Aviso aos navegantes: a “Tribuna da Internet” é um espaço livre, e assim será…

Resultado de imagem para nadaver quadrinmhos

Quadrinhos do Alexandre Afonso ( nadaver.,com)

Carlos Newton

Parodiando mestre Vinicius de Moraes (sou amigo há décadas de uma das viúvas dele, a excelente jornalista Cristina Gurjão, que com o poetinha teve Maria, mesmo nome de minha filha), podemos dizer que a vida é feita de encontros, embora haja tantos desencontros. O fato concreto é que a “Tribuna da Internet” não pertence a ninguém. Foi criada por sugestão do grande advogado paulista Luiz Nogueira, defensor de Helio Fernandes e que não podia admitir o fechamento da “Tribuna da Imprensa“, lutou para que fosse aberto esse espaço na internet. Helio Fernandes acabou saindo para criar seu próprio blog, então nos transformamos na “Tribuna da Internet“, para seguir em frente.

Vivemos repetindo isso, mas parece que poucos acreditam que este blog não tenha dono e seja um espaço aberto. No caso, sou apenas o editor, mas se trata de uma função provisória e passageira, embora realmente eu tenha sido o criador do blog. No entanto, é difícil que as pessoas se convençam.

NO FIM DAS PARALELAS – Pessoalmente, o editor do blog se declara comunista, seguidor da linha cronológica de Lao Tsé, Buda, Sócrates, Jesus Cristo, Marx e Engels, mas abominando farsantes como Stalin, Fidel, Pol Pot etc. O editor acredita que no final das paralelas de esquerda e direita, no infinito o futuro nos reunirá num mundo mais igualitário e menos consumista. Trata-se de um destino tão óbvio que não admite contestação, caso contrário o futuro será o caos.

Repetindo Vinicius de Moraes, sempre há encontros e desencontros. No caso do blog, o resultado é que muitos comentaristas de grande valor se afastaram, por se sentirem rejeitados. Mas muitos deles acabaram voltando, sob os pseudônimos mais variados. Não percebem que isso tudo é desnecessário, a “TI” será sempre um espaço aberto, não discrimina ninguém. Seus nomes serão bem-vindos. Escrever sob codinome é sempre uma frustração.

PSEUDÔNIMOS – A Constituição Federal proíbe o anonimato, embora seja abertamente exercido na internet. O editor da “TI“, pessoalmente, considera o anonimato uma demonstração de covardia, embora seja até aceitável, em alguns casos, porque a liberdade sempre tem seu preço e nem todos (ou poucos) podem se declarar independentes.

No final, porém, a liberdade terá de prevalecer. Por isso, é lamentável constatar o grande número de pseudônimos que hoje frequentam esse espaço. Foi criado para ser utopicamente livre, mas tem cada vez mais frequentadores camuflados. Diante dessa realidade. esperamos que o fracasso não nos suba à cabeça.

72 thoughts on “Aviso aos navegantes: a “Tribuna da Internet” é um espaço livre, e assim será…

  1. Sinto falta do Virgílio, embora fosse criticado por escrever muito e deixar muitos links. E daí?

    O objetivo não é este, muitos comentários?

    Quando se cria muitas regras para viver, escrever, fazer qualquer coisa, nada funciona naturalmente.

    Até eu fiquei inibida.

    Alverga não tem aparecido.

    A Eva é o Virgílio?

    O Werneck falou em blog descontaminado. De quê? De que forças radioativas do mal?

    Gosto quando todos falam o que querem e outros concordam ou criticam. Isso é bom, dá movimento aos textos.

    Que todos possam voltar, não sei quem é quem.

    • Ofelia, demos um freio de arrumação. Quem quiser frequentar o blog, tem todo o direito de fazê-lo, a única regra é a ofensa, que não pode ser aceita. Acabei de deletar um comentário ofensivo a uma comissária da Varig, que escreveu um artigo aqui.

      Abs.

      CN

    • Bom dia amiga.
      Como o meu ‘santo nomezinho’ foi citado, venho exercer o meu ‘ direito de resposta ‘! kkkaaas Afinal tenho de honrar a medalha de ouro do ‘maior troll da internet ‘ dada pelo Nassif, fato que muito me orgulha. Quanto aos links é apenas uma forma de encarar a internet e a sua velocidade de informação, que é detestada pelos jornalões.
      Por isso é que coloquei um grupo no Face e estou tentando colocar um blog, esse mais documental.
      Não consegui ainda trabalhar no blog, pois a o grupo do Face me trouxe agradáveis, porém trabalhosas recuperações do passado.
      Encontrei um amigo com o qual trabalhei na década de 70 no IPEN, hoje ele tem um grupo denominado ” Anarquia Verde’. Na realidade ele sempre foi muito ‘verde ‘ para os padrões legais e mesmo assim tornou-se vice Reitor de uma Universidade Federal.
      Outro agradabilíssimo reencontro foi com uma pessoa que conheci quando ela ainda era uma menina de uns 6 anos filha de um amigo. Atualmente é uma bela moça, nem recatada e nem do lar, pois a Betty Seixas tem um trabalho enorme em coordenar os fãs clubes e os grupos sobre o seu paizão Raul.
      Também abri contato com mais três grupos indígenas, povo que admiro muito.
      O meu grupo no Face, na realidade está servindo mais como um ponto de difusão de notícias, pois tenho um RSS muito rápido, a parte documental ainda está pequena, devido a todo esse trabalho e reencontros.
      Se quiser dar uma visitada na página ela segue abaixo.

      https://www.facebook.com/Fora-TemerJara-1679868618998876/?ref=aymt_homepage_panel

  2. Caro Carlos Newton,
    A preciosa frase que se acredita ser de François-Marie Arouet, mais conhecido pelo cognome Voltaire (1694-1778), mais não se precisa dizer acerca da sua postura como um hábil mediador da incomparável TI como afirma com acerto o nosso nobre amigo Francisco Bendl “Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.
    Segundo o inciso II do art. 5º da Constituição Federal, “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”.
    Ocorre, porém, que, consoante a preciosa lição de LAO TSÉ, “muitas vezes as palavras verdadeiras não são agradáveis e as agradáveis não são verdadeiras”…
    E a luta continua porque nada se ganhou ainda.

  3. Caro Carlos Newton,
    bom dia,
    como manifestei várias vezes, admiro a concepção jornalística da TI. Em razão disso continuo por aqui. Sou uma admiradora deste espaço que vejo como resistência a qualquer tipo de ideologia voltada para a intolerância. Não participo com frequência porque ainda tenho dúvidas sobre como participar. Às vezes minhas opiniões são por demais longas, e me abstenho, já que o formato dos comentários deve ser reduzido, pelo que entendi outro dia. Tentando ser breve, sobre os pseudônimos; penso que as pessoas têm seus motivos para se abrigar no anonimato. Não sejamos ingênuos. Hoje o aparelhamento político beira à perseguição totalitária do fascismo clássico! Quem sofreu com isso sabe!
    São duas opções: se expressar ou se calar para se auto preservar. As pessoas têm histórias complexas, vinculações de poder institucionais hierarquizadas, e…precisam sobreviver a tudo isso.
    Não vejo o anonimato como covardia, sim como possibilidade de gritar ao mundo aquilo que está sufocado na garganta e que denuncia o silêncio bárbaro a que nos impõe um sistema persecutório, cruel e implacável para com seus adversários.
    Você, como editor, tem o poder de aceitar ou não os anonimatos. Nós, como comentaristas, temos o direito de aceitar ou não suas condições.
    PS: Assim como Ofélia, também sinto falta do Virgílio, sua acidez irônica…rsrs…apesar de algumas vezes ter discordado dele, acho que suas ideias movimentam estas páginas (embora não tenha clareza dos motivos que levaram ao seu afastamento)!
    Tenha um dia abençoado! Muita força e luz para continuar resistindo, realizando esse seu belo trabalho!

    • Prezada Silvia, pelo que entendi você é professora universitária.
      Aqui, não há limites de tamanho para comentários. O que não se pode aceitar são transcrições enormes, às vezes com mais de 300 linhas, é um despropósito. O que fizemos ao tocar no assunto foi apenas uma tentativa de dar uma arrumada no blog, apenas isso, não se pretendeu expulsar ninguém. Esta semana, você fez um comentário político muito interessante, que vou transformar em artigo.

      Forte abraço,

      CN

    • Silvia, grato.
      Já respondi a muitas das questões acima, quanto a acidez irônica eu a utilizo sim, pois é uma poderosa arma contra o autoritarismo.
      Na Alemanha Nazista teve um grupo chamado ” Frente de Bronze, que foi um dos mais perseguidos pelo Hitler. A sua ‘arma’ ? O humor irônico, pois nada melhor do que ele para despir ditadores, se lembra do Henfil ? Lógico que não tenho um milésimo do talento dele.
      Uma coisa que sempre admirei no Darcy Ribeiro era, como disse o Eric Nepobuceno , a sua capacidade de rir dele mesmo.

      • PS.: Ontem mesmo, duas horas antes de sair na imprensa o ofício que o governador de São Paulo recebeu do MPF, ele já estava na integra na minha página, essa é, na minha opinião, a importância dos links.

        Fuiii

  4. O Carlos Newton, A TI liderada pelo Sr. e outros ilustres Diretores se tornará um Grande BLOG, talvez um GRANDE JORNAL. Como disse em comentário anterior, a TI é amparada pelos BUDAS e BODHISATTVAS do universo Galáctico por falar a VERDADE. Também comecei pensando que ia fracassar. Hoje, segundo o GOOGLE o meu BLOG (VERDADEIRO BUDISMO PARA A ERA DE MAPPO) é o primeiro do Mundo em seguimento do VERDADEIRO BUDISMO, na frente da Nichiren Shoshu, Soka Gakkai, Nichiren Shu e Wikipedia.. Toda pessoa que quer saber a VERDADE ler a TI. Vá em frente!

    • É uma honra tê-lo conosco, dr. Francisco R. Nascimento, com suas permanentes intervenções de bom senso e sabedoria, nos iluminando sob o mantra budista “Nam myoho rengue kyo”,

      Paz e saúde, amigo.

      CN

  5. Caro Newton, e comentaristas, a TI, vem prestando um serviço a Srª Verdade, inclusive com as divergências de opinião, que é salutar, pois, da discussão, nasce a Luz do desenvolvimento da Verdade, apenas precisa, do respeito mutuo dos participantes.
    Tenho recebido muitos esclarecimentos, ampliando meus conhecimentos de Cidadania.
    Parabenizo a todos os de Boa Vontade, no cumprimento do Amor Fraterno, nos últimos tempos, tão desprezado.
    Que Deus-Pai, ilumine a todos, e que este Blog, cumpra sua missão de congregar os homens e mulheres do Bem, vibrando com Amor para que tenhamos um Brasil decente e justo para seu povo, tão sofrido, mas que mantêm a Esperança do amanhã, ser melhor.
    Um forte abraço em todos, em meus 87 anos, na porta do Mundo da Verdade, possamos passar por ela, com a consciência tranquila, que buscamos honrá-la, nos preceitos do Código da Vida, o Evangelho de Jesus, o Cristo, pois, a vida continua, em outra dimensão.

    • Para nós, Théo Fernandes , você é um exemplo da verdadeira cidadania, insiste em lutar e participar junto à comunidade, acima dos partidos e ideologias. Sem nos conhecermos, já estivemos juntos na campanha pela melhoria do transporte ferroviário.
      Paz e sáude, amigo.

      CN

      • Caro Newton, humildemente agradeço sua palavras, e que Deus Pai nos abençoe, nessa caminhada de amor fraterno, bem como a todos os articulistas e comentaristas, que buscam dá o melhor de si, em suas obras de Cidadania,

  6. Caro CN … Saudações!
    Passei a ter maior presença no blog quando foram discutidas as posições religiosas dos grandes filósofos gregos … houve comparação com codificação recente do Kardec … acompanhadas com lições budistas … … … explanações psicológicas e psicanalíticas-psiquiátricas – uma riqueza de blog!!!
    E fui comentando … e pedindo autorizações; sempre concedidas!!! Mais uma vez, meu muito obrigado!!! !!! !!!
    Como sou católico, fui fazendo como que uma atualização de todo o ensinamento bíblico – coisa finalizada ontem citando ovelhas e cabritos do Juízo Final!!! não há mais nadica a aggionar!!!

    Hoje cedo, minha Voz interior me questionou – Você quer MESMO ser católico??? Acredita MESMO em tudo que meditou??? SIM SIM SIM

    “E, quando tudo lhe estiver sujeito, então também o próprio Filho renderá homenagem àquele que lhe sujeitou todas as coisas, a fim de que Deus seja tudo em todos”. (1Cor 15,28)
    “Aí não haverá mais grego nem judeu, nem bárbaro nem cita, nem escravo nem livre, mas somente Cristo, que será tudo em todos”. (Cl 3,11)
    … … …
    Abraços!

  7. Carlos Newton, parabéns por manter este blog democraticamente, em que as várias opiniões só faz enriquece-lo, assim sendo, tornou-se o melhor blog informativo da política nacional.
    Um grande abraço.

  8. Peço a gentileza do Srº.Virgilio Tamberlini,de nos brindar com seus comentários sempre atuantes, pois tenho respeito e admiração,entretanto não impede que tenhamos opiniões diferentes,ou convergimos em outras tantas,faz parte do democrático Blog T.I incomparável como bem diz o conterrâneo Bendll.

  9. Já que o assunto é anonimato, não podia deixar de mostrar minha cara!
    Acredito nas minhas idéias e as defendo sem anonimato. Na verdade, esta foto está no meu cadastro e eu só não me preocupei em retirar, quando percebi que era automaticamente usada nos blogs.
    Aliás, muitos não acreditam na foto e até já me perguntaram se sou mulher mesmo.
    Não tenho nada contra o anonimato, cada qual tem seu motivo, mas o mundo seria bem melhor se todos assumissem suas posições publicamente. Por trás de máscaras ponderamos menos, agredimos mais.

  10. Boa tarde sr, Carlos Newton

    Felicito-o pela serenidade no comando da TI
    Infelizmente o sr, Virgilio Destrambelhado, é um mau” necessario, a TI, precisamos de informações da coxia.
    Perdoe-me Sr Virgilio a brincadeira KSKSKSSSSS.
    Paz e saude a todos
    Caliman – Sorocaba

  11. A formação profissional mais o seu caráter e personalidade, conferem ao nosso Mediador, Carlos Newton, uma pessoa democrática, que aceita e entende posições diferentes das suas, e acata o contraditório.

    Portanto, o lembrete que a Tribuna da Internet é um espaço livre não deixa de ser redundância, haja vista a pluralidade de ideias, pensamentos, conceitos, opiniões e interpretações que diariamente são postadas neste espaço.

    Pois é exatamente esta liberalidade que nos possibilita Carlos Newton, que o blog se torna efetivamente incomparável, e assim deve ser preservado, tanto em consonância à democracia quanto à liberdade de expressão.

    Condições que não impedem de haver limites estabelecidos, seja pelo tamanho do texto ou quantidade exagerada de link, porém ficando a critério do comentarista este balizamento e não pré-determinado, que romperia a credibilidade da Tribuna da Internet, que se orgulha da sua independência e liberdade editorial.

    • “””a partir de agora o editor vai perder muito tempo útil “policiando” (a palavra é esta) esse espaço livre, para expurgar comentários repetitivos, longos, inadequados ou escritos em maiúsculas. Com isso, é claro que perderemos um tempo preciso, que deveria estar sendo usado para melhorar a qualidade do blog, mas realmente não há alternativa para enfrentar as adversidades desses comportamentos doentios…”””

  12. Mordaz,

    Não conheces o passado deste indivíduo, que chamei de pústula porque de fato estragado, podre!

    Faz quatro anos que participo deste blog incomparável, e este sujeito sem caráter sempre escreve textos que menosprezam os comentaristas quando postam algo que discorda.

    JAMAIS escreveu uma linha que fosse sem criticar o articulista ou o comentarista, e permanentemente ofensivo, agressivo, preconceituoso, arrogante, prepotente, e se colocando na posição de vítima cínica e hipocritamente, como desta vez.

    Não sei as razões pelas quais o Newton não o deleta sumariamente, atitude que levou a efeito há três anos quando este boçal foi proibido de frequentar a Tribuna da Internet.

    Portanto, se na tua ótica “exagerei”, o que escreveste foi insensato, exatamente por desconheceres a trajetória desse idiota e canalha neste espaço.

    E, por favor, me respeita, Mordaz, pois sabes que não sou “moço, mas um senhor de idade, portanto, imagino que não devo te alertar a respeito, a menos que tenhas decidido enveredar por caminhos que não são os mais adequados para uma boa relação entre os comentaristas na Tribuna da Internet.

    Saúde e Paz!

  13. Newton, pulso firme, caso contrário os javalis e grileiros tomarão de assalto o Blog. Vivem como ciganos não têm parada. Já foram expulsos de todos os lugares. Essa conversa fiada que vão criar, blog, isso e aquilo. Tudo cascata. Você que tem uma longa vida de lutas não pode se deixar desmoralizar. Se contemporizares o Blog se tornará vulgar.Acredita no que o Werneck disse e é verdade que o Blog estava poluído. Pior é que são falsos moralistas. Enchem o blog de links como se fossem jesuitas a catequizar índios. Nada falam só bobagens. Pulso firme Newton. Voltar atrás não é bom. Faz uma podagem geral para que os galhos da árvore cresçam vigorosos e sem fungos.

  14. Aquino,
    voltei agora porque não dormi esta noite. Não me sentia bem.
    E me sinto boba ao ler seu comentário. Será que sou apenas eu a idiota que não percebe as coisas?

    Diga pra mim, Aquino. Eu respondo a você sempre. E me sinto muito desconfortável com o que você diz sobre, acho eu, o Virgílio.
    Abç
    Ofelia

      • Virgílio,
        eu não sei mais de nada.

        Como dizia uma ex-faxineira quando ia embora da minha casa: “Desculpa qualquer coisa.”

        Sempre defendi você, não sei o que há e o que não há. Perdi a capacidade de entender.

        Não vou ver o Temerjara porque está no Facebook, e eu implico com o Face, não gosto.

        O blog não é meu, então eu espero de verdade que você possa comentar aqui de forma a alegrar todo mundo. Assunto você tem.
        Tomara que tudo dê certo. Eu às vezes nem mais tenho vontade de comentar. Apenas de ler. Um caso a pensar. Talvez, quem sabe?
        Abç
        Ofelia

        • Patrulhado por quem? Não é pelo PT, certamente. Então por quem?

          E quem são essas pessoas, Carlos (vc é o Dr. Béja?), que se casaram com algumas figuras públicas?

          É tudo tão ridículo que espanta. E confunde.

          Não sei de quem falam, não sei quem são, não sei do que se trata.

          E lamento. Há anos a TI já foi um blog muito gostoso para participar. Percebo agora que as pessoas estão receosas.
          De quem e de quê?
          Triste isso.

        • Na mosca, Mordaz! É sempre aquela história:
          “O inimigo do meu inimigo é meu amigo”. O Virgílio Tamberlini deixou de ser “conveniente” a partir do momento em que passou a vociferar contra o Temer.
          Quando postava diatribes contra o PT (leia-se Dilma e Lula) era adorado por 99% dos tribunários. Esqueçam essa história de blog poluído e textos longos. Ninguém reclamava quando era contra o PT. Lembra daquele cartaz que apareceu em uma manifestação: Dizia “O Cunha é corrupto mas está do nosso lado”. Com o Virgílio foi a mesma coisa: “Ele polui o blog com links e textos longos, ele é debochado e escrachado, mas está do nosso lado”. O problema é que quando Dilma caiu o pessoal tomou partido do Temer, e o Virgílio não seguiu a manada …..

        • Ofélia, essas pessoas que se casaram com figuras públicas são aqueles comentaristas que não analisam, mas tomam partido e torcem para determinada figura pública. Quando esta a decepcionam, elas se revoltam. Comece a prestar atenção. Algumas delas tem até bandido de estimação, embora neguem…Repare em algumas frases e expressões que sempre aparecem em comentários: “Meu Malvado favorito”, “O inimigo do meu inimigo é meu amigo”, “Meu bandido favorito”, “Força fulano”. Daí você vai entender o que o Mordaz está dizendo. Dê uma rápida pesquisada nos arquivos do blog. Torcer, ao invés de analisar, costuma gerar muitas brigas por aqui….

  15. Não me sinto com direito especial. Digo apenas que venho desde quando a Tribuna era um jornal impresso em 2001. Transformou-se em Blog e depois bifurcou-se ficando Hélio de um lado e Newton de outro. Confesso que nunca ví isso. Essa é a razão de achar que o doutor estava certo quando falou em “espírito de porco”. Éssa força estranha que animais irracionáis cavalos, vacas, porcos, jacarés, salamandras, lombrigas e sapos cucurus se apossa do espírito das pessoas, é que faz com que sejam repudiados em todos os Blogs. Transformaram-se em verdadeiros javalís e grileiros, pousando de moralistas. Falsos moralistas é o que são. Quem gostar do que escrevo eu agradeço uma vez. Quem não gostar agradeço duas vezes.

  16. Senhoras e Senhores,
    Em meio a tudo, e tudo mais, peço licença para chamar sua atenção para um filme: TERRA

    O filme TERRA está disponível exclusivamente no Netflix.

    Conta a estória da Vida. a incrível saga do nosso Planeta Vivo, e da profunda transformacao ocorrida pelo incrível desenvolvimento da humanidade.
    Como nossas relações com outros seres vivos mudaram tanto?

    Dirigido pelo mestre Yann Arthus Bertrand, o filme traz uma mensagem com informação e conhecimento extremamente importante.

    Se as coisas continuarem do jeito que estão, as realizações da humanidade nos últimos 20 anos podem acarretar no fim da humanidade muito em breve.

    De uma beleza magnifica, recomendo o filme a todos.

    Conversei com a fundação que cuida dos filmes do Bertrand que disponibilizou uma cópia em HD com legenda em português para projeções gratuitas, que estarei dirigindo ás comunidades tradicionais, indios, caiçaras e quilomboras que vivem no entorno do Parque Estadual da Serra do Mar…

    Peco encarecidamente que assistam o filme e se concordarem da sua importância, por favor divulguem.

    Grato,

    Andre’

    pseudonimo AndreBR (por precaução, afinal a web não é mais livre …)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *