Avó de Michelle deixa a UTI, mas ainda respira com máscara de oxigênio

Avó de Michelle Bolsonaro volta a usar máscara nebulizante

Muito fraquinha, avó de Michelle se alimenta por sonda

Caio Barbieri
Metrópoles

Internada há mais de um mês, a avó materna da primeira-dama do país, Michelle Bolsonaro, que está com Covid-19, deixou a unidade de terapia intensiva do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) na manhã desta sexta-feira (7/8). Com um quadro clínico considerado estável, Maria Aparecida Firmo Ferreira, de 80 anos, segue em observação na unidade pública de saúde do Distrito Federal.

Por ainda estar com dificuldades respiratórias – ela chegou a ter 78% da capacidade pulmonar comprometida – a idosa faz uso de máscara de oxigênio como forma de dar mais conforto durante o tratamento contra a Covid 2. Por meio do procedimento, ela também recebe medicamentos vaporizados e umidificados, com o objetivo de enriquecer o gás inspirado.

ESTÁ CONSCIENTE – Conforme apurou a coluna, Maria Aparecida está consciente, compreende o que lhe está sendo dito, mas ainda registra dificuldades ao emitir sons. Mesmo na enfermaria, a idosa mantém a dieta enteral equilibrada, realizada por meio de sonda.

De acordo com a equipe médica, ela se mantém em regular estado geral e está hemodinamicamente estável, ou seja: está com as funções corporais preservadas, incluindo pressão arterial e frequência cardíaca controladas.

Recentemente, quando ainda estava na terapia intensiva, Maria Aparecida chegou a sair do intubamento, mas teve de retomar o procedimento após apresentar leve piora no quadro geral.

DESMAIOU NA RUA – Maria Aparecida Firmo foi transferida para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) em 1º de julho, quando passou a ser atendida nos boxes de emergência. Ela seguiu para internação primeiramente no Hospital Regional de Ceilândia (HRC), sentindo falta de ar, após passar mal, cair e desmaiar em uma das ruas do Sol Nascente, a maior favela de Brasília, onde mora.

A idosa foi levada à unidade hospitalar por um vizinho que a encontrou desacordada na porta de uma farmácia.

Sua neta Michelle Bolsonaro também contraiu a doença, mas seu caso não tem gravidade.

One thought on “Avó de Michelle deixa a UTI, mas ainda respira com máscara de oxigênio

  1. Esse desprezo a que foi submetida, exigiu de dona Aparecida o uso de máscara, mas também serviu para arrancar a máscara de beata fingida de sua neta e primeira-dama!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *