Bem ou mal, a Tribuna da Internet persegue o sonho do jornalismo independente

Charge do Duke (jornal O Tempo)

Carlos Newton

Nos momentos de crise política, a Tribuna da Internet sempre ganha novos leitores. É certo que o número de pessoas interessadas em política está aumentando, porque não há outra forma de organização da sociedade. O mais importante, por óbvio, é preservar a democracia e ir aprimorando seus controles, para que o país possa garantir uma melhor qualidade de vida aos cidadãos. A função dos jornalistas é atuar como críticos da sociedade, para que a democracia esteja sob ininterrupto aperfeiçoamento. Por isso, o exercício do jornalismo precisa ser independente, não pode se atrelar a ideologias, dogmas e conceitos partidários.

É claro que a independência absoluta é uma utopia, mas ainda não é proibido ser utópico, vamos continuar plantando essa semente.

Filha do cientista Álvaro Alvim, mártir da Medicina brasileira, que perdeu os dois braços de tanto aplicar raios-X sem proteção, nossa amiga Laura Alvim nos ensinou o provérbio francês de que “o forjar é que faz o ferreiro”.

Por isso, é preciso insistir sempre, como a própria Laura Alvim fez, lutando décadas até construir e doar para a cidade um belíssimo centro cultural, à beira da praia de Ipanema, vejam só que sofisticação.

MUITOS LEITORES

O número de leitores da TI é significativo e segue aumentamos. Temos muito mais acessos diários do que um jornal importante como o Valor Econômico. Mas o que nos orgulha mesmo é a qualidade dos artigos e comentários. E agora temos de volta dois participantes de destaque – Ofelia Alvarenga e José Antonio (não entendo por que ele não assina o sobrenome). São comentaristas muito intelectualizados e que fazem intervenções de raro brilho.

Esta semana, foi lembrado também comentarista Paulo Solon, que participava desde os tempos da Tribuna da Imprensa e continua fazendo falta por aqui, com sua enorme cultura e sua experiência de vida em diversos países estrangeiros. Assim como muitos outros fazem falta, como Martim Berto Fuchs, Mauro Júlio Vieira e tantos mais, especialmente Francisco Bendl, que está com problemas de saúde mas logo voltará a escrever, temos certeza.

AGRADECENDO A TODOS

Como sempre, vamos agradecer as colaborações que nos ajudam a manter este espaço independente. Aproveitamos para explicar que continuamos sem ter patrocínios permanentes, mas no mês passado voltamos a ter anúncios do Google, que são remunerados em função da procura de interessados nos produtos oferecidos. Ainda não há retorno do Google, estamos aguardando. Assim que mandarem os resultados, iremos informar aqui, de acordo com a política de transparência que mantemos.

Nosso interesse é viabilizar financeiramente o blog, para dividir a edição com dois grandes jornalistas (Elifas Levy e Marcelo Copelli), de modo a possibilitar que a Tribuna da Internet se livre da mesmice editorial em que se encontra.

BALANÇO DE ABRIL

Agradecemos a todos pelo apoio, informamos que em abril houve as seguintes contribuições na Caixa Econômica:

DATA   REGISTRO    OPERAÇÃO         VALOR

04        002915         DEP DINH AG        100,00
05        800017         DOC ELET               31,00
07        070834         DEP DINH LOT        45,00
08        081029         DEP DINH LOT        20,00
08        400018         DOC ELT               100,00
11        002915         DEP DINH AG        100,00

13        131225         DEP DINH LOT         27,74
18        002915         DEP DINH AG         100,00
19        191346         DEP DINH LOT          75,00
25        002915         DEP DINH AG         100,00
25        251530         DEP DINH LOT          52,00
28        280837         DEP DINH LOT        100,00
29        291206         DEP DINH LOT        100,00
29        201342         DEP DINH LOT        230,00

E na conta do Banco Itaú, foram feitos os seguintes lançamento:

04        TBI 2958.07601-6 tribuna             30,00
07        CEI 000026 DINH                          40,00
07        CEX-TEF 3836. 191813-9               50,00
08        DOC 001511.4 MARIO LUIS          25,00
11         TED 001.4416 MARIO AC           200,00
18        TBI 0406.49194-4 C/C                    70,00
18        TED 0001.4383 WASHING           45,00
28       TED 033.3591 ROBERTOS          200,00

###
PS – Peço desculpas a todos, na primeira versão deste post repeti o balanço de março. Agora, vai o balanço certo, de abril. Desculpem a nossa falha. Pela idade, poderia ser Parkinson ou Alzheimer, mas não é nada disso, graças ao bom Deus. É bobeira, mesmo.

8 thoughts on “Bem ou mal, a Tribuna da Internet persegue o sonho do jornalismo independente

    • Anônimo não tem menção no blog.
      Coloque o nome, não seja covarde e talvez vamos pensar em fazer uma reunião numa mesa quadrada e por na pauta a “menção”…….
      Como diz o Velho Sábio Chinês…Ching Ling. “O anonimato é a primeira arma dos covardes.”””
      eh!eh!eh
      Sorry.!!!!

  1. Eu já tive o prazer de ver alguns comentários meus publicados aqui em forma de artigo e estão publicados em meu blog http://luishipolito.blogspot.com.br Reafirmo a independência deste site porque o leio diariamente e republico muitos dos seus artigos também no Facebook.Aqui leio notícias que não são publicadas em outros sites, muito pelo contrário, são originárias daqui e republicadas em sites de grande importância. Senhores leitores e comentaristas, valorizem a Tribuna da Internet e republiquem em seus blogs e redes sociais o que é publicado aqui. Parabenizo o Carlos Newton e todos os articulistas. Um grande abraço a todos!

  2. Mesmo se Carlos Newton fosse um só jornalista, uma só pessoa, a soma do valores contribuídos é minguada para manter este blog, sua conservação, despesas com energia elétrica, com expert em informática, compra diária de jornais e revistas….enfim, despesas sobre despesa, tudo é despesa..
    E sendo duas pessoas (Carlos, de 6 de manhã às 6 de tarde, e nas 12 horas seguintes, Newton e assim todos os dias, meses e anos), aí mesmo é que o necessário e insubstituível recurso (aporte financeiro, para usar a expressão atual) fica mais minguada ainda. Leitores, comentaristas e articulistas, vamos contribuir. É em benefício próprio e de todos. Peço desculpas ao Carlos e ao Newton pela intromissão em assunto que me diz respeito. Em assunto que a todos nós diz respeito.

    • Prezado Dr. Béja,

      Este blog surgiu com patrocínio, para cobrir as despesas e pagar o salário do editor Antonio Henrique Caetano, grande jornalista e cronista. Eu também recebia um pro-labore por participar da edição. Depois de alguns meses, o patrocínio foi suspenso, Caetano saiu e eu ia fechar o blog, mas um excelente comentarista, o engenheiro Carlo Germani, propôs que houvesse contribuições espontâneas para manter este espaço livre, como ocorria com a imprensa independente no regime militar (“Opinião”, “Movimento” etc) e hoje em dia acontece em relação a blogs e sites que defendem determinadas faixas de opinião, digamos assim.

      Essas contribuições sugeridas por Germani salvaram o blog, que hoje reúne essa nata de pensadores e representantes de diversas ideologias e correntes de pensamento, de maneira civilizada e altiva.

      Como o Sr. se incorporou ao blog mais recentemente, estou dando essas informações, até porque recordar é viver, no dizer dos compositores Aldacir Louro, Aluízio Martins e A. Macedo.

      Forte abraço,

      CN

  3. A cada mês que Newton publica as doações recebidas dos participantes e admiradores da Tribuna da Internet, devemos comemorar e felicitar o trabalho árduo e decisivo do Mediador em manter à disposição este blog incomparável!

    Lamento que a arrecadação não esteja à altura da grandiosidade e utilidade deste espaço democrático que, sem qualquer patrocínio, subsiste graças à determinação e força de vontade inabaláveis de Carlos Newton, um legítimo benfeitor social e modelo de cidadania brasileira.

    Ausente por uma semana, eu não via o momento de voltar a escrever para o blog, que se tornou parte da minha vida e deu mais sentido aos dias que me restam, afora a oportunidade estupenda e fantástica de eu conhecer gente do mais alto nível, pessoas de gabarito, seres humanos maravilhosos, e poder compartilhar com esses cidadãos as minhas opiniões e pensamentos sobre os mais variados temas que são abordados neste espaço.

    Mais uma vez o meu abraço forte e fraternal a Carlos Newton, e agradecer as contribuições pecuniárias, que possibilitam a existência de um círculo de amizades sinceras e verdadeiras porque destituídas de qualquer interesse e conveniência pessoais, impulsionadas tão somente pelo caráter e personalidade de cada um dos comentaristas, simplesmente cultos, educados, respeitadores, e dotados de altos conhecimentos técnicos e notável cultura geral.

    Felicidade a todos, indistintamente, e que possamos aumentar as doações para a Tribuna da Internet porque NOSSA, de brasileiros que se preocupam com o país e o querem ver desenvolvido e oferecendo oportunidades de crescimento ao seus cidadãos, e não somente padecimentos e sofrimentos, conforme se constata nesta última década, que estamos à mercê dos petistas, grupo de extermínio do Brasil e do seu povo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *