Bete Mendes pede muita atenção à democracia no Brasil

Resultado de imagem para bete mendes

Bete Mendes, 45 anos depois da tortura

Deu na Folha

Presa e torturada em 1970, a atriz Bete Mendes encontrou o coronel Brilhante Ustra numa viagem ao Uruguai em 1985. Ela era deputada federal, e ele atuava na embaixada em Montevidéu. Na volta, ela denunciou Ustra ao presidente Sarney. Aos 64, a atriz diz não temer retrocessos, mas pede atenção aos movimentos contra a democracia. Em depoimento publicado na Folha de S.Paulo, a atriz afirma que superou o trauma com tratamento psicológico e se reafirma socialista. Leia os principais trechos:
***

Fui presa duas vezes. Na primeira, não fui torturada fisicamente. Na segunda, foi total. Fui torturada [em 1970] e denunciei [o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra]. Isso me marcou profundamente. Não desejo isso para ninguém – nem por meus inimigos. A tortura física é a pior perversidade da raça humana; a psicológica, idem.

Não dá para ter raiva (de quem me torturou). A gente é tão humilhado, seviciado, vilipendiado que o que se quer é sobreviver e bem. Estou muito feliz, sobrevivi e bem. E não quero mais falar desse assunto.

Superei isso com tratamento psicológico e com trabalho. Agradeço à família, à classe artística, aos amigos que foram meu alicerce.

COMO ATRIZ

Carlos Zara me convidou para fazer a novela “O Meu Pé de Laranja Lima”, e isso me salvou. Continuei o trabalho artístico, fui fundadora do PT, deputada federal duas vezes e secretária da Cultura de São Paulo.

Comecei a fazer teatro e cantar com seis anos de idade. Com oito já participava de manifestações de alunos. Era do grêmio do colégio, depois fui para o diretório da faculdade. Em bibliotecas públicas ou pegando livros emprestados lia tudo: Rousseau, Marx, Mao, Lênin, Gorki, Aristóteles. Depois, adotei o codinome de Rosa em homenagem a Rosa Luxemburgo.

Na adolescência escrevi textos de peças de teatro. Quando fui presa, eles levaram esses textos. Achavam que eles eram prova de crime, que depunham contra mim. Nunca mais os recuperei. Era coisa tão pouca, boba, pessoal.

NA VAR-PALMARES

Quando fecharam as portas à democracia, me senti usurpada, revoltada, aprisionada. Achei que a única saída era entrar numa organização revolucionária contra a ditadura militar. Entrei na VAR-Palmares. Fizemos aquela opção. Foi certa, errada? É difícil julgar hoje.

A minha visão era a revolução socialista: tirar poder dos militares, dos opressores, do capitalismo selvagem. Deixar a gente governar para o bem de todos, com todos participando.

Eu tinha 18, 19 anos e achava que podia fazer tudo. Não tinha consciência do risco imenso que estava correndo. Era atriz de uma novela que explodia no Brasil, “Beto Rockfeller”, estudava ciências sociais na Universidade de São Paulo e participava de uma organização clandestina revolucionária. Aí deu zebra.

O medo era a pior coisa que a gente sentia na época. Historicamente tem que se reconhecer que nós entramos numa ditadura muito mais pesada do que foi dito no passado. Isso vai sendo desdito atualmente pela Comissão da Verdade.

RETROCESSO

Hoje não tenho medo de retrocesso, mas é preciso prestar atenção em manifestações como de movimentos nazistas em vários países e no Brasil. Por exemplo? O coronel Brilhante Ustra faz parte desse movimento. Ele tem um site. Há jovens fazendo movimento nazista.

É um receio. É preciso ser cauteloso em relação a movimentos que podem ser prejudiciais ao avanço democrático. Mas impedir jamais, porque a gente legitima a manifestação de todos, de opiniões diversas. É preciso cuidar da democracia para que esses movimentos não cresçam.

Sou política como qualquer cidadão. Sou cidadã, atriz, socialista. O socialismo se constrói todo dia. Não temos o modelo socialista do passado, mas a gente constrói um novo. Quero continuar trabalhando como atriz e viajar mais. Poder viver essa democracia até morrer. Sonho político? Que o trabalho escravo acabe no Brasil.

Problema de audição? Tenho. É que eu fui torturada. (fica com os olhos marejados).

(entrevista enviada por Sergio Caldieri, transcrita de “Pragmatismo Político”)

24 thoughts on “Bete Mendes pede muita atenção à democracia no Brasil

  1. Cara Bete,

    “Entrei na VAR-Palmares. Fizemos aquela opção. Foi certa, errada? É difícil julgar hoje.”
    -Ora, julgar se era certo ou era errado era difícil ontem, mas HOJE É MUITO FÁCIL! É só dá uma olhada nos países que pregavam a mesma ideologia na época do Var-Palmares e observar como eles estão hoje, principalmente no que diz respeito à LIBERDADE e à IGUALDADE SOCIAL!

    “A minha visão era a revolução socialista: tirar poder dos militares, dos opressores, do capitalismo selvagem. Deixar a gente governar para o bem de todos, com todos participando.”
    -Formiga e abelha vivem igual à ideia que a senhora faz da vida, da sociedade. Só que eles não agem por ideologia ou por bondade. Agem por instinto. Será que os políticos do seu partido tinham por meta fazer o MONOPÓLIO DA RAZÃO E DA VERDADE e tratar as pessoas como destituídas de opinião e de vontade, feitas formigas e abelhas?

    “Sonho político? Que o trabalho escravo acabe no Brasil.”
    -Peraí! Quer dizer que o partido que a senhora ajudou a fundar, mesmo depois de doze anos no poder, convive naturalmente com o trabalho escravo?
    -Quer dizer que se eu votar no MR-8 sou intelectual, mas se eu votar no PFL/DEM, sou golpista?
    -A senhora também pregava a moratória da dívida externa, assim como o Lula na época em que era barbudo?
    -A senhora também chamava o Delfim Neto de ladrão e o Sarney de coronel, ambos, hoje em dia, aliados do Partido dos Trabalhadores?
    -Será que a senhora não teria empunhado a bandeira “Fora Collor” na época no impeachment?
    -Então, por favor, SEJA COERENTE COM OS SEUS PRINCÍPIOS E SAIA DO PT, pois, não sei se a senhora sabe, este partido que a senhora ajudou a fundar é hoje um dos que mais aumentaram o lucro dos banqueiros e que tem um ótimo relacionamento com os coronéis e emissoras de televisão que dividiram o poder com os militares – e, além de tudo, adora um dólar!

    Abraços.

  2. Democracia e Estado de Direito são conquistas que muitos países demoraram séculos para alcançarem à custa de muito sangue, suor e lágrimas. Grande parte da Humanidade sequer conheceu ou até mesmo tem a perspectiva de viver sob esses conceitos. Fora disso, o que teremos é a barbárie. Contudo, o que precisa ser fortalecida é a Justiça, o Ministério Público, a Polícia Federal e todos os órgãos de governo que combatem a corrupção, que precisam punir de forma exemplar os corruptos e corruptores, obrigando-os a devolverem os bens e valores obtidos de forma ilícita, com ampla divulgação na mídia. É uma grande conquista da Operação Lava Jato a devolução de centenas de milhões de reais vindos do exterior obtidos através de propinas. Os que tiverem culpa precisam ser punidos, independentemente de partidos políticos ou posição social. São coisas assim que precisam acontecer de forma determinada e permanente, com ampla e total divulgação, para que a sociedade não aceite soluções que lembram um passado tão sombrio e que marcou para sempre a vida de milhões de pessoas no Brasil.

    • Caro Luis,

      O Brasil não precisa de mudar de sistema político. O BRASIL SÓ PRECISA DE JUSTIÇA. No dia em que tiver justiça nesta terra, deixaremos de ser um PAÍS GOVERNADO POR SEM-VERGONHAS, a BARBÁRIE das ruas se acabará e todo o resto funcionará perfeitamente!

      (…Dilma sanciona benefícios para magistrados – Presidente confirma aumento salarial de ministros do STF para R$ 33,7 mil, novo teto do funcionalismo público, e institui gratificação que pode engordar em até um terço o contracheque de magistrados…http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/dilma-sanciona-beneficios-para-magistrados/)

      • Caro Francisco. O poder Judiciário brasileiro é um apêndice da nossa Monarquia Republicana. Nunca saímos da monarquia, apenas a chave do cofre não fica mais na mão da família “imperial”. É disputada pelos comensais da Corte e sustentada nas mãos de quem a comprou, pelo que se convencionou chamar de poder judiciário.

  3. Por causa de meia dúzia de extrema direita ou mesmo gente imbecilizada e despolitizada que pregam a intervenção militar, desqualificar o desejo da grande maioria da população que quer o Brasil livre da corrupção, cujo atual governo é sua maior expressão.

    Não há como construir o socialismo com um partido de bandidos, corruptos e criminosos, como é o caso do PT. E muito menos termos uma sociedade capitalista mais justa com governos que deixam que se roubem bilhões, todos os anos, dos excluídos.

  4. Organização Var-Palmares, sua entrada foi errada, e mesmo com o passar dos anos, você se acha inocente, que meigo, a culpa é dos militares maldosos e cruéis. E vocês não queriam também implantar uma ditadura, como é mesmo, a ditadura do proletariado, não é? Democracia nem pensar. O seu comportamento é tipico dos socialistas/comunistas, dizem defensores da democracia, mas vivem a conspirar contra ela, o seu PT senhora, irá passar pela história brasileira, como o partido mais corrupto que já existiu neste País, e tramou incansavelmente, contra as nossas instituições, a nossa república, a nossa democracia, com o seu projeto perverso de perpetuarem no poder, taí a prova, o mensalão, o petrolão, e os demais outros escândalos, como o que surgirá brevemente, o do BNDES. Senhora, o seu artigo, tem como de fundo, e na verdade é só o tem, defender sua PresidAnta, de um impeachment, que graças a Deus acontecerá, e é claro, dentro das regras da legislação, no mais respeito as nossas instituições democraticas. FORA DILMA E LEVE O PT COM VOCÊ.

  5. Imagino, apenas imagino e, mesmo assim, talvez não consiga imaginar o suficiente, a dor e a humilhação de uma pessoa torturada por quem deveria protegê-la, o governo.
    Já mencionei neste espaço democrático a minha solidariedade à presidente Dilma e seu ex-esposo porque foram torturados, um crime imperdoável.
    Entendo, portanto, o aviso da atriz Bete Mendes com relação à democracia, que deve ser preservada.
    Agora, no momento que leio o seu artigo e não vejo nenhuma frase sobre a corrupção e desonestidade do atual governo como movimento que também descamba para uma ditadura, que prejudica sobremaneira o processo democrático, então a sua mensagem não me diz respeito, salvo o meu apoio moral à tortura que sofreu no passado.
    E custo a acreditar que a famosa atriz não percebeu que o socialismo não e a solução, não resolverá as injustiças do povo brasileiro, que não residem tais diferenças sociais no dinheiro, no capitalismo selvagem, mas na falta de Educação e Ensino, no aprendizado deficiente, na falta de escolas, de professores bem remunerados e que não apanhem de alunos ou de seus pais, como está sendo feito hoje em dia!
    O nosso problema não está nos “ismos” políticos ou ideológicos, mas no ismo do ANALFABETISMO!
    Enquanto socialistas e comunistas me vierem com esta lenga-lenga ideológica não terão a minha atenção, mas somente críticas porque ignoram a realidade brasileira, então não sabem o que dizem ou escrevem.

  6. Há tempos não via essa senhora.
    Esse site fonte é um daqueles que vivem com o dinheiro dos nossos impostos para falar bem do pt?
    Tava sumida, Bete Mendes, deveria continuar assim.
    Se ela dissesse que naquele tempo era difícil julgar, vai o desconto do comerciante aqui. Mas agora?
    A Tribuna tá com cara de folhetim da fêfêléti.
    Pena.
    Carlos Newton, o senhor é melhor que isso. Democracia, diversidade de opiniões e liberdades é tudo que defendo como liberal (se quiser, direita, coxinha, sem problemas), mas o nível dessa tigrada tá cada vez pior.
    Chama o santa e o frei de araque de volta.

  7. Os militares, embora cientes da situação caótica criada no país pelo PT nestes 12 anos com o fim implantar aqui um regime totalitário, tipo Venezuela, hoje estão suficientes maduros e não chegarão ao golpe de 64, ou contra-golpe (Hélio Fernandes falou que quem foi o primeiro a querer dar o golpe era Jango).
    O interessante é que ela tem medo de ditaduras, como todos nós, mas não faz um mea-culpa quanto à sua posição a favor das ditaduras comunistas que apoiava e que torturou e matou milhões no século XX e ainda hoje em Cuba.

  8. Para um socialista, ler “tudo” se traduz em ler: Rousseau, Marx, Mao, Lênin, Gorki, Aristóteles. Não sou socialista, defendo a liberdade para empreender, e li, além daqueles que a ex-deputada socialista leu, dentre outros: Joseph Schumpeter, Ayn Rand, John Locke, Adam Smith.
    Isso talvez explique muita coisa. 😉
    Abraços e sucesso,
    Nelson

  9. Essa senhora Bete Mendes, por quem respeito pelo seu trabalho como atriz, deveria se lembrar, ao lembrar das torturas por ela sofrida, que na Coreia do Norte, quase não há tortura, pois as vítimas são fuziladas, na famosa Cuba do intelectualoides tupiniquins até hoje a tortura é comum aos que não rezam pelo evangelho dos Castro. A inescrupulosa oligarquia política de Moscou na sua União Soviética fez o diabo em matéria de atrocidades aos descontentes com sua ditadura, Senhora Bete Mendes, a senhora deveria ler sobre a fome provocada por um dos vossos ídolos o Stalin, na Ucrânia, entre 1932 e 1933, que tinha o caráter de extermínio, lembre-se de Mao Tse Tung com sua revolução genocida na China e do farrapo humano Pol Pot no Kmer. Depois vamos conversar sobre sua tortura

  10. O prezado leitor, Sr. Antonio Henrique , enumerou as atrocidades engendradas pelo sistema humano denominado comunismo/socialismo, fez isso , de forma olhar de um só lado da “podre” moeda humana, esquecendo (será que foi isso mesmo ..mero esquecimento?) O outro lado da moeda ‘podre” o tão badalado “capitalismo” (ou seja lá o nome que esse sistema possa levar ), esse , assim como o outro citado, é tão carniceiro..que não podemos delinear alguma diferencia entre si.

    Não vou me delongar, no embate ..ideológico..de “tentar’ descobrir qual dos dois “sistemas malignos” é melhor..Mas uma cousa posso dizer..calcados e idealizados por homens malignos em sua essencia, podres nas suas estruturas morais (vide as inúmeras conquistas malignas, algumas com a blasfemia de se invocar o nome de YAWHE COMO o mandante (cruzadas, guerra santa etc..etc.. ). podemos dizer mais ? faltaria espaço. ) como podemos tentar conciliar ums discurso como essa Degenerada.. “atriz” de meia pataca..tenta nos passar em seu “testemunho” ?

    Uma cousa ..tenho a plena certeza, se ela procurou ferro para se ferir, isso foi seu desejo, eu não pedi que ela lutasse por “mim” , se ela o fez , o fez por seu própio “ego”, pois mudança deve se começar por nós… de forma individual..a saber na nossa forma moral , espiritual e assim por diante. A história da humanidade através dos tempos e eras está “recheada” de sistemas “salvadores da pátria ” que no fundo não acrescentaram nada vezes nada na maligna DEPRAVAÇÃO humana…pelo contrário através destes “sistemas”, só vimos ..o quão é maligno , mau e depravado o coração da humanidade.

    Só vou dar um “pequeno’ exemplo..na esfera espiritual … Notem o que vcs estão vendo na forma de se entender o governo moral do CRIADOR ALTISSIMO … O sistema maligno “religioso” (estão englobados no mesmo “saco” católicos, evangélicos..muculmanos..etc..etc.. ) TODOS..são adoradores do famoso e adorado MAMON.. (grana , money, din din , dinheiro..gaita..etc..etc.. ) esse é quem “reina” nos planos . mentes e corações dos idealizadores dos malignos “sistemas ” humanos… E se na “religiosidade” a cousa tá maligna , imaginem o que se passa na ‘politica” dos dois sistemas mais “adorados” que estão em vigor ? Nem vou mais comentar.

    Só nos resta a verdade e a justiça …

    YAWHE SEJA LOUVADO..EM YESHUA..NOSSO SALVADOR …
    (que jamais ordenou que se usasse seu nome para realizar os desatinos que por ora já vimos e ainda veremos …)

    Paz para todos ..

    Carlos de Jesus – D. Caxias -RJ

  11. Com todo respeito à atriz militante. Outro dia um jovem adolescente, sabiamente, me disse: antigamente falar que foi preso, apanhou, foi torturado ou desapareceu (caso do meu tio já citado aqui) e tal era até um bom currículo, mas hoje com os desvio$ que a E$querda anda fazendo não tem mérito nenhum… concordei com o jovem e lembrei do ensinamento de Buda… “tudo passa”…

  12. É por esta e outras, que cada vez mais sou admirador do sr Mujica.
    Passou anos preso, torturado, e nunca se manifestou se colocando como vítima, prosseguiu sua vida politica, discordando do passado, mas nunca a se lamentar.

    O GRANDE ESTADISTA OLHA SEMPRE PRA FRENTE, TIRANDO DO PASSADO O QUE SE PODE OU
    NÃO FAZER.

  13. Estou ficando velho. Tenho ótimas recordações da Bete na novela “Beto Rockfeller”, que levava na TV TUPI. Era infinitamente melhor que essas porcarias que a Rede Goebbels tenta enfiar pela garganta do povo.
    Como era linda a Bete, com 18, 19 anos. Eu com treze, sonhava. E sonhava. E sonhava. Sonhos impossíveis. A Bete era linda… Era…

    Um dia, tempos depois, verifiquei que ela era engajada e enganada. Ela defendeu a Dilma, é? Nem li.
    Prefiro guardar aquela imagem dela em 1969.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *