Atenção, brasileiros! Apesar do governo Bolsonaro, ainda há razões para sermos otimistas

Regras claras do governo de Bolsonaro. A charge de Frank Maia | Desacato

Charge do Frank (Arquivo Google)

Carlos Newton

Quando voltou do demorado exílio, em 1979, o jornalista e ex-deputado federal Márcio Moreira Alves foi visitar a sede da Tribuna da Imprensa, na Rua do Lavradio. Tivemos uma reunião alegre, eu era Editor de Política e fiz uma piada, dizendo que os militares pensavam que ele era comunista por ser ruivo e ter a cabeça vermelha. “Se escurecesse ou clareasse o cabelo, estaria resolvida a questão”, completou Helio Fernandes Filho, que então dirigia o jornal e combinou com Marcito uma coluna diária de política na página 3.

Excelente jornalista e figura humana, sua coluna fez sucesso, mas depois de sete anos, em 1986, ele voltou às atividades políticas, das quais se desligou em 1990, quando foi contratado pelo O Globo, que lhe dobrou o salário e concedeu liberdade editorial, uma benção que à época não existia no jornal de Roberto Marinho.

SÁBADOS AZUIS – Depois de alguns anos em O Globo, Marcito resolveu inovar. Como no jornalismo de política as notícias são quase sempre ruins e revoltantes, ele criou os “Sábados Azuis”, passando a publicar, uma vez por semana, um artigo que trouxesse uma notícia boa. E esse foi o título de seu último livro.

Inspirado nessa ideia, o editor-chefe da TI resolveu repetir a dose. Embora a situação política do país não esteja nada boa, é sempre possível encontrar algum alento, como a ressurreição do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras”, que tinha recebido um golpe mortal da dupla Gilmar Mendes e Dias Toffoli, com apoio entusiástico de Bolsonaro.

O presidente Bolsonaro entrou nessa onda e prazerosamente interveio no órgão que flagrara em atividades atípicas seu filho Flávio e as mulheres dos dois ministros do Supremo, além do próprio Gilmar Mendes, e sabia-se que Toffoli seria a bola da vez, por receber mesada de R$ 100 mil da primeira mulher.

TROCOU DE NOME – No embalo do pacto entre os três apodrecidos poderes, que na época era noticiado com exclusividade pela TI e agora os jornalistas chamam de “acordão”, Bolsonaro chegou a mandar trocar o nome do Coaf, que passaria a ser Unidade de Inteligência Financeira.

Mas olhem as notícias boas aí, gente! Ao contrário do que Gilmar e Toffoli esperavam, o ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre o Coaf, resolveu ouvir o plenário do Supremo, que decidiu devolver ao Conselho sua autonomia investigatória.

E assim, depois de meses de paralisia, o Coaf  voltou com força total e bateu recorde histórico de relatórios de inteligência no primeiro semestre deste ano. Foram 5.840 trabalhos elaborados entre janeiro e junho, o maior número para o período.

CORRUPÇÃO E LAVAGEM – O mais importante é que o pacto (ou acordão) não vai dar certo, porque o Coaf é o principal instrumento para coibir corrupção e lavagem de dinheiro. E nenhum governo, por mais bolsonarista e militarista que seja, jamais poderá extingui-lo, pois sua existência é considerada imprescindível nas relações internacionais. Todo país precisa ter pelo menos um órgão tipo Coaf, e os Estados Unidos têm quatro.

A boa notícia é que, no Brasil, os corruptos e corruptores continuarão sendo flagrados pelo Coaf, pela Receita, pela Polícia Federal e pelo Ministério Público, que agem separada ou conjuntamente.

Ou seja, o que o pacto (ou acordão) entre os Poderes pode garantir é apenas a impunidade na pena de prisão, mas o nome dos criminosos ficará sujo e seus bens bloqueados, que é a pena mais dolorosa para eles.

###
P.S.
Ao escrever esse artigo no estilo Sábados Azuis, lembrei de outro dado positivo, desta vez sobre a nomeação do novo ministro do Supremo, Kassio Nunes Marques. Parece brincadeira, mas o novo ministro pode se tornar um problema para Bolsonaro. Acredite se quiser. (C.N.)

17 thoughts on “Atenção, brasileiros! Apesar do governo Bolsonaro, ainda há razões para sermos otimistas

  1. Quem tirou o COAF do ministério da justiça e mandou para a economia? A TI teria credibilidade se falasse a verdade, mas parece que isso é pedir demais não é mesmo?

    Governo tem derrota e Coaf sai do Ministério da Justiça para o da Economia
    http://correiobraziliense.com.br/app/noticia/Governo%20tem%20derrota%20e%20Coaf%20sai%20do%20Minist%C3%A9rio%20da%20Justi%C3%A7a%20para%20o%20da%20Economiapolitica/2019/05/22/interna_politica,756699/governo-tem-derrota-e-coaf-sai-do-ministerio-da-justica-para-o-da-econ.shtml

  2. Bom dia ! Meus sábados costumam ficar “azuis” quando passo na farmácia! Kkkk! Por falar nisso alguém aí sabe qual é o VIAGRA feminino? VIGRANA!! Kkk! Centrão rima com escorpião e do centrão surgiu Kassio com K. A chantagem tende a aumentar $$. Ontem o líder do governo, que é do centrão, disse algo em que concordo; nossa constituição tem direitos demais e deveres de menos! Os direitos constitucionais deveriam a meu ver focar nos mais necessitados porém protegem uma elite além de beneficiarem algumas castas! Abraços a TODOS inclusive aos robôs! Rsrs!!! Depois do filme “Eu robô” com Will Smith o Queiroz protagonizará um filme juntamente com os filhos zero à esquerda que se chamará ; Eu roubei! Kkkkk!!!! “Dá-lhe” rachadinhas!

  3. A reedição dos “sábados azuis” aqui na TI é muito bem vinda seja aos sábados ou em qualquer outro dia. Temos que focar nas boas notícias mesmo que sejam raras. A melhor de todas é que ainda estamos “por aqui”. Dizem que quando a esposa do médico pesquisador Albert Sabin perguntou a ele se havia alguma boa notícia no jornal que folheava ele teria respondido ; SIM , NOSSO NOME NÃO ESTÁ NO OBITUÁRIO! “E la nave va….”””

  4. Com o país, sob o cabresto de Jair Bolsonaro, acreditar em dias melhores, só o sujeito estando dopado ou for um nefelibata!
    Problemas, obstáculos, entraves existem em tudo e em todos. Hoje, para nós, a desgraça é que o tal presidente se alia como um complicador, piorarando as mazelas, já existentes! Ele trama e age como um outro lixo humano, alcunhado de fanático religioso.
    Os “chupa-glandes” bolsonaristas são milhares de vezes mais cínicos e insensatos do que os petistas.

    • Ufa! Newtons boa. Eu estamos precisando mesmo de boas notícias.
      O terror diário faz mal as nossas almas. Abre o jornal de manhã e lemos somente os Pacotes do Mal. Bondade nenhuma, Zero. Tô pensando até em cruzar a fronteira da Venezuela para comprar arroz e quem sabe estocar o feijão também. Mas, será que é uma boa ideia? A coisa lá tá feia também, o Maduro não é fácil e a Economia da Venezuela patina desde o coronel Chaves.
      Torço para o Biden ganhar em 3 de novembro, para ver se ele ajuda a baixar o preço do arroz, pois lembrei do democrata Kennedy, que nos enviou no final da década de 60, toneladas de leite em pó, no programa Aliança para o Progresso. O mingau que a mãe fazia era delicioso, com o farelo de aveia vindo dos EUA.
      Os republicanos não são bons de ajuda humanitária, eles não gostam disso. Querem até acabar com o Obamacare, que o presidente boa praça copiou do nosso SUS. Essa é numa boa notícia, não é ? O SUS brasileiro sendo copiado dos gringos.
      Só espero, que o Guedes não acabe com isso também, esse ministro destruidor dos sete mares.

  5. Senhor Newton.
    Acho que ministro do STF, juízes outros, não deveriam nem devem ser problema ou “aliviador” de problemas para ninguém.
    Devem ser, isto sim, cumpridores das leis.

    Só assim eles têm o respeito da sociedade..

  6. Jornalista e Editor Carlos Newton ( Tribuna da Internet ) – Ex. Editor de Politica do Jornal Tribuna da Imprensa ( circulação nacional ) – ótimo texto e muito bem lembrado da grande Tribuna da Imprensa – eu concordo com tudo que citou aqui sobre o momento atual do Brasil -grande Honra minha este Colunista/ Comentarista da Tribuna da Internet – está aqui escrevendo e muita Honra, Obrigado pela espaço como Comentarista – e vamos Apoiar a ABI no Brasil – vou até lhe perguntar Jornalista Carlos Newton você deve ser associado já a muitos anos da ABI.? Pode responder aqui…….e vamos da o nosso apoio a ABI – http://www.abi.org.br

  7. Já escrevi que o capitalismo atualmente é o melhor sistema econômico, mas existem vários tipos de capitalismo. O que tem um viés mais social é do meu agrado. Liberalismo demasiado é uma coisa ultrapassada e que não deu certo e faz muito mal à maioria da população.

    Podemos pegar o Chile para isso. O texto abaixo escrito por um baiano, Wilson Gomes, critica algumas ideias de Paulo Guedes, muito defendido por uma parte da mídia (não é o caso do editor da TI, muito pelo contrário).

    “Caros coleguinhas jornalistas e editores antibolsonaristas pauloguedistas, não sei se vocês estão entendendo direitinho o que está acontecendo no Chile, então tirei uns minutos para explicar o óbvio. Notem:
    1) Na verdade, os chilenos não manifestaram a vontade de uma nova constituição para se livrar de Pinochet (direitos políticos e civis não parece ser um problema por lá), mas para se livrar do pauloguedismo (querem agora direitos sociais). É importante ter clareza quanto a isso.
    2) Para ser simples, os chilenos querem se livrar do pauloguedismo (a doutrina-Chicago) que vocês decidiram que resolverão todos os problemas brasileiros. Os chilenos cansaram de ser ferrados e sem direitos sociais em um país com PIB e IDH altos. Cansaram de o Estado não ajudá-los na educação, na saúde, na previdência quando ficam velhinhos. Ao que parece, até Sebastián Piñera, que acredita na liberdade de mercado até a medula, achou que estava demais.
    3) Às vezes é urgente mudar constituições para aumentar direitos políticos ou direitos civis, outras vezes as pessoas simplesmente querem direitos sociais. O antiestatismo chileno chegou ao limite, sem previdência decente, sem saúde ao alcance de todos, educação pela hora da morte, o futuro rifado em uma sociedade privatizada. Os chilenos cansaram disso que vocês querem nos vender como a última novidade e o caminho para a felicidade. O que vocês estão fazendo é como vender o comunismo em 1988, quando este modo de produção saiu de linha.
    E isso nada tem a ver com ser liberal no século XXI. Você não precisa ser antiestatista nem inimigo de direitos sociais para ser liberal. Tatuem isso, por favor. Do mesmo jeito que ninguém precisa ser marxista ou anticapitalista para ser de esquerda. É simples assim. Não deixem que a ideologia embacem a sua visão.”

  8. Toffoli recebe mesada de R$ 100 mil da primeira mulher.?

    Cacilda !!! Deve ser o único homem que recebe mesada de mulher em nossa galáxia !!!

    Geralmente a mulher é que recebe mesada do homem. Fica provado que toda regra tem exceção.

  9. Jornalista Editor Carlos Newton ( Tribuna da Internet ) – não respondeu a minha pergunta mas pode responder cono fez acima em uma matéria aqui sobre a imprensa ou sobre a ABI mesmo ok…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *