Até o irmão de Dilma é apanhado recebendo propinas…

Rousseff recebeu R$ 130 mil como “fornecedor”

Deu na Veja

O único irmão da presidente Dilma Rousseff é avesso a qualquer tipo de badalação – e conhecido pelo desapego. Igor Rousseff, de 68 anos, já foi hippie, porteiro de hotel e controlador de voo. Mora numa casa simples em Passa Tempo, interior de Minas Gerais, e cultiva hábitos igualmente frugais. Advogado, nunca gostou de exercer a profissão. Aposentado, ele hoje investe seu tempo em um projeto de criação de tilápias.

Na campanha presidencial do ano passado, o irmão virou personagem da disputa ao ser apontado pelo então candidato Aécio Neves como funcionário fantasma da prefeitura de Belo Horizonte entre 2003 e 2009, durante a gestão do petista Fernando Pimentel, seu amigo. Segundo a denúncia, recebia sem trabalhar, o que ele sempre negou. Agora Igor Rousseff está às voltas com outra suspeita. Seu nome apareceu em uma lista de beneficiários de pagamentos irregulares oriundos da Confederação Nacional dos Transportes (CNT).

Em setembro do ano passado, a Polícia Civil e o Ministério Público do Distrito Federal descobriram um desvio de mais de 20 milhões de reais do Sest (Serviço Social do Transporte) e do Senat (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). Administradas pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT), as duas entidades recebem verba do governo federal para custear cursos profissionalizantes e prestar assistência a trabalhadores do setor.

NOS BOLSOS DELES

A Operação São Cristóvão, assim batizada em referência ao santo padroeiro dos motoristas, descobriu que uma boa parte do dinheiro que entrava nas contas do Sest-Senat ia parar, na verdade, nos bolsos de quem as administrava — e também nos bolsos de terceiros que nada tinham a ver com os serviços que deveriam ser prestados aos trabalhadores.

Os investigadores já detectaram repasses de dinheiro a pessoas ligadas ao presidente da CNT, o ex-senador Clésio Andrade (PMDB-MG). A partir das informações bancárias, as autoridades elaboram uma lista com centenas de transferências consideradas suspeitas. Algumas delas chamaram a atenção dos investigadores não exatamente pelo valor, mas pelo sobrenome famoso: Rousseff. Veja teve acesso às planilhas. O irmão da presidente recebeu dez pagamentos entre junho de 2012 e março de 2013. Foram nove parcelas mensais de 10.000 reais e uma de 30.000, num total de 120.000 reais. Os repasses estão registrados na contabilidade da CNT como “pagamento a fornecedor”.

ELE ERA FORNECEDOR?

Não está claro o que Igor Rousseff forneceu à confederação.

Procurado, ele não respondeu às perguntas de VEJA sobre os pagamentos. VEJA também enviou perguntas à CNT. O diretor de relações institucionais da entidade, Aloísio Carvalho, informou que não havia identificado, em pesquisas internas, qualquer ligação da CNT com Igor Rousseff. Nesta quarta-feira, depois de a entidade ser confrontada com os dados sobre os pagamentos mensais feitos ao irmão da presidente, veio a seguinte resposta: “A CNT não vai se pronunciar a respeito deste assunto”.

O Ministério Público e a Polícia Civil pretendem ouvir todos os envolvidos. Por enquanto, os pagamentos a Rousseff fazem parte apenas de uma lista de operações suspeitas.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A matéria foi enviada pelo comentarista Jorge Conforte, que afirmou o seguinte: “Acho que chegamos ao fundo do poço com esta quadrilha que assumiu o poder, a cada dia a cada hora mais um novo escândalo deste governo petralha”. Realmente, Conforte tem toda razão. Tenho alguns amigos que ainda defendem o PT, mas está cada vez difícil encontrar argumentos para fazê-lo. Quanto a Igor Rousseff, foi exonerado da prefeitura por Fernando Pimentel e recontratado pelo atual prefeito Márcio Lacerda (PSB). (C.N.)

19 thoughts on “Até o irmão de Dilma é apanhado recebendo propinas…

  1. Vamos repetir mil vezes: O Lulinha é dono da FRIBOI. Ajudem a repetir, que o povão vai acreditar: O Lulinha é dono da FRIBOI. Mais uma vez: O Lulinha é dono da FRIBOI. Repitam…

  2. Olha, o pt é o típico partido demagogo, hipócrita e corrupto de esquerda; a Dilma é uma presidente ditadora, que atropela as instituições ao mesmo tempo em que faz de santa; o pt gosta é da miséria, se delicia é com o sofrimento alheio; a Dilma também é rancorosa, sobretudo contra a classe média; o pt é um lixo; a presidente foi tirada deste lixo… Mas mesmo assim, só um sujeito muito imbecil, só uma pessoa deficiente mental, só alguém com instinto de roubar automático sujaria o nome por 130 mil reais. Não que seja pouco dinheiro, mas por que a repercussão jurídica seria desproporcional… Certo também que Dilma não era presidente na época, o que só aumenta as suspeitas, já que oito anos atrás quem imaginava que Dilma viria ser presidente? Logo o anonimato da irmã pode ter sido instrumento de coragem. De todo modo, dar pra ver que a veja é mais eficiente que o ministério público e o stf juntos, estando em pé de igualdade com a eficiência do núcleo de inteligência da polícia federal…

  3. Perdi a conta do tempo que a Tribuna da Internet somente se ocupa dos roubos do PT!
    Acho que faz um ano sem que tenhamos um escândalo por dia, às vezes mais.
    Este, então, do irmão da presidente Dilma, é a pá de cal no cadáver que se transformou o seu governo e a verdade sobre o seu partido, o PT!
    Do alto dos meus sessenta e cinco anos, encontro-me absolutamente decepcionado comigo, em princípio, por acreditar na democracia e, claro, na política, por ela se comportar como se fosse uma ditadura, onde faz o que bem entende com o povo brasileiro e de forma impune.
    Dito isso, pacificamente não temos solução para o Brasil, lamentavelmente.
    Esperar por eleições, votos, candidatos diferentes, partidos que irão jurar ser honestos … pura besteira.
    O momento brasileiro é crucial. Há uma bifurcação à nossa frente:
    À esquerda, a continuação dessa administração corrupta e desonesta, um povo iludido e enganado;
    À direita, pessoas da minha idade se lembram das injustiças, perseguições, torturas e um povo amedrontado quando tivemos um governo deposto;
    Se, resolver o impasse significa ir em frente, rompendo e derrubando o que for necessário, eis o momento!
    Entretanto, de modo que nos aventuremos mata a dentro e sem que passemos a andar em círculos dentro dela, sem qualquer orientação, assalta-me uma dúvida cruel:
    Quem irá nos guiar?
    Quem será o líder desta decisão difícil e indiscutivelmente necessária, que é terminar com esta relação do povo com Legislativo e Executivo nesses moldes que se tornaram intoleráveis?
    Volto a pensar com meus botões e constato, frustrado, não haver ninguém com esta autoridade moral exigível para tão importante e grandiosa caminhada!
    O povo está ao Deus dará.
    Enquanto o Criador não se dignar a nos atender, os petistas seguem na construção de Sodoma e Gomorra, simbolicamente representadas pelo Palácio do Planalto e Congresso Nacional.
    Acho que está faltando aquele “foguinho” mencionado na Bíblia … que abriria a clareira que precisamos para ver o mato por dentro e sabermos como seguir em frente, após abandonarmos os caminhos à esquerda e à direita, que nos conduziriam para o mesmo destino das cidades apontadas acima, o fogo eterno!

    • O Brasil é uma tragédia grega.
      O senhor não foi idiota por acreditar na política. Apenas foi honesto a ponto de não pensar que o que move o político brasileiro não é a racionalidade, mas sim o instinto de sobrevivência. Instinto de sobrevivência é o instinto de evitar a própria morte. Isso, os políticos brasileiros se agarram a política como último gancho pra escapar da percepção do cadáver moral que carregam dentro de si. Fede. Observe que a maior parte é aquele sujeito que não conseguiu sucesso no que queria… É o médico entediado, o advogado que cansou de ficar em porta de cadeia, o empresário endividado, o professor que detesta ensinar, o sindicalista (de sindicalista não preciso dizer nada, certo?)… Observe que o time está escalado. A gente já entra furado na zaga, um meio de campo vazio, um ataque parado… Resultado: perdemos de sete! Não se desespere. O senhor tem idade pra ser meu avô com seus 65 anos. Mas relaxa. Não se sinta culpado. Lembre-se dos políticos da sua infância, que droga de vida eles vivem hoje, se é que ainda vivem. Quanto têm sossego na velhice? Quantos podem se dar ao luxo de dizer eu vou parar e viver o resto da vida longe da política… Quantos? Nenhum, acho. Por quê? Por que política é sujeira. Política escraviza. Os canalhas que nos governam são tão idiotas que sequer percebem que enganam a si próprio. E no Brasil nunca tivemos direita de fato. Tivemos escravocratas, mas ser escravocrata é ser escravocrata. Hoje continuamos sem um partido forte de direita. O que temos hoje é a esquerda e/ou centro esquerda. O chicote do escravocrata doía na pele; o marketing do esquerdista fere e dilacera a alma. Quando o padrão é o castigo físico se você conseguir fugir pra longe você escapa do castigo. Muitos inclusive tiveram sucesso em fugas. Mas não dar pra fugir da ideologia destrutiva da esquerda. Pra onde você for neste Brasil ela já está lá. Em qualquer escolinha como seus professores adestrados; em qualquer aldeia indígenas com seus padres da teologia da libertação; em qualquer complexo universitário com seus parasitas de sala de aula. Está tudo dominado, tudo massificado. E só existe um lugar confortável onde se pode fugir dessa loucura: este lugar é dentro da gente mesmo. Valorize suas virtudes. E me permita ri, pois além de trágico é cômico…

      • Meu caro Francisco Menezes,
        Temos tido algumas trocas de ideias muito interessantes.
        O teu comentário acima é um primor, muito bem escrito, inteligente, comprovando que a Tribuna da Internet não é um blog comum, mas incomparável, justamente pela qualidade de seus comentaristas e, principalmente, articulistas!
        Obrigado pelas palavras a mim dirigidas.
        E tens razão quanto à situação brasileira, que podemos defini-la como trágica e, concomitantemente, cômica.
        A bem da verdade, dramática para nós, o povo brasileiro, e divertida para eles, Executivo e Legislativo.
        Um abraço, xará, e excelente feriadão.

  4. Por falar em fundo do poço, hoje ao acompanhar o jornal do jornalista ricardo boechat da TV bandeirantes, o mesmo chamou o des-governador do Paraná de mentiroso.
    Interessante alguns jornalistas da chamada Mídia Chapa-Branca dos franco-tucanos-suiços começarem a se voltar contra o Partidão da Quadrilha do Efeagace
    Será o inicio do divóricio entre a Mídia e seu partido favorito.????

    • Não Armando a diferença é que nós sabemos separar as coisas boas das ruins. Nós não somos iguais aos defensores dos bandidos, grupo do qual fazes parte, que defendem a impunidade dos bandidos (e no teu caso a própria) até a morte.

  5. Todos os parentes de politicos tem seu rabinho preso com as facilidades dos cargos que seus entes querido tem á mão, independente do qual partido forem
    Poderia citar vários parentes, ou até amigos da corja politica, daria várias páginas aqui no blog desse gentalha que vive e mama do dinheiro público, meu, seu nosso suado dinheirinho.
    Os casos mais famosos são os filhotes do lulamolusco, os filhotes do efeagace, os filhotes do vampiro brasileiro, os filhotes do mário covas, os filhotes do collor de mello, tudo misturado com um pouco de ‘muy amigos do peito de todos, ninguém é de ferro e nada como uma braçadas no erário público……

  6. Só 120 paus? Mas o cara não é irmão da “rainha”? Mais do que esta mixaria, qualquer bagrinho petista, com
    cartão corporativo, faturou muito mais.
    Sendo o dito, único irmão, acho ele e a quantia, muito mequetrefe, até porque atualmente só se rouba milhões ou bilhões.
    Ó tempos, ó costumes, já se indignava Cícero.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *