veementemente, é a política, o desprezo pelo povo, as diferenças sociais, o crescimento das castas, legislativo e judiciário.

      Ao se voltarem contra o blog, voltam-se contra eles mesmos, até o dia que o Newton decidir encerrar este espaço democrático, indubitavelmente.

      Um forte abraço, Espectro.
      Te cuida, meu!

  12. Bendl, parabéns pelo artigo.

    Conheço o Carlos Newton há várias décadas e ele sempre foi adepto da necessidade da existência do contraditório respeitoso, isto é, no qual devem ser livres as contradições referentes aos pensamentos verbais e grafados, desde que não seja ofendida a pessoa do oponente.

    A T.I. é, de fato, um órgão livre. Sinto que foi criada para assim ser.

    De minha parte, gosto de ler posições contrárias a minha, pois são úteis, me fazem pensar, refletir.

    Não escondo de ninguém que votei em Bolsonaro, pois não aguentava mais o assalto ao dinheiro do povo brasileiro pelos petistas e seus comparsas. Verdadeira traição ao Brasil.

    Porém, considerando as necessidades do nosso Brasil, penso que ele se esforça por demonstrar que não possui aptidão para exercer o mais alto cargo de nossa confusa e frágil sociedade.

    Minha formação cívica não permite que eu faça distinção entre civil e militar. Faço, sim, distinção entre patriota e impatriota, corrupto e honesto, competente e incompetente, capaz e incapaz.

    E a T.I. – apoiando o que escreveste – vem publicando, de modo livre e fiel, tudo o que desejamos e escrevemos, sem qualquer censura, a não ser com relação a agressões sórdidas e mal educadas.

    Abraço e parabéns pelo artigo.

    • Prezado Celso,

      Muito obrigado pelo teu apoio.

      Votei também em Bolsonaro, e não é segredo.
      Mas, o eleito tem decepcionado, frustrado, e como bem escreveste, o ex-capitão se esforça para demonstrar a sua incompetência e incapacidade à testa do país.

      No que diz respeito à sua atuação frente ao vírus, podemos dizer que é sofrível, e altamente arriscada à vida da população!

      Vaidoso, comprovando um exacerbado complexo de superioridade, decidiu arrumar encrenca com o seu melhor ministro, Mandetta, que vem fazendo um trabalho irrepreensível no combate ao COVID-19.

      Enfim, se os defensores e seguidores de Bolsonaro ainda não perceberam, as críticas a ele endereçadas visam o bem-estar do povo, e não fortalecer politicamente o presidente.

      Abração.
      Te cuida, meu!

  13. Caro Bendl,
    Parabéns pelo excelente artigo em defesa da TI que realmente mostra e analisa os fatos do dia a dia da política nacional por bons articulistas e comentaristas, alguns fatos importantes que não são comentados pela mídia nacional.
    No Brasil não há um espaço democrático como a Tribunada Internet.
    Sem dúvida, no fundo o interesse dos minions bolsonaristas era o fechamento deste Blog.
    Todos sentem vergonha do Bolsonaro. só o que muda são as reações. Uns dizem: ” Meu Deus, que vergonha!” Enquanto outros dizem: Mas, e o Lula.
    PS. O maior mal do Brasil foi a aprovação da famigerada reeleição. Diga-se de passagem: Bolsonaro defendia acabar com a reeleição
    Um abraço, saúde e cuide-se

    • Caríssimo Jacob,

      Muito obrigado pelo teu comentário e apoio à TI.

      O mal das ideologias é cegar politicamente as pessoas, impedindo-as de discernir sobre os males contidos nas essências ideológicas.

      Lamentavelmente, no Brasil, a ascensão do PT ao poder trouxe de volta essa radicalização entre esquerda e direita, culminando com Bolsonaro, o oposto.

      Um forte abraço, meu amigo.
      Te cuida, meu!

  14. Amigo Chicão, parabéns pelo teu artigo. Admiro muito o Carlos Newton, que tenho a pretensão de considerar como amigo, como pessoa humana, como jornalista e como defensor da liberdade de expressão.
    Abomino o culto à personalidade e as opiniões fanáticas de qualquer lado que venham.
    Votei no Bolsonaro em 2018 porque era o único capaz de derrotar o opositor, e na mesma situação votaria de novo pela mesma razão. Mas isso não me faz achar que é o mais indicado para ser o presidente de que necessitamos (longe disso) nem muito menos aprovar as besteiras que tem feito no tocante à saúde neste momento tão crítico. Se seguirmos agora a sua cabeça teremos uma catástrofe que custará uma enorme quantidade de vidas a mais e destruirá a economia muito mais do que as medidas que estamos tendo que tomar. É hora dele pensar no Brasil e não na sua candidatura à reeleição. Assim talvez até tenha mais chances de ser reeleito…
    Meu integral apoio ao Carlos Newton por sua condução corajosa e imparcial deste blog, um dos últimos em que podemos ter uma discussão verdadeira e produtiva. Os muitos comentaristas de qualidade que ainda temos aqui, de todos os espectros políticos, é que têm me compensado ler algumas opiniões (também dos mais variados espectros políticos) que seriam perfeitamente dispensáveis.
    Um abraço do Mano. Cuide-se bem.

  15. Caríssimo Wilson, meu guru,

    Agradeço penhoradamente o teu comentário, e apoio à TI.

    Precisamos manter essa pluralidade política no blog, e não transformá-lo em palco para a esquerda ou direita, eventualmente.

    Newton tem tido uma paciência bíblica ao permitir postagens as mais estapafúrdias contra o blog, e a si mesmo.
    Tolerante, compreensivo, inexistem razões para questioná-lo sobre a sua preferência política, muito menos acusar a TI que deseja derrubar Bolsonaro!?

    Apenas tenho lutado, Mano, que sejamos sensatos nas críticas e elogios.
    Não podemos tecer loas indefinidamente ao líder do movimento político que nos identificamos, muito menos criticar permanentemente quem possui as suas convicções diferentes da nossa.

    Mas tem sido assim desde que Bolsonaro assumiu:
    Recrudesceu a radicalização política;
    Aumentou a ojeriza com a esquerda;
    a esquerda se mostrou intolerante e jamais aceitou a derrota em 2018;
    o país segue dividido;
    população separada, sem unidade.

    A TI precisa ser um palco de debates salutares;
    discussões memoráveis;
    abordar os temas mais polêmicos e dissecá-los com propriedade e conhecimentos;
    e ser, de fato, um blog democrático.

    Um forte e caloroso abraço.
    Te cuida, meu!

  16. Caríssimo Francisco Bendl,

    Parafraseando o nosso Prof. Antonio Rocha:

    1- Parabéns pela defesa da TI, seus editores e público;

    2- Em homenagem e corroboração ao seu extraordinário discurso, sem esgotar os temas, abaixo, humildemente repetimos a advertência popperiana de que o grosso dos governantes é de qualificação questionável (há exceções) e, por conseguinte, é “mítica” a esperança depositada em “líderes” dessa classe:

    “Inclino-me a pensar que os governantes raramente ficam acima da média, seja em termos morais ou intelectuais, e amiúde ficam abaixo dela. Creio que, na política, é sensato adotar o princípio de que devemos nos preparar ao máximo para o pior, embora, é claro, devamos tentar obter o melhor. Parece-me loucura basear nossos esforços políticos na tênue esperança de que logremos conseguir governantes excelentes ou sequer competentes.” (K. R. Popper)

    Gratíssimo e Forte Abraço!
    Cordialmente,
    Christian.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *