Barroso é o relator do habeas corpus de Béja em favor dos médicos cubanos

Resultado de imagem para barroso

Barroso foi sorteado para ser o relator do habeas dos cubanos

Deu em O Globo

O ministro Luís Roberto Barroso foi sorteado relator do Habeas-Corpus Preventivo que o advogado Jorge de Oliveira Beja entrou nesta segunda-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) com um pedido de habeas corpus preventivo para garantir aos profissionais cubanos que trabalham no Programa Mais Médicos o direito de solicitarem asilo, visto permanente ou mesmo a naturalização ao governo para permanecer no Brasil.  

Como se sabe, o governo de Cuba suspendeu a participação no programa e anunciou a volta dos médicos até 31 de dezembro após críticas do presidente eleito, Jair Bolsonaro.

LIMINAR – O Mais Médicos possui 16.721 profissionais, dos quais 8.612 são cubanos – 51% do total. Na semana passada, os primeiros profissionais já começaram a voltar para Cuba.

O HC recebeu no Supremo o nº 165.217. Se o ministro relator Barroso der a liminar, a contratação de 8 mil médicos que o ministro da Saúde anunciou na tarde desta segunda-feira fica sob risco de acontecer apenas parcilamente. O vice-presidente eleito, general Hamilton Mourão, acredita que metade dos cubanos ficam. Ainda mais, se a liminar for acolhida por Barroso.

10 thoughts on “Barroso é o relator do habeas corpus de Béja em favor dos médicos cubanos

  1. Caro Jornalista,

    -Fico pensando com os meus botões: No Brasil tem muita gente sem dinheiro que está precisando de um médico – mas também tem muita gente precisando de advogado e que o seu processo ande na Justiça.
    -Por isso, eu fico pensando o que a OAB e a AMAGIS achariam se o Brasil importasse 8.612 advogados estrangeiros, que “conhecessem bem as leis brasileiras”… e oito mil magistrados na mesma situação – para desenrolar os processos que se acham atravancados em todas as instâncias, mas mais notadamente no Supremo Tribunal Federal…

    -E, assim como os médicos cubanos, sem a obrigação de fazerem qualquer avaliação ou o exame da OAB para provar que realmente sabem o que alegam saber.

    Quanto ao habeas corpus, um grande ato humanitário.

    • Do jeito em que se encontra o Brasil, absurdamente encrencado e doente. Cada família precisa ter pelo menos um advogado, um jornalista e um médico. Quantas faculdades de medicina existem no Brasil, e de Direito ? Começa por aí a problemática. Qual é o preço dos cursos. Por que um curso de medicina no Paraguai custa R$700,00/mês e no Brasil R$ 7000 ? Será que o Paraguai é comunista e não sabemos ? É lógico que tem jabaculê nessa praia. Me parece uma vergonha para o Brasil ter que importar médicos cubanos, uma brutal demonstração de incapacidade de lidar até mesmo com as coisas básicas. Quanto custa um guri numa “FEBEM” ? Quem sabe com a Democracia Direta e Meritocracia, a gente consegue colocar essa bagaça em ordem, porque com essa porcarias com as quais o Brasil até hoje só perdeu tempo, dinheiro e recursos humanos eu não vejo Solução. O embrião dessa convênio de médicos cubanos é a cidade de Angatuba, SP, onde não deu certo isso. Vi a experiência com os próprio olhos, inclusive com o meu próprio irmão sendo hostilizado por um pseudo médico cubano que só não levou um cacete porque conseguimos tirar o mano do local.

  2. A pergunta é muito simples, quem é que vai caçar cada medico e coloca-lo para fora do pais, a PF, ela tem mais o que fazer, não precisava de nada disso, mesmo por que, quem rompe o contrato rompe todas as clausulas, sendo assim findou-se o termo que obrigava o Brasil a deporta-los.

  3. Vivemos uma época de versões, cada lado tem a sua. Existe uma que chama a atenção, é a de que a retirada a toque de caixa dos médicos cubanos foi para evitar que fossem investigados em suas qualificações e que havia na verdade agentes de espionagem do governo cubano no meio deles.

    • Lá vem o outro, enxergador de fantasmas em plena luz do meio dia. Tá mais fácil os caras serem agentes da CIA que tem aos montes no Brasil, até dentro dos governos, mandando nestes. Uma vergonha.

  4. O HC tem muito mais de sentimento ideológico do que de humanismo. Não fora assim esse HC já há mais de quatro anos deveria ser proposto. O Capitão tem recebido muitos sinais pedindo para ajudá-lo a consertar o Brasil. Neste caso é bom lembrar que o capitão, mau militar como disse o general Geisel entrou com um projeto de lei proibindo que família dos médicos cubanos para aqui viessem. Como é um símbolo de gentileza, dissera uma vez: os médicos cubanos são açogueiros. Eu aqui falei que médicos brasileiros não querem ir para aquelas lonjuras. Foi um deus nos acuda. Avançaram sobre mim como um exame de abelhas africanas. Se eu estivesse em uma praça que pudessem me ver, teriam me linchado. Hoje está ai o capitão e seus admiradores a quererem desmoralizar um pais que vive ao lado do maior império da terra e que nunca lhes puderam colocar de joelhos. Sei que haverá gritaria. Mas essa é a verdade. E a verdade doi.

  5. É bom viver, vivendo aprendemos bastante sobre a alma humana. Está claro como um sol do meio dia o viés ideológico como escrevi. O Resto é o resto.

  6. Albino Forjaz de Sampaio escritor que passou cem anos proibido em Portugal e no Brasil considerado como um escritor maldito. Em um de seus escritos diz:

    É preferível ver um cano de esgoto em toda sua porcaria a uma alma em toda sua intimidade. Há almas cuja treva é maior que a noite, consciências cuja lama é maior que a de todos os pântanos da terra. Viva Albino Forjaz de Sampaio.
    .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *