Base aliada vê desfecho próximo e já se prepara para sobreviver ao pós-Temer

Resultado de imagem para temer gravado charges

Charge do Thiago (Jornal do Commercio)

Júnia Gama, Catarina Alencastro e Leticia Fernandes
O Globo

A base aliada do presidente Michel Temer já pensa no dia seguinte à possível vacância da Presidência da República e inicia negociações e estratégias para a sucessão via eleições indiretas. Para pessoas próximos a Temer, ganhou força a visão de que o processo de cassação da chapa presidencial no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) é a saída honrosa de que o peemedebista precisa para deixar o cargo. O julgamento está previsto para começar no dia 6 de junho e é, nos bastidores, a principal aposta de integrantes da base, principalmente do PSDB, que consideram a permanência de Temer insustentável.

Parlamentares com trânsito no Palácio do Planalto têm avaliado que Temer resiste em renunciar apenas para que o ato não pareça uma admissão de culpa. Ele, no entanto, não pretenderia se manter no cargo a qualquer custo.

MELHOR SAÍDA — “O presidente não tem apego ao cargo, ele se preocupa com o nome dele. O que ele não quer é sair por debaixo do tapete. Por isso, a melhor saída é o TSE. Se o tribunal decidir pela cassação, é uma saída honrosa” — afirmou um deputado da base.

Há uma avaliação de que Temer, mesmo enfraquecido, terá forte influência sobre sua sucessão. Parlamentares lembram que ele ainda tem diálogo com uma ampla base no Congresso, principalmente no PMDB, e que seu apoio pode ser fundamental na escolha do próximo presidente. Partidos como PSDB e DEM têm resistido em abandonar o governo, em parte, na expectativa de receberem ajuda de Temer para emplacar um candidato no caso de eleições indiretas.

“Não vamos trocar de barco, vamos trocar o timoneiro. Se o TSE cassar a chapa, é preciso manter a mesma coalizão. O PMDB vai continuar existindo e o Temer vai continuar sendo uma liderança importante, com muita influência sobre o Congresso. Em parte, o PSDB não desembarcou ainda do governo contando com esse eventual apoio” — afirma um integrante da cúpula tucana.

TASSO É OPÇÃO – No PSDB, o nome do presidente interino, Tasso Jereissati (CE), vem sendo defendido como alternativa que melhor se encaixa no momento atual. Além de não estar na mira das investigações da Lava-Jato, Tasso tem longa experiência de mandatos como governador e senador.

Já no DEM, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), vem ganhando força. Aliados lembram que, há menos de quatro meses, ele conquistou a maioria na Casa para se eleger presidente pela segunda vez. E destacam que Maia tem uma vantagem sobre os demais possíveis candidatos: ele conhece cada um dos 513 eleitores pelo nome.

Maia vem adotando postura de proximidade e solidariedade a Temer, também na estratégia de contar com o apoio do presidente caso haja uma sucessão. O presidente da Câmara tem defendido Temer e, na noite de segunda-feira, promoveu jantar no qual o presidente acabou comparecendo, criando até “um certo constrangimento”, segundo os presentes.

FRAGILIDADE – Apesar da tentativa de Temer de difundir o principal argumento de sua defesa — o de que a gravação de Joesley Batista teria sido adulterada —, um líder que foi ao jantar de Maia avaliou, de forma reservada, que a situação do presidente é muito frágil e que ele só tem se apegado à questão técnica das acusações, sem se aprofundar em rebater as denúncias em si. Na gravação e nos depoimentos, Joesley diz que Temer avalizou a compra do silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha e consentiu quando o interlocutor disse a ele que estaria cooptando juízes e promotores.

“A gente sente que é só uma questão de tempo para ele sair. A sensação é que ele sabe que não fica, mas que ainda não sabe como construir uma saída. Ele se agarra à tecnicalidade” — diz o líder aliado.

MAIA “CHOROU” – Depois de chorar ao jurar lealdade a Temer no domingo, Maia discursou no evento na segunda, afirmando que é preciso tocar a pauta de votações. Para ele, as investigações cabem ao Ministério Público e ao Supremo Tribunal Federal. Ao Legislativo, cabe legislar.

Caso o TSE casse o mandato do presidente, o que é visto como uma possibilidade real em conversas no Palácio do Planalto, já começaram a chegar a interlocutores de Temer as conversas sobre a sucessão. Apesar disso, assessores ligados a ele dizem que o presidente “corta” qualquer conversa desse tipo. No governo, há quem especule que os “candidatos” com maior aceitação no Congresso são o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e o próprio Rodrigo Maia. Eles descartam em avaliações nomes como o do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o de Nelson Jobim.

— Eles estão fora da política há anos, não têm chance. FHC deve conhecer 30% dos deputados hoje com mandato. A política mudou e eles ficaram para trás — disse um interlocutor do governo.

###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
A grande dúvida é se Rodrigo Maia chorou de tristeza ou de alegria, porque está confiante em que vencerá a eleição indireta para substituir Temer. Como se sabe, os brutos também amam e os crocodilos choram toda vez que abrem a bocarra para engolir a presa. (C.N.)

21 thoughts on “Base aliada vê desfecho próximo e já se prepara para sobreviver ao pós-Temer

  1. Um Tasso pro Temer, ou melhor, um vaso, ou melhor, um boi, mas não esse boi da ilustração do texto, boi o boi buraco no chão de uma cela, boi latrina de carceragem.

    Discutíamos o fim da corrupção endêmica no Brasil. Estávamos avaliando o desdém do Lula para com a justiça, no depoimento ao moro…

    Pinga essa sujeira, o Aécio Neves mandando a merda as dez medidas para conter a corrupção, e o presidente corrompendo e fazendo-se corromper, com provas, já passa da hora de uma reversão das coisas.
    Uma intervenção certeira, o foco do desastre e facilmente detectável…
    E só pegar o Tasso, Aécio, Temer, Lula, e a cambada, e colocar todos tendo que ficar de cócoras, no boi….

      • César, faltei com a decência e honestidade necessárias ao escrever sobre o Senador Tasso…
        Portanto corrijo aqui:

        Tasso Jereissati,um senador CORRUPTO, Vigarista, LADRAO, Explorador, Alma penada sendo aguardada na COVA COLETIVA das vítimas do SÍTIO CALDEIRÃO!

        Viciado em “fumar um bec”, FUMOU O BEC – Banco do Ceará

        GENTALHA oriundo de um estado brasileiro tao famigerado que as pessoas que sabem escrever por la so podem mesmo apoia-lo, tudo comunado na riqueza expressiva de mais um corone de merda que sobrevive assaltando o Brasil…

        Ontem mesmo estava lá o preá, tasso gereissati, dirigindo a mesa, no Senado, quando tudo aquilo virou um quadro boschiano elucidando a tragedia que estamos vivendo com o Brasil na mão de uns merdas como ol tasso gereissati.

        • A regra aqui na TI, ficou estabelecida quer quem ofendesse seria banido do blog.
          Fiz um comentário dentro das regras.Não ofendi.
          Fiquei estarrecido com seu modo de responder( seu linguajar].O Sr. ofendeu não só a mim e o senador Tasso, mas todo um povo do Ceará.
          Meu amigo Newton, a quem estimo e prezo, vai ficar por isso?

          • Semanas atrás fui indelicado com o meu amigo e irmão nordestino, César – Fortaleza, com relação a um artigo de sua autoria, onde assinara o seu nome completo, César Cavalcanti.

            Eu desconhecia esse sobrenome e avancei o sinal nas críticas sobre o conteúdo do tema postado.

            Pedi perdão, humildemente, e, César, do alto da sua elegância e educação aceitou o meu pedido de desculpas.

            Dito isso, César e AndréBr são dois comentaristas importantes à TI.

            NÃO VALE a pena se digladiarem por parlamentares!!!

            AndréBR não ofendeu ao César diretamente – peço que compreenda a colocação feita, César -, mas exteriorizou o que pensa sobre o senador que, se não está envolvido AINDA na Lava-Jato ou qualquer outro meio corrupto, não quer dizer que a sua atuação no senado seja modelo de correção e honestidade, longe disso.

            A começar que seus amigos e colegas estão envolvidos até o pescoço em roubos contra o erário e povo.

            Ora, quem vive muito bem em ambientes venais como este, sem renunciar à função porque mancha a sua reputação indiscutivelmente, a razão só poder uma só:
            TAMBÉM se aproveita da situação!!!

            Como, se não “rouba” como os outros?!

            Explico:
            Salários milionários, indenizações imorais e ilegais, que aumentam seus ganhos dobrando seus vencimentos, gabinete com inúmeros assessores, onde cada um deles percebe mais de R$ 20.000,00, indicações políticas para cargos sem concurso público, CONHECEDOR das tramoias de seus pares, e mantém-se em silêncio, quieto, portanto conivente com a corrupção, enfim, Tasso não é este inocente
            idealizado pelo César, independente de estar ou não sendo acusado de receber propinas, comissões ou seja lá o que for!

            O AMBIENTE FAZ O PARLAMENTAR, e se está tomado pela podridão, então o senador cheira mal, fede, por mais perfuma que use!!!

            O meu amigo e irmão nordestino, César Fortaleza, precisa aceitar que NÃO EXISTEM pessoas decentes no parlamento, não existem deputados e senadores que votem favoravelmente ao povo, pois declaradamente são nossos inimigos!!!

            E, provo fácil esta minha afirmação:
            Se Tasso pensasse no povo, o senador estaria empunhando a bandeira favoravelmente a correção da tabela do Imposto de Renda, por uma carga tributária menor, por alícotas mais sensatas quanto aos impostos adicionados sobre remédios, material escolar, livros didáticos …
            Nada!
            Tasso apenas se preocupa , assim como seus pares, somente com a política, e recebendo milhões de reais para … nada!!!

            Tomar partido por um … nada e, em consequência, dois colegas deixarem de se dar bem por causa de um senador, convenhamos, César e André, é valorizar em demasia quem não merece e desvalorizar uma relação amistosa, por favor!

            Peço compreensão aos meus dois amigos.

            Abraços a ambos.
            Saúde e paz para todos nós.

          • Nao respondi nem ofendi, mencionei minha opiniao desse ladrão travestido de senador da Republica que é igualmente tanto dele quanto minha…

            Acho que foi o senhor que escreveu para me discriminar, intimando que eu mudasse meu modo de escrever…
            Onde encontrou ofensa pessoal a si, no que escrevi?
            Não faco ideia se és cearence, turco, paulista, japones, etc…
            Escrevi sobre um bilionario do Ceara, terra de extrema pobreza….
            Escrevi sobre o Tasso; sua intervenção sobre meu raciocínio fez com que eu elucidasse melhor o que penso da figura crassa desse politico nefasto…

  2. Deixa ver se entendo:

    1. Nao querem “Indiretas” pois o congresso vai eleger um presidente corrupto

    2. Nao querem “Diretas” pois o povão vai eleger Lula presidente

    A saída que deve surgir e que será aceita por quase 90% do povo brasileiro será:

    Um presidente eleito pelo congresso com a única função de aprovar as Diretas Já.

  3. Carlos, deixo na Poesia do genial e saudoso João Nogueira uma mensagem para o Brasil se purificar nesses tempos áridos de homens e idéias ! Que as Forças da Natureza livrem o Brasil dessa escuridão moral e ética e com as Forças de Deus nos libertaremos desse caos humano que destrói sonhos do humanos brasileiros !!!!!

    FORÇAS DA NATUREZA
    JOÃO NOGUEIRA.

    Quando o sol
    Se derramar em toda a sua essência
    Desafiando o poder da ciência
    Pra combater o mal
    E o mar
    Com suas águas bravias
    Levar consigo o pó dos nossos dias
    Vai ser um bom sinal
    Os palácios vão desabar
    Sob a força de um temporal
    E os ventos vão sufocar
    O barulho infernal
    Os homens vão se rebelar
    Dessa farsa descomunal
    Vai voltar tudo ao seu lugar
    Afinal
    Vai resplandecer
    Uma chuva de prata do céu vai descer, lá, lá, iá
    O esplendor da mata vai renascer
    E o ar de novo vai ser natural
    Vai florir
    Cada grande cidade o mato vai cobrir, ô, ô
    Das ruínas um novo povo vai surgir
    E vai cantar afinal
    As pragas e as ervas daninhas
    As armas e os homens de mal
    Vão desaparecer nas cinzas de um carnaval !

  4. A turma da “agora oposição”, quer diretas já.
    A brava rapaziada da “nova situação”, não quer.
    Cada grupo defendendo seus interesses, o Brasil é que menos importa.
    Que tal termos por cá, uma monarquia parlamentarista? O rei seria o chefe de estado vitalício, o primeiro ministro chefiaria um governo mais ou menos como este que temos, só que sem estas crises institucionais.
    Derrubar primeiro ministro é muito fácil, qualquer voto de desconfiança do parlamento que seria unicameral, resolveria a questão.
    O pais não pode viver em função só da política e dos políticos, temos muito mais coisas importantes a tratar.
    Brasilia é a ilha da fantasia, só que fora de seus domínios existe um Brasil real com mais de 200 milhões de sere humanos, que não podem esperar pelas lenga-lenga dos políticos.
    Vão agora ficar esperando que o Temer renuncie ou seja cassado pelo TSE, para depois escolher a forma como sera eleito o próximo presidente.
    E o pais de braços cruzados esperando.

  5. Caro Francisco Bendl,

    Não posso desculpar esse “cidadão”,porque ele menosprezou, desqualificou, jogou no lixo todo povo da minha terra.Está muito claro no texto dele.

    Que ele fique do lado lá, que eu fico do lá de cá do povo famigerado.

    Grande abraço.

    • Ceará, Terra da Luz

      “onde canta a jandaia nos galhos da carnaúba” – José de Alencar.

      Terra dos Tabajaras, Potyguaras, Tapebas, Kariris, Inhamums, Jucás, Kanindés, Tremembés, Karatius, entre outros..- Wikipedia, o Siará Grande.

      Após a Revolução de 1930, o Ceará passou a ser governado por interventores do Governo Federal.

      Organizações políticas que dominaram o cenário estadual:

      Legião Cearense do Trabalho, com alegada influência fascista.

      Liga Eleitoral Católica, fortemente religiosa, representante da elite tradicional e de grande apelo popular.

      Oriundo dessa organização surge um dos maiores grupos econômicos do Ceará, hoje o Grupo Jereissati, presidido por um empresário radicado em São Paulo, desde 1965….

      O atual Senador Tasso Jereissati foi governador do Ceará por três vezes e liderou o chamado “Governo das Mudanças”.

      A chamada “Era Tasso” não alterou a estrutura socioeconômica problemática do Ceará, em especial a concentração de renda,que piorou entre 1991 e 2000, a má distribuição fundiária e a enorme disparidade regional, sobretudo entre a capital e o interior.
      Em 1999, segundo o Banco Mundial, metade dos cearenses viviam abaixo da linha de pobreza
      O estado é governado por três poderes, etc e tal…

      Coroné, outro coroné e filho de coroné…

      Mas quem manda mesmo no Ceara e a Seca, sim senhor…

      Para sobreviver ao flagelo da Seca, e preciso se submeter aos sinhô coroné, ou segue no seco, mandacaru, mandacaru….

      “E que o padinho abençoe! lá das terra di sumpaulo!”

  6. Boa noite , leitores (as).

    Ilustres, repórteres (jornalistas Júnia Gama, Catarina Alencastro e Leticia Fernandes)
    O Globo.
    Não existe HONRA no crime , não importa qual ele seja ,principalmente no crime de LESA-PATRIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *