Aumento da remuneração de militares comissionados cria atrito com equipe econômica

Altamiro Borges: Bolsonaro faz novos agrados aos militares - PCdoB

Charge do Nani (nanihumor.com)

Deu no Correio Braziliense

O aumento da remuneração dos militares por meio da criação de cargos exclusivos para a categoria chamou a atenção da área econômica, que questionou os militares sobre as mudanças. Em documento, o Gabinete de Segurança Institucional (GSI), comandado pelo general Augusto Heleno, responde a várias perguntas sobre esse ponto, feitas pelo Departamento de Modelos Organizacionais do Ministério da Economia.

“Verifica-se aumento significativo quanto aos valores de remuneração. Tendo em vista que a inflação acumulada nos últimos dez anos foi de 61,81%, seria possível informar se foi utilizado algum índice de reajuste de valores? Haveria memória de cálculo?” questiona a área econômica.

CARGOS EM COMISSÃO – Foi observado também, a partir de detalhes técnicos da remuneração, que os valores propostos, principalmente para os Cargos Comissionados Militares (privativo a oficiais), “correspondem a até 88% dos valores de soldos atuais de militares”.

Na resposta, o GSI não apresentou cálculos, mas defendeu a necessidade de “corrigir distorções” entre os valores pagos a ocupantes de cargos civis e as remunerações a militares. “A diferença entre os valores é, em média, de 600% a mais, no caso dos servidores civis”, afirmou o órgão em nota técnica.

O GSI admite que os valores propostos “não dizem respeito a qualquer índice de reajuste ou recomposição das perdas inflacionárias”, mas reforça que o objetivo é “corrigir a enorme disparidade entre as remunerações das tipologias existentes na Presidência da República, Vice-Presidência da República e no Ministério da Defesa”.

FILHA DE BRAGA – Outro problema é a nomeação da filha do ministro Braga Neto para a Agência Nacional de Saúde. Segundo funcionários da ANS, a indicação causou mal-estar na equipe, pois o cargo é considerado técnico e vem sendo exercido por um especialista em regulação. Além disso, o diretor que vai decidir sobre a contratação da filha do ministro encerra seu mandato em setembro.

A Casa Civil, comandada pelo general Walter Braga Netto, Já deu autorização para a Agência) contratar a filha do ministro, Isabela Braga Netto, para uma vaga de gerente da agência, com salário de R$ 13.074 por mês. O cargo é de livre nomeação e não é preciso fazer concurso público para ocupá-lo.

A vaga disputada por Isabela é para comandar a Gerência de Análise Setorial e Contratualização com Prestadores, função que trata da relação entre ANS, planos de saúde e prestadores de serviços, como hospitais. A filha do ministro é formada em Design, enquanto o atual ocupante do cargo é advogado com especialização em contratos.

 

10 thoughts on “Aumento da remuneração de militares comissionados cria atrito com equipe econômica

  1. Em Janeiro de 1976, Um Juiz de Direito e um Coronel da Aeronáutica, ganhavam sete vezes mais que um Operário.
    E 2019, um Juiz de Direito já ganhava quinze vezes mais que um Operário.
    Assim funciona o brasil. Ao invés de acertarem um erro, comete-se um segundo erro ( aumento para os Militares). Acredita-se que dois erros resultam em um acerto.

  2. Falam mal da Redentora de 64. Talvez tenham razão em fazer tanta acusação especialmente com respeito ‘a tortura e ao autoritarismo. Mas houve boas intenções por parte de muitos: os generais da época eram patriotas ao ponto de terem sonhado em mudar a mentalidade o país – nisso eles perderam; e o pior: não fizeram discípulos na própria caserna. E o resultado é flagrante no comportamento dos militares ou dos velhinhos da reserva que se juntaram ao governo do Grande Enrolador.

    • Existia uma ala nacionalista dentro das FFAA, mas infelizmwnte essa ala foi derrotada pela ala radical que levou o Brasil ao caos economico e ao atraso tecnologico.
      Essa ala radical fou quem matou o presidente militar que na epoca queria devolver i poder aos civis, e este veio amorrer em um estranho acidente aereo ate hoje mal explicado.
      Essa ala radical do atraso eh quwm dita, ate hoje, a politica no pais, e quem nos mantem no atraso.

  3. Li alhures:

    “Paulo Guedes está apostando todas as fichas na criação de um imposto sobre transações digitais para ampliar a base de arrecadação do governo”.

    Como não fui para Chicago, gostaria de saber quais as transações financeiras nowadays que não são digitais? Os pagamentos que faço na padaria em dinheiro surrado nunca vão ser declarados – desse não tenho dúvida. Mas os que fazemos através de bancos (movimentos para investimentos e pagamentos) constituem a totalidade. Se incluir tudo isso, esse novo CPMF é uma baita sacanice.

  4. É a garra com dinheiro público, é uma aberração diante do salário mínimo e da pandemia, militares se aproveitando do poder para encher o bolso, é uma vergonha, cadê a moral deste governo, bobo quem acreditou é feliz quem ganhou uma boquinha, este é o país das falcatruas e maracutaiais, não é atoa que estas pessoas enriquecem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *