BBC pergunta a petistas históricos se o ainda PT tem futuro

Deu no iG

Em meio ao momento político delicado, a BBC Brasil ouviu pessoas historicamente ligadas ao PT. Entre os entrevistados, predomina a certeza de que a legenda precisa recompor ligações mais estreitas com os movimentos sociais para se fortalecer até as disputas presidenciais de 2018, quando o ex-presidente Lula poderá ser novamente candidato.

“Se o ajuste fiscal de Dilma penalizar apenas os mais pobres, o PT dificilmente deixará de sofrer significativa derrota nas eleições municipais de 2016”, afirma Frei Betto, que nunca foi filiado ao PT, mas participou da construção do partido e coordenou o programa ‘Fome Zero’. “O caminho para superar a crise é o PT assegurar a governabilidade por seus vínculos com os movimentos sociais, ainda que isso desagrade o mercado e divida sua base aliada no Congresso. Fora dos movimentos sociais o PT não tem futuro”, acrescenta.

Lideranças do partido como Lula, Tarso Genro e Marco Aurélio Garcia discutem a possibilidade de lançar a candidatura à Presidência em 2018 não em nome do partido, mas de uma frente ampla inspirada no modelo uruguaio, que reunisse sindicatos, associações, outras siglas, ONGs e movimentos sociais. Não está claro ainda como isso poderia ser viabilizado, já que pelas regras atuais o candidato tem que ser registrado por uma legenda.

UM PASSO ATRÁS

Para o autor do livro “A história do PT”, o professor da USP Lincoln Secco, essa estratégia “seria um passo atrás, uma resposta desesperada à crise”.

“O PT se afirmou historicamente como um partido hegemônico no campo da esquerda. Se ele propuser essa frente ampla, vai assumir que não é mais esse partido e precisa se esconder. Ele entraria numa linha meio defensiva”, analisa, dizendo que a maioria das lideranças de centrais sindicais e movimentos sociais continua fiel ao PT. No entanto, precisam manter uma distância segura do governo neste momento para não perderem apoio de suas bases.

“O governo está promovendo um ajuste fiscal contrário aos trabalhadores, passa por uma crise de legitimidade. Ninguém ganha muito ao ficar do seu lado”, diz Secco, ressalvando que isso pode mudar caso a economia volte a crescer.

CORRUPÇÃO

Outro enorme desafio é enfrentar as denúncias de corrupção na Petrobras.Fundador do PT, o economista octogenário Paul Singer defende o partido, dizendo que a Lava Jato foi promovida pelo governo federal e a Polícia Federal está subordinada ao Ministério da Justiça. Segundo ele, o PT “não é leniente com a corrupção” e afastará quem for culpado, assim como já foi feito com o ex-deputado André Vargas.

“Está mais do que sabido que esse processo de corrupção ocorre em obras públicas em geral e, na Petrobras, antes do governo do PT. Por que não foi feito antes a investigação?”, questiona ele, atualmente secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego.

Secco, por sua vez, é a favor de uma “limpeza profunda” no partido. Para ele, o PT já deveria ter afastado também seu tesoureiro, João Vaccari Neto, que, após ser preso preventivamente, apenas se licenciou do cargo. “No caso do mensalão, o PT ficou num discurso ambíguo, ora dizia que era um julgamento político, ora abandonava seus dirigentes. Mas agora nenhuma estratégia mais vai funcionar, porque por mais que o PT diga que todos os partidos façam (corrupção), e até acho que seja verdade, mas o PT está há 13 anos no poder e não fez nada para mudar isso”, diz Secco.

DOAÇÕES ILEGAIS

O PT defende uma reforma política que proíba doações de empresas, mas a proposta enfrenta resistência de outros partidos. Singer acredita que a decisão pode beneficiar o PT. “Penso que isso vai ser usado nas eleições como argumento contra os adversários”, disse.

“Se o PT renunciar inteiramente aos recursos empresariais e o Supremo ou o Congresso não decidirem pela proibição, isso terá um impacto negativo enorme em sua campanha, pois será uma concorrência desigual com o PSDB, mas vai lhe devolver grande força simbólica”, concorda Secco.

DEPENDÊNCIA DE LULA

“O PT é muito dependente da figura carismática de Lula, e não renovou suas lideranças nos últimos anos”, afirma Frei Betto, destacando ainda a perda de quadros proeminentes acusados de corrupção, como José Dirceu e José Genoíno, condenados no Mensalão.

“Ao promover a inclusão econômica do povo brasileiro nos últimos 12 anos, o PT não promoveu inclusão política. A nação foi despolitizada, perdeu o horizonte histórico de mudanças sociais. Hoje, o PT tem milhares de filiados e eleitores, mas não tem militantes”, acrescenta ele.

PT CONSERVADOR?

Nem todos que fundaram o PT, porém, consideram que o partido ainda segue seus princípios originais. E o próprio papel do ex-presidente não é unanimidade entre as figuras históricas do partido. Um de seus fundadores, o sociólogo Francisco de Oliveira, considera que “Lula matou o PT”.

Oliveira deixou o partido em 2003, logo após Lula vencer sua primeira eleição presidencial, por acreditar que o partido “se aburguesou”. Ele lembra que, em 1980, quando o PT foi fundado, tinha ideais reformistas e era crítico ao capitalismo.

“Lula é um conservador, não um revolucionário. Aliás, nunca foi. Mas o partido sim, era maior do que ele. O Lula virou maior do que o partido. As declarações de líderes partidários (hoje) são patéticas, porque se o Lula disser em outra direção, acabou”, critica o sociólogo.

“Então, se ele voltar em 2018, é, como se dizia antigamente, a pá de cal”, diz.

8 thoughts on “BBC pergunta a petistas históricos se o ainda PT tem futuro

  1. Quanta bogagem junta , a PF nao precisa de autorizacao de ninguem para agir , esse e o seu papel CONSTITUCIONAL.Se alguem der uma ordem contra a apuracao de um crime e criminoso. Alem disso ordem ilegal nao se cumpre
    Singer , faz um revalida ou um Pronatec.

  2. O ponto principal não observado, é que o PT, não é um partido que se consiga enquadrar nos clichês “de esquerda”, “de direita”, “socialista”, “comunista”, etc. O PT, se quisermos resumir em um rótulo apenas, poderíamos chamá-lo de “Maragato”.
    O PT de hoje, seguem o ideário criado por Getúlio Dorneles Vargas, quando criou o PTB.
    Getúlio era formado em direito, estancieiro bem sucedido, era bem relacionado à Hitler, e depois declarou-lhe guerra. Teve durante seus mandatos presidenciais, muitas iniciativas que intrigavam as elites, afinal ele era elite, e não se portava como tal.
    O mesmo espanto, e a mesma incógnita paira sobre o PT. Quantos petistas acharam que Lula iria “chutar o balde”? Ser anti capitalista? ser anti latifundiário? Não entenderam até hoje que o Brasil precisa de todos, desde que remem juntos e para o mesmo destino. Precisamos de união.
    Dilma, presa e torturada no passado, nunca demostrou nenhum ato de revanche. O país precisa de governantes Maragatos, que se dediquem aos brasileiros. A união é que faz a força.
    Sempre haverá aqueles que embarcaram num partido, para se darem bem, para se perpetuarem no poder e suas regalias. São estes que, sem a menor cerimônia “cospem no prato que comeram”. Saem do PT, e em seguida filiam-se ao partido que melhores condições (pessoais) lhe ofereçam.

    • ESSES PETRALHAS NÃO CHEGAM AOS PÉS DE GETÚLIO VARGAS! SUPER PRAGMÁTICO ENTROU NA GUERRA CEDENDO ÀS PRESSÕES DOS ESTADUNIDENSES, MAS CONSEGUIU MONTAR NO PAÍS, COM CAPITAL E TECNOLOGIA DOS AMERICANOS, UMA INDÚSTRIA SIDERÚRGICA, A MÃO DE TODAS AS INDÚSTRIAS COMO SE DIZIA NA ÉPOCA.

      PENA QUE FOI SUCEDIDO POR UM GENERAL. O DUTRA, QUE APESAR DE INTEGRO(NA ÉPOCA POLITICA NÃO ERA LUGAR PARA MARGINAIS DESQUALIFICADOS COMO LULLA E DILLMA) , MAS SÓ NÃO ERA MAIS BURRO QUE A ATUAL ANTA PRESIDANTA(ALIÁS ESSA É HORS CONCOURS)

      ASSIM EM POUCO MAIS DE 5 ANOS O PAÍS SAIU DE CREDOR DO MUNDO PÓS GUERRA A ENDIVIDADO NOVAMENTE. E GETÚLIO NA VOLTA TEVE QUE GASTAR PRATICAMENTE TODAS AS ENERGIAS PARA CRIAR A PETROBRÁS, NÃO CONSEGUIU PROMOVER UMA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA QUE DEPOIS DA SIDERURGICA TERIA SIDO A MAIS ESTRATÉGICA PRA O PAÍS(IGUAL AO QUE COREANOS, CHINESES E ATÉ INDIANOS ESTÃO CONSEGUINDO FAZER HOJE)

      GETÚLIO SIM TINHA UMA VISÃO MUITO A FRENTE DE SEU TEMPO E MESMO JUSCELINO QUE TAMBÉM TEVE MUITOS MÉRITOS, MAS FRACASSOU TOTALMENTE NA ESTRATÉGIA INDUSTRIAL QUANDO OPTOU POR ESCANCARAR O NOSSO MERCADO AOS INTERESSES DA INDÚSTRIA AUTOMOBILISTICA ESTRANGEIRA, PRINCIPALMENTE A ALEMÃ E AMERICANA!

      HOJE AINDA PAGAMOS PELOS ERROS DO PASSADO E ME DÁ TRISTEZA DE SENTIR QUE CONTINUAREMOS PAGANDO ANOS A FIO PELOS ERROS DESSES DESASTROSOS TEMPOS PETRALHAS!

  3. Uma mentira que não quer calar é a de que o PT promoveu inclusão social. O que promoveu inclusão social foi o Plano Real. O que aconteceu na época de Lula, que não criou nada em seu governo, foi uma bolha de consumo devido ao crescimento chinês de mais de 10% e com isso o Brasil conseguiu crescer 4% com suas comodities com o agronegócio e a mineração que estavam em alta e os manufaturados que importamos fabricados na China que estavam a preço de banana.
    A quadrilha teria condições boas para realmente criar alguma coisa nova para o país, mas preferiu se locupletar com o dinheiro público, inclusive transferindo recursos do povo brasileiro para Cuba e ditaduras africanas, Bolívia,Paraguai e Equador.

  4. Além de bandidos, corruptos e criminosos são burros. Ninguém quer limpar o partido da corrupção. Sacralizaram a roubalheira dos cofres públicos.

    O PT tornou-se uma organização criminosa, não é mais um partido político.

    Se não acabar nas urnas acabará na cadeia.

    Sou fundador do PT, mas hoje dedico a colocar meus ex-correligionários e ex-amigos na cadeia na cidade de Nova Lima, MG, onde fui seu primeiro candidato a prefeito em 1982.

    Nunca darei tratamento de político a bandidos e nem de ideologia, à corrupção.

    vejam o meu trabalho, que já possibilitou a denúncia por crime de mas de 60 petralhas: http://observatorionovalima.blogspot.com.br/

  5. EU QUERO MAIS É QUE O PT SE EXPLODA! EU E MILHÕES DE BRASILEIROS ANTI PETISTAS QUE EM 2018 SE DEUS QUISER SEREMOS MUITO MAIS DO QUE 54 MILHÕES DE JUMENTOS QUE REELEGERAM ESSA CORJA DE MARGINAIS QUE ESTÁ DESGRAÇANDO COM O PAÍS!

    E MELHOR AINDA SE FOR PARA DERROTAR O NOTÓRIO MULLA 9 DEDOS!

    SERÁ A FORÇA DO ÓDIO, A REAÇÃO DA AÇÃO DE PETRALHAS ESTÚPIDOS COMO AQUELA DESQUALIFICADA MARILENA CHAUÍ QUE AO LADO DE LULLA DECLAROU BEM ALTO QUE ODIAVA A CLASSE MÉDIA E TAMBÉM AOS DISCURSOS RECENTES DO FASCÍNORA 9 DEDOS QUE PREGA ÓDIO CONTRA AS ELITES BRANCAS! MUITO DIFERENTE DOS TEMPSO DO LULINHA PAZ E AMOR!

    ESSA GENTE AINDA VERÁ E SENTIRÁ O QUE É A VERDADEIRA FORÇA DO ÓDIO! PAGARÃO MUITO CARO POR TODOS ESSES DESMANDOS QUE PROMOVERAM EM SEUS ANOS DE DESGOVERNO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *